Anais do SIELP
  • Início
  • Apresentação
  • Corpo editorial
  • Normas para publicação
  • Edições
    • Edição atual
    • Edições anteriores
  • Contato

Anais do SIELP. Volume 3, Número 1.

Início Anais do SIELP. Volume 3, Número 1.

“A LÍNGUA QUE DÁ SAMBA” – REFLEXÕES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA
Fábio André Cardoso Coelho

Acessar o texto

“EU QUERO FALAR”: O TRABALHO COM A ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Patrícia Medeiros de Oliveira

Acessar o texto

“A LINGUAGEM SERVE PARA VIVER”: O FUNDAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Marlete Sandra Diedrich

Acessar o texto

“A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO BÁSICO – O ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO PELO COMPUTADOR”: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS PARAENSE
Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui

Acessar o texto

“AGORA VAMOS À COMPREENSÃO DO TEXTO”: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA
Helaine Giraldeli Balla

Acessar o texto

A ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E REESCRITA TEXTUAL
Sueli Gedoz

Acessar o texto

A APLICAÇÃO DO LÚDICO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM CAMINHO DIDÁTICO-METODOLÓGICO CRIATIVO
Agnes Luiza Fracasso da Cruz - Letícia Nardi

Acessar o texto

A AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR SURDOS ADULTOS SURDOS
Ester Fernandes Nunes - Kátia Aparecida de Souza Costa Matias

Acessar o texto

A CATEGORIA ASPECTUAL DO VERBO EM CONSTRUÇÕES PERIFRÁSTICAS: UMA PRÁTICA REFLEXIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Daniela Balduíno de Souza Vieira - Eliana Crispim França Luquetti

Acessar o texto

A CONSTRUÇÃO DA INTERLOCUÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE REESCRITAS
Luciana Pilatti Telles - Lúcia Lovato Leiria

Acessar o texto

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ivana Sacramento

Acessar o texto

A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A EXPERIÊNCIA DO IFMS
Eli Gomes Castanho

Acessar o texto

A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL EM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Flávia Girardo Botelho Borges

Acessar o texto

A CONTRICUIÇÃO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
Lívia Almeida Passos - Mauricéia Silva de Paula Vieira

Acessar o texto

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO
Nilda Gonçalves Vieira Santiago

Acessar o texto

A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO QUE OS ALUNOS DIZEM EM SEUS TEXTOS
Luciene Juliano Simões - Maristela Juchum

Acessar o texto

A ESCRITA VIRTUAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA
Marinazia Cordeiro Pinto

Acessar o texto

A ESTÉTICA EDUCATIVA DE LUIZ FERNANDO CARVALHO: A TEVÊ COMO MEDIAÇÃO CULTURAL
Émile Cardoso Andrade - Michelle dos Santos

Acessar o texto

A EXPRESSIVIDADE A FAVOR DA SALA DE AULA: UM ESTUDO ESTILÍSTICO DAS PREPOSIÇÕES E DAS CONJUNÇÕES NO GÊNERO PROPAGANDA
Hanna Chiapetta Portella Magalhães

Acessar o texto

A EXPRESSIVIDADE DO ADJETIVO NO CONTO O PRIMEIRO BEIJO, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA MATERNA
Débora Bianco - Denis Fernandes

Acessar o texto

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA: OS DESAFIOS ATUAIS
Adriana Demite Stephani - Robson Coelho Tinoco

Acessar o texto

A GRAMÁTICA INTUITIVA, O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E O ENSINOAPRENDIZAGEM DO GÊNERO EM PE
Celda Choupina - Adriana Baptista - José António Costa

Acessar o texto

A IDEOLOGIA NAS TIRAS DE MAFALDA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA
Adriana Gisele Estevão

Acessar o texto

A INFLUÊNCIA DA LEITURA EM VOZ ALTA NA REVISÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Shirley Cristina Miranda

Acessar o texto

A INFLUÊNCIA DO CHAT NA APRENDIZAGEM DA RESENHA ACADÊMICA
Juliely Veiga Gomes - Adriana da Silva

Acessar o texto

A INSERÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA ESTRANGEIROS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
Camila Cynara Lima de Almeida - Janaína de Aquino Ferraz

Acessar o texto

A LEITURA DE NOVOS GÊNEROS DIGITAIS: MULTILETRAMENTOS EM CONSTRUÇÃO
Valéria Lopes de Aguiar BACALÁ

Acessar o texto

A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE TRABALHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA PESSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
Joyce Rodrigues Silva Gonçalves

Acessar o texto

A LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO NÚCLEO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DOS CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA – CENTRAL (SEC-BA)
Edivânia Maria Barros Lima

Acessar o texto

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFBA
Sílvia Gomes de Santana - Edileide da Silva Reis do Carmo

Acessar o texto

A PRODUÇÃO DO TEXTO ORAL SOB O OLHAR DA RESPONSIVIDADE
Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares - Valdineia Antunes Alves Ramos

Acessar o texto

A PRODUÇÃO ESCRITA: DESAFIOS DA CORREÇÃO
Paulo Roberto Zampire Junior

Acessar o texto

A REDAÇÃO DO ENEM E O SUCESSO ESCOLAR ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Osvaldo Barreto Oliveira Júnior

Acessar o texto

A RELAÇÃO DA ESCRITA E A ORALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS VARIAÇÕES NA ESCRITA DE ALUNOS PARA ALÉM DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Telma de Freitas - Joyce Rodrigues Silva Gonçalves

Acessar o texto

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ELEMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM
Valéria Bussola Martins - Emanuela Rodrigues do Espírito Santo

Acessar o texto

A RELAÇÃO RETÓRICA PARENTÉTICA NA ANÁLISE DE TEXTOS: NOVAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Angela Maria Alves Lemos Jamal - Maria Risolina de Fátima Ribeiro

Acessar o texto

A RST NA SALA DE AULA: IMPORTANTE REFERENCIAL TEÓRICO E FONTE DE ESTRATÉGIAS PARA ATIVIDADES DE LEITURA
Danúbia Aline Silva Sampaio

Acessar o texto

A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE RECURSOS VISUAIS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS SURDAS
Márcia Dias Lima

Acessar o texto

ALEGORIA E MIDIALOGIA NA CONFIGURAÇÃO E APREENSÃO TEXTUAL: DA LITERATURA AO CYBERESPAÇO
Rosemary Conceição dos Santos - Marciel Aparecido Consani

Acessar o texto

ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS (PFOL)
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Acessar o texto

ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO REPORTAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Amanda Oliveira Rechetnicou - Sóstenes Lima

Acessar o texto

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS MANUAIS DE NORMA CULTA NO REFERENCIAIS TEÓRICOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Josicarla Mendonça

Acessar o texto

ANÁLISE DO DISCURSO PEDAGÓGICO DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA VEICULADAS PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2013) NA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA
Anabel Medeiros de Azerêdo

Acessar o texto

ANÁLISE DO ESPAÇO DISCURSIVO DO DISCURSO MIDIÁTICO-ARTÍSTICO SOBRE SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Ronaldo Adriano de Freitas

Acessar o texto

ARTIGO DE OPINIÃO: PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Valdete A. B. Andrade

Acessar o texto

AS CORREÇÕES INDICATIVAS E AS MEDIADAS POR BILHETES NA ORIENTAÇÃO DA REESCRITA
Rafaela Gonçalves - Eliana Melo Machado Moraes

Acessar o texto

AS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gisele Gomes Avelar Bernardes

Acessar o texto

AS PROPOSTAS DE ESCRITA DE TEXTOS INSTRUCIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS E AS RELAÇÕES COM AS CONCEPÇÕES DE ESCRITA
Nataly Gurniski ROSA

Acessar o texto

ASPECTOS DO TRABALHO COM O LETRAMENTO LITERÁRIO
Josiane Tavares Silva

Acessar o texto

ASSUMINDO TURNOS DE FALA PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO
Rhaysa Ricci Correa

Acessar o texto

ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO: ESTUDO SOCIONTERACIONAL DA REFERENCIAÇÃO E INFERENCIAÇÃO
Alinne Santana Ferreira

Acessar o texto

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES
Maria Aparecida Resende Otonni – Maria José Silva Fernandes - Vilma Aparecida Gomes - Walleska Bernardino Silva

Acessar o texto

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS FORMATIVAS PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Cláudia Almeida Rodrigues Murta

Acessar o texto

AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM GOIÁS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Edimar Pereira da Silva

Acessar o texto

CARACTERIZADORES EM SENTENÇAS DE TEXTOS DA ESFERA LITERÁRIA: ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS MAIS QUE QUALIFICATIVAS?
Cleuza Pelá

Acessar o texto

CIBERLITERATURA: ESCRITA CRIATIVA, ENTRE O VERBAL E O VIRTUAL
Nara Rúbia Gomes Duarte Xavier - Débora Cristina Santos e Silva

Acessar o texto

COMO O ALUNO É LEVADO A PRODUZIR TEXTOS DE OPINIÃO EM SALA DE AULA
Elisete Maria de Carvalho Mesquita

Acessar o texto

CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO
Denise Lino de Araújo - Isabelle Guedes da Silva Sousa

Acessar o texto

CONCLUSÕES SOBRE PROPOSTAS DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
Fancis Arthuso Paiva

Acessar o texto

Concurso PúEssblico para professor de Português/Língua Estrangeira do IFRJ: reflexões sobre o trabalho docente
Antonio Ferreira da Silva Júnior

Acessar o texto

CONSIDERAÇÕES PERTINENTES À PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Vera Lúcia Lopes Silveira - Carmen Tereza Velanga

Acessar o texto

CONSIDERAÇÕES SOBRE O BILINGUISMO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS
Marisa Pinheiro Mourão - Eliamar Godoi

Acessar o texto

CONTOS AFRICANOS: DO IMAGINÁRIO À CONTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Daniéla Ramos Vieira

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS DE LITERATURA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
João Carlos Biella

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: A RELAÇÃO CONCLUSIVA NO PORTUGUÊS
Norma Barbosa Novaes Marques

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanuze Maria Pacheco Cavalcante

Acessar o texto

CRÔNICAS SOBRE TRABALHADORES EM UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS SÃO FILHOS DE TRABALHADORES – UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Dulcinéia Lírio Caldeira

Acessar o texto

CULTURA DE MASSA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Flávio Amorim da Rocha

Acessar o texto

CURTINDO VIDAS SECAS EM MEIO ÀS REDES SOCIAIS
Rafael Barros dos Santos

Acessar o texto

DA MATRIZ À DIRETRIZ: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO-ENEM
Carmem Caetano - Ormezinda Maria Ribeiro - Marcia Elizabeth Bortone

Acessar o texto

DAS PREPOSIÇÕES “PRO” E “PRAE”: A CONSERVAÇÃO DO LATIM NO PORTUGUÊS
Flávia Santos da Silva

Acessar o texto

DESAFIOS DA LEITURA E DA ESCRITA PARA O LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO
Débora Cristina Santos e Silva - Maria Eneida da Silva

Acessar o texto

DESCREVENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL: UMA PROPOSTA QUALITATIVA
Marina Morena Silva

Acessar o texto

DESLOCAMENTO DE CONTEXTO DISCIPLINAR E APRENDIZAGEM MULTIMODAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa – Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo

Acessar o texto

DIÁRIO DE BORDO: DO LIVRO DIDÁTICO À PRODUÇÃO DE TEXTOS
Katyane Rocha

Acessar o texto

DIÁRIOS DE LEITURA: ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
Fernanda Müller

Acessar o texto

DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DO LÉXICO
Eliana DIAS

Acessar o texto

DIFERENTES MÍDIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rafaelly Andressa Schallemberger - Roseli Maria Schallemberger

Acessar o texto

DISCURSO ACADÊMICO, PROFESSOR E NOVAS TECNOLOGIAS
Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

Acessar o texto

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Vera Lúcia Godinho Carneiro

Acessar o texto

DOS DOCUMENTOS OFICIAIS AO LIVRO DIDÁTICO: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM DUAS OBRAS APROVADAS PELO PNLD 2011
Aline Cassol Daga - Hellen Melo Pereira

Acessar o texto

EM TEMPO: POR QUE TRILHAS ANDA O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS?
Carolina Ximenes

Acessar o texto

ENEM E O LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA E DOIS CAMINHOS DIVERGENTES
Samara Falcão Tavares de Souza - Silvia Naara da Silva Pinto de Oliveira

Acessar o texto

ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO LIVRO DIDÁTICO E EM SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS
Michelle Nogueira Lara Prado

Acessar o texto

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E EMPODERAMENTO: O USO DO JORNAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Ana Cristina Salviato-Silva

Acessar o texto

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Anair Valênia Martins Dias - Fabíola Sartin Dutra Parreira Almeida

Acessar o texto

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA APROPIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AO LETRAMENTO DIGITAL
Danielle Cristine Silva - Mauricéia Silva de Paula Vieira

Acessar o texto

ENSINO DO LÉXICO POR MEIO DA LEITURA MEDIADA
Lucilene Bender de Sousa - Rosângela Gabriel

Acessar o texto

ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO
Mônica Moreira de Magalhães

Acessar o texto

ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU): O CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA ABORDAGEM INTERCULTURAL
Alessandra Montera Rotta

Acessar o texto

ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
Débora Rodrigues Moura

Acessar o texto

ENTRE “INHOS”, “UDOS” E “COLUMBÓFILOS”: FORMAÇÃ DE PALAVRAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Denise Salim Santos

Acessar o texto

ENTRE A ORAÇÃO PRINCIPAL E A OBJETIVA DIRETA: UM POSSÍVEL PAPEL SINTÁTICO-DISCURSIVO DA CONJUNÇÃO INTEGRANTE
Lúcia Deborah Ramos de Araujo - Felipe de Andrade Constancio

Acessar o texto

ENTRE CONTOS E HIPERCONTOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS
Marcos Celírio dos Santos

Acessar o texto

ESCOLA E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES PRESENTES NOS DISCURSOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALUNOS EM FORMAÇÃO
Isabel Cristiane Jerônimo

Acessar o texto

ESCREVENDO NA E PARA ACADEMIA: UM ESTUDO SOBRE A INCORPORAÇÃO DO DISCURSO ACADÊMICO
Roberta Andrade Meneses

Acessar o texto

ESPERIÊNCIAS LEITORAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Dinéa Maria Sobral Muniz - Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas

Acessar o texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA MATERNA: A ESCRITA DA PRÁTICA COMO REFLEXÃO
Obdália Santana Ferraz Silva

Acessar o texto

ESTE TEXTO ME REPRESENTA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS EM REDES SOCIAIS
Maria Marta do Carmo

Acessar o texto

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA COMPREENSÃO DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS A PARTIR DO DISCURSO DE DRÁUZIO VARELLA
Luiz Francisco Dias - Glaysson Emmanuel Rodrigues Alexandre

Acessar o texto

ESTRATÉGIAS DE HUMOR CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE CHARGES POLÍTICAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS
Priscilla Chantal Duarte Silva

Acessar o texto

ESTUDO DO INFINITIVO NA LÍNGUA LATINA E PORTUGUESA
Márcio Moitinha

Acessar o texto

EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁDTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Meire Celedônio da Silva - Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquini

Acessar o texto

EXPERIÊNCIAS DA OFICINA “CONTADORES DE HISTÓRIAS”: A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS NOS CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA – CENTRAL (SEC-BA)
Elizabeth Abreu Maluf

Acessar o texto

EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL: A AVALIAÇÃO EM FOCO
Vanessa Leite Barreto

Acessar o texto

FATORES DE TEXTUALIDADE: A ARTICULAÇÃO DO(S) SENTIDO(S) DO TEXTO E O ENSINO
Michele Pereira dos Santos

Acessar o texto

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: ATIVIDADES PARA REFLEXÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA
Eduardo Lopes Piris

Acessar o texto

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UM EMPODERAMENTO SOCIOCOGNITIVO E DISTRIBUIÇÃO DE BENS PRIMÁRIOS SOCIAIS
Carlos José Lírio

Acessar o texto

FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Giselda Maria Dutra Bandoli - KArina Pereira Detogne

Acessar o texto

GÊNERO OU TIPO TEXTUAL: QUAL A ABORDAGEM DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO?
Eliélder de Oliveira Lima

Acessar o texto

GÊNERO TEXTUAL E/OU DISCURSIVO NO LIVRO DIDÁTICO: PRETEXTO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA?
Sandra Aparecida Lima Silveira Farias - Solange Montalvão de Oliveira

Acessar o texto

GÊNEROS DIGITAIS EM SALA DE AULA
Yasmin da Silva Rocha

Acessar o texto

GÊNEROS DISCURSIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ROMANCE-REPORTAGEM EM SALA DE AULA
Isaias Martins de Souza - Ademir Luiz da Silva

Acessar o texto

GÊNEROS TEXTO TEATRAL E RESENHA: SUPORTE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Solange Aparecida Faria Cardoso

Acessar o texto

GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Daniela Camilo Portilho Amorim Barbosa - Jessele Helena Nunes Amaral - Roselaine das Chagas

Acessar o texto

GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: A PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO
Awdrey Dorásio de Souza Oliveira

Acessar o texto

HARRY POTTER E O LATIM: UM ESTUDO ANALÍTICO- DESCRITIVO BASEADO EM CORPUS
Raphael Marco Oliveira Carneiro

Acessar o texto

HIPERTEXTO, DIVERSIDADE E GÊNERO TEXTUAL NO FACEBOOK
Julio Cesar Oliveira Bernardo

Acessar o texto

HISTÓRIAS DE LETRAMENTO: CONSTRUÇÃO DE PROTAGONISMO SOCIAL
Ana Lúcia de Campos Almeida - Paulo Roberto Almeida

Acessar o texto

HISTORIOGRADIA E O GÊNERO EPISTOLAR: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Manuel Veronez

Acessar o texto

IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EJA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Rosangela Diniz Soares - Maria Rita Barbosa de Almeida

Acessar o texto

INDÍCIOS DE AUTORIA EM TEXTOS DE ESTUDANTES
Jauranice Rodrigues Cavalcanti

Acessar o texto

INSERÇÃO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS – NOVAS PERSPECTIVAS PARA UM ENSINO DE TEXTO EFICAZ
Rodrigo dos Santos e Silva

Acessar o texto

INTERDISCURSIVIDADE E MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO TEXTUAL: O ENSINO DO GÊNERO MANGÁ NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Larissa Mendes Figueiredo Gomes

Acessar o texto

INTERFACES DA LEITURA EM HIPERMÍDIA: POESIA E ESCRITA CRIATIVA NA CIBERCULTURA
Débora Cristina Santos e Silva

Acessar o texto

INTERTEXTUALIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA
Valeria Cristina de Abreu Vale Caetano

Acessar o texto

LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS MIDIÁTICOS: DO TEXTO PUBLICITÁRIO À FORMAÇÃO LEITORA
Helen Josy Monteiro de Freitas

Acessar o texto

LEITURA DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL A PARTIR DO CIRCUITO DE LEITURAS
Aline Souza de Jesus - Eliana Aparecida da Silva Caliari

Acessar o texto

LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA NO TIMOR-LESTE: OS RECURSOS INFERENCIAIS QUE DÃO SENTIDO AO TEXTO
Jean Santos Otoni

Acessar o texto

LEITURA E ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR SURDO COM UM ALUNO SURDO NO CONTEXTO ACADÊMICO
José Carlos de Oliveira

Acessar o texto

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ATENDIMENTO À DEMANDA E INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Juliana de Freitas Dias - Maria Marlene Rodrigues da Silva

Acessar o texto

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: uma proposta de interação teórico-prática
Marcilene de Assis Alves de Araújo - Ilka da Graça Baía de Araújo

Acessar o texto

LEITURA EM MEIO DIGITAL: DESAFIOS DE UM NOVO CONTEXTO
Ana Maria Zanoni da Silva

Acessar o texto

LEITURA HIPERTEXTUAL: INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Francieli Aparecida Dias - Fernanda Aparecida da Silva - Helena Maria Ferreira

Acessar o texto

LEITURA LITERÁRIA: MEDIAÇÃO, RECEPÇÃO E INTERAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
Arlinda Alves de Souza – Margareth Villalba

Acessar o texto

LEITURAS POLISSÊMICAS NO ENSINO MÉDIO
Andressa Teixeira Pedrosa

Acessar o texto

LENDO A LIÇÃO: COLOCANDO-SE COMO PARTICIPANTE DO DIÁLOGO EM TORNO DO TEXTO OU EM BUSCA DE RESPOSTAS
Thiago Moura Camilo - Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Acessar o texto

LETRAMENTO DIGITAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: A ÓTICA DA MICROSOFT
Lilian Cristina Monteiro França

Acessar o texto

LETRAMENTO DIGITAL: A LEITURA NO CONTEXTO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Mauriceia Silva de Paula Vieira - Danielle Cristine Silva

Acessar o texto

LETRAMENTO E TECNOLOGIA: ACESSIBILIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Paulo de Tarso Gomes

Acessar o texto

LETRAMENTO LITERÁRIO E PIBID: FORMANDO UMA NOVA IDEOLOGIA SEGMENTANDO A REESCRITA LITERÁRIA
Danilo Pablo Gomes de Oliveira

Acessar o texto

LETRAMENTO(S) DOCENTE(S): DIÁLOGOS E REFLEXÕES COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
Ernandes Araujo Nascimento

Acessar o texto

LIBRAS (L1) COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA (L2) PARA SURDOS
Marisa Dias Lima

Acessar o texto

LÍNGUA PORTUGUESA E ESCOLARIZAÇÃO EM CACHOEIRA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Emília Helena Portella Monteiro de Souza - Erick Nunes Santos

Acessar o texto

LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAS PRÁTICAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rodrigo Milhomem de Moura - Lucilei Martins de Oliveira

Acessar o texto

LINGUAGEM E TRABALHO: TEXTOS REVELANDO REPRESENTAÇÕES SOBRE O AGIR DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Sueli Correia Lemes Valezi

Acessar o texto

LITERATURA E ESCOLA: A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO
Ana Cristina Coutinho Viegas

Acessar o texto

LITERATURA SURDA: ARTICULAÇÃO ENTRE LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE
Letícia de Sousa Leite - Lúrian Kézia Leite Guimarães

Acessar o texto

LIVRO DE LEITURA ESCOLAR PRIMÁRIO E A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS HISTÓRICOS
Valdeci Rezende Borges

Acessar o texto

LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MANIFESTAÇÕES DE AUTORIA E RESPONSIVIDADE EM PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Ester Maria de Figueiredo Souza - Islene dos Santos Roque Benevides

Acessar o texto

MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
Eliana Crispim França Luquettii - Dhienes Charla Ferreira -Priscila de Andrade Barroso Peixoto

Acessar o texto

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago

Acessar o texto

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPARTILHAMENTO DE CAMINHOS DA COMPREENSÃO LEITORA
Kelly Cristine Ferreira Prado Duarte - Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago

Acessar o texto

MULTILETRAMENTOS: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ESCRITA DE TEXTOS EM CONTEXTOS DIGITAIS
Vanely Cristiany Oliveira Silva

Acessar o texto

MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS PARA LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Ana Paula Bezerra Matos de Azevedo

Acessar o texto

NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: UMA APOSTA ENACTANTE NA AÇÃO DOCENTE
Úrsula Cunha Anecleto

Acessar o texto

O CONCEITO DE AUTORIA EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR
Giovana Dragone Rosseto Antonio

Acessar o texto

O CONTO DE FADAS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: A DIDATIZAÇÃO DO MARAVILHOSO NA COLEÇÃO PORTA ABERTA
Dalva Ramos de Resende Matos

Acessar o texto

O CONTO FANTÁSTICO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
Maria Helena da Silva Viana

Acessar o texto

O DOCENTE E O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE PORTUGUÊS
Jardeni Azevedo Francisco Jadel

Acessar o texto

O EFEITO RETROATIVO DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE DUAS PROFESSORAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Monica Panigassi Vicentini

Acessar o texto

O ENSINO DA GRAMÁTICA NA EJA SIELP
Daniela Porte

Acessar o texto

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Maria Teresa Gonçalves Pereira

Acessar o texto

O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Andreia Silva de Assis

Acessar o texto

O ENSINO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE CEGALLA: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA E DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA
Thiago Soares de Oliveira

Acessar o texto

O ENSINO DE LITERATURA PARA CRIANÇAS NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
Isabel Orestes Silveira - Lilian Cristina Corrêa

Acessar o texto

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS EM PERSPECTIVA BILÍNGUE: O TRABALHO COM A SIGNIFICAÇÃO POR MEIO DA PRÁTICA DE REFORMULAÇÃO DE ENUNCIADOS
Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre - Márcia Romero

Acessar o texto

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA: A EXPERIÊNCIA QUE INTEGRA ENSINO E PESQUISA
Luciene Souza Santos

Acessar o texto

O ETHOS DISCURSIVO COMO MECANISMO DE PERSUASÃO EM CRÔNICAS
Carolina Santos Melo de Andrade - James Martins de Oliveira

Acessar o texto

O GÊNERO DISCURSIVO CARTA DO LEITOR E POSSIBILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO
Simone Silvia Bedin Coelho

Acessar o texto

O GÊNERO RESUMO DE TELENOVELA EM SALA DE AULA: PROPONDO PRÁTICAS DE LEITURA, ANÁLISE E COMPREENSÃO DO GÊMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Erikson de Carvalho Martins

Acessar o texto

O GÊNERO TEXTUAL TWITTER COMO OBJETO DE ENSINO: AS MULTIMODALIDADES E OS MULTILETRAMENTOS EM SALA DE AULA
Adelma Barros-Mendes - Juliana da Costa Castro

Acessar o texto

O LETRAMENTO DIGITAL NA AULA DE LEITURA: REFLEXÕES DA TEORIA À PRÁTICA
Juçara Moreira Teixeira

Acessar o texto

O LÉXICO EM FOCO: PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DE TEORIAS LEXICAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA
Aline Luiza da Cunha - Aderlande Pereira Ferraz

Acessar o texto

O LUDISMO LOBATIANO NO ENSINO DA PONTUAÇÃO
Tânia Maria Nunes de Lima Câmara

Acessar o texto

O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TEXTOS LITERÁRIOS
Ivonete de Souza Susmickat Aguiar

Acessar o texto

O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
Luciana Cardoso de Araújo

Acessar o texto

O PAPEL DA LITERATURA EM SALA DE AULA
Eunice Prudenciano Souza - Karina Torres Machado

Acessar o texto

O PAPEL DAS DEFINIÇÕES ETIMOLÓGICAS NA ARGUMENTAÇÃO
Olden Hugo Silva Farias

Acessar o texto

O PROCESSOS DE (RE)ESCRITA EM SITUAÇÕES INTERATIVAS DE UM ASSENTAMENTO RURAL
Ondina Maria da Silva Macedo - Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

Acessar o texto

O RISO COMO ENUNCIADO: UM ESTUDO DISCURSIVO DO ATO DE RIR
Waldênia Klésia Maciel Vargas Sousa - Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

Acessar o texto

O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA TABELA DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA A AVALIAÇÃO DE TEXTOS ESCOLARES
Dayse Grassi Bernardon

Acessar o texto

O USO DE PROJETOS NO LETRAMENTO DO SUJEITO SURDO
Andréia Gulielmin Didói - Cátia de Azevedo Fronza

Acessar o texto

O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Vanda Aparecida Fávero Pino

Acessar o texto

O USO DO SOFTWARE SCRATCH NA ESCOLA PÚBLICA: DISCUSSÃO DA NOÇÃO DE AUTORIA E REMIXAGEM NA CONTEMPORANEIDADE
Alan PINHEIRO - Lidiany Teotonio RICARTE

Acessar o texto

OBJETOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO PNLD 2014: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DOS NOVOS LETRAMENTOS
Juliana Vegas Chinaglia

Acessar o texto

OBSERVAÇÕES MORFOFONOLÓGICAS NA ANÁLISE DOS ACRÔNIMOS DE DUAS LETRAS: UMA VISÃO OTIMALISTA
Bruno Cavalcanti Lima

Acessar o texto

OFICINA DE LEITURA: LEITURA (RE)ESCRITA EM SALA DE AULA
Ulysses Rocha Filho

Acessar o texto

OLHARES E AÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID EM AULAS DE TEXTO NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA
Hélvio Frank de Oliveira

Acessar o texto

ORALIDADE E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL “MAROJA NETO”, DE BELÉM (PA), NO PROJETO CÂMARA MIRIM 2013
Tânia Regina do Nascimento Monteiro

Acessar o texto

OS DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3: ANÁLISE DE TERMOS DA BIOLOGIA
Raquel Moreira Rezende

Acessar o texto

OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE TEIXEIRA DE FREITAS, BA
Tiago Pereira Aguiar Susmickati

Acessar o texto

OS MISTÉRIOS QUE ENVOLVEM A ESCRITA ACADÊMICA
Elizabeth Maria da Silva

Acessar o texto

OS OLHARES DE UMA (RE) LEITURA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
Aline Oliveira da Silva

Acessar o texto

PERSPECTIVA SURDA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
Bruno Gonçalves Carneiro

Acessar o texto

POEMA VALSINHA DE JOSÉ PAULO PAES: A MEDIAÇÃO REALIZADA PELO PROFESSOR E A RECEPÇÃO DO TEXTO PELOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Helena Borges

Acessar o texto

POLITICAMENTE (IN)CORRETO: DO LÉXICO PARA OS GÊNEROS DO DISCURSO
Rony Petterson Gomes do Vale

Acessar o texto

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUAS: O ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
Silvana Aparecida Carvalho do Prado

Acessar o texto

PONTO DE CONTATO: TRANSFERÊNCIA DA PALATIZAÇÃO DO PORTUGUÊS PARA O INGLÊS
Neliane Raquel Macedo Aquino

Acessar o texto

POR UM ENSINO ANTROPOFÁGICO DE LITERATURA
George França

Acessar o texto

PORTFÓLIOS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS D E ESTÁGIO -SABERES E ESCRITA DE SI
Áurea da Silva Pereira

Acessar o texto

POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO: O ENSINO DE LEITURA E AS PROVAS DE LARGA ESCALA
Carmem Caetano - Ormezinda Ribeiro

Acessar o texto

PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: ARTIGO DE OPINIÃO
Renata Amaral de Matos Rocha - Laura Lorena Lutkenhaus

Acessar o texto

PRÁTICAS DE LETRAMENTO E PROTAGONISMO SOCIAL POR SUJEITOS SURDOS
Josiane Junia Facundo

Acessar o texto

PROBLEMAS DE ALFABETIZAÇÃO OBSERVADOS NO 6.º ANO
Djane do Socorro Pereira Benjamim - Gilcélia Amaral Mendes

Acessar o texto

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: ELEMENTOS PARA O ENSINO DE LEITURA
Eliamar Godoi - Roberval Montes da Silva

Acessar o texto

PROCESSOS DE MUDANÇAS LINGUÍSTICAS: UM ESTUDO SOBRE O ITEM “POIS NÃO”
Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo

Acessar o texto

PROCESSOS SINTÁTICOS EM POEMAS E CANÇÕES “ROMÂNTICAS”: COMPETÊNCIA GRAMATICAL E FENÔMENO LITERÁRIO
Mestre Anderson de Souto - Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca

Acessar o texto

PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA NA REVISTA VEJA
Gesseldo de Brito Freire

Acessar o texto

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA EXCELENTE POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Valéria Bussola Martins

Acessar o texto

PROJETO DE ENSINO: A CRÔNICA NUMA ABORDAGEM MULTIMODAL
Rosalice Aparecida Entreportes

Acessar o texto

PROJETO RESIDÊNCIA DOCENTE: ESPAÇO DE AÇÃO/REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rosane Cassia Santos e Campos

Acessar o texto

REDES SOCIAIS: POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS
Leila Tupinambá Silva

Acessar o texto

REFERENCIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA NO CURSO DE LETRAS
Lília Alves Britto

Acessar o texto

REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Maria do Carmo Cabreira

Acessar o texto

REFLEXÕES SOBRE A REDUÇÃO ‘ELES>ES’ E A SIMPLIFICAÇÃO DO PARADIGMA FLEXIONAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Elizete Maria de Souza

Acessar o texto

REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE E AUTONOMIA DE PROFESSORES FORMADOS E EM FORMAÇÃO
Lucimar Araujo Braga

Acessar o texto

REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, IDENTIDADE E ENSINO NA CIDADE DE ITAIÓPOLIS – SC
Taís Regina Güths

Acessar o texto

REGULARIDADES E IRREGULARIDADES DA NORMA ORTOGRÁFICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Leda Marques Loth

Acessar o texto

RELAÇÕES RETÓRICASESTABELECIDAS PELA RETEXTUALIZAÇÃO DE INSERÇÕES PARENTÉTICAS
Monique Bisconsim Ganasin- Geisa Pelissari Silvério

Acessar o texto

RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA LITERATURA NO ÂMBITO DO PROFLETRAS
Rosemere Ferreira da Silva

Acessar o texto

RESSIGNIFICANDO O TRABALHO COM A LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA
Maria de Fátima Alves

Acessar o texto

RESUMO ESCOLAR NO ENSIMO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO INTEGRAL: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO VIÉS DA SÓCIO-RETÓRICA
Rita Rodrigues de Souza

Acessar o texto

RETEXTUALIZAÇÃO E TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Carmen Starling Bergamini Grijó - Jairo Venício Carvalhais Oliveira

Acessar o texto

SEMIÓTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS E LITERATURA DE TRÊS LAGOAS
Valdenildo dos Santos

Acessar o texto

SINAIS CASEIROS: PONTO DE PARTIDA PARA O LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS E CONSEQUENTE AQUISIÇÃO DE LIBRAS E PORTUGUÊS ESCRITO COMO L2
Elizabeth Reis Teixeira - Ivanete de Freitas Cerqueira

Acessar o texto

TEORIA GERATIVA E “ENSINO” DE CONCORDÂNCIA NO ENSINO MÉDIO
Elisabete Ferreira

Acessar o texto

TEXTO E TEXTUALIDADE
Renata Amaral de Matos Rocha

Acessar o texto

TEXTO LITERÁRIO: O AMOR NELE E POR ELE
Fabiana Martins - Isabela Silva

Acessar o texto

TIC COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL : O BLOG NA SALA DE AULA
Hylea de Camargo Vale

Acessar o texto

TRABALHANDO ORALIDADE E ESCRITA EM TURMAS DE 6º ANO
Letícia Martins Feitosa Lopes - Iracy de Sousa Pereira Araújo

Acessar o texto

TRAIR, OMITIR OU INCLUIR? LITERATURA, ESCOLA E CULTURA(S)
Ricardo Horacio Piera Chacón

Acessar o texto

UM “CONVITE À LEITURA” AOS ALUNOS DO IFBA – CÂMPUS CAMAÇARI
Andrea Barreto Borges de Souza

Acessar o texto

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO FUNCIONAL COM OBJETIVOS DIDÁTICOS: A ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS TEMPORAIS
Zenalda Viana Neves - Vânia Cristina Casseb-Galvão

Acessar o texto

UM ESTUDO SOBRE O ALUNO COMO PRODUTOR DE SENTIDO NAS LEITURAS DE COMENTÁRIOS ONLINE
Pâmila de Souza dos Santos - Matheus Henrique Duarte - Helena Maria Ferreira

Acessar o texto

UM OLHAR DISCURSIVO PARA O TRABALHO DE SCRIPTORS FACE O DIZER DO OUTRO
Hélder Sousa Santos

Acessar o texto

UMA ABORDAGEM COGNITIVA PARA O ENSINO DO TEXTO DO GÊNERO CRÔNICA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Lúcia Farias da Silva

Acessar o texto

UMA NOVA LEITURA PARA A TV BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucíola Zacarias Mendes

Acessar o texto

UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO DOS ENUNCIADOS DA AVALIAÇÃO DO SARESP
Danielli de Cassia Morelli Pedrosa - Camila Concato

Acessar o texto

UMA PROPOSTA INTERACIONAL PARA O ENSINO DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O DISCURSO DA MÍDIA EM RELAÇÃO À CRIMINALIDADE
Juliana Machado - Roberta Garcia

Acessar o texto

UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS ATUAIS DA ESCRITA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS
Yara Fernanda Novatzki

Acessar o texto

USO E SISTEMATIZAÇÃO DAS CLASSES DE PALAVRAS – SUBSTANTIVO E ADJETIVO: A TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICO-GRAMATICAL APLICADA AOS ESTUDOS MORFOLÓGICOS – PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Antonio Cilírio da Silva Neto - Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

Acessar o texto

VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICAS NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Heloisa Mara Mendes

Acessar o texto

VARIAÇÃO ENTRE O PRESENTE DO INDICATIVO E O PRESENTE DO SUBJUNTIVO E SEUS REFLEXOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Idrissa Ribeiro Novo

Acessar o texto

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marlúcia Maria Alves

Acessar o texto

VIRTUALIDADE, INTERAÇÃO E GÊNERO TEXTUAL: CAMINHOS E ESTRATÉGIAS QUE PERMITEM NOVAS DESCOBERTAS
Flávia Farias de Oliveira - Milena Karine de Souza Wanderley

Acessar o texto

Desenvolvido pela equipe de TI do ILEEL