Anais do SILEL. Volume 2, Número 2.

Home » Anais do SILEL. Volume 2, Número 2.

Apresentação

Fernanda Mussalim

O ESPAÇO-TEMPO NO CONTO DE MIGUEL TORGA ÁGUEDA BUENO DO NASCIMENTO

ADRIANO LOUREIRO

O TRABALHO COM A ORALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM DIÁLOGO COM A VOZ DO DISCENTE

AILTON DANTAS DE LIMA

A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO-ACADÊMICO POR MEIO DO POSICIONAMENTO DIALÓGICO E DA GRADABILIDADE DOS VALORES DE ENGAJAMENTO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL À LUZ DA TEORIA DA AVALIATIVIDADE

ALEX LUIS DOS SANTOS

LEITURA LITERÁRIA, TIC E INTERDISCIPLINARIDADE ALEXSANDRA MACHADO DA SILVA DOS SANTOS

ALEXANDRE HUADY TORRES GUIMARÃES

REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL

Alexsandra Machado da Silva dos SANTOS

TEMAS E FORMAS DA NARRATIVA JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

ALICE ÁUREA PENTEADO MARTHA

O CORPO E SEUS DIÁLOGOS: REFLEXÕES SOBRE A INTERSUBJETIVIDADE NA CONCEITUALIZAÇÃO DE EMOÇÕES

ALINE AVER VANIN

CONTAR E OUVIR: FIOS QUE SE TECEM NA NARRATIVA O LENÇO ENCANTADO DE ALINA PAIM

ALINE SUELEN SANTOS

O CORPO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-ALUNO ALLYNE GARCIA BISINOTTO

ALITA CARVALHO MIRANDA PARAGUASSU

ENTRE COBRAS E LAGARTOS… AVES E QUELÔNIOS: A PERMANÊNCIA DO UNIVERSO ZOOMÍTICO NA LITERATURA PRODUZIDA NO AMAZONAS

ADRIANA CRISTINA AGUIAR RODRIGUES

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GRUPO NA COLÔNIA ENTRE RIOS: O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ADRIANA DALLA VECCHIA

A COMPREENSÃO LEITORA COMO MEDIADORA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR

ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA

A REMINISCÊNCIA EM QUESTÃO: O DISCURSO METAMEMORIALISTA NO ROMANCE BRASILEIRO

ADRIANA DUSILEK

A PROBLEMÁTICA DA MULHER DE TERCEIRA IDADE EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR: UMA LEITURA DE “A PARTIDA DO TREM”

ADRIANA GIAROLA FERRAZ FIGUEIREDO

O ESPAÇO-TEMPO NO CONTO DE MIGUEL TORGA

ADRIANO LOUREIRO

A TESSITURA DO GÊNERO DEPOIMENTO JUDICIAL COMO ESTRATÉGIA PARA A CONDENAÇÃO DO RÉU

ÁGUEDA BUENO DO NASCIMENTO

O TRABALHO COM A ORALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM DIÁLOGO COM A

AILTON DANTAS DE LIMA

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PADRÃO DISCURSIVO QUADRINHOS: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA MESCLAGEM EM PALESTINA E V DE VINGANÇA

ADA LIMA FERREIRA DE SOUSA

FILOSOFIA E ENSINO DE LÍNGUAS: UM CAMINHO POSSÍVEL

ALESSANDRA MONTERA ROTTA

A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO-ACADÊMICO POR MEIO DO POSICIONAMENTO DIALÓGICO E DA GRADABILIDADE DOS VALORES DE ENGAJAMENTO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL À LUZ DA TEORIA DA AVALIATIVIDADE

ALEX LUIS DOS SANTOS

A METAMORFOSE DA METAMORFOSE: A MONSTRUOSIDADE DE KAFKA EM QUADRINHOS

ALEXANDER MEIRELES DA SILVA

O LUGAR DO SER: TOPOANÁLISE EM SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

ALEXANDRE BONAFIM FELIZARDO

ALMA VÊNUS, DE MARCO LUCCHESI: A REVELAÇÃO DA ORIGEM

ALEXANDRE DE MELO ANDRADE

LEITURA LITERÁRIA, TIC E INTERDISCIPLINARIDADE

ALEXANDRE HUADY TORRES GUIMARÃES

O ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS: UM ESTUDO DO FALAR ITUIUTABANO

ALLYNE GARCIA BISINOTTO

DISPOSITIVOS DE UMA BELEZA NEGRA NO BRASIL

AMANDA BRAGA

CONSTRUÇÕES DE TÓPICO E DESENCADEAMENTO DE CONCORDÂNCIA O COMPLEXO C-T

ANA LUIZA ARAÚJO LOPES

MEIO SÁTIRA, MEIO UTOPIA: UMA HISTÓRIA DO BRASIL DE BRINQUEDO

ANA CLÁUDIA ROMANO RIBEIRO

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ESTADO DO TOCANTINS: DO PROJETO “TOCANTINS ENGLISH PROJECT” AOS DIAS ATUAIS

ANA CLAUDIA TURCATO

ANACRONISMO NA POESIA DE CARLITO AZEVEDO

ANA ERICA REIS DA SILVA

QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO

ANA KARLA PEREIRA DE MIRANDA

A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS E IMAGENS DA MULHER NO ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DE UMA CARTILHA PEDAGÓGICA

ANA LÍDIA PUIA

DINO BUZZATI JORNALISTA E O INSÓLITO NO COTIDIANO

ANA MARIA CARLOS

DEUSAS, BRUXAS E SERPENTES: AS FACES DO FEMININO NA FICÇÃO DE ALINA PAIM

ANA MARIA LEAL CARDOSO

PRÁTICAS DISCURSIVAS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL: O LETRAMENTO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

ANA MARIA PIRES NOVAES

REDES SOCIAIS E VARIAÇÃO SINTÁTICA: O COMPORTAMENTO LINGUÍSTICO DOS JOVENS DE BARRA LONGA/MG EM RELAÇÃO AO USO DO ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS

ANA PAULA MENDES ALVES DE CARVALHO

A SEMÂNTICA DE GRAU EM PB

ANA PAULA QUADROS GOMES

ENTRE O AFETO E A PERVERSÃO, UMA MULHER MISTERIOSA – BREVE ANÁLISE DE “UM CRIME DELICADO”, DE SÉRGIO SANT’ANNA

ANDERSON POSSANI GONGORA

ELEMENTOS SOBRENATURAIS NA DEMANDA DO SANTO GRAAL

ANDRÉ DE SENA WANDERLEY

NEUTRALIZAÇÃO DA VOGAL POSTÔNICA NÃO-FINAL NA CIDADE DE SAPÉ-PB

ANDRÉ PEDRO DA SILVA

UMA ARQUETIPOLOGIA DA MORTE EM “VENHA VER O PÔR-DO-SOL”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

ANDRÉ TESSARO PELINSER

MEMORIAL DO CONVENTO DE JOSÉ SARAMAGO E ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, O JUDEU: ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO UMA SÓ IDEOLOGIA: A PULVERIZAÇÃO DE OLHARES E VERDADES

ANDRÉA CRISTINA DE PAULA

CAPITU E DOM CASMURRO: UMA VIAGEM NO TEMPO SOB O SIGNO DA TENSÃO

ANDREA CRISTINA MARTINS PEREIRA

ARTIGO DE OPINIÃO OU OUTRO GÊNERO?

ANDRÉA LOPES BORGES

DIÁRIO DIALOGADO: INSTRUMENTO IMPORTANTÍSSIMO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E PRÁTICAS DE LETRAMENTO

ANDREA TORRES VILAR DE FARIAS

NAS ÁGUAS DA MEMÓRIA: DAS PERSPECTIVAS DA UTOPIA E DO TRÁGICO NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

ANDREA TRENCH DE CASTRO

A AUSÊNCIA OU A PRESENÇA DE ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE TOPÔNIMOS NA FALA DOS MORADORES DA ZONA RURAL DE ABRE CAMPO E MATIPÓ – M.G.

