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Livros

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O estudo de vocabulário. (1a ed.). São Paulo: Cortez Editora, 2021

Área(s): Ensino de língua materna | Outras | Lexicologia |

Apresentação

Quando se quer desenvolver a competência comunicativa dos falantes da língua (em nosso caso específico, dos alunos) objetivo que sempre apresentamos como o prioritário no ensino de Língua Portuguesa como língua materna, é preciso estar ciente de que é fundamental, importante, necessário  desenvolver a competência lexical que faz parte da competência comunicativa.  Como definida neste livro, a competência lexical é representada pelo conjunto de itens lexicais (palavras, expressões idiomáticas) que uma pessoa é capaz de usar tanto ativamente ao produzir textos escritos ou orais, quanto passivamente ao compreender textos também orais e escritos. Essa competência é incrementada pelo aumento do vocabulário que a pessoa é capaz de usar tanto ativamente (quando fala ou escreve) quanto passivamente ou receptivamente na compreensão de textos (quando ouve ou lê). Na verdade, a competência lexical é desenvolvida não só na escola, mas em todos os espaços de vivência de cada um e tal desenvolvimento acontece por toda a vida e não apenas na escola que, todavia, tem um papel relevante no estabelecimento de atitudes importantes para o trato com o léxico da língua, como, por exemplo, o hábito de buscar significados e sentidos de todo e qualquer item lexical com que se depare e de reconhecer que a adequação de um item lexical depende de vários fatores intervenientes em uma interação comunicativa (crenças, actantes na situação de comunicação, quando, onde, variedade linguística como a maior ou menor formalidade, a cortesia envolvida, a linguagem mais ou menos técnica, etc.).  Além disso é preciso lembrar sempre que os itens lexicais mantêm relações entre si (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia / hiponímia), mas também se conectam por fatos diversos como a formação de campos semânticos e campos lexicais, os processos de formação de palavras, a denotação e a conotação, etc. Percebe-se, pois, que o trabalho com o léxico é complexo, mas nesse livro essa complexidade se organiza de modo a que o professor (formal ou informal) consiga ter um controle de tantas elementos ao propor atividades de ensino de vocabulário de modo a alcançar um efetivo desenvolvimento da competência lexical e consequentemente da competência comunicativa. Se a gramática na sintaxe e na morfologia fornece esquemas regulares para composição das sequências linguísticas,  o léxico fornece o material para “preencher” tais esquemas, permitindo milhares de composições. Escolher o esquema e o léxico apropriados para dizer o que se quer com o sentido que se pretende são parte da competência comunicativa.  Vale lembrar ainda que pesquisas têm evidenciado que, quanto maior o vocabulário (conjunto de itens lexicais que alguém domina) de uma pessoa, mais chances ela tem de estar melhor na vida, inclusive em termos de bons trabalhos. Tudo o que dizemos aqui e no interior do livro leva à certeza de que é necessário um trabalho bem estruturado para que os falantes saibam cada vez mais fazer um uso pertinente e competente do léxico. 

Sumário

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ..................................................................................................................................... 13
TÓPICO 1 – Bases para o ensino de vocabulário ................................................................................ 23

Capítulo 1 - Bases para o ensino de vocabulário ................................................................................. 25
1.1. Léxico e vocabulário: competência lexical ..................................................................................... 26
1.2. O que é conhecer uma palavra? ................................................................................................... 28
1.3. A semântica dos itens lexicais: significado e sentido .................................................................... 35
1.3.1. Significado e sentido .................................................................................................................. 35
1.3.2. Como se forma a significação das palavras: o conceito ............................................................ 37
1.4. Princípios básicos para a elaboração de exercícios de vocabulário ............................................. 53
Atividades de avaliação do capítulo 1 .................................................................................................. 57

TÓPICO 2 – Exercícios de vocabulário e relações léxico-semânticas ................................................ 61
Preliminares ......................................................................................................................................... 62

TÓPICO 2.1.
– Polissemia ................................................................................................................... 63

Capítulo 2 – Exercícios sobre diferentes sentidos da mesma palavra ................................................ 63
2.1. Diferentes sentidos da mesma palavra: polissemia ...................................................................... 63
2.2. Exemplos de exercícios sobre diferentes sentidos da mesma palavra.......................................... 67 


TÓPICO 2.2
. – Exercícios de vocabulário e sinonímia ........................................................................ 75
Algumas observações sobre sinonímia ............................................................................................... 75

