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Ensino de língua materna

  1. Publicações por Área
  2. Ensino de língua materna

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O estudo de vocabulário. (1a ed.). São Paulo: Cortez Editora, 2021

Área(s): Ensino de língua materna | Outras | Lexicologia |

Apresentação

Quando se quer desenvolver a competência comunicativa dos falantes da língua (em nosso caso específico, dos alunos) objetivo que sempre apresentamos como o prioritário no ensino de Língua Portuguesa como língua materna, é preciso estar ciente de que é fundamental, importante, necessário  desenvolver a competência lexical que faz parte da competência comunicativa.  Como definida neste livro, a competência lexical é representada pelo conjunto de itens lexicais (palavras, expressões idiomáticas) que uma pessoa é capaz de usar tanto ativamente ao produzir textos escritos ou orais, quanto passivamente ao compreender textos também orais e escritos. Essa competência é incrementada pelo aumento do vocabulário que a pessoa é capaz de usar tanto ativamente (quando fala ou escreve) quanto passivamente ou receptivamente na compreensão de textos (quando ouve ou lê). Na verdade, a competência lexical é desenvolvida não só na escola, mas em todos os espaços de vivência de cada um e tal desenvolvimento acontece por toda a vida e não apenas na escola que, todavia, tem um papel relevante no estabelecimento de atitudes importantes para o trato com o léxico da língua, como, por exemplo, o hábito de buscar significados e sentidos de todo e qualquer item lexical com que se depare e de reconhecer que a adequação de um item lexical depende de vários fatores intervenientes em uma interação comunicativa (crenças, actantes na situação de comunicação, quando, onde, variedade linguística como a maior ou menor formalidade, a cortesia envolvida, a linguagem mais ou menos técnica, etc.).  Além disso é preciso lembrar sempre que os itens lexicais mantêm relações entre si (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia / hiponímia), mas também se conectam por fatos diversos como a formação de campos semânticos e campos lexicais, os processos de formação de palavras, a denotação e a conotação, etc. Percebe-se, pois, que o trabalho com o léxico é complexo, mas nesse livro essa complexidade se organiza de modo a que o professor (formal ou informal) consiga ter um controle de tantas elementos ao propor atividades de ensino de vocabulário de modo a alcançar um efetivo desenvolvimento da competência lexical e consequentemente da competência comunicativa. Se a gramática na sintaxe e na morfologia fornece esquemas regulares para composição das sequências linguísticas,  o léxico fornece o material para “preencher” tais esquemas, permitindo milhares de composições. Escolher o esquema e o léxico apropriados para dizer o que se quer com o sentido que se pretende são parte da competência comunicativa.  Vale lembrar ainda que pesquisas têm evidenciado que, quanto maior o vocabulário (conjunto de itens lexicais que alguém domina) de uma pessoa, mais chances ela tem de estar melhor na vida, inclusive em termos de bons trabalhos. Tudo o que dizemos aqui e no interior do livro leva à certeza de que é necessário um trabalho bem estruturado para que os falantes saibam cada vez mais fazer um uso pertinente e competente do léxico. 

Sumário

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ..................................................................................................................................... 13
TÓPICO 1 – Bases para o ensino de vocabulário ................................................................................ 23

Capítulo 1 - Bases para o ensino de vocabulário ................................................................................. 25
1.1. Léxico e vocabulário: competência lexical ..................................................................................... 26
1.2. O que é conhecer uma palavra? ................................................................................................... 28
1.3. A semântica dos itens lexicais: significado e sentido .................................................................... 35
1.3.1. Significado e sentido .................................................................................................................. 35
1.3.2. Como se forma a significação das palavras: o conceito ............................................................ 37
1.4. Princípios básicos para a elaboração de exercícios de vocabulário ............................................. 53
Atividades de avaliação do capítulo 1 .................................................................................................. 57

TÓPICO 2 – Exercícios de vocabulário e relações léxico-semânticas ................................................ 61
Preliminares ......................................................................................................................................... 62

TÓPICO 2.1.
– Polissemia ................................................................................................................... 63

Capítulo 2 – Exercícios sobre diferentes sentidos da mesma palavra ................................................ 63
2.1. Diferentes sentidos da mesma palavra: polissemia ...................................................................... 63
2.2. Exemplos de exercícios sobre diferentes sentidos da mesma palavra.......................................... 67 