ANDRÉIA ALMEIDA MENDES

O MITO DO DILÚVIO EM O GUARDA-ROUPA ALEMÃO, DE LAUSIMAR LAUS

ANDRÉIA FERREIRA DE MELO CUNHA

UM LUGAR POSSÍVEL PARA O SAVOIR-FAIRE DOCENTE

ANDRESSA CRISTINA COUTINHO BARBOZA

MITOS E PATRIMÔNIOS CULTURAIS NA OBRA DE JULES LAFORGUE

ANDRESSA CRISTINA DE OLIVEIRA

MECANISMOS ENUNCIATIVOS NO ESTUDO DE CONTOS BRASILEIROS

ÂNGELA MARIA RIBEIRO VILAS BOAS LEITE

A LITERATURA MUSEALIZADA: O CASO DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

ANGELA MARIA SOARES MENDES TADDEI

A POESIA PROGRESSIVA UNIVERSAL EM LUCINDE, UM ROMANCE DE FRIEDRICH SCHLEGEL

ANGELITA MARIA BOGADO

“CAPITU JULGADA!”: A RECEPÇÃO DE DOM CASMURRO POR ALUNOS DE 2º ANO

ANTÔNIO ADAILTON SILVA

BLENDED LEARNING ENVIRONMENTS: POSSIBILITIES AND

Antônio Carlos Soares MARTINS

O CANGAÇO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

ANTÔNIO FERNANDO DE ARAÚJO SÁ

PESQUISA EM ESTÁGIO: A PRÁTICA DE ENSINO COMO UM ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO DE SABERES

ANTONIO FRANCISCO DE ANDRADE JÚNIOR

O ESTUDO DOS GÊNEROS SOB TRÊS DIMENSÕES DE ANÁLISE: A SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, AS RESTRIÇÕES DISCURSIVAS E AS RESTRIÇÕES FORMAIS

ANTONIO WALLACE LORDES

COMPLEMENTO NOMINAL DE SUBSTANTIVO (CN) E ADJUNTO ADNOMINAL PREPOSICIONADO (AA): UMA ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA BASEADA EM CORPUS

ANYA KARINA CAMPOS D'ALMEIDA E PINHO

O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE DEFESA, SEDUÇÃO E EROTISMO NO CINEMA LATINO-AMERICANO

AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA

FROM HOPES AND WISHES TO ACTION: INVESTIGANDO ESTRATÉGIAS REFLEXIVAS DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LE

BARBRA DO ROSÁRIO SABOTA SILVA

UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS MÍTICAS ANIMAIS NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE

BEATRIZ APARECIDA ALENCAR

AS PROFANAÇÕES DE HILDA HILST: UMA ANÁLISE DE TU NÃO TE MOVES DE TI

BLENDA RAMOS VIEIRA

NEGAÇÃO E CONCESSÃO COM ‘LÁ’: UM ESTUDO DA PERIFERIA INTERNA NO PB

BRUNA KARLA PEREIRA

DISCUTINDO O FANTÁSTICO E O POLICIAL EM A ESTRANHA MORTE DO PROFESSOR ANTENA

BRUNO DA SILVA SOARES

OS CAMINHOS DA MODERNIDADE E A FRAGMENTAÇÃO DO INDIVÍDUO: REFLEXOS E CONVEXOS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

BRUNO TEIXEIRA PAES

O POTENCIAL SUBVERSIVO DA IRONIA E A PERMANÊNCIA DA AMBIGÜIDADE EM “A DAMA PÉ-DE-CABRA”, DE ALEXANDRE HERCULANO

CAMILA DA SILVA ALAVARCE CAMPOS

PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA UMA ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO

CAMILA FERNANDES BRAGA

PRÁTICA DE LETRAMENTO EM UM CURSO TÉCNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

CÂNDIDA MARTINS PINTO

ENCENAÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEO NO TRABALHO COM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

CARLA CRISTINA FERNANDES SOUTO

REGIONALISMO NA CONTEMPORANEIDADE: AS VOZES DA CRÍTICA NO “EM TORNO” DE GALILÉIA

CARLA ÉRICA OLIVEIRA FERREIRA

A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

CARLOS ARCÂNGELO SCHLICKMANN

LEITURA DE FÁBULAS: DIZER DIFERENTE E PROGRESSÃO DISCURSIVA NOS TEXTOS “A CIGARRA E A FORMIGA”, DE ESOPO E DE LOBATO

Carlos Augusto Baptista de ANDRADE

UMA ABORDAGEM MAIS AMPLA PARA O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: O PROJETO DIDÁTICO DE GÊNEROS

CARLOS BATISTA BACH

MÍDIA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA NAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO

CAROLINA ANDRADE RAMALHO

ALTERNÂNCIA ENTRE A LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA EM UMA INTERAÇÃO INTERCULTURAL: INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

CAROLINA DE VITERBO LAGE

DOS FATOS À FICÇÃO: AS MEMÓRIAS DE NATALIA GINZBURG

CÁTIA INÊS NEGRÃO BERLINI DE ANDRADE

“MENOR INFRATOR”, SOCIEDADE DE CONTROLE E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: EMBATES NA MÍDIA IMPRESSA E TELEVISIVA

CECÍLIA PINHEIRO FREIRE BARROS CAIRO

FRONTEIRAS IDENTITÁRIAS NA FICÇÃO LITERÁRIA: UM ESTUDO DO EU/OUTRO EM “AVANTE SOLDADOS: PARA TRÁS”

CELSO GARCIA PAULA JUNIOR

ANÁLISE DE ERROS NA INTERLÍNGUA ESCRITA OBSERVADA EM UMA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

CHRIS ROYES SCHARDOSIM

VERSÕES DE UM CONTO MACHADIANO: “UMA VISITA DE ALCIBÍADES” E A SÁTIRA MENIPEIA (APONTAMENTOS)

CILENE MARGARETE PEREIRA

OS FAZERES TEXTUAIS EM LÍNGUA MATERNA: UMA REFLEXÃO TEÓRICO-CRÍTICA SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

CIMARA VALIM DE MELO

ULISSES EM AUSCHWITZ: A RELEITURA DE UM MITO

CLAUDIA FERNANDA DE CAMPOS MAURO

MÃOZINHAS LEVANTADAS: REFLEXÕES SOBRE UMA AULA DE LEITURA

CLAUDIA MARA DE SOUZA

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS EM MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: ESCOLHAS E DILEMAS DE LICENCIANDOS EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS

CLÁUDIA MARIA BOKEL REIS - DANIELLE DE ALMEIDA MENEZES

O GÊNERO TEXTUAL DE PROTOCOLOS NO AMBIENTE DE APRENDIZADO DE ESTUDANTES TÉCNICOS EM BIOTECNOLOGIA

CLÁUDIA SILVA ESTIMA

A LEXICOGRAFIA PARA O PÚBLICO INFANTIL: UMA ANÁLISE MACROESTRUTURAL DE DICIONÁRIOS BRASILEIROS

CLAUDIA ZAVAGLIA

CÍRCULO DE BAKHTIN E ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA: EM TORNO DA NOÇÃO DE IDEOLOGIA

CLAUDIANA NAIR POTHIN NARZETTI COSTA

ASPECTOS DA RELIGIOSIDADE EM A OBSCENA SENHORA D. DE HILDA HILST

CLEIA DA ROCHA SUMIYA

VARIÁVEIS ESTRUTURAIS: EFEITOS NA CONCORDÂNCIA VERBAL DO PORTUGUÊS FALADO EM SALVADOR

CONSTÂNCIA MARIA BORGES DE SOUZA

FRIEDRICH SCHLEGEL: “RELATO SOBRE AS OBRAS POÉTICAS DE GIOVANNI BOCCACCIO”, TRADUÇÃO E ESTUDO PRELIMINAR

CONSTANTINO LUZ DE MEDEIROS

ARQUEOLOGIA DA MEMÓRIA: ENTRE CIDADES E CINZAS

CRISTIANA MOTA

A POESIA DE ALEXANDRE O’NEILL EM “FEIRA CABISBAIXA”