Capítulo 3 – Exercícios sobre diversas palavras com o mesmo sentido ........... ................................. 79
3.1. Diversas palavras com o mesmo sentido ..................................................................................... 79
3.2. Exemplos de exercícios sobre diversas palavras com o mesmo sentido .................................... 80

Capítulo 4 – Exercícios sobre sentido de palavras .............................................................................. 87
4.1. Sentido de palavras ...................................................................................................................... 87
4.2. Exemplos de exercícios sobre sentido de palavras ..................................................................... 88

Capítulo 5 – Exercícios sobre sentidos de expressões ...................................................................... 93
5.1. As expressões e seus sentidos .................................................................................................... 93
5.2. Exemplos de exercícios sobre sentidos de expressões .............................................................. 94

Capítulo 6 – Exercícios sobre diferenças de sentido entre sinônimos .............................................. 101
6.1. Os sinônimos não têm o mesmo significado .............................................................................. 101
6.2. Análise sêmica ............................................................................................................................ 106
6.3. Exemplos de exercícios sobre diferençasde sentido entre sinônimos ....................... ................ 117
Atividades de avaliação do capítulo 6 ................................................................................................ 129

TÓPICO 2.3
. – Exercícios de vocabulário e outras relações léxico-semânticas ................ ............... 133

Capítulo 7 – Exercícios sobre homônimos .......................................................................................... 133
7.1. Homônimos ................................................................................................................................... 133
7.2. Exemplos de exercícios sobre homônimos ................................................................................... 135

Capítulo 8 – Exercícios Sobre Parônimos ............................................................................................ 141
8.1. Parônimos ...................................................................................................................................... 141
8.2. Exemplos de exercícios sobre parônimos ...................................................................................... 142

Capítulo 9 – Exercícios sobre antônimos .............................................................................................. 149
9.1. Antônimos ....................................................................................................................................... 149
9.2. Exemplos de exercícios sobre antônimos ...................................................................................... 152

Capítulo 10 – Exercícios sobre hiperônimos e hipônimos .................................................................... 159
10.1. Hiperônimos e hipônimos ............................................................................................................ 159
10.2. Exemplos de exercícios sobre hiperônimos e hipônimos ............................................................ 161

TÓPICO 3
– Léxico e outros fatos semânticos .................................................................................... 165

Capítulo 11 – Exercícios de vocabulário e outros fatos semânticos relacionados ao léxico:
denotação e conotação; sentido geral e específico; campos lexicais ................................................... 167
11.1. Exercícios sobre denotação e conotação ..................................................................................... 167
11.1.1. Denotação e conotação .............................................................................................................. 167
11.1.2. Exemplos de exercícios sobre denotação e conotação .............................................................. 172
11.2. Exercícios sobre sentido geral e específico ................................................................................... 176
11.2.1. Sentido geral e específico ........................................................................................................... 176
11.2.2. Exemplos de exercícios sobre sentido geral e específico ........................................................... 178
11.3. Exercícios sobre campos lexicais ................................................................................................... 183
11.3.1. Campos lexicais ........................................................................................................................... 183
11.3.2. Exemplos de exercícios sobre campos lexicais .......................................................................... 184

TÓPICO 4
– Formação de palavras e exercícios de vocabulário ........................................................... 193

Capítulo 12 – Exercícios de vocabulário sobre formação de palavras .................................................... 195
Preliminares ............................................................................................................................................. 195
12.1. Morfemas na formação de palavras ................................................................................................ 200
12.2. Derivação ......................................................................................................................................... 202
12.2.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por derivação prefixal ............................... 205
12.2.2. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por derivação sufixal ................................. 212
12.3. Composição ...................................................................................................................................... 221
12.3.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por composição ......................................... 222
12.4. Outros processos de formação de palavras ..................................................................................... 232
12.4.1. Redução ou abreviação ................................................................................................................. 232
12.4.1.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por redução ou abreviação ..................... 234
12.4.2. Siglas .............................................................................................. ............................................... 236
12.4.2.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por siglas ................................................. 239
12.4.3. Cruzamento vocabular ou amálgama ............................................................................................. 242
12.4.3.1. Exemplos de exercícios sobreformação de palavras por cruzamentovocabular ou amálgama .. 245
12.4.4. Reduplicação .................................................................................................................................. 247
12.4.4.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por reduplicação ...................................... 248
12.4.5. Onomatopeia ................................................................................................................................... 249
12.4.5.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por onomatopeia ...................................... 252

TÓPICO 5
– Exercícios de vocabulário e aspectos sintáticos .................................................................... 257
Preliminares ................................................................................................................................................ 258

