Editora Cortez: Site: www.cortezeditora.com.br Telefones: (011) 3864-0111 e (011) 3611-9616
Em sua décima primeira edição, o Simpósio de Letras e Lingüística, promovido pelo Instituto de Letras e Lingüística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no período de 22 a 24 de novembro de 2006, transformou-se em um evento internacional, sendo, por isso, denominado XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (XI SILEL). Foram mais de 2600 pesquisadores inscritos e mais de 2400 participantes oriundos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como de vários países do mundo, tais como África do Sul, Espanha, Japão e Venezuela. Esta coletânea é composta por 155 artigos distribuídos conforme a área determinada pelos Grupos Temáticos que foram realizados durante o simpósio e vem, portanto, coroar todo o trabalho dos inúmeros autores que se deslocaram até a Universidade Federal de Uberlândia para compartilhar suas pesquisas com os demais participantes. Por tais características este livro se constitui como uma obra representativa das mais recentes pesquisas em Lingüística em suas múltiplas áreas: análise do discurso, dialetologia, ensino-aprendizagem de línguas, filologia, fonética, fonologia, lexicografia, lexicologia, lingüística aplicada, linguagem e cultura, lingüística textual, morfologia, sintaxe, sociolingüística, teoria e análise lingüística, tradução e variação e mudança lingüística. Agradecemos:
Sumário
Nomes dos trabalhos e seus autores organizados em ordem alfabética
por autor.
1 - HIPERTEXTOS LITERÁRIOS: CIDADES INVISÍVEL, O JOGO DA AMARELINHA
E TRISTESSA
Adair de Aguiar NEITZEL
Páginas 1-10
2 - O CONCEITO DE CULTURA E A IDENTIDADE DO FALANTE DE L2
Adelaide Augusta Pereira de OLIVEIRA
Páginas 11-22
3 - A DIVERSIDADE SE CHAMA DIONÍSIO
Adilson CREPALDE
Páginas 23-27
4 - TRABALHO COLABORATIVO EM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Adriana Garcia de ARAÚJO
Páginas 28-39
5 - LITERATURA INFANTIL COM FINS CATÁRTICOS E TERAPÊUTICOS
Adriana Levino da Silva Mendes GOUVEIA
Páginas 40-49
6 - CARACTERÍSTICAS DA FRASEOLOGIA NA TRADUÇÃO JURÍDICA
E JURAMENTADA
À LUZ DA LINGÜÍSTICA DE CORPUS
Adriane ORENHA - Diva Cardoso de CAMARGO
Páginas 50-59
7 - A RECONFIGURAÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL
NOS MANUAIS DIDÁTICOS
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Adriano Rodrigues de MELO
Páginas 60-65
8 - FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS DE LEITORES SOBRE BLOGS JORNALÍSTICOS:
ENTRE A
INFORMAÇÃO E A OPINIÃO
Alaíse Maria Carrijo Ramos e ANDRADE - Maria Regina Momesso OLIVEIRA
Páginas 66-75
9 - UCRANIANOS: A CULTURA E A LÍNGUA
Albertina MEZAVILA
Páginas 76-85
10 - EMBATES DE LÍNGUAS E EMBATES IDENTITÁRIOS: A CONSTITUIÇÃO
IDENTITÁRIA
DO SUJEITO SURDO NO ENTREMEIO
Alcebiades Nascimento Silva JUNIOR - Márcia Aparecida Amador MASCIA
Páginas 86-93
11 - UNINDO GERAÇÕES PELA ESCRITA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
EDUCATIVA
ALICERÇADA NA TROCA DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE IDOSOS E CRIANÇAS
Alessandra Rodrigues LUZ
Páginas 94-100
12 - SENTIDO E SUJEITO ATRAVÉS DO TEXTO JORNALÍSTICO
Alexandre Sebastião Ferrari SOARES
Páginas 101-112
13 - FUNCIONALISMO E TRADUÇÃO LITERÁRIA – A INTENÇÃO
DO AUTOR NO PROCESSO
DE TRADUÇÃO LITERÁRIA
Alice Borges LEAL
Páginas 113-119
14 - ESCRITA E ORALIDADE: HORA E VEZ DA FALA
Aline Cacilda Koteski EMÍLIO
Páginas 120-126
15 - A REZA DO TERÇO: PRÁTICA DISCURSIVO-RELIGIOSA NA FESTA
DE ROÇA
Aline do Nascimento DUARTE
Páginas 127-138
16 - A TRANSGRESSÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO NA IMPRESSA
Aline Saddi CHAVES
Páginas 139-142