CRISTIANE COSTA BAIOTTO

ESCRITA ACADÊMICA: UM FAZER NAS PRÁTICAS LINGUÍSTICAS UNIVERSITÁRIAS

CRISTIANE NUNES BORGES

A IRONIA COMO RECURSO DA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM PEDRO E PAULA DE HELDER MACEDO

CRISTIANE TAVARES SANTOS MELO

ALTERIDADE E VALOR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE PLATÃO, SAUSSURE E DUCROT

CRISTINA RORIG

SAUSSURE – AS CONSEQUÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO DE UM ELEMENTO HÍBRIDO, A LANGUE, SISTEMA/FATO SOCIAL, COMO OBJETO DA LINGUÍSTICA

DANIEL MARRA DA SILVA

POEMA NARRATIVO NA OBRA DE BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS

DANIELA APARECIDA FRANCISCO

O SUJEITO DA “MELHOR IDADE” NA NOVELA INSENSATO CORAÇÃO

DANIELA POLLA

A PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE SEMIÓTICA DE CHATS E FÓRUNS

DANIERVELIN RENATA MARQUES PEREIRA

DISCURSOS SOBRE O CORPO-NU DO CARNAVAL

DANILO CORRÊA PINTO

IRONIA E PÓS-MODERNIDADE EM O HOMEM DUPLICADO, DE JOSÉ SARAMAGO

DANILO LUIZ CARLOS MICALI

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE E DA UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE E AS TICS

DARLAN MACHADO DORNELES

A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS NO ENSAIO JORNALÍSTICO: UM ESTUDO ENUNCIATIVO DO CONECTOR CONTRA-ARGUMENTATIVO “MAS”

DEISE REDIN MACK

MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCOLAR: UM TRÂNSITO ENTRE FREIRE, VYGOTSKY E BAKHTIN

DELIAMARIS FRAGA ACUNHA

A COMPREENSÃO DO ESPAÇO-TEMPO EM VERSOS DE SOLOMBRA, DE CECÍLIA MEIRELES

DELVANIR LOPES

DISCURSIVIZANDO UMA EPISTEME PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DIANA PEREIRA COELHO DE MESQUITA

CHARGE: UMA ABORDAGEM TEXTUAL E DISCURSIVA DA REALIDADE

EDILAINE GONÇALVES FERREIRA DE TOLEDO

O TEXTO CIENTÍFICO E SUAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA UNIVERSIDADE: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

EDINÍLIA NASCIMENTO CRUZ - ANELITO PEREIRA DE OLIVEIRA

LER E ESCREVER NA/PARA/COM A ESCOLA: UM EXERCÍCIO DE TODAS AS ÁREAS?

EDNA MARIA SANTANA MAGALHÃES

FIOS (RE)TORCIDOS: MEMÓRIA E AUTOFICÇÃO EM O GATO DIZ ADEUS

ÉGIDE GUARESCHI

LIMA BARRETO, DOSTOIÉVSKI E BUBU: SUBVERTENDO OS LIMITES DA CASA DOS MORTOS

ELIÃ SILVA DE JESUS

O TÍTULO E OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO

ELIAMAR GODOI

A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA: UM GÊNERO ORAL EM DEBATE

ELIANA DIAS

“CAIM” DE SARAMAGO: A DESCONSTRUÇÃO DO MITO BÍBLICO JUDAICOCRISTÃO A PARTIR DA PARÓDIA

ELIANE ALVES LEAL

ROSA E COLASANTI: DOIS AUTORES, DOIS MOMENTOS, MAS O MESMO CAMINHO MÍTICO

ELIANE BATISTA

UMA LEITURA DE DOIS MANUSCRITOS DE FERDINAND DE SAUSSURE: CONFÉRENCES À L’UNIVERSITÉ E ESSENCE DOUBLE DU LANGAGE

ELIANE MARA SILVEIRA

CRÔNICA DE AUTOAJUDA PARA MULHERES: BREVE ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL

ELISA TAVARES PIRES

A EXPOSIÇÃO ORAL NO UNIVERSO ACADÊMICO

ELISETE MARIA DE CARVALHO MESQUITA

O ESPETÁCULO DA COPA DO MUNDO DE 2002 EM DOIS CONTOS DE MIA COUTO.

ELIZABETH DA SILVA MENDONÇA

O PAPEL DO LIVRO DIDÁTIDO DE ESPANHOL NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

ELZIMAR GOETTENAUER DE MARINS COSTA

LITERATURA BRASILEIRA CONFESSIONAL: UMA LEITURA DE MEMÓRIAS MARGINAIS

ELZIRA DIVINA PERPÉTUA

DESCREVER PARA RECLAMAR: A TRANSITIVIDADE EM CARTAS DO LEITOR

EMANUEL CORDEIRO DA SILVA

LITERATURA, CIÊNCIA E LEITURA DE ROMANCES EM AULAS DE FÍSICA: DISCURSO, INTERAÇÃO E DIALOGISMO SOB UM OLHAR BAKHTINIANO

EMERSON FERREIRA GOMES

A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS PRONOMINAIS DE SEGUNDA PESSOA “TU” E “VOCÊ” EM CARTAS DE 1930

ÉRICA NASCIMENTO SILVA

DA ORALIDADE À ESCRITA: OS MITOS E A LITERATURA INDÍGENA NO BRASIL

ÉRIKA BERGAMASCO GUESSE

A COMICIDADE NAS CRÔNICAS DE ARTUR AZEVEDO

ESEQUIEL GOMES DA SILVA

LIVRO DIDÁTICO COMO GÊNERO DO DISCURSO COMPLEXO

ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA

INSPIRAÇÃO E POIÉSIS NA POESIA DE ADÉLIA PRADO

EVALDO BALBINO DA SILVA

BOLA, REDE, PALAVRAS: UMA LEITURA DE PASSE DE LETRA: FUTEBOL & LITERATURA, DE FLÁVIO CARNEIRO

EWERTON DE FREITAS IGNÁCIO

A ESCRITA RIZOMÁTICA NO ESPAÇO BIOGRÁFICO DE “DINA SFAT: PALMAS PRA QUE TE QUERO”

FABIANA PATRÍCIA LIMA PINTO

NAS FISSURAS DOS CADERNOS ENCARDIDOS: OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E A DISCURSIVIDADE LITERÁRIA INCANÔNICA EM CAROLINA MARIA DE JESUS

FABIANA RODRIGUES CARRIGO

REFLEXÃO OU REPETIÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL?