Capítulo 13 – Exercícios de vocabulário e alguns aspectos sintáticos ...................................................... 259
13.1. Exercícios sobre a nominalização ..................................................................................................... 259
13.1.1. Nominalização ................................................................................................................................ 259
13.1.2. Exemplos de exercícios sobre nominalização ................................................................................ 262
13.2. Exercícios sobre verbos de ligação ................................................................................................... 264
13.2.1. Verbos de ligação ........................................................................................................................... 264
13.2.2. Exemplos de exercícios sobre verbos de ligação .......................................................................... 265
13.3. Exercícios sobre verbos dicendi ........................................................................................................ 267
13.3.1. Verbos dicendi ................................................................................................................................ 267
13.3.2. Exemplos de exercícios sobre verbos dicendi ............................................................................... 270

TÓPICO 6
– Funções textuais-discursivas de itens lexicais ...................................................................... 277
Preliminares ................................................................................................................................................ 278

Capítulo 14 – Exercícios de vocabulário e funções textuais-discursivas de itens lexicais ......................... 279
14.1. Exercícios sobre modalizadores ........................................................................................ ............... 279
14.1.1. Modalidades e modalizadores ........................................................................................................ 279
14.1.2. Exemplos de exercícios sobre modalizadores ............................................................................... 282
14.2. Exercícios sobre operadores discursivos .......................................................................................... 287
14.2.1. Operadores discursivos .................................................................................................................. 287
14.2.2. Exemplos de exercícios sobre operadores discursivos .................................................................. 288
14.3. Exercícios sobre operadores argumentativos .................................................................................... 291
14.3.1. Operadores argumentativos ............................................................................................................ 291
14.3.2. Exemplos de exercícios sobre operadores argumentativos ............................................................ 292

TÓPICO 7
– Exercícios de vocabulário e alguns fatos sociais .................................................................... 299
Preliminares ................................................................................................................................................. 300

Capítulo 15 – Léxico e fatos sociais ............................................................................................................. 301
15.1. Exercícios sobre estrangeirismos ........................................................................................................ 301
15.1.1. Estrangeirismos ................................................................................................................................ 301
15.1.2. Exemplos de exercícios sobre estrangeirismos ............................................................................... 303
15.2. Exercícios sobre léxico e variedades linguísticas (dialetos, registros e modalidades) ....................... 307
15.2.1. Léxico e variedades linguísticas ...................................................................................................... 307
15.2.2. Exemplos de exercícios sobre léxico e variedades linguísticas ....................................................... 312

TÓPICO 8
– Onde buscar o significado e os sentidos dos itens lexicais ..................................................... 321

Capítulo 16 – Uso do dicionário e utilização do cotexto e do contexto para saber o
significado e o sentido das palavras ............................................................................................................. 323
Preliminares .................................................................................................................................................. 323
16.1. Exemplos de exercícios sobre o uso do dicionário .............................................................................. 325
16.2. Exemplos de exercícios sobre a utilização do cotexto e do contexto para saber o significado ........... 332

TÓPICO 9
– Uso adequado dos itens lexicais .............................................................................................. 337

Capítulo 17 – Exercícios sobre precisão e imprecisão vocabular ................................................................. 339
17.1. Precisão e imprecisão vocabular .......................................................................................................... 339
17.2. Exemplos de exercícios sobre precisão e imprecisão vocabular .......................................................... 341
Considerações finais ...................................................................................................................................... 347
Respostas das atividades de avaliação ......................................................................................................... 352
Referências .................................................................................................................................................... 356

Como comprar

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Travaglia, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção biblioteca básica de alfabetização e letramento) - ISBN 978-85-249-2112-4

Área(s): Gramática |

Apresentação

Apresentação

Este livro busca orientar o professor sobre como fazer o ensino de gramática nas séries iniciais do Ensino Fundamental com foco em uma alfabetização e letramento mais efetivos. O autor parte de princípios básicos para o ensino em geral, apresenta opções fundamentais para o ensino de língua materna e de gramática e termina com a prática de sala de aula por meio do que ele chama de “projetos” – atividades sobre tópicos diversos, elaboradas com base em textos de fontes e gêneros diferentes. Sem dúvida, uma proposta que mostra como o ensino de gramática, mediante o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos, pode ser essencial à alfabetização e ao letramento.