17 - O ETHOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Aluiza Alves de ARAÚJO
Páginas 143-153
18 - A COMPLEXIDADE GRAMATICAL DO VERBO BATER: UMA VISÃO METAFÓRICA
Alvanira Lucia de BARROS
Páginas 154-164
19 - ALIADOS E DESCONTENTES: O DISCURSO DAS CHARGES ELETRÔNICAS SOBRE
O GOVERNO LULA
Amarildo Pinheiro MAGALHÃES
Páginas 165-175
20 - LÍNGUA E IDENTIDADE: APONTAMENTOS SOBRE A PRESENÇA DO INGLÊS
NA LÍNGUA PORTUGUESA
Ana Carolina Nunes da Cunha VILELA-ARDENGHI
Páginas 176-185
21 - OS VALORES DOS CONECTIVOS QUANDO E ENQUANTO NA GRAMÁTICA TRADICIONAL
E NO USO EFETIVO DA LÍNGUA
Ana Carolina SPERANÇA
Páginas 186-193
22 - MARCAS DO SUL NOS TOPÔNIMOS DAS PROPRIEDADES RURAIS DO
MUNICÍPIO DE CHAPADÃO DO SUL – MS
Ana Claudia CASTIGLIONI - Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL
Páginas 194-199
23 - AS FORMAS DE INSCRIÇÃO EM UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA:
O PRIMEIRO CONTATO
Ana Claudia Cunha SALUM
Páginas 200-210
24 - O BALANCEAMENTO DOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS NO EMAIL EDUCACIONAL
Ana Cristina CARMELINO - Maria Ângela de Freitas CHIACHIRI
Páginas 211-217
25 - UM MAPA DO HIPERTEXTO
Ana Elisa Ferreira RIBEIRO
Páginas 218-227
26 - HOME PAGE: UM NOVO GÊNERO TEXTUAL
Ana Karina de Oliveira NASCIMENTO - Laudo Natel do NASCIMENTO
Páginas 228-234
27 - A EXPLICAÇÃO A PARTIR DE DIFERENTES OLHARES
Ana Lúcia da Silveira BARROS
Páginas 235-240
28 - UM PROJETO DENTRO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: OBJETIVOS MÚLTIPLOS
E
TRABALHO COLETIVO PARA MAIOR DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
Ana Lúcia Surerus Pitanguy MARQUES
Páginas 241-252
29 - LEITURA E ESCRITA EM INTERAÇÃO: ATIVAÇÃO
DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E
ELABORAÇÃO DE INFERÊNCIAS NA LEITURA DE PERGUNTAS DE EXAME
REVELADAS
PELA ESCRITA DAS RESPOSTAS
Ana Lúcia Tinoco CABRAL
Páginas 253-265
30 - O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE COGNIÇÃO DE PROFESSORES
DE LÍNGUAS
NO BRASIL? ALGUMAS REFLEXÕES
Ana Maria Ferreira BARCELOS
Páginas 266-276
31 - ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO EM MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
CULTURAL: UM ESTUDO
BASEADO EM CORPUS
Ana Teresa Perez COSTA
Páginas 277-290
32 - HISTÓRIA DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO
DO PROFESSOR
DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UM SUJEITO LEITOR
Anair Valênia MARTINS
Páginas 291-300
33 - A LINGUAGEM DA ARQUITETURA NA EDUCAÇÃO
Analúcia de Morais VIEIRA
Páginas 301-333
34 - O CONHECIMENTO SEMÂNTICO REPRESENTADO EM ONTOLOGIAS APLICADAS
À BUSCA E EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES NA WEB
Anderson BERTOLDI - Isa Mara da Rosa ALVES - Rove Luiza de Oliveira CHISHMAN
Páginas 334-345
35 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O
DIÁLOGO ENTRE
TEORIA E PRÁTICA
André Luiz RAUBER
Páginas 346-356
36 - SOCIOLINGÜÍSTICA VARIACIONISTA E FUNCIONALISMO: CONFLUÊNCIAS
EPISTEMOLÓGICAS
André Marques do NASCIMENTO - Vânia Cristina Casseb GALVÃO
Páginas 357-369
37 - PÃO DE AÇÚCAR: UMA OU VÁRIAS MOTIVAÇÕES?
Andréia Almeida MENDES
Páginas 370-377
38 - IMPERFEITO VERSUS PERFEITO EM DISCURSO REPORTADO
Andréia Cristina de SOUZA
Páginas 378-381
39 - A NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADO NO CONTEXTO IN-TANDEM A DISTÂNCIA
Andressa Carvalho da SILVA
Páginas 382-392
40 - ANÁLISE SEMIOLINGÜÍSTICA DE PUBLICIDADES PARA METROSSEXUAIS
Andressa Simões de SOUZA - Renato de MELLO
Páginas 393-396
41 - O ENTRECRUZAMENTO DA MINEIRIDADE E DA IDENTIDADE BRASILEIRANAS MEMÓRIAS
DO MOVIMENTO DAS DIRETAS JÁ:UNIDADE OU DISPERSÃO NOS ENUNCIADOS
JORNALÍSTICOS?