FABIANA VANESSA GONZALIS

CORPO A CORPO: TRAVESSIA POR UM IMAGINÁRIO POÉTICO

FERNANDA CRISTINA DE CAMPOS

A PARTILHA SOCIAL DAS EMOÇÕES COMO ELEMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO PERSONAGEM HENRIQUE NO DOCUMENTÁRIO EDIFÍCIO MASTER

FERNANDA SILVA CHAVES

A LENDA CRISTÃ DO MITO DO JUDEU ERRANTE, SUA DESCONSTRUÇÃO JUDAICA E SUA RECRIAÇÃO ESTÉTICA NA NOVELA DE SAMUEL RAWET

FERNANDO OLIVEIRA SANTANA JÚNIOR

A (RE)CONSTRUÇÃO DE REFERENTES TEXTUAIS:

FLÁVIA APARECIDA SOARES

AVANÇO E RETROCESSO: CONFIGURAÇÕES DA MODERNIZAÇÃO BRASILEIRA EM LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE

FLÁVIA HELENA

O DISCURSO DE OUTREM EM PROVAS DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

FLÁVIA RAFAELA LÔBO E SILVA - RENATO DE MELLO

COMPORTAMENTO FONÉTICO-FONOLÓGICO DO /S/ PÓS-VOCÁLICO EM MANAUS

FLÁVIA SANTOS MARTINS

EPÍSTOLAS E IDÉIAS: TEMÁTICAS MODERNISTAS EM QUESTÃO

FRANCISCO DINIZ TEIXEIRA

JORGE AMADO, POETA: A JUDIA DE VARSÓVIA

MÁRCIO HENRIQUE MURACA

O ENSINO DE LÉXICO EM AULAS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: DA TEORIA À PRÁTICA

MÁRCIO ISSAMU YAMAMOTO

SOB OS DESÍGNIOS DO ESPAÇO: UM OLHAR SOBRE O CONTO DE FADAS “O GIGANTE EGOÍSTA”, DE OSCAR WILDE.

MARCOS FERNANDES JÚNIOR

TECENDO AS LINHAS DA MEMÓRIA

MARIA AMELIA DIONISIO

LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL

MARIA APARECIDA DOS SANTOS SIQUEIRA

JOGOS DE ENGANO: ASPECTOS DA IRONIA E DA PERSONAGEM TRAPACEIRA EM CONFISSÕES DO IMPOSTOR FELIX KRULL

MARIA AURINÍVEA SOUSA DE ASSIS

BOM DIA CAMARADA E O OUTRO PÉ DA SEREIA: MEMÓRIAS EM TRÂNSITO

MARIA CAROLINA FALCAO DUARTE

DIÁLOGOS ENTRE IMPRENSA NEGRA E ESTUDOS DO DISCURSO: REPRESENTAÇÕES DE NEGROS NA MÍDIA IMPRESSA DO SÉCULO XX

MARIA CECÍLIA DE LIMA

LEITURA LITERÁRIA HOJE: ENTRE O PRAZER DE LER E AS ESCOLHAS DO JOVEM LEITOR

MARIA CÉLIA RIBEIRO DA SILVA

PROJETO DE UM ESTUDO CONTRASTIVO DOS TERMOS PRESENTES EM DOCUMENTOS ESCOLARES REDIGIDOS EM PORTUGUÊS DO BRASIL, FRANCÊS DA FRANÇA E FRANCÊS DA SUÍÇA: ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE PORTUGUÊS-FRANCÊS E REFLEXÃO SOBRE IMPLICAÇÕES DOS FATORES SOCIOLINGUÌSTICOS NA TRADUÇÃO

MARIA EMÍLIA PEREIRA CHANUT

O CRONOTOPO NARRATIVO: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DÔRA, DORALINA

MARIA EVEUMA DE OLIVEIRA - Manoel FREIRE

A ABORDAGEM DO ERRO NA FALA E NA ESCRITA: AQUISIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E CLÍNICA

Maria Francisca LIER-DEVITTO

A LINGUAEM E OS SEUS USOS SOCIAIS: INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

MARIA GERALDA DE MIRANDA

A MITOPOÉTICA DE LYA LUFT

MARIA GORETTI RIBEIRO

UMA LEITURA DA SIMBOLOGIA NO CONTO “A PRIMEIRA SÓ” DE MARIANA COLASANTI

MARIA IMACULADA CAVALCANTE

QUAL O LUGAR DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS?

MARIA INÊS VASCONCELOS FELICE

DOS “LIVROS DE LEITURA” À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA.

MARIA MARTA CARRIJO DE OLIVEIRA

PRÁTICAS DE LEITURA EM CLASSES DE ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA CIDADE DE RIO BRANCO

MARIA REGIANA ARAÚJO DA COSTA

ALEGORIA: DESVENDAMENTO DA FÁBULA “AMORAL” DE WILSON BUENO EM CACHORROS DO CÉU

MARIA ROJANSKI ARAÚJO

CONTOS POPULARES, LITERATURA EMPÍRICA E DISCURSO NA EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MARIA SUELY OLIVEIRA GOLDSTEIN

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DOS PRIMEIROS PERÍODOS EM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR: POR UM TRABALHO DE MEDIAÇÃO E NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA

MARILANE DA COSTA GONÇALVES

O LIVRO DIDÁTICO ENGLISH IN MIND II: IDEOLOGIA E IMAGENS DISCURSIVAS

MARÍLIA RÉSIO LEMES

A CRIANÇA E O DISCURSO SOBRE O BRINQUEDO NA LEGITIMAÇÃO DOS SENTIDOS SOBRE MASCULINO E FEMININO

MARINA COELHO PEREIRA

MULHERES NO PODER: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS FEMININO NOS DISCURSOS DE POSSE DE LÍDERES GOVERNAMENTAIS

MARINA GLÁUCIA VERZOLA

HARMONIA VOCÁLICA E REDUÇÃO VOCÁLICA À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE

MARLÚCIA MARIA ALVES

A IRONIA NA LITERATURA ROMÂNTICA E MODERNA

MARYLLU DE OLIVEIRA CAIXETA

COPA 2014 FRAMENET BRASIL: ANÁLISE DA UNIDADE LEXICAL “VISITAR” DO FRAME DE TURISMO

MAUCHA ANDRADE GAMONAL

ANIVERSÁRIOS: COMEMORANDO RECORDAÇÕES

MAYARA MICHELE SANTOS DE NOVAIS

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO NA VERSÃO ÁRABE DO PAÑCATANTRA

MESSIANE BRITO DOS SANTOS

A TRADUÇÃO COMO REPRESENTAÇÃO CULTURAL: CAMINHOS POSSÍVEIS A PARTIR DO FUNCIONALISMO NORDIANO

MICHELLE DE ABREU AIO

PADRÕES FUNCIONAIS NO USO DE PRONOMES LOCATIVOS: GRAMATICALIZAÇÃO NUMA ABORDAGEM CONSTRUCIONAL

MILENA TORRES DE AGUIAR

RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO POSSIBILIDADE DE REMEMORAR TRAJETOS DO PROFISSIONAL DOCENTE

MÍRIAM MARTINEZ GUERRA

O LEQUE DE LADY WINDERMERE, DE OSCAR WILDE: UMA ANÁLISE DA TRADUÇÃO DE OSCAR MENDES

MIRIAN RUFINI GALVÃO

ENCAPSULAMENTOS SEMÂNTICOS EM PERSPECTIVA DISCURSIVO-FUNCIONAL

MONCLAR GUIMARÃES LOPES

MANCHAS CONTEMPORÂNEAS: O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO LITERÁRIA DA IDENTIDADE FEMININA EM O RETRATO DO REI

MÔNICA NAIARA PEREIRA DA SILVA SANTOS

DAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM AS MENINAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

NARA GONÇALVES OLIANI

PROCESSAMENTO DISCURSIVO E SUAS BASES CORPÓREAS: A COMPREENSÃO DE TEXTOS EM SITUAÇÃO DE ENSINO

NATALIA DE LIMA NOBRE - Emanuelle Pereira de Lima DINIZ

A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO CONTO “SIM, EU POSSO” (2007), DE DÉCIO DE OLIVEIRA VIEIRA

NELCI ALVES COELHO SILVESTRE

CONTRIBUIÇÕES DA SÁTIRA MENIPÉIA PARA O FANTÁSTICO DE “SOME WORDS WITH A MUMMY” DE E. A. POE

NÍCOLAS TOTTI LEITE

OS TONGAS: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

NORMA DA SILVA LOPES

TRIBULAT BONHOMET: LÚCIFER VILLIERIANO

NORMA DOMINGOS

O EU PEQUENO REVISITADO: EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA EM JOSÉ SARAMAGO, MURILO MENDES E WALTER BENJAMIN

NOVALCA SENIW RIBEIRO

A FACE DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL MODELO DE ARAGUAÍNA-TO

NÚBIA REGIA DE ALMEIDA

TIPLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LINGUA ESTRANGEIRA: O SEMINÁRIO.