TÓPICO 2.2
. – Exercícios de vocabulário e sinonímia ........................................................................ 75
Algumas observações sobre sinonímia ............................................................................................... 75

Capítulo 3 – Exercícios sobre diversas palavras com o mesmo sentido ........... ................................. 79
3.1. Diversas palavras com o mesmo sentido ..................................................................................... 79
3.2. Exemplos de exercícios sobre diversas palavras com o mesmo sentido .................................... 80

Capítulo 4 – Exercícios sobre sentido de palavras .............................................................................. 87
4.1. Sentido de palavras ...................................................................................................................... 87
4.2. Exemplos de exercícios sobre sentido de palavras ..................................................................... 88

Capítulo 5 – Exercícios sobre sentidos de expressões ...................................................................... 93
5.1. As expressões e seus sentidos .................................................................................................... 93
5.2. Exemplos de exercícios sobre sentidos de expressões .............................................................. 94

Capítulo 6 – Exercícios sobre diferenças de sentido entre sinônimos .............................................. 101
6.1. Os sinônimos não têm o mesmo significado .............................................................................. 101
6.2. Análise sêmica ............................................................................................................................ 106
6.3. Exemplos de exercícios sobre diferençasde sentido entre sinônimos ....................... ................ 117
Atividades de avaliação do capítulo 6 ................................................................................................ 129

TÓPICO 2.3
. – Exercícios de vocabulário e outras relações léxico-semânticas ................ ............... 133

Capítulo 7 – Exercícios sobre homônimos .......................................................................................... 133
7.1. Homônimos ................................................................................................................................... 133
7.2. Exemplos de exercícios sobre homônimos ................................................................................... 135

Capítulo 8 – Exercícios Sobre Parônimos ............................................................................................ 141
8.1. Parônimos ...................................................................................................................................... 141
8.2. Exemplos de exercícios sobre parônimos ...................................................................................... 142

Capítulo 9 – Exercícios sobre antônimos .............................................................................................. 149
9.1. Antônimos ....................................................................................................................................... 149
9.2. Exemplos de exercícios sobre antônimos ...................................................................................... 152

Capítulo 10 – Exercícios sobre hiperônimos e hipônimos .................................................................... 159
10.1. Hiperônimos e hipônimos ............................................................................................................ 159
10.2. Exemplos de exercícios sobre hiperônimos e hipônimos ............................................................ 161

TÓPICO 3
– Léxico e outros fatos semânticos .................................................................................... 165

Capítulo 11 – Exercícios de vocabulário e outros fatos semânticos relacionados ao léxico:
denotação e conotação; sentido geral e específico; campos lexicais ................................................... 167
11.1. Exercícios sobre denotação e conotação ..................................................................................... 167
11.1.1. Denotação e conotação .............................................................................................................. 167
11.1.2. Exemplos de exercícios sobre denotação e conotação .............................................................. 172
11.2. Exercícios sobre sentido geral e específico ................................................................................... 176
11.2.1. Sentido geral e específico ........................................................................................................... 176
11.2.2. Exemplos de exercícios sobre sentido geral e específico ........................................................... 178
11.3. Exercícios sobre campos lexicais ................................................................................................... 183
11.3.1. Campos lexicais ........................................................................................................................... 183
11.3.2. Exemplos de exercícios sobre campos lexicais .......................................................................... 184

TÓPICO 4
– Formação de palavras e exercícios de vocabulário ........................................................... 193

Capítulo 12 – Exercícios de vocabulário sobre formação de palavras .................................................... 195
Preliminares ............................................................................................................................................. 195
12.1. Morfemas na formação de palavras ................................................................................................ 200
12.2. Derivação ......................................................................................................................................... 202
12.2.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por derivação prefixal ............................... 205
12.2.2. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por derivação sufixal ................................. 212
12.3. Composição ...................................................................................................................................... 221
12.3.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por composição ......................................... 222
12.4. Outros processos de formação de palavras ..................................................................................... 232
12.4.1. Redução ou abreviação ................................................................................................................. 232
12.4.1.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por redução ou abreviação ..................... 234
12.4.2. Siglas .............................................................................................. ............................................... 236
12.4.2.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por siglas ................................................. 239
12.4.3. Cruzamento vocabular ou amálgama ............................................................................................. 242
12.4.3.1. Exemplos de exercícios sobreformação de palavras por cruzamentovocabular ou amálgama .. 245
12.4.4. Reduplicação .................................................................................................................................. 247
12.4.4.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por reduplicação ...................................... 248
12.4.5. Onomatopeia ................................................................................................................................... 249
12.4.5.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por onomatopeia ...................................... 252