Sumário

Sumário

Introdução
Livros sugeridos para ações literárias

Capítulo 1
Alguns pontos básicos no ensino de Língua materna e sua relação com o ensino de gramática
Para além da sala de aula
Livros sugeridos para ações literárias

Capítulo 2
Conhecimentos linguísticos: o que ensinar e como ensinar – Trabalhando com projetos
2.1 – O que trabalhar
2.2 – Como trabalhar
Para além da sala de aula
Livros sugeridos para ações literárias

Capítulo 3
Exemplificando os projetos a partir de textos
3.1 Os textos
3.2 Exercícios
3.2.1 Atividades organizadas a partir de um recurso específico
3.2.2 Atividades organizadas a partir de um tipo de recurso
3.2.3 Atividades organizadas a partir de uma instrução de sentido
3.2.4 Atividades organizadas a partir de uma ação feita com o recurso ou uma função do mesmo
3.2.5 Outros
Para além da sala de aula
Língua oral e Língua escrita
Livros sugeridos para ações literárias

CAPÍTULO 4
O ensino de vocabulário
Para além da sala de aula:
Ensino de vocabulário
Livros sugeridos para ações literárias
PALAVRAS FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
ANEXOS
BIOGRAFIA

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação - Uma proposta para o ensino de gramática. 1a.. ed. São Paulo: Cortez, 1996. v. 1. 245 p. ISBN: 978-85-249-0982-5. 13a. Edição: 2009.

Área(s): Gramática |

Apresentação

Apresentação

Este livro contém uma proposta para o ensino de gramática nas aulas de Português do 1º e 2º graus, com fundamentos teóricos e farta exemplificação, respondendo a perguntas como:
- Para que ensinar gramática?
- O que ensinar nas aulas de gramática?
- Como ensinar gramática?
- Como integrar o ensino de gramática ao ensino de produção/compreensão de textos e ao ensino de vocabulário? Para responder a tais perguntas propõem-se e inter-relacionam-se concepções de linguagem e gramática e tipos de gramática e tipos de atividades no ensino de gramática, integrando-se de modo capaz de desenvolver a competência comunicativa do aluno e outras habilidades tais como raciocínio científico, preparando-o efetivamente para a vida. Gramática e interação é, portanto, uma obra indispensável para os professores de Português que querem desenvolver um trabalho de fato pertinente em suas aulas."

Sumário

Introdução

Parte 1. Questões fundamentais para o ensino de gramática

1- Objetivos do ensino de língua materna

2 - Concepções de linguagem

3 - Concepção de gramática
3.1 - Conceito de gramática
3.2 - Tipos de gramática

4 - Tipos de ensino de língua

5 - A variação lingüística e o ensino de língua materna
5.1. Variação dialetal
5.2. Variações de registro

6 - O texto e o discurso

Parte 2. O ensino de gramática

7 - Como tem sido o ensino de gramática nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil

8 - Uma proposta para o ensino de gramática

9 - A gramática de uso

10 - A gramática reflexiva

11 - Exemplos de trabalho com gramática reflexiva

12 - A gramática teórica

13 - A gramática normativa

Conclusão

Referências bibliográficas

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O aspecto verbal no Português: A categoria e sua expressão. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1981. v. 1. 352 p. ISBN: 8570780060. 4ª Edição: 2006.

Área(s): Verbo |

Apresentação

Prezado leitor, o verbo é sem dúvida a classe de palavras de maior importância para a constituição de frases e textos e, portanto, para a comunicação. Por isto, conhecer suas propriedades e possibilidades significativas é de extrema importância para o uso da língua. Neste livro, com farta exemplificação, você aprenderá muito sobre uma categoria do verbo que é pouco estudada: o ASPECTO. Assim, estará apto a exprimir e compreender melhor as nuanças de significação relacionadas com a duração e as fases das situações expressas pelos verbos, bem como as possibilidades de sentido relacionadas a estas noções aspectuais, utilizando melhor a língua na produção e compreensão de textos.
Este livro é de grande interesse para todos que trabalham com o texto falado e escrito (professores, jornalistas e outros), para os que se interessam pelo estudo do verbo no Português, e, pelas posições tomadas pelo autor na teorização geral sobre o aspecto, também para aqueles que pretendem estudar esta categoria em qualquer língua. Uma consulta ao sumário permitirá verificar os diversos e interessantes tópicos abordados.