OLGA ALEJANDRA MORDENTE

MASCULINIDADE E O LUGAR DIASPÓRICO DO HOMEM AFRO-AMERICANO EM “A RAISIN IN THE SUN.”

OROZIMBO PAOLUCCI NETO

DIÁLOGO ENTRE FICÇÃO E RELIGIÃO NO PARADISE LOST, DE JOHN MILTON

PALOMA CATARINA ZART

CINCO POETAS E O CORPO NA LÍRICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

PATRÍCIA APARECIDA ANTONIO

O SOPRO SOB OS PULSOS: A MÚSICA, A MORTE E A VIAGEM DO EU EM UM POEMA DE PEDRO EIRAS

PATRÍCIA CHANELY SILVA RICARTE

ASPECTOS DA LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO E METACOGNIÇÃO

PATRICIA FERREIRA BOTELHO

FRAGMENTAÇÃO E MEMÓRIA: A BUSCA DE IDENTIDADE NAS OBRAS DE ALICE MUNRO E CLARICE LISPECTOR

PATRICIA MAGAZONI GONÇALVES

ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCEDIMENTOS DISCURSIVOS EM UM TEXTO DA REVISTA VEJA E UM TEXTO DA REVISTA EDUCAÇÃO

PATRÍCIA MARA DE CARVALHO COSTA LEITE

ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO RACISMO EM AULAS DE INGLÊS: OS CAMINHOS, CONFLITOS E REFLEXÕES DE DUAS PROFESSORAS NEGRAS

PAULA DE ALMEIDA SILVA

A INFÂNCIA NA CIDADE: RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO E TEMPO EM NARRATIVAS ANGOLANAS

PAULA DE OLIVEIRA CORTINES

UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE AS TROCAS DIALÓGICAS OBSERVADAS EM DIÁRIOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE INGLÊS COMO L.E.

PAULA FRANSSINETTI DE MORAIS DANTAS VIEIRA

A CONSTITUIÇÃO DAS POSIÇÕES-SUJEITO ALUNO E PROFESSOR DE INGLÊS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS

PAULA GRACIANO PEREIRA

UMBERTO ECO E O RESGATE DA MEMÓRIA LITERÁRIA

PAULO FERNANDO ZAGANIN ROSA

A POÉTICA EPISTOLAR DO MODERNISMO: FRAGMENTOS DA MEMÓRIA RECUPERADOS PELAS CARTAS

PAULO HENRIQUE ARAÚJO

O ENSINO BÁSICO NO INTERIOR DO AMAZONAS: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA

PAULO VINÍCIUS ÁVILA NÓBREGA

APORTES DA MISOGINIA NA TRADIÇÃO OCIDENTAL: DE ARISTÓTELES A SÃO TOMÁS DE AQUINO, DO PAGANISMO AO CRISTIANISMO, A SEMPRE DERROGADA FALÊNCIA DO FEMININO

PEDRO CARLOS LOUZADA FONSECA

THE DOG, THE CRIME, THE DARK MIND

PEDRO MALARD MONTEIRO

A SOCIEDADE DA TECNOLOGIA CONTROLADA PELA REDE E A CRIAÇÃO DE MECANISMO DE LETRAMENTO DIGITAL COMO FORMA DE ROMPER ESTE CONTROLE

PEDRO PAULO DOS SANTOS

OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS E A NOTÍCIA

POLLYANNA HONORATA SILVA

VICISSITUDES DO EXÍLIO: PERCALÇOS E ANGÚSTIAS NA TRAJETÓRIA DAS IRMÃS GARCÍA EM “HOW THE GARCÍA GIRLS LOST THEIR ACCENTS” E “¡YO!”

PRISCILA CAMPOLINA DE SÁ CAMPELLO

LEITURA: DISCURSOS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS

PRISCILA DE ARAÚJO PINHEIRO

ANÁLISE LINGUÍSTICA DE DISCURSOS SOBRE O TRABALHO FEMININO NA CANÇÃO “DOMÉSTICA”

PRISCILA LOPES VIANA

CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN PARA A LEITURA LITERÁRIA: INSTRUMENTALIZAR PARA DESENVOLVER O LEITOR ESTRATEGISTA

PRISCILA RODRIGUES DO NASCIMENTO

PROCESSO DE CAUSATIVIZAÇÃO DE VERBOS DEADJETIVAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O SISTEMA DE CASO EM TENETEHÁRA

QUESLER FAGUNDES CAMARGOS

ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA E PROJETO DE LETRAMENTO: TRAÇANDO SEMELHANÇAS NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

RACHEL VIEIRA REBOUÇAS DE CARVALHO

O DISCURSO DE OUTREM COMO FORMA DE POSICIONAMENTO IDEOLÓGICO: AS CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN/VOLOSHINOV PARA UMA NOVA PRAGMÁTICA

RAFAELLE DE OLIVEIRA VIEIRA

VOZES DISSONANTES NA PROCESSUALIDADE DA REINVENÇÃO DO EU EM QUARTO DE DESPEJO

RAFFAELLA ANDRÉA FERNANDEZ

ESCOLA, TELEVISÃO E CULTURA: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO UTILIZANDO A MÍDIA TELEVISIVA NO CONTEXTO ESCOLAR

RAIMUNDO DE ARAÚJO TOCANTINS

O MÍSTICO EM JANE EYRE

RAÍSSA RAQUEL SANTOS DE AQUINO

A MEMÓRIA DE LEITURA EM INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS

RAQUEL BEATRIZ JUNQUEIRA GUIMARÃES

DILMA ROUSSEFF NA MÍDIA MUNDIAL: EFEITOS DE (IM)PARCIALIDADE NA VEICULAÇÃO DOS RESULTADO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010

RAQUEL TIEMI MASUDA MARECO

TEORIA COMO ABERTURA: APLICAÇÃO DO MODELO DE GEORGE STEINER EM SALA DE AULA E SEUS RESULTADOS PRÁTICOS NA RECEPÇÃO

RAUL DE SOUZA PÜSCHEL

OS ESPAÇOS DE CARLOS GOMES

REBECA ALVES

A ESCRITA DO EU EM QUATRO MOMENTOS: DOM CASMURRO, SÃO BERNARDO, A HORA DA ESTRELA E HOTEL ATLÂNTICO

REGINA CÉLI ALVES DA SILVA

MODALIDADE SATÍRICA NA UTOPIA “IL MONDO SAVIO E PAZZO” DE ANTON FRANCESCO DONI

REGINA MARIA CARPENTIERI

UMA BREVE ANÁLISE DO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM UMA TIRA DE MAGALI

RENATA BORBA FAGUNDES

EFEITO ARGUMENTATIVO DOS VERBOS DICENDI NO DISCURSO RELATADO DO TWITTER

RENATA NOBRE TOMÁS

O OLHAR DISCIPLINADOR NAS NOTÍCIAS ONLINE: UM ENFOQUE ARGUMENTATIVO

RENATA PALUMBO

TRABALHO COM TEXTOS NA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA: GÊNERO E SITUAÇÃO COMUNICACIONAL

RENATA TRINDADE SEVERO

A PARÓDIA EM “UM ESQUELETO” DE MACHADO DE ASSIS

RICARDO GOMES DA SILVA

A REANÁLISE DE CLÍTICOS REDOBROS COMO PREFIXOS DE CONCORDÂNCIA EM FALARES MINEIROS

RICARDO MACHADO ROCHA

O conceito de Bloco Construcional como ferramenta analítica nos estudos cognitivos da linguagem