Angela de Aguiar ARAÚJO
Páginas 397-402
42 - A ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES NO TEXTO CONSTITUCIONAL:
UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
Angélica Alves RUCHKYS
Páginas 403-412
43 - O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E O DESEJO
DO LUGAR DO OUTRO
Anna Maria Grammatico CARMAGNANI
Páginas 413-421
44 - O ESTILO NA PRODUÇÃO DE FALA E CANTO DE CANTORAS LÍRICAS
BRASILEIRAS.
Antônio Carlos Silvano PESSOTTI
Páginas 422-436
45 - A POLISSEMIA E A INTERTEXTUALIDADE EM HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO,
DE ANA MARIA MACHADO
Antonio Sérgio Cavalcante da CUNHA - Regina Silva MICHELLI
Páginas 437-446
46 - NORMAS LEXICAIS NO PORTUGUÊS DO BRASIL E DESAFIOS PARA A
LEXICOGRAFIA BRASILEIRA
Aparecida Negri ISQUERDO
Páginas 447-458
47 - O ETHOS DO JORNALISTA-ESCRITOR E AS PAIXÕES SUSCITADAS PELO LIVRO-REPORTAGEM
Ariane Carla PEREIRA
Páginas 459-468
48 - ONTOLOGIAS LINGÜÍSTICAS APLICADAS AO PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO
DAS
LÍNGUAS NATURAIS: O CASO DAS REDES WORDNETS
Ariani di FELIPPO
Páginas 469-479
49 - METÁFORAS EM TIRAS HUMORÍSTICAS: ESTRATÉGIAS DE
TRADUÇÃO
Arlene KOGLIN - Ana Cláudia de SOUZA
Páginas 480-488
50 - O SINCRETISMO NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DA PROPAGANDA DE PREVENÇÃO ÀS
DROGAS
Arlene Lopes SANT’ANNA
Páginas 489-498
51 - A CADEIRA DO ESCRITOR
Arlinda Alves de SOUSA
Páginas 499-504
52 - MUDANÇA LINGÜÍSTICA MULTISSISTÊMICA
Ataliba Teixeira de CASTILHO
Páginas 505-518
53 - FOREIGN LEXICAL PRESERVATION: A CASE OF PORTUGUESE WORDS BORROWED
INTO JAPONESE
Atsushi ASAI
Páginas 519-525
54 - A OBRA POÉTICA DE ILDÁSIO TAVARES: UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO
Bárbara Cristina de Carvalho Martingil da SILVA - Rosa Borges dos SANTOS
Páginas 526-529
55 - AS CARTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Bárbara Olímpia Ramos de MELO - Maria Elias SOARES
Páginas 530-542
56 - A DESQUALIFICAÇÃO FEMININA NO LÉXICO DE PODE ACREDITAR
EM MIM,
DE BEZERRA DA SILVA.
Beatriz Daruj GIL
Páginas 543-550
57 - FRAMES SINTÁTICOS RECORRENTES NAS ATAS DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Bianca de Almeida GONÇALVES - Ana Cristina Jaeger HINTZE
Páginas 551-560
58 - O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: APRIMORANDO
OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM O ATO DE LER E ESCREVER.
Blaise Keniel da Cruz DUARTE
Páginas 561-569
59 - O STATUS SINTÁTICO DUPLO DO SN EM CONSTRUÇÕES “IMPESSOALIZADAS”:
UM PARALELO ENTRE ABORDAGEM FUNCIONALISTA E ABORDAGEM ENUNCIATIVA
Bruna Karla PEREIRA
Páginas 570-582
60 - O SUJEITO E OS SENTIDOS
Bruno Focas Vieira MACHADO - Renato MELLO
Páginas 583-588
61 - UM APÓLOGO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA
TEORIA
SEMIÓTICA GREIMASIANA
Camila de Araújo Beraldo LUDOVICE - Juliana Spirlandeli BATISTA - Ruth
Maria de Freitas BECKER
Páginas 589-593
62 - AS SUBFUNÇÕES DISCURSIVO-GRAMATICAIS DO CONECTOR PORÉM
Camilo Rosa SILVA
Páginas 594-604
63 - A RADICALIDADE DA CATEGORIA RELIGIÃO: MODELOS COGNITIVO CULTURAIS
DO IMIGRANTE ITALIANO CATÓLICO NO RS
Carina Maria Niederauer GRANZOTTO - Heloisa Pedroso de Moraes FELTES
Páginas 605-618
64 - DIALOGISMO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO
ORAL DO INGLÊS
COMO LÍNGUA-CULTURA ESTRANGEIRA