Sumário

SUMÁRIO

LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS

INTRODUÇÃO

PARTE 1

1- Colocações e estudos existentes sobre aspecto no português
1.1 Preliminares

1.2 - Referências indiretas
1.2.1 Aspectos não referidos - O inceptivo
1.2.2 Durativo
1.2.3 Indeterminado
1.2.4 Iterativo
1.2.5 Habitual
1.2.6 Pontual
1.2.7 Cursivo
1.2.8 Não-acabado ou começado
1.2.9 Acabado

1.3 - Referências diretas
1.3.1 SAID ALI (1971)
1.3.2 CUNHA (1975)
1.3.3 AZEVEOO FILHO (1975)
1.3.4 BECHARA (1977)
1.3.5 LUFT (1976)
1.3.6 PONTES (1972)
1.3.7GARCIA (1976)
1.3.8 CÂMARA]R. (1970, 1974a, 1974b)
1.3.9 CASTILHO (1967)
1.3.10 Outros autores

2 - O conceito de aspecto e as noções aspectuais
2.1- O conceito de aspecto
2.2 - Noções aspectuais
2.2.1 Preliminares
2.2.2 Noções aspectuais
2.2.2.1 Duração e pontualidade
2.2.2.2 Fases

2.3 - Noções não-aspectuais, mas geralmente ligadas ao aspecto
2.3.1 Preliminares
2.3.2 Habitualidade
2.3.3 Incoação
2.3.4 Progressividade
2.3.5 Resultatividade -1 ou permansividade
2.3.6 Resultatividade - 2
2.3.7 Cessamento
2.3.8 Experenciamento

3 - Tipos de situações

3.1- Verbos télicos e atélicos
3.2 - Situação dinâmica e estática
3.3 - Situação narrada e situação referencial

4 - O quadro aspectual do português
4.1 - Da impropriedade de um quadro de aspectos compostos
4.1.1 Preliminares
4.1.2 Os aspectos compostos

4.2 O quadro aspectual do Português
4.2.1 Preliminares
4.2.2 Perfectivo
4.2.3 bnperfectivo
4.2.4 Durativo
4.2.5 Indeterminado
4.2.6 Iterativo
4.2.7 Habitual
4.2.8 Pontual
4.2.9 Não-começado
4.2.10 Não-acabado ou começado
4.2.11 Acabado
4.2.12 Inceptivo
4.2.13 Cursivo
4.2.14 Terminativo
4.2.15 Não-aspecto

4.3 - A atualização do aspecto

5 - Relações entre aspectos
5.1 Relações entre aspectos do mesmo grupo de distinções aspectuais
5.2 Relações entre aspectos de diferentes grupos de distinções aspectuais
5.2.1 Imperfectivo e inceptivo, cusrivo e terminativo
5.2.2 Perfectivo e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.3 Imperfectivo e não-começado, começado e acabado
5.2.4 Perfectivo e não começado, começado e acabado
5.2.5 Imperfectivo / perfectivo e os aspectos caracterizados pela duração e pontualidade
5.2.6 Acabado e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.7 Começado e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.8 Não-começado e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.9 Pontual e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.10 Habitual e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.11 Iterativo e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.12 Indeterminado e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.13 Durativo e inceptivo, cursivo e terminativo
5.2.14 Pontual e acabado, começado e não-começado
5.2.15 Habitual e acabado, começado e não-começado
5.2.16 Iterativo e acabado, começado e não-começado
5.2.17 Indeterminado e acabado, começado e não-começado
5.2.18 Durativo e acabado, começado e não-começado
5.3 A distinção entre situação narrada e referencial e a análise aspectual

6 - O aspecto nos nomes

PARTE 2

Preliminares aos capítulos da 2ª parte

7 - expressão do aspecto pelas flexões verbais
7.1 Observações gerais
7.2 - Presente do indicativo
7.3 - Pretéritos imperfeitos e perfeito do indicativo
7.4 - Pretérito mais-que-perfeitto do indicativo
7.5 - Futuro do presente e futuro do pretérito
7.6 - O Imperativo
7.7 - Tempos flexionais do subjuntivo
7.8 - Formas nominais
7.8.1- Infinitivo
7.8.2 - Gerúndio
7.8.3 - Particípio

8 - Expressão do aspecto pelas perífrases verbais

8.1-0bservações gerais

8.2 - As perífrases de TER e HAVER
8.2.1- A perífrase TER + PARTICÍPIO
8.2.2 - A perífrase HAVER + PARTICÍPIO
8.2.3 - A perífrase TER + PARTICÍPIO (variável)

8.3 - As perífrases de ESTAR
8.3.1- As perífrases ESTAR + POR + INFINITIVO, ESTAR + PARA + INFINITIVO, ESTAR + EM + INFINITIVO
8.3.2 - As perífrases ESTAR + GERÚNDIO e ESTAR + A + INFINITIVO
8.3.3. - As perífrases ESTAR + PARTICÍPIO