TÓPICO 5
– Exercícios de vocabulário e aspectos sintáticos .................................................................... 257
Preliminares ................................................................................................................................................ 258

Capítulo 13 – Exercícios de vocabulário e alguns aspectos sintáticos ...................................................... 259
13.1. Exercícios sobre a nominalização ..................................................................................................... 259
13.1.1. Nominalização ................................................................................................................................ 259
13.1.2. Exemplos de exercícios sobre nominalização ................................................................................ 262
13.2. Exercícios sobre verbos de ligação ................................................................................................... 264
13.2.1. Verbos de ligação ........................................................................................................................... 264
13.2.2. Exemplos de exercícios sobre verbos de ligação .......................................................................... 265
13.3. Exercícios sobre verbos dicendi ........................................................................................................ 267
13.3.1. Verbos dicendi ................................................................................................................................ 267
13.3.2. Exemplos de exercícios sobre verbos dicendi ............................................................................... 270

TÓPICO 6
– Funções textuais-discursivas de itens lexicais ...................................................................... 277
Preliminares ................................................................................................................................................ 278

Capítulo 14 – Exercícios de vocabulário e funções textuais-discursivas de itens lexicais ......................... 279
14.1. Exercícios sobre modalizadores ........................................................................................ ............... 279
14.1.1. Modalidades e modalizadores ........................................................................................................ 279
14.1.2. Exemplos de exercícios sobre modalizadores ............................................................................... 282
14.2. Exercícios sobre operadores discursivos .......................................................................................... 287
14.2.1. Operadores discursivos .................................................................................................................. 287
14.2.2. Exemplos de exercícios sobre operadores discursivos .................................................................. 288
14.3. Exercícios sobre operadores argumentativos .................................................................................... 291
14.3.1. Operadores argumentativos ............................................................................................................ 291
14.3.2. Exemplos de exercícios sobre operadores argumentativos ............................................................ 292

TÓPICO 7
– Exercícios de vocabulário e alguns fatos sociais .................................................................... 299
Preliminares ................................................................................................................................................. 300

Capítulo 15 – Léxico e fatos sociais ............................................................................................................. 301
15.1. Exercícios sobre estrangeirismos ........................................................................................................ 301
15.1.1. Estrangeirismos ................................................................................................................................ 301
15.1.2. Exemplos de exercícios sobre estrangeirismos ............................................................................... 303
15.2. Exercícios sobre léxico e variedades linguísticas (dialetos, registros e modalidades) ....................... 307
15.2.1. Léxico e variedades linguísticas ...................................................................................................... 307
15.2.2. Exemplos de exercícios sobre léxico e variedades linguísticas ....................................................... 312

TÓPICO 8
– Onde buscar o significado e os sentidos dos itens lexicais ..................................................... 321

Capítulo 16 – Uso do dicionário e utilização do cotexto e do contexto para saber o
significado e o sentido das palavras ............................................................................................................. 323
Preliminares .................................................................................................................................................. 323
16.1. Exemplos de exercícios sobre o uso do dicionário .............................................................................. 325
16.2. Exemplos de exercícios sobre a utilização do cotexto e do contexto para saber o significado ........... 332

TÓPICO 9
– Uso adequado dos itens lexicais .............................................................................................. 337

Capítulo 17 – Exercícios sobre precisão e imprecisão vocabular ................................................................. 339
17.1. Precisão e imprecisão vocabular .......................................................................................................... 339
17.2. Exemplos de exercícios sobre precisão e imprecisão vocabular .......................................................... 341
Considerações finais ...................................................................................................................................... 347
Respostas das atividades de avaliação ......................................................................................................... 352
Referências .................................................................................................................................................... 356

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Conferência de abertura para o IX SIELP: O Ensino da Língua Portuguesa face aos desafios do Século XXI. IX Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (IX SIELP): O Ensino de Língua Portuguesa Face aos Desafios do Século XXI (Evento on line). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Instituto de Letras e Linguística (ILEEL); Braga: Universidade do Minho (UMinho) / Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, 01/12/2021: 19 páginas. Cópia de inédito. 