RICARDO YAMASHITA SANTOS

O INSÓLITO E O ABSURDO EM FRANZ KAFKA E EM MODESTO CARONE

RITA DE CÁSSIA SILVA DIONÍSIO

CONSTRUINDO SABERES: A TRANSPOSIÇÃO DE GÊNEROS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES

RITA RODRIGUES DE SOUZA

VRBANITAS EM MARCIAL: REFLETINDO SOBRE OS LIMITES DO USO DO RISVS

RONY PETTERSON GOMES DO VALE

O EMERGIR DO INSÓLITO NAS ESPACIALIDADES E NAS IMAGENS DE “VENHA VER O PÔR-DO-SOL”

ROSANA GONDIM REZENDE OLIVEIRA

LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ROSANE DE BARROS GOVEIA CORDEIRO

O MESTRE DE PETERSBURGO: O CRIME, A ROUPA E A ESCRITA

ROSIANE VIANA SILVA

IDEB – UMA POSSÍVEL INTERPRETAÇÃO

RÚBIA DE ABREU CAVALCANTE

BIOLOGIA E CORES: A ORGANIZAÇÃO DE UM DICIONÁRIO ONOMASIOLÓGICO DE EXPRESSÕES CROMÁTICAS PERTENCENTES À FAUNA E À FLORA

SABRINA DE CÁSSIA MARTINS

DE PARTO MONSTRUOSO A SUCESSO DE PÚBLICO: ANÁLISE DA RECEPÇÃO CRÍTICA DE A CARNE DE JÚLIO RIBEIRO.

SARAH MARIA FORTE DIOGO

UM INVENTÁRIO DE GÊNEROS DISCURSIVOS QUE CIRCULAM NO AMBIENTE ACADÊMICO-INSTITUCIONAL DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

SELMA ZAGO DA SILVA BORGES

MODERNIDADE E A IRONIA ROMÂNTICA ALEMÃ: A CRÍTICA REVELADA EM ÁLBUM DE FAMÍLIA, DE NELSON RODRIGUES

SERGIO MANOEL RODRIGUES

CORPO MEU, CORPO SEU… REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DO CORPO NA NARRATIVA JUVENIL “ESPELHO, ESPELHO MEU”, DE FANNY ABRAMOVICH

SILVANA AUGUSTA BARBOSA CARRIJO

CAPACIDADES DE LEITURA: DESENVOLVIMENTO IDEAL VERSUS DESENVOLVIMENTO REAL NO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE PRIVADA DE ENSINO MÉDIO

SÍLVIO RIBEIRO DA SILVA

ENTRE A CRUZ E A ESPADA. A QUESTÃO DA RESISTÊNCIA À CONVERSÃO RELIGIOSA NA LITERATURA PÓS-COLONIAL

SILVIO RUIZ PARADISO

ESPAÇO FICCIONAL E ESPAÇO COLONIAL EM A ÁRVORE DAS PALAVRAS, DE TEOLINDA GERSÃO

SIMONE NACAGUMA

A SKETCH OF THE PAST E MRS. DALLOWAY: A FUNÇÃO POÉTICA DA MEMÓRIA

SOLANGE VIARO PADILHA

CONDORITO: APRENDIENDO CON HUMOR EN LAS CLASES E/LE

SONIA MARBEL MUÑOZ CROVETO

DISCURSOS MIDIÁTICOS E CULTURA CONTEMPORÂNEA

Sonia Maria ALVAREZ - Rosália Maria Netto PRADOS

O ESPAÇO FEMININO NAS NARRATIVAS DE KURT FALKENBURGER E MÁRIO SOUZA

SONIA MARIA GOMES SAMPAIO

LEITURA E MULTIMÍDIA: FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS

SONIA SUELI BERTI-SANTOS

O NOME PRÓPRIO NOS MANUSCRITOS SAUSSURIANOS

STEFANIA MONTES HENRIQUES

AS OBRAS CENTRAIS DA LITERATURA UNIVERSAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO

SUELY CORVACHO

O TEMPO DA INFÂNCIA, O TEMPO DA MEMÓRIA EM CORAÇÃO ANDARILHO, DE NÉLIDA PIÑON

SUELY DA FONSECA QUINTANA

A NEGAÇÃO E A RECUSA COMO TRAÇOS DA POÉTICA CONTEMPORÂNEA DE FREDERICO BARBOSA

SUSANNA BUSATO

GÊNEROS DISCURSIVOS E COMPREENSÃO LEITORA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NO CENÁRIO ESCOLAR

SUZANA DOS SANTOS GOMES

O GLIDE E A ESTRUTURA SILÁBICA EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

TAÍSE SIMIONI

ABORDAGEM PROCESSUAL NOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO

TANIA LIPARINI CAMPOS

LETRAMENTO LITERÁRIO E INCLUSÃO SOCIAL: O USO DE QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO

TANIA MARIA NUNES DE LIMA CAMARA

EFEITOS DE GROTESCO EM CINZAS DO NORTE, DE MILTON HATOUM

TÂNIA MARIA PEREIRA SARMENTO PANTOJA

O ALINHAMENTO RELACIONAL E O MAPEAMENTO DE ENCONTROS CONSONANTAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

TATIANA KELLER

OS (I)LIMITES DA MEMÓRIA E DA ESCRITA: UMA INCURSÃO NOTÍVAGA EM ONTEM NÃO TE VI EM BABILÔNIA

TATIANA PREVEDELLO

A TRADUÇÃO DE PALAVRÕES CONSTANTES DAS LEGENDAS DO FILME AMERICANO GRAN TORINO

THAÍS COLLET

O TEXTO LITERÁRIO E O TRABALHO COM A COMPREENSÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

THAÍS LUDMILA DA SILVA RANIERI

OS PROBLEMAS DE TRADUÇÃO NO CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL

THAYANNE RAISA SILVA E LIMA

REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR NO ROMANCE ABDIAS, DE CYRO DOS ANJOS

ULYSSES ROCHA FILHO

O QUE DEFINE A CLASSE NATURAL DOS VERBOS DE MANEIRA DE MOVIMENTO?

VALDILENA RAMMÉ

CLÁUSULAS FINAIS: UMA ANÁLISE VOLTADA ÀS CONSTRUÇÕES DE PARA COM O INFINITIVO EM OCORRÊNCIAS DO PORTUGUÊS FALADO

VALÉRIA ADRIANA MACEIS

MECANISMOS DE PERTENCIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

VALESKA VIRGÍNIA SOARES SOUZA

“NEGO” TAMBÉM INDETERMINA O SUJEITO EM SALVADOR

VALTER DE CARVALHO DIAS

LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E FILOLOGIA: INTERSECÇÕES E ESPECIFICIDADES EPISTEMOLÓGICAS

VANESSA REGINA DUARTE XAVIER

ENSINO DE LÍNGUA NA ESCOLA BÁSICA – ORIENTAÇÃO FUNCIONAL

VANIA LÚCIA RODRIGUES DUTRA

PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM GRANDE SERTÃO: UMA ABORDAGEM CONSTRUCIONAL

VANILTON PEREIRA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

VIVIANE PIRES VIANA SILVESTRE

A COR LOCAL NO CONTO A PARASITA AZUL, DE MACHADO DE ASSIS.

VIZETTE PRISCILA SEIDEL

A RELEVÂNCIA SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA NA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL

WALDIRENE AMORIM DE JESUS ARAUJO - MARIA GERALDA DE MIRANDA

O EFEITO DE HISTERESIS DO HABITUS LINGUÍSTICO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

WANY BERNARDETE DE ARAUJO SAMPAIO

TRONO VAZIO, TRANSCENDÊNCIA IMPOSSÍVEL: A IMAGEM DO DEUS AUSENTE NA NOVELA “O OCO”, DE HILDA HILST

WILLIAN ANDRÉ

DILEMAS DA MATURIDADE CRIAÇÃO E REPETIÇÃO EM “EM ALGUMA PARTE ALGUMA”, DE FERREIRA GULLAR

WILSON JOSE FLORES JR

O CENTRO DÊITICO E A COMPREENSÃO DO TEXTO NARRATIVO

ZÉLIA XAVIER DOS SANTOS PEGADO

IDENTIDADE E ALDEIA GLOBAL

ZULEICA APARECIDA CABRAL

A TÉCNICA MEMORIALÍSTICA NO ROMANCE CINZAS DO NORTE, DE MILTON HATOUM

KELLEN FÁTIMA WIGINECKI DE BARROS - Elerson Cestaro REMUNDINI

“PARA ELES E PARA ELAS”: EMOÇÃO, CORPO E IMAGENS DE SI NA CAPA DA REVISTA SEXY

LUANA FERREIRA DE SOUZA

A CIDADE EM PARAÍSOS ARTIFICIAIS DE PAULO HENRIQUES BRITTO

HENRIQUE SOARES LANDIM

A CONSTITUIÇÃO DA NOÇÃO DE LEITURA EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

MÁRCIA APARECIDA SILVA

A DÊIXIS SOCIAL E A EMERGÊNCIA DE IDENTIDADES NO DISCURSO DOCENTE

GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA IMPRESSA: UM ESTUDO DA CONFIGURAÇÃO E DO FUNCIONAMENTO DO GÊNERO

JAIRO VENÍCIO CARVALHAIS OLIVEIRA

A DIVULGAÇÃO CLOWN NAS DÉCADAS DE 70 E 80: UMA IDENTIFICAÇÃO FACE-SOCIAL NA MÚSICA

LARISSA DAIANE PUJOL CORSINO DOS SANTOS

A ESCOLA COMO “UM ESPAÇO DE CULTURA” E DE REFLEXÃO CRÍTICA: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GUILHERME JOTTO KAWACHI

A IMAGEM DA MULHER PELA ESCOLHA LEXICAL DE RITA LEE

JOSÉ ANTÔNIO BARBOSA ALVES DOS SANTOS

A IMAGEM DO ARTISTA: A REPRESENTAÇÃO DO ARTISTA ATRAVÉS DO RETRATO FOTOGRÁFICO

JOÃO PAULO DE FREITAS

A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

LUCIANA DE MEDEIROS NOGUEIRA

A LEITURA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE

LUCIANI DALMASCHIO

A Mulher que escreveu a Bíblia: uma visão paródica da Torá

KAMILLA DA SILVA SOARES

A MULTIMODALIDADE NO DICIONÁRIO AURÉLIO ILUSTRADO

FRANCISCO IACI DO NASCIMENTO

A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NAS TELENOVELAS: POR UMA LEITURA CRÍTICA

JOÃO DE OLIVEIRA

A TRADIÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: NOTAS SOBRE ALEXEI BUENO

FRANCISCO DINIZ TEIXEIRA

A VARIAÇÃO LEXICAL EM ATLAS LINGUÍSTICOS PAULISTAS: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DE “CHUVA”

IRENILDE PEREIRA DOS SANTOS

ABORDAGENS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LÉXICO: COMO AUXILIAR O ALUNO A PERCEBER E SOLUCIONAR PROBLEMAS RELACIONADOS AO EMPREGO INADEQUADO DO VOCABULÁRIO EM SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS?

HELOANA CARDOSO

AFASIA E A ABORDAGEM DO ERRO NA FALA E NA ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO

IVA RIBEIRO COTA - Nirvana Ferraz Santos SAMPAIO

AFRICANIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO: A LEI 10639/03 E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA

MÁRCIA MOREIRA PEREIRA

ÁGUAS PASSADAS (NÃO) MOVEM MOINHOS

JULIANA CRISTINA GARCIA

ALGUNS GÊNEROS MILITARES

LUIZ CARLOS TRAVAGLIA

AMÉRICO ÁLVARO DOS SANTOS: UM MECENAS NEGRO, UMA BIOGRAFIA

GIRLENE VERLY

ANAGRAMAS DE SAUSSURE: FORMAS OU SUBSTANCIAS?

MARCEN DE OLIVEIRA SOUZA

ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O PROJETO INCLUIR-MG

JOSELI FERREIRA LIRA

ANÁLISE DO PROCESSO TRADUTÓRIO SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA: TEXTOS DA REVISTA VIVER BAHIA SOBRE CARNAVAL E SÃO JOÃO

JACQUELINE LARANJA LEAL MARCELINO

AS IMPLICAÇÕES DA ENTRADA “SENTIDO” COM BASE NA LINGUÍSTICA DE CORPUS E NA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA COMPUTACIONAL WORDSMITH TOOLS

LUCIMARA ALVES DA CONCEIÇÃO COSTA

ÀS MARGENS DO CÂNONE: RELENDO JAMIL SNEGE

JÚLIO BERNARDO MACHINSKI

AS VOGAIS MÉDIAS DO PORTUGUÊS QUINHENTISTA A PARTIR DAS RIMAS DE “OS LUSÍADAS”

JULIANA SIMÕES FONTE

BLOGUES, SITES E OUTROS ARQUIVOS LITERÁRIOS VIRTUAIS: ALTER-CENAS DAS REPRESENTAÇÕES DE SI LITERATURA CONTEMPORÂNEA

LÍVIA MARIA NATÁLIA DE SOUZA SANTOS

COMPANHIA LUNA LUNERA: UM ESPAÇO DIALÓGICO DO BIOGRÁFICO

LUCIMARA DE ANDRADE - Elton Mendes FRANCELINO

COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA EM UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

GRAZIELA FRAINER KNOLL

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ERRO NA NARRATIVA DA CRIANÇA

MARCELE VIANA MACEDO SANTOS

CORINTHIANS (2) VS PALESTRA (1) E GAETANINHO: POSIÇÕES INTERPRETATIVAS DO FUTEBOL NOS CONTOS DO CORINTHIANO ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO

LUIS EDUARDO VELOSO GARCIA

CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFISSIONAL SUPERVISORA DA ESCOLA CAMPO ACERCA DO ESTÁGIO DOCENTE: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DISCURSIVAS E PERFORMATIVAS DE UMA AGENTE DA TRÍADE

HÉLVIO FRANK DE OLIVEIRA

DESENVOLVER-SE COMO SUJEITO ATRAVÉS DO INGLÊS COMO LE: A PRODUÇÃO ORAL PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

LETÍCIA MARTINS CÔRTES

DISCURSO, MEMÓRIA E MÍDIA: O CUIDADO DE SI FEMININO COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO

MÁRCIA BEZERRA DE MORAIS

DOS PALCOS INGLESES AO SERTÃO NORDESTINO: ANALOGIA ENTRE O AUTO DA COMPADECIDA E O MERCADOR DE VENEZA

JOAO EVANGELISTA DO NASCIMENTO NETO

ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: CONDÉ EM DIÁLOGO COM MILLER E HAWTHORNE

LILIAN CRISTINA CORRÊA

FICÇÃO, TRADUÇÃO, TERMINOGRAFIA E LINGUÍSTICA DE CORPUS: CONFLUÊNCIAS

GUILHERME FROMM

FRAMES E CONSTRUÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA CONSTRUÇÃO [SN VDEIXAR PARA/POR VINFINITIVO] E DO FRAME DE DEIXADO_POR_FAZER

LUDMILA MEIRELES LAGE

FRASEOLOGISMOS ZOÔNIMOS: ELABORAÇÃO DE BASE DE DADOS PORTUGUÊS / FRANCÊS

HELOISA DA CUNHA FONSECA

FUNCIONALISMO E LINGUÍSTICA DO TEXTO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DIALOGADA DAS ANÁFORAS ASSOCIATIVAS.

LUCIVÂNIA MARQUES PACHECO

História em Quadrinhos – linguagem, memória e ensino

Lúcia Maria de ASSIS

IMAGEM-DISCURSO: EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO TELEVISIVO

LUCIANA CARMONA GARCIA

INOVAÇÃO E EXPERIMENTALISMO EM BETWEEN THE ACTS DE VIRGINIA WOOLF

JULIANA PIMENTA ATTIE

INTERAÇÃO E DIÁLOGO: O PAPEL DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-APRENDIZ DE INGLÊS COMO L2/LE

LIDIA NUNES DE AVILA CARVALHAES

INTERSECÇÕES FANTÁSTICAS: O FANTÁSTICO METAFÍSICO

HELOISA HELENA SIQUEIRA CORREIA

LEITURA DE CRÔNICA NA ESCOLA: DESAFIOS DA DIDATIZAÇÃO

IRENILDA FRANCISCA DE OLIVEIRA E SILVA

LEITURA DE POEMAS DO LIVRO INTERIOR VIA SATÉLITE, DE MARCOS SISCAR

JOÃO CARLOS BIELLA

LINGUAGEM, CORPO E SUJEITO NA TEORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

LUIZ CARLOS SOUZA BEZERRA

LINHAS FRONTEIRIÇAS NO ESPAÇO COTIDIANO DE MANUEL BANDEIRA: UMA POÉTICA DA DESTERRITORIALIZAÇÃO.

GLÁDISTON DE SOUZA COELHO

MACHADO DE ASSIS E A INQUSIÇÃO: DIÁLOGOS DE UM BRUXO COM UM JUDEU

KENIA MARIA DE ALMEIDA PEREIRA

MEMÓRIA E HISTÓRIA NA NARRATIVA DE VASCO PRATOLINI

GABRIELA KVACEK BETELLA

NOTÍCIAS ESPORTIVAS. ENTRE O JORNALISMO E A LITERATURA.

LEDA MARIA DA COSTA

O CINEMA DE MOJICA: FRONTEIRAS E ENTRECRUZAMENTOS NO HORROR

JANAINA DE JESUS SANTOS

O GÊNERO DISCURSIVO ‘E-MAIL’ NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO INGLÊS COMO LE A PARTIR DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA: UMA PROPOSTA PARA A ESCOLA PÚBLICA

ISABEL CRISTINA NEVES FLORÊNCIO

O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO

HELOISA MARA MENDES

O PAPEL DO GÊNERO “REPORTAGEM” NA CONSTITUIÇÃO DOS TIPOS DE DISCURSO

GUSTAVO XIMENES CUNHA

O POEMA DO FRADE: ENTRE A POESIA INACABADA E A POESIA INACABÁVEL

MANUELLA MIKI SOUZA ARAUJO

O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA INDÍGENA: O FENÔMENO DA MONOTONGAÇÃO COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TAPUIA

ISRAEL ELIAS TRINDADE

O POTENCIAL SUBVERSIVO DA IRONIA E A PERMANÊNCIA DA AMBIGÜIDADE EM “A DAMA PÉ-DE-CABRA”, DE ALEXANDRE HERCULANO.

CAMILA DA SILVA ALAVARCE CAMPOS

O RECONTO E O POEMA NARRATIVO NA OBRA LAMPIÃO & LANCELOTE DE FERNANDO VILELA

JOELMA CRISTINA PEREIRA

O RESGATE DA MEMÓRIA COLETIVA EM LAMBÕES DE CAÇAROLA, DE JOÃO ANTÔNIO

LUCIANA CRISTINA CORRÊA

O SUJEITO EM MOVIMENTO NA OBRA HEROES AND VILLAINS DE ANGELA CARTER

KÁTIA ISIDORO DE OLIVEIRA

ORAÇÕES PRINCIPAIS EM PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL

MAGDA BAHIA SCHLEE

PARA LER TEXTOS LATINOS

JOÃO BORTOLANZA

PASSADO PRESENTE: “HERANÇAS”, DE SILVIANO SANTIAGO

GABRIELA CRISTINA CARVALHO

PAULO LEMINSKI: UM CONCRETISTA DISTRAÍDO

LIDIANE ALVES DO NASCIMENTO

PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM PRÁTICAS DISCURSIVAS INSTITUCIONALIZADAS: ENTRE A DISCIPLINA, A PERFORMATIVIDADE E A BIOPOLÍTICA

FRANCISCO FRED LUCAS LINHARES

PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NO AMBIENTE WEB: RELAÇÕES ENTRE TELEVISÃO E INTERNET

JÚNIA CRISTINA ORTIZ MATOS

PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO PARA BASES LEXICAIS DE ADVÉRBIOS FORMADOS COM O MORFEMA -MENTE EM CORPUS DO SÉCULO XIV

IONE PEREIRA DOS SANTOS

QUESTÕES DE CORRESPONDÊNCIA BILÍNGUE ENTRE TERMOS NA ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO BILÍNGUE PORTUGUÊS-FRANCÊS DE TERMOS DE ESTATUTOS SOCIAIS

LETÍCIA BONORA TELES

RE(DEMO)INHO

JULIANA SILVA RAMOS

REFLETINDO SOBRE FORMAS DE AVALIAÇÃO: ENEM QUE AVALIAÇÃO É ESSA?

LARA BRENDA CAMPOS TEIXEIRA KUHN

RESTAURAÇÕES E IMPASSES NA FICÇÃO DE HELDER MACEDO

GREGÓRIO FOGANHOLI DANTAS

SÁTIRA SEISCENTISTA DE ANTÔNIO DA FONSECA SOARES

LUÍS FERNANDO CAMPOS D'ARCADIA

SÉRIE VAGA-LUME: A LITERATURA JUVENIL E AS CONFLUÊNCIAS DO MERCADO

LARISSA WARZOCHA FERNANDES CRUVINEL

SOBRE A ÉGIDE DA HIBRIDEZ: A CRENÇA NO NAPOLO, EM VINTE E ZINCO, DE MIA COUTO

JOÃO OLINTO TRINDADE JUNIOR

SOBREVIVENDO À FRONTEIRA: TRANSCULTURAÇÃO E HIBRIDISMO EM THE MOTHS AND OTHER STORIES, DE HELENA MARÍA VIRAMONTES

LIDIA DA CRUZ CORDEIRO MOREIRA

SOME NOTES ON POST-COLONIAL LITERATURES

LUIZ CARLOS MOREIRA ROCHA

TECNOLOGIA E ESCRITA: O USO DO GOOGLE DOCS EM AULAS REDAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

JOSE HIPOLITO XIMENES DE SOUSA

TERMINOLOGIA DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS: QUESTÕES DE FRONTEIRA COM A LÍNGUA GERAL.

KARINA RODRIGUES

TRAÇOS DO FANTÁSTICO EM MIA COUTO

LUCIANA MORAIS DA SILVA

UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO SOBRE A CONCORDÂNCIA NOMINAL EM PEDRO LEOPOLDO/MINAS GERAIS

LÍLIA SOARES MIRANDA SANTOS

UM PANORÂMA DE BRASIL PELOS OLHOS DE UM JOVEM FILHO DE PROPRIETÁRIO DE TERRAS: UM ESTUDO DO ROMANCE DIÁRIO DO FAROL (2002), DE JOÃO UBALDO RIBEIRO

HÉDER JUNIOR DOS SANTOS

UNIDADES RETÓRICAS EM RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DO PROJETO TELETANDEM BRASIL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA SOCIORRETÓRICA

MAISA DE ALCÂNTARA ZAKIR

VARIAÇÃO PRONOMINAL EM CONCÓRDIA – SC

LUCELENE T. FRANCESCHINI

VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA LACERADA: TRAVESTIMENTO, IDENTIDADE E HOMOEROTISMO EM LÚCIO CARDOSO

LEANDRO JUNIO SANTOS QUEIROZ

PARA LER TEXTOS LATINOS: nova abordagem do Latim

João BORTOLANZA