8.4 - As perífrases de IR
8.4.1- A perífrase IR + INFINITIVO
8.4.2 - A perífrase IR + GERúNDIO

8.5 - As perífrases de VIR
8.5.1- A perífrase VIR + INFINITIVO
8.5.2 - A perífrase VIR + A + INFINITIVO
8.5.3 - A perífrase VIR + DE + INFINITIVO
8.5.4 - A perífrase VIR + GERÚNDIO

8.6 - As perífrases iterativas e habituais
8.6.1 - As perífrases ANDAR + GERÚNDIO e ANDAR + A + INFINITIVO
8.6.2 - As perífrases VIVER + GERÚNDIO e VIVER + A + INFINITIVO
8.6.3 - A perífrase VIVER + PARTICÍPIO
8.6.4- A perífrase COSTUMAR + INFINITIVO
8.6.5 - A perífrase USAR + INFINITIVO
8.6.6 - A perífrase HABITUAR-SE + A + INFINITIVO
8.6.7 - As perífrases TORNAR + A + INFINITIVO e VOLTAR + A + INFINITIVO

8.7 - As perífrases de FICAR

8.8 - As perífrases de PERMANECER

8.9 - As perífrases de CONTINUAR, PROSSEGUIR e SEGUIR

8.10 - As perífrases de DEIXAR
8.10.1- As perífrases DEIXAR + GERÚNDIO, DEIXAR + A + INFINITNO e DEIXAR + INFINITNO
8.10.2 - A perífr.lse DEIXAR + DE + INFINITIVO

8.11 - As perífrases de CESSAR e PARAR

8.12 - As perífrases de ACABAR
8.12.1- As perífrases ACABAR + GERÚNDIO e ACABAR + POR + INFINITIVO
8.12.2 - A perífrase ACABAR + DE + INFINITIVO

8.13 - As perífrases de TERMINAR
8.13.1- A perífrase TERMINAR + GERÚNDIO
8.13.2 - A perífrase TERMINAR + DE + INFINITIVO

8.14 - As perífrases inceptivas
8.14.1- As perífrases de COMEÇAR e PRINCIPIAR
8.14.2 - A perífrase de PASSAR
8.14.3 - Outras perífrases inceptivas

8.15- As perífrases de SER
8.15.1- A perífrase SER + PARTICÍPIO
8.15.2 - A perífrase SER + PARTICÍPIO variável de verbo intransitivo
8.15.3 - A perífrase SER + DE + INFINITIVO

8.16 - Diferenças entre as perífrases que expressam o mesmo aspecto

8.17 - Considerações finais

9 - Outros recursos de expressão do aspecto

9.1 Semantema do verbo

9.2 Adjuntos adverbiais

9.3 Afixos
9.3.1- Prefixos
9.3.2 - Sufixos

9.4 O tipo oracional

9.5 A repetição do verbo

9.6 Ênfase entonacional

9.7 Preposições

9.8 O complemento e o sujeito do verbo

10 - A relação do aspecto com a voz, o tempo e o modo berval
10.1 Relaçao entre aspecto e voz
10.2 Relação entre aspecto e tempo
10.3 Relação entre aspecto e modo

CONCLUSÃO

APÊNDICE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Como comprar

Como comprar: disponível na forma de e-book para download gratuito em http://www.edufu.ufu.br/search/content/O%20aspecto%20verbal%20no%20portugu%C3%AAs 
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TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003. v. 01. 239 p. ISBN: 852490909. 5ª Edição revisada: 2011.

Área(s): Gramática |

Apresentação

Apresentação

Este livro
- evidencia o ensino de gramática como um ensino plural, à medida que apresenta facetas, possibilidades e necessidades múltiplas;
- apresenta aspectos e questões diversos envolvidos no ensino de gramática e faz propostas que auxiliam o professor: a) a controlar esses múltiplos aspectos e questões envolvidos no ensino de gramática; b) a superar os problemas e dificuldades que pode enfrentar em sua função de conseguir desenvolver um trabalho de ensino/aprendizagem de gramática sistemático, organizado e pertinente para a vida das pessoas.
Enfim, este livro se propõe a contribuir para que o professor possa realizar um ensino plural, que possibilite aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de diversos e necessários conhecimentos e habilidades lingüísticos que lhe dêem condições de trabalhar com a língua e utilizá-la nas mais variadas situações que requerem competências de naturezas distintas (comunicativa, cultural, analítico-descritiva, de trato social), ligadas ao uso e conhecimento da língua.