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O que é inovação do/no ensino de Língua Portuguesa. In BRAVIN, Ângela et al. (org) Anais do IV Seminário de Línguas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Ensino de Línguas e Inovação: convergências e divergências. Rio de Janeiro / Seropédica: UFRRJ, 2019. p. 7-28

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Língua Portuguesa nas duas primeiras décadas do século XXI. Revista Policromias, v.4, n⁰ 2, dez./2019, p. 360 - 394. In AGUIAR, Maycon Silva e SANTOS, Leonor Werneck. (org.) Dossiês: Ensino de Língua Portuguesa nas duas primeira décadas do século XXI.  Páginas da entrevista de Travaglia, Luiz Carlos: 375-383.  https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/issue/view/1381/showToc

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipologia textual e ensino de língua. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia: UFU/ILEEL, vol. 12, n. 3, jul. - set. 2018, p. 1336-1400.  ISSN 1980-5799.   DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-1.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A complexidade da língua, as muitas teorias linguísticas e o ensino. In BASTOS, Neuza Barbosa (org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC: IP-PUC-SP, 2018. p. 201-212. ISBN: 9788528306033

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística textual: da teoria à prática de ensino - Contribuições de Ingedore Koch. In SOUZA, Edson Rosa Francisco; PENHAVEL, Eduardo e CINTRA, Marcos Rogério (orgs.). Linguística textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez, 2017. p. 513-528. 

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Letramento e conhecimento linguístico-gramatical sobre gêneros. Revista Prâksis. Língua, Literatura, Cultura e Ensino. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, a.14, v. 2. p. 29-38  (jul./dez.2017) –  ISSN 2448-1939 e 1807-1112. Disponível em <http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1255 >. Acesso em: 19 aug. 2017. 

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Referência bibliográfica...
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Fatos pertinentes para o trabalho com a tipologia textual no ensino de língua. In MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIOKONIS, Aparecida Lino e ELIAS, Vanda Maria (org). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. p 69-89.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O ensino de vocabulário e sua importância. In BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa e lusofonia: história, cultura, e sociedade. São Paulo: EDUC: IP-PUCSP, 2016. p. 211-232.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 87-107. ISBN: 978-85-7244-954-0.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Letramento e conhecimento linguístico. Letras & Letras. Uberlândia: Instituto de Letras e Linguística / Universidade Federal de Uberlândia, v.31, n.3, p. 158-172, (jul./dez. 2015) – ISSN 1981-5239.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e sua avaliação. In INEP (org.). Avaliações da educação básica em debate: ensino e matrizes curriculares de referência. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. p.219-247 . ISBN: 978-85-7863-029-4.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos . As presenças do texto em sala de aula. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - SIELP, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2. p. 1-21. ISSN 2237-8758.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O que é um ensino de Língua Portuguesa centrado nos gêneros?. In Anais do SIELP. Volume 1, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2011. p.509-519. ISSN 2237-8758.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti (orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo: Terracota, 2011. p. 67-95.

Área(s): Ensino de língua materna |

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. A contribuição da(s) teoria(s) do texto para ensino In BENTES, Anna Christina e LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. p.315-353.

Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna |

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Área(s): Ensino de língua materna |

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2006). Ensino de gramática e identidade: estabelecimento e apagamento. In BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa - Reflexões lusófonas. São Paulo: Editora PUC-SP/EDUC, 2006. p. 261- 275.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2002). “Tipos, gêneros e subtipos textuais e o ensino de língua materna” in BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa (org.).  Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC / PUC-SP, 2002: 201-214.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos . Para que ensinar teoria gramatical. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 135-231, 2002. ISSN/ISBN: 01040588.

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in BASTOS, Neusa Barbosa (Org.)  Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo:  IP – PUC/SP, 2000: 59-70.

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1997). “Ensino de gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida” in HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma sociedade leitora. Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de Passo Fundo), 1999: 237-242.

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos . Ensino de língua materna - Gramática e texto: alguma diferença? Letras & Letras, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 171-179, 1998. ISSN/ISBN: 01023527.

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos . Tipologia textual e o ensino da produção de textos. In: XI Encontro Nacional de Professores de Português, 1996, Natal. Anais do XI Encontro Nacional de Professores de Português. Natal : Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, 1996. p. 103-117.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Ensino de gramática numa perspectiva textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina Queiroz (org.) (1996). O ensino de língua portuguesa 2º grau. Uberlândia: EDUFU, 1996: 107-156.(Texto escrito em 1993).

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1995). "Integração entre ensino de gramática e ensino de produção/compreensão de textos e de léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995) "Flores verbais - Uma miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro Bomfim no seu 70º aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1995: 103- 119.

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Universidade e educação lingüística. Revista da Unicsul, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 85-98, 1998. ISSN/ISBN: 14141892.

Área(s): Ensino de língua materna |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, M. H. S.; PINTO, M. T. F. A. Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. 1a. ed. Porto Alegre / Uberlândia: Mercado Aberto / Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1984. v. 1. 160 p. 4ª Edição: 2007.

Área(s): Ensino de língua materna |

Apresentação

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA é uma obra de interesse para todos que trabalham com o ensino da Língua Portuguesa em todos os níveis. De maneira clara, os autores expõem a teoria que sustenta toda a prática da metodologia de ensino que apresentam e discutem, oferecendo aos professores mais um instrumento de orientação para sua prática em sala de aula com farta exemplificação. São atividades próprias para o trabalho com “gramática de uso”, buscando o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, por meio da utilização de recursos da língua em construções para a composição de textos a serem usados na interação lingüística.
O livro responde a dificuldades encontradas por professores ao utilizar o método estrutural no ensino da Língua Portuguesa como primeira língua ou língua materna, discutindo o que, o quando e o como ensinar e que tipo de habilidades lingüísticas o método é capaz de desenvolver.

Sumário

Sumário

NOTA PRÉVIA À 48 EDIÇÃO POR MUDANÇAS NO ENSINO DA LÍNGUA
(PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO)
NOTA PRÉVIA À 18 EDIÇÃO ABREVIATURAS E SÍMBOLOS 1- INTRODUÇÃO 2 -BASES DO MÉTODO

2.1 BASES LINGÜÍSTICAS
2.1.1 O método estrutural
2.1.2 Variação lingüística
2.1.3 Língua oral e língua escrita
2.1.4 Conceito de estrutura
2.1.5 Análise da língua
2.1.6 Conceito de gramática
2.2 BASES PSICOLÓGICAS
2.2.1 Tipos de aprendizagem
2.2.2 Princípios psicológicos básicos do método estrutural
2.3 BASES PEDAGÓGICAS
2.3.1 Objetivos
2.3.2 A escolha das estruturas a treinar
2.3.3 Princípio da economia
2.3.4 O estrutural como método global
2.3.5 A questão das variações lingüísticas
2.3.6 Progressão
2.3.7 Papel do professor e do aluno dentro do método estrutural
3 -TIPOS DE EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS 3.1 EXERCÍCIOS DE REPETIÇÃO
3.1.1 Repetição simples
3.1.2 Repetição regressiva
3.1.3 Repetição com adição
3.2 EXERCÍCIOS DE SUBSTITUIÇÃO
3.2.1 Substituição simples
3.2.2 Substituição dupla
3.2.3 Substituição tripla
3.2.4 Substituição com expansão ou redução
3.3 EXERCÍCIOS DE TRANSFORMAÇÃO
3.3.1 Transformação por adição ou ampliação
3.3.2 Transformação por redução
3.3.3 Transformação por transposição
3.4 ESTRUTURAS DIALOGAIS 3.5 COMPLETAMENTO 4 -CARACTERÍSTICAS DOS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS 4.1 SIMPLICIDADE
4.2 V ARIEDADE E QUANTIDADE
4.3 PROGRESSÃO
4.4 PREOCUPAÇÃO COM AS OPOSIÇÕES
4.5 SITUACIONALIDADES

5 - O TRABALHO COM OS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS
5.1 O LEVANTAMENTO DOS ELEMENTOS E PROBLEMAS A TRATAR 5.2 A COMPOSIÇÃO DOS EXERCÍCIOS 5.3 A INTEGRAÇÃO DOS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS
5.3.1 Preliminares
5.3.2 Integração à unidade e ao método
5.4 TÉCNICA DE TREINAMENTO 6 - O ENSINO DE VOCABULÁRIO PELO MÉTODO ESTRUTURAL 7 - OS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística textual: da teoria à prática de ensino  - Contribuições de Ingedore Koch. In SOUZA, Edson Rosa Francisco, PENHAVEL, Eduardo e CINTRA, Marcos Rogério (orgs.). Linguística Textual: interfaces e delimitações – Homenagem a Ingedore Grunfeld Villaça Koch. São Paulo: Cortez, 2017. P. 518-528. ISBN: 9788524925757

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