“A LÍNGUA QUE DÁ SAMBA” – REFLEXÕES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA
Fábio André Cardoso Coelho
“EU QUERO FALAR”: O TRABALHO COM A ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Patrícia Medeiros de Oliveira
“A LINGUAGEM SERVE PARA VIVER”: O FUNDAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Marlete Sandra Diedrich
“A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO BÁSICO – O ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO PELO COMPUTADOR”: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS PARAENSE
Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui
“AGORA VAMOS À COMPREENSÃO DO TEXTO”: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA
Helaine Giraldeli Balla
A ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E REESCRITA TEXTUAL
Sueli Gedoz
A APLICAÇÃO DO LÚDICO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM CAMINHO DIDÁTICO-METODOLÓGICO CRIATIVO
Agnes Luiza Fracasso da Cruz - Letícia Nardi
A AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR SURDOS ADULTOS SURDOS
Ester Fernandes Nunes - Kátia Aparecida de Souza Costa Matias
A CATEGORIA ASPECTUAL DO VERBO EM CONSTRUÇÕES PERIFRÁSTICAS: UMA PRÁTICA REFLEXIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Daniela Balduíno de Souza Vieira - Eliana Crispim França Luquetti
A CONSTRUÇÃO DA INTERLOCUÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE REESCRITAS
Luciana Pilatti Telles - Lúcia Lovato Leiria
A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A EXPERIÊNCIA DO IFMS
Eli Gomes Castanho
A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL EM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Flávia Girardo Botelho Borges
A CONTRICUIÇÃO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
Lívia Almeida Passos - Mauricéia Silva de Paula Vieira
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO
Nilda Gonçalves Vieira Santiago
A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO QUE OS ALUNOS DIZEM EM SEUS TEXTOS
Luciene Juliano Simões - Maristela Juchum
A ESTÉTICA EDUCATIVA DE LUIZ FERNANDO CARVALHO: A TEVÊ COMO MEDIAÇÃO CULTURAL
Émile Cardoso Andrade - Michelle dos Santos
A EXPRESSIVIDADE A FAVOR DA SALA DE AULA: UM ESTUDO ESTILÍSTICO DAS PREPOSIÇÕES E DAS CONJUNÇÕES NO GÊNERO PROPAGANDA
Hanna Chiapetta Portella Magalhães
A EXPRESSIVIDADE DO ADJETIVO NO CONTO O PRIMEIRO BEIJO, DE CLARICE LISPECTOR: UMA PROPOSTA PARA UM ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA MATERNA
Débora Bianco - Denis Fernandes
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA: OS DESAFIOS ATUAIS
Adriana Demite Stephani - Robson Coelho Tinoco
A GRAMÁTICA INTUITIVA, O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E O ENSINOAPRENDIZAGEM DO GÊNERO EM PE
Celda Choupina - Adriana Baptista - José António Costa
A IDEOLOGIA NAS TIRAS DE MAFALDA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA
Adriana Gisele Estevão
A INFLUÊNCIA DA LEITURA EM VOZ ALTA NA REVISÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Shirley Cristina Miranda
A INFLUÊNCIA DO CHAT NA APRENDIZAGEM DA RESENHA ACADÊMICA
Juliely Veiga Gomes - Adriana da Silva
A INSERÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA ESTRANGEIROS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
Camila Cynara Lima de Almeida - Janaína de Aquino Ferraz
A LEITURA DE NOVOS GÊNEROS DIGITAIS: MULTILETRAMENTOS EM CONSTRUÇÃO
Valéria Lopes de Aguiar BACALÁ
A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE TRABALHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE UMA PESSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
Joyce Rodrigues Silva Gonçalves
A LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO NÚCLEO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DOS CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA – CENTRAL (SEC-BA)
Edivânia Maria Barros Lima
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFBA
Sílvia Gomes de Santana - Edileide da Silva Reis do Carmo
A PRODUÇÃO DO TEXTO ORAL SOB O OLHAR DA RESPONSIVIDADE
Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares - Valdineia Antunes Alves Ramos
A REDAÇÃO DO ENEM E O SUCESSO ESCOLAR ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Osvaldo Barreto Oliveira Júnior
A RELAÇÃO DA ESCRITA E A ORALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS VARIAÇÕES NA ESCRITA DE ALUNOS PARA ALÉM DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Telma de Freitas - Joyce Rodrigues Silva Gonçalves
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ELEMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM
Valéria Bussola Martins - Emanuela Rodrigues do Espírito Santo
A RELAÇÃO RETÓRICA PARENTÉTICA NA ANÁLISE DE TEXTOS: NOVAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Angela Maria Alves Lemos Jamal - Maria Risolina de Fátima Ribeiro
A RST NA SALA DE AULA: IMPORTANTE REFERENCIAL TEÓRICO E FONTE DE ESTRATÉGIAS PARA ATIVIDADES DE LEITURA
Danúbia Aline Silva Sampaio
A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE RECURSOS VISUAIS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS SURDAS
Márcia Dias Lima
ALEGORIA E MIDIALOGIA NA CONFIGURAÇÃO E APREENSÃO TEXTUAL: DA LITERATURA AO CYBERESPAÇO
Rosemary Conceição dos Santos - Marciel Aparecido Consani
ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS (PFOL)
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO REPORTAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Amanda Oliveira Rechetnicou - Sóstenes Lima
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS MANUAIS DE NORMA CULTA NO REFERENCIAIS TEÓRICOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Josicarla Mendonça
ANÁLISE DO DISCURSO PEDAGÓGICO DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA VEICULADAS PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2013) NA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA
Anabel Medeiros de Azerêdo
ANÁLISE DO ESPAÇO DISCURSIVO DO DISCURSO MIDIÁTICO-ARTÍSTICO SOBRE SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Ronaldo Adriano de Freitas
ARTIGO DE OPINIÃO: PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Valdete A. B. Andrade
AS CORREÇÕES INDICATIVAS E AS MEDIADAS POR BILHETES NA ORIENTAÇÃO DA REESCRITA
Rafaela Gonçalves - Eliana Melo Machado Moraes
AS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gisele Gomes Avelar Bernardes
AS PROPOSTAS DE ESCRITA DE TEXTOS INSTRUCIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS E AS RELAÇÕES COM AS CONCEPÇÕES DE ESCRITA
Nataly Gurniski ROSA
ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO: ESTUDO SOCIONTERACIONAL DA REFERENCIAÇÃO E INFERENCIAÇÃO
Alinne Santana Ferreira
AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES
Maria Aparecida Resende Otonni – Maria José Silva Fernandes - Vilma Aparecida Gomes - Walleska Bernardino Silva
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ALTERNATIVAS FORMATIVAS PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Cláudia Almeida Rodrigues Murta
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM GOIÁS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Edimar Pereira da Silva
CARACTERIZADORES EM SENTENÇAS DE TEXTOS DA ESFERA LITERÁRIA: ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS MAIS QUE QUALIFICATIVAS?
Cleuza Pelá
CIBERLITERATURA: ESCRITA CRIATIVA, ENTRE O VERBAL E O VIRTUAL
Nara Rúbia Gomes Duarte Xavier - Débora Cristina Santos e Silva
COMO O ALUNO É LEVADO A PRODUZIR TEXTOS DE OPINIÃO EM SALA DE AULA
Elisete Maria de Carvalho Mesquita
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO
Denise Lino de Araújo - Isabelle Guedes da Silva Sousa
Concurso PúEssblico para professor de Português/Língua Estrangeira do IFRJ: reflexões sobre o trabalho docente
Antonio Ferreira da Silva Júnior
CONSIDERAÇÕES PERTINENTES À PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Vera Lúcia Lopes Silveira - Carmen Tereza Velanga
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BILINGUISMO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS
Marisa Pinheiro Mourão - Eliamar Godoi
CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS DE LITERATURA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
João Carlos Biella
CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: A RELAÇÃO CONCLUSIVA NO PORTUGUÊS
Norma Barbosa Novaes Marques
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanuze Maria Pacheco Cavalcante
CRÔNICAS SOBRE TRABALHADORES EM UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS SÃO FILHOS DE TRABALHADORES – UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Dulcinéia Lírio Caldeira
CULTURA DE MASSA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Flávio Amorim da Rocha
DA MATRIZ À DIRETRIZ: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO-ENEM
Carmem Caetano - Ormezinda Maria Ribeiro - Marcia Elizabeth Bortone
DAS PREPOSIÇÕES “PRO” E “PRAE”: A CONSERVAÇÃO DO LATIM NO PORTUGUÊS
Flávia Santos da Silva
DESAFIOS DA LEITURA E DA ESCRITA PARA O LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO
Débora Cristina Santos e Silva - Maria Eneida da Silva
DESCREVENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA DA METÁFORA CONCEPTUAL: UMA PROPOSTA QUALITATIVA
Marina Morena Silva
DESLOCAMENTO DE CONTEXTO DISCIPLINAR E APRENDIZAGEM MULTIMODAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa – Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
DIFERENTES MÍDIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rafaelly Andressa Schallemberger - Roseli Maria Schallemberger
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Vera Lúcia Godinho Carneiro
DOS DOCUMENTOS OFICIAIS AO LIVRO DIDÁTICO: A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM DUAS OBRAS APROVADAS PELO PNLD 2011
Aline Cassol Daga - Hellen Melo Pereira
EM TEMPO: POR QUE TRILHAS ANDA O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS?
Carolina Ximenes
ENEM E O LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA E DOIS CAMINHOS DIVERGENTES
Samara Falcão Tavares de Souza - Silvia Naara da Silva Pinto de Oliveira
ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO LIVRO DIDÁTICO E EM SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS
Michelle Nogueira Lara Prado
ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E EMPODERAMENTO: O USO DO JORNAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Ana Cristina Salviato-Silva
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Anair Valênia Martins Dias - Fabíola Sartin Dutra Parreira Almeida
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA APROPIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AO LETRAMENTO DIGITAL
Danielle Cristine Silva - Mauricéia Silva de Paula Vieira
ENSINO DO LÉXICO POR MEIO DA LEITURA MEDIADA
Lucilene Bender de Sousa - Rosângela Gabriel
ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU): O CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA ABORDAGEM INTERCULTURAL
Alessandra Montera Rotta
ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
Débora Rodrigues Moura
ENTRE “INHOS”, “UDOS” E “COLUMBÓFILOS”: FORMAÇÃ DE PALAVRAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Denise Salim Santos
ENTRE A ORAÇÃO PRINCIPAL E A OBJETIVA DIRETA: UM POSSÍVEL PAPEL SINTÁTICO-DISCURSIVO DA CONJUNÇÃO INTEGRANTE
Lúcia Deborah Ramos de Araujo - Felipe de Andrade Constancio
ENTRE CONTOS E HIPERCONTOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS
Marcos Celírio dos Santos
ESCOLA E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES PRESENTES NOS DISCURSOS AUTOBIOGRÁFICOS DE ALUNOS EM FORMAÇÃO
Isabel Cristiane Jerônimo
ESCREVENDO NA E PARA ACADEMIA: UM ESTUDO SOBRE A INCORPORAÇÃO DO DISCURSO ACADÊMICO
Roberta Andrade Meneses
ESPERIÊNCIAS LEITORAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Dinéa Maria Sobral Muniz - Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA MATERNA: A ESCRITA DA PRÁTICA COMO REFLEXÃO
Obdália Santana Ferraz Silva
ESTE TEXTO ME REPRESENTA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS EM REDES SOCIAIS
Maria Marta do Carmo
ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA COMPREENSÃO DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS A PARTIR DO DISCURSO DE DRÁUZIO VARELLA
Luiz Francisco Dias - Glaysson Emmanuel Rodrigues Alexandre
ESTRATÉGIAS DE HUMOR CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE CHARGES POLÍTICAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS
Priscilla Chantal Duarte Silva
EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁDTICO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Meire Celedônio da Silva - Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquini
EXPERIÊNCIAS DA OFICINA “CONTADORES DE HISTÓRIAS”: A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS NOS CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA – CENTRAL (SEC-BA)
Elizabeth Abreu Maluf
EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL: A AVALIAÇÃO EM FOCO
Vanessa Leite Barreto
FATORES DE TEXTUALIDADE: A ARTICULAÇÃO DO(S) SENTIDO(S) DO TEXTO E O ENSINO
Michele Pereira dos Santos
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: ATIVIDADES PARA REFLEXÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA
Eduardo Lopes Piris
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UM EMPODERAMENTO SOCIOCOGNITIVO E DISTRIBUIÇÃO DE BENS PRIMÁRIOS SOCIAIS
Carlos José Lírio
FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Giselda Maria Dutra Bandoli - KArina Pereira Detogne
GÊNERO OU TIPO TEXTUAL: QUAL A ABORDAGEM DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO?
Eliélder de Oliveira Lima
GÊNERO TEXTUAL E/OU DISCURSIVO NO LIVRO DIDÁTICO: PRETEXTO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA?
Sandra Aparecida Lima Silveira Farias - Solange Montalvão de Oliveira
GÊNEROS DISCURSIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ROMANCE-REPORTAGEM EM SALA DE AULA
Isaias Martins de Souza - Ademir Luiz da Silva
GÊNEROS TEXTO TEATRAL E RESENHA: SUPORTE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Solange Aparecida Faria Cardoso
GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Daniela Camilo Portilho Amorim Barbosa - Jessele Helena Nunes Amaral - Roselaine das Chagas
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS: A PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO
Awdrey Dorásio de Souza Oliveira
HARRY POTTER E O LATIM: UM ESTUDO ANALÍTICO- DESCRITIVO BASEADO EM CORPUS
Raphael Marco Oliveira Carneiro
HISTÓRIAS DE LETRAMENTO: CONSTRUÇÃO DE PROTAGONISMO SOCIAL
Ana Lúcia de Campos Almeida - Paulo Roberto Almeida
HISTORIOGRADIA E O GÊNERO EPISTOLAR: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Manuel Veronez
IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EJA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Rosangela Diniz Soares - Maria Rita Barbosa de Almeida
INSERÇÃO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS – NOVAS PERSPECTIVAS PARA UM ENSINO DE TEXTO EFICAZ
Rodrigo dos Santos e Silva
INTERDISCURSIVIDADE E MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO TEXTUAL: O ENSINO DO GÊNERO MANGÁ NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Larissa Mendes Figueiredo Gomes
INTERFACES DA LEITURA EM HIPERMÍDIA: POESIA E ESCRITA CRIATIVA NA CIBERCULTURA
Débora Cristina Santos e Silva
INTERTEXTUALIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA
Valeria Cristina de Abreu Vale Caetano
LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS MIDIÁTICOS: DO TEXTO PUBLICITÁRIO À FORMAÇÃO LEITORA
Helen Josy Monteiro de Freitas
LEITURA DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL A PARTIR DO CIRCUITO DE LEITURAS
Aline Souza de Jesus - Eliana Aparecida da Silva Caliari
LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA NO TIMOR-LESTE: OS RECURSOS INFERENCIAIS QUE DÃO SENTIDO AO TEXTO
Jean Santos Otoni
LEITURA E ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR SURDO COM UM ALUNO SURDO NO CONTEXTO ACADÊMICO
José Carlos de Oliveira
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ATENDIMENTO À DEMANDA E INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Juliana de Freitas Dias - Maria Marlene Rodrigues da Silva
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: uma proposta de interação teórico-prática
Marcilene de Assis Alves de Araújo - Ilka da Graça Baía de Araújo
LEITURA HIPERTEXTUAL: INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Francieli Aparecida Dias - Fernanda Aparecida da Silva - Helena Maria Ferreira
LEITURA LITERÁRIA: MEDIAÇÃO, RECEPÇÃO E INTERAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO
Arlinda Alves de Souza – Margareth Villalba
LENDO A LIÇÃO: COLOCANDO-SE COMO PARTICIPANTE DO DIÁLOGO EM TORNO DO TEXTO OU EM BUSCA DE RESPOSTAS
Thiago Moura Camilo - Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
LETRAMENTO DIGITAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: A ÓTICA DA MICROSOFT
Lilian Cristina Monteiro França
LETRAMENTO DIGITAL: A LEITURA NO CONTEXTO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Mauriceia Silva de Paula Vieira - Danielle Cristine Silva
LETRAMENTO LITERÁRIO E PIBID: FORMANDO UMA NOVA IDEOLOGIA SEGMENTANDO A REESCRITA LITERÁRIA
Danilo Pablo Gomes de Oliveira
LETRAMENTO(S) DOCENTE(S): DIÁLOGOS E REFLEXÕES COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
Ernandes Araujo Nascimento
LIBRAS (L1) COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA (L2) PARA SURDOS
Marisa Dias Lima
LÍNGUA PORTUGUESA E ESCOLARIZAÇÃO EM CACHOEIRA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Emília Helena Portella Monteiro de Souza - Erick Nunes Santos
LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAS PRÁTICAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rodrigo Milhomem de Moura - Lucilei Martins de Oliveira
LINGUAGEM E TRABALHO: TEXTOS REVELANDO REPRESENTAÇÕES SOBRE O AGIR DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Sueli Correia Lemes Valezi
LITERATURA E ESCOLA: A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO
Ana Cristina Coutinho Viegas
LITERATURA SURDA: ARTICULAÇÃO ENTRE LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE
Letícia de Sousa Leite - Lúrian Kézia Leite Guimarães
LIVRO DE LEITURA ESCOLAR PRIMÁRIO E A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS HISTÓRICOS
Valdeci Rezende Borges
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MANIFESTAÇÕES DE AUTORIA E RESPONSIVIDADE EM PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Ester Maria de Figueiredo Souza - Islene dos Santos Roque Benevides
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
Eliana Crispim França Luquettii - Dhienes Charla Ferreira -Priscila de Andrade Barroso Peixoto
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPARTILHAMENTO DE CAMINHOS DA COMPREENSÃO LEITORA
Kelly Cristine Ferreira Prado Duarte - Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago
MULTILETRAMENTOS: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ESCRITA DE TEXTOS EM CONTEXTOS DIGITAIS
Vanely Cristiany Oliveira Silva
MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS PARA LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Ana Paula Bezerra Matos de Azevedo
NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: UMA APOSTA ENACTANTE NA AÇÃO DOCENTE
Úrsula Cunha Anecleto
O CONTO DE FADAS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: A DIDATIZAÇÃO DO MARAVILHOSO NA COLEÇÃO PORTA ABERTA
Dalva Ramos de Resende Matos
O CONTO FANTÁSTICO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
Maria Helena da Silva Viana
O DOCENTE E O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE PORTUGUÊS
Jardeni Azevedo Francisco Jadel
O EFEITO RETROATIVO DA REDAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE DUAS PROFESSORAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Monica Panigassi Vicentini
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Maria Teresa Gonçalves Pereira
O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Andreia Silva de Assis
O ENSINO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE CEGALLA: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA E DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA
Thiago Soares de Oliveira
O ENSINO DE LITERATURA PARA CRIANÇAS NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
Isabel Orestes Silveira - Lilian Cristina Corrêa
O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS EM PERSPECTIVA BILÍNGUE: O TRABALHO COM A SIGNIFICAÇÃO POR MEIO DA PRÁTICA DE REFORMULAÇÃO DE ENUNCIADOS
Carolina de Oliveira Jimenez e Silvestre - Márcia Romero
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA: A EXPERIÊNCIA QUE INTEGRA ENSINO E PESQUISA
Luciene Souza Santos
O ETHOS DISCURSIVO COMO MECANISMO DE PERSUASÃO EM CRÔNICAS
Carolina Santos Melo de Andrade - James Martins de Oliveira
O GÊNERO DISCURSIVO CARTA DO LEITOR E POSSIBILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO
Simone Silvia Bedin Coelho
O GÊNERO RESUMO DE TELENOVELA EM SALA DE AULA: PROPONDO PRÁTICAS DE LEITURA, ANÁLISE E COMPREENSÃO DO GÊMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Erikson de Carvalho Martins
O GÊNERO TEXTUAL TWITTER COMO OBJETO DE ENSINO: AS MULTIMODALIDADES E OS MULTILETRAMENTOS EM SALA DE AULA
Adelma Barros-Mendes - Juliana da Costa Castro
O LETRAMENTO DIGITAL NA AULA DE LEITURA: REFLEXÕES DA TEORIA À PRÁTICA
Juçara Moreira Teixeira
O LÉXICO EM FOCO: PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DE TEORIAS LEXICAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA
Aline Luiza da Cunha - Aderlande Pereira Ferraz
O LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TEXTOS LITERÁRIOS
Ivonete de Souza Susmickat Aguiar
O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
Luciana Cardoso de Araújo
O PAPEL DA LITERATURA EM SALA DE AULA
Eunice Prudenciano Souza - Karina Torres Machado
O PROCESSOS DE (RE)ESCRITA EM SITUAÇÕES INTERATIVAS DE UM ASSENTAMENTO RURAL
Ondina Maria da Silva Macedo - Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
O RISO COMO ENUNCIADO: UM ESTUDO DISCURSIVO DO ATO DE RIR
Waldênia Klésia Maciel Vargas Sousa - Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA TABELA DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA A AVALIAÇÃO DE TEXTOS ESCOLARES
Dayse Grassi Bernardon
O USO DE PROJETOS NO LETRAMENTO DO SUJEITO SURDO
Andréia Gulielmin Didói - Cátia de Azevedo Fronza
O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Vanda Aparecida Fávero Pino
O USO DO SOFTWARE SCRATCH NA ESCOLA PÚBLICA: DISCUSSÃO DA NOÇÃO DE AUTORIA E REMIXAGEM NA CONTEMPORANEIDADE
Alan PINHEIRO - Lidiany Teotonio RICARTE
OBJETOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO PNLD 2014: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DOS NOVOS LETRAMENTOS
Juliana Vegas Chinaglia
OBSERVAÇÕES MORFOFONOLÓGICAS NA ANÁLISE DOS ACRÔNIMOS DE DUAS LETRAS: UMA VISÃO OTIMALISTA
Bruno Cavalcanti Lima
OLHARES E AÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID EM AULAS DE TEXTO NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA
Hélvio Frank de Oliveira
ORALIDADE E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL “MAROJA NETO”, DE BELÉM (PA), NO PROJETO CÂMARA MIRIM 2013
Tânia Regina do Nascimento Monteiro
OS DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3: ANÁLISE DE TERMOS DA BIOLOGIA
Raquel Moreira Rezende
OS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE TEIXEIRA DE FREITAS, BA
Tiago Pereira Aguiar Susmickati
OS OLHARES DE UMA (RE) LEITURA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
Aline Oliveira da Silva
POEMA VALSINHA DE JOSÉ PAULO PAES: A MEDIAÇÃO REALIZADA PELO PROFESSOR E A RECEPÇÃO DO TEXTO PELOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Helena Borges
POLITICAMENTE (IN)CORRETO: DO LÉXICO PARA OS GÊNEROS DO DISCURSO
Rony Petterson Gomes do Vale
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUAS: O ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
Silvana Aparecida Carvalho do Prado
PONTO DE CONTATO: TRANSFERÊNCIA DA PALATIZAÇÃO DO PORTUGUÊS PARA O INGLÊS
Neliane Raquel Macedo Aquino
PORTFÓLIOS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS D E ESTÁGIO -SABERES E ESCRITA DE SI
Áurea da Silva Pereira
POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO: O ENSINO DE LEITURA E AS PROVAS DE LARGA ESCALA
Carmem Caetano - Ormezinda Ribeiro
PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: ARTIGO DE OPINIÃO
Renata Amaral de Matos Rocha - Laura Lorena Lutkenhaus
PRÁTICAS DE LETRAMENTO E PROTAGONISMO SOCIAL POR SUJEITOS SURDOS
Josiane Junia Facundo
PROBLEMAS DE ALFABETIZAÇÃO OBSERVADOS NO 6.º ANO
Djane do Socorro Pereira Benjamim - Gilcélia Amaral Mendes
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: ELEMENTOS PARA O ENSINO DE LEITURA
Eliamar Godoi - Roberval Montes da Silva
PROCESSOS DE MUDANÇAS LINGUÍSTICAS: UM ESTUDO SOBRE O ITEM “POIS NÃO”
Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo
PROCESSOS SINTÁTICOS EM POEMAS E CANÇÕES “ROMÂNTICAS”: COMPETÊNCIA GRAMATICAL E FENÔMENO LITERÁRIO
Mestre Anderson de Souto - Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA NA REVISTA VEJA
Gesseldo de Brito Freire
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA EXCELENTE POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Valéria Bussola Martins
PROJETO RESIDÊNCIA DOCENTE: ESPAÇO DE AÇÃO/REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rosane Cassia Santos e Campos
REDES SOCIAIS: POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS
Leila Tupinambá Silva
REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Maria do Carmo Cabreira
REFLEXÕES SOBRE A REDUÇÃO ‘ELES>ES’ E A SIMPLIFICAÇÃO DO PARADIGMA FLEXIONAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Elizete Maria de Souza
REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE E AUTONOMIA DE PROFESSORES FORMADOS E EM FORMAÇÃO
Lucimar Araujo Braga
REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, IDENTIDADE E ENSINO NA CIDADE DE ITAIÓPOLIS – SC
Taís Regina Güths
REGULARIDADES E IRREGULARIDADES DA NORMA ORTOGRÁFICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Leda Marques Loth
RELAÇÕES RETÓRICASESTABELECIDAS PELA RETEXTUALIZAÇÃO DE INSERÇÕES PARENTÉTICAS
Monique Bisconsim Ganasin- Geisa Pelissari Silvério
RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA LITERATURA NO ÂMBITO DO PROFLETRAS
Rosemere Ferreira da Silva
RESUMO ESCOLAR NO ENSIMO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO INTEGRAL: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO VIÉS DA SÓCIO-RETÓRICA
Rita Rodrigues de Souza
RETEXTUALIZAÇÃO E TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Carmen Starling Bergamini Grijó - Jairo Venício Carvalhais Oliveira
SEMIÓTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS E LITERATURA DE TRÊS LAGOAS
Valdenildo dos Santos
SINAIS CASEIROS: PONTO DE PARTIDA PARA O LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS E CONSEQUENTE AQUISIÇÃO DE LIBRAS E PORTUGUÊS ESCRITO COMO L2
Elizabeth Reis Teixeira - Ivanete de Freitas Cerqueira
TIC COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL : O BLOG NA SALA DE AULA
Hylea de Camargo Vale
TRABALHANDO ORALIDADE E ESCRITA EM TURMAS DE 6º ANO
Letícia Martins Feitosa Lopes - Iracy de Sousa Pereira Araújo
TRAIR, OMITIR OU INCLUIR? LITERATURA, ESCOLA E CULTURA(S)
Ricardo Horacio Piera Chacón
UM “CONVITE À LEITURA” AOS ALUNOS DO IFBA – CÂMPUS CAMAÇARI
Andrea Barreto Borges de Souza
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO FUNCIONAL COM OBJETIVOS DIDÁTICOS: A ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS TEMPORAIS
Zenalda Viana Neves - Vânia Cristina Casseb-Galvão
UM ESTUDO SOBRE O ALUNO COMO PRODUTOR DE SENTIDO NAS LEITURAS DE COMENTÁRIOS ONLINE
Pâmila de Souza dos Santos - Matheus Henrique Duarte - Helena Maria Ferreira
UM OLHAR DISCURSIVO PARA O TRABALHO DE SCRIPTORS FACE O DIZER DO OUTRO
Hélder Sousa Santos
UMA ABORDAGEM COGNITIVA PARA O ENSINO DO TEXTO DO GÊNERO CRÔNICA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Lúcia Farias da Silva
UMA NOVA LEITURA PARA A TV BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucíola Zacarias Mendes
UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO DOS ENUNCIADOS DA AVALIAÇÃO DO SARESP
Danielli de Cassia Morelli Pedrosa - Camila Concato
UMA PROPOSTA INTERACIONAL PARA O ENSINO DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O DISCURSO DA MÍDIA EM RELAÇÃO À CRIMINALIDADE
Juliana Machado - Roberta Garcia
UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS ATUAIS DA ESCRITA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS
Yara Fernanda Novatzki
USO E SISTEMATIZAÇÃO DAS CLASSES DE PALAVRAS – SUBSTANTIVO E ADJETIVO: A TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICO-GRAMATICAL APLICADA AOS ESTUDOS MORFOLÓGICOS – PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Antonio Cilírio da Silva Neto - Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
VARIAÇÃO ENTRE O PRESENTE DO INDICATIVO E O PRESENTE DO SUBJUNTIVO E SEUS REFLEXOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Idrissa Ribeiro Novo
VIRTUALIDADE, INTERAÇÃO E GÊNERO TEXTUAL: CAMINHOS E ESTRATÉGIAS QUE PERMITEM NOVAS DESCOBERTAS
Flávia Farias de Oliveira - Milena Karine de Souza Wanderley