Sumário

Nota prévia

1 - Ensino de gramática e qualidade de vida

2 - A educação lingüística
2.1 - Introdução
2.2 - Educação lingüística: O que é e para que serve
2.3 - Quem deve promover a educação lingüística?
2.4 - Como fazer a educação lingüística
2.5 - Considerações finais

3 - Ensino de língua materna - Gramática e texto: alguma diferença?

4 - A sistematização do ensino de gramática
4.1 - Introdução
4.2 - Proposta de forma de sistematização
4.2.1 - Preliminares
4.2.2 - Entrada pelo tipo de recurso
4.2.3 - Entrada pela instrução de sentido
4.3 - Considerações finais

5 - Para que ensinar teoria gramatical
5.1 - Introdução
5.2 - Para que ensinar gramática teórica
5.2.1 - Preliminares
5.2.2 - Razões para ensinar teoria gramatical
5.2.2.1 - Objetivo 1: Informação cultural
5.2.2.2 - Objetivo 2: Instrumentalizar com recursos para aplicações práticas
5.2.2.3 - Objetivo 3: Desenvolver o raciocínio, a capacidade de pensar, ensinar a fazer ciência
5.2.2.3.1 - Redescobrir teorias existentes
5.2.2.3.2 - Criticar teorias existentes
5.2.2.3.3 - Criar, formular teorias
5.3 - Considerações finais

6 - O ensino do verbo
6.1 - Introdução
6.2 - Como tem sido o ensino de verbos: o caso dos livros didáticos de 5a a 8a séries
6.3 - O que ensinar sobre verbo
6.3.1 - Preliminares
6.3.2 - O que trabalhar
6.4 - Exemplos de atividades para o ensino de verbo
6.4.1 - Tipos de atividades
6.4.2 - Exemplos de atividades

Referências bibliográficas

Como comprar

Como comprar:
Editora Cortez
Rua José Maria de Faria, 470 - Lapa de Baixo
CEP 05038-190 - São Paulo - SP
Setor de vendas: Telefax: (0xx11) 3611-9616
Livraria: Fone:(011)3873-7111
Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; KOCH, I. V. A coerência textual. 1a. ed. São Paulo: Contexto, 1990. v. 1. 94 p. ISBN: 8585134607. 17ª Edição: 2008.

Área(s): Linguística textual - Coerência |

Apresentação

A COERÊNCIA TEXTUAL, de Ingedore Villaça Koch, professora titular da UNICAMP, e Luiz Carlos Travaglia, da Universidade Federal de Uberlândia, é uma exposição clara sobre a constituição dos sentidos nos textos e seu fatores: os elementos lingüísticos, o conhecimento do mundo, as interferências, a situação. Apoiados em exemplos bem escolhidos, os autores traduzem em miúdos a complexa propriedade da coerência textual. Importante contribuição para professores de português, vestibulandos e alunos universitários de Letras e Comunicação.

Outros livros de Ingedore Villaça Koch:
A COESÃO TEXTUAL A INTER-AÇÃO PELA LINGUAGEM O TEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS LER & COMPREENDER

Sumário

Nota Introdutória

Travando Conhecimento com a Coerência
Conceito de Coerência
Coerência, Texto e Lingüística do Texto
Fatores de Coerência
Coerência e Ensino
Bibliografia Comentada
Os Autores

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TRAVAGLIA, Luiz Carlos; KOCH, I. G. V. Texto e coerência. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 1989. v. 1. 110 p. ISBN: 852490222-. 13ª. Edição: 2011.

Área(s): Linguística textual - Coerência |

Apresentação

Textualidade ou textura é o que faz de uma seqüência ou um amontoado aleatório de frases ou palavras. A seqüência é percebida como texto quando aquele que a recebe capas de percebê-la como uma unidade significativa global. Portanto, tendo em vista o conceito que se tem de coerência, podemos dizer que é ela que dá origem à textualidade, respondendo assim a nossa primeira questão.

Sumário

Apresentação da 13 Edição

Nota introdutória

Capítulo 1 - Conceito de Coerência e sua Relação com a Coesão

1.1 - Dos conceitos de coerência e coesão
1.2. - Conceituações de coesão e coerência segundo alguns estudiosos
1.3. - Da relação entre coerência e coesão

Capítulo 2 - A Coerência e o Texto

2.1 - Coerência e textualidade
2.2 - Há textos incoerentes?
2.3 - A coerência é característica do texto?
2.4 - Tipos de texto e tipos de coerência

Capítulo 3 - Lingüística do Texto e Coerência

3.1. Gramática e teoria do texto
3.2. Estudo da coerência: o que compete à Lingüística

Capítulo 4 - Coerência: de que Depende, como se Estabelece

4.1. - Considerações gerais
4.2. - Conhecimento Iingüístico
4.3. - Conhecimento de mundo
4.4. - Conhecimento partilhado
4.5. - Inferências
4.6. - Fatores pragmáticos
4.7. - Situacionalidade
4.8. - Intencionalidade e aceitabilidade
4.9. - Informatividade
4.10. - Focalização
4.11. - Intertextualidade
4.12. - Relevância e consistência

Conclusão

Bibliografia

Como comprar

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CEP 05038-190 - São Paulo - SP
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TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, M. H. S.; PINTO, M. T. F. A. Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. 1a. ed. Porto Alegre / Uberlândia: Mercado Aberto / Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1984. v. 1. 160 p. 4ª Edição: 2007.

Área(s): Ensino de língua materna |

Apresentação

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA é uma obra de interesse para todos que trabalham com o ensino da Língua Portuguesa em todos os níveis. De maneira clara, os autores expõem a teoria que sustenta toda a prática da metodologia de ensino que apresentam e discutem, oferecendo aos professores mais um instrumento de orientação para sua prática em sala de aula com farta exemplificação. São atividades próprias para o trabalho com “gramática de uso”, buscando o desenvolvimento de habilidades lingüísticas, por meio da utilização de recursos da língua em construções para a composição de textos a serem usados na interação lingüística.
O livro responde a dificuldades encontradas por professores ao utilizar o método estrutural no ensino da Língua Portuguesa como primeira língua ou língua materna, discutindo o que, o quando e o como ensinar e que tipo de habilidades lingüísticas o método é capaz de desenvolver.

Sumário

Sumário

NOTA PRÉVIA À 48 EDIÇÃO POR MUDANÇAS NO ENSINO DA LÍNGUA
(PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO)
NOTA PRÉVIA À 18 EDIÇÃO ABREVIATURAS E SÍMBOLOS 1- INTRODUÇÃO 2 -BASES DO MÉTODO

2.1 BASES LINGÜÍSTICAS
2.1.1 O método estrutural
2.1.2 Variação lingüística
2.1.3 Língua oral e língua escrita
2.1.4 Conceito de estrutura
2.1.5 Análise da língua
2.1.6 Conceito de gramática
2.2 BASES PSICOLÓGICAS
2.2.1 Tipos de aprendizagem
2.2.2 Princípios psicológicos básicos do método estrutural
2.3 BASES PEDAGÓGICAS
2.3.1 Objetivos
2.3.2 A escolha das estruturas a treinar
2.3.3 Princípio da economia
2.3.4 O estrutural como método global
2.3.5 A questão das variações lingüísticas
2.3.6 Progressão
2.3.7 Papel do professor e do aluno dentro do método estrutural
3 -TIPOS DE EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS 3.1 EXERCÍCIOS DE REPETIÇÃO
3.1.1 Repetição simples
3.1.2 Repetição regressiva
3.1.3 Repetição com adição
3.2 EXERCÍCIOS DE SUBSTITUIÇÃO
3.2.1 Substituição simples
3.2.2 Substituição dupla
3.2.3 Substituição tripla
3.2.4 Substituição com expansão ou redução
3.3 EXERCÍCIOS DE TRANSFORMAÇÃO
3.3.1 Transformação por adição ou ampliação
3.3.2 Transformação por redução
3.3.3 Transformação por transposição
3.4 ESTRUTURAS DIALOGAIS 3.5 COMPLETAMENTO 4 -CARACTERÍSTICAS DOS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS 4.1 SIMPLICIDADE
4.2 V ARIEDADE E QUANTIDADE
4.3 PROGRESSÃO
4.4 PREOCUPAÇÃO COM AS OPOSIÇÕES
4.5 SITUACIONALIDADES

5 - O TRABALHO COM OS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS
5.1 O LEVANTAMENTO DOS ELEMENTOS E PROBLEMAS A TRATAR 5.2 A COMPOSIÇÃO DOS EXERCÍCIOS 5.3 A INTEGRAÇÃO DOS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS
5.3.1 Preliminares
5.3.2 Integração à unidade e ao método
5.4 TÉCNICA DE TREINAMENTO 6 - O ENSINO DE VOCABULÁRIO PELO MÉTODO ESTRUTURAL 7 - OS EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

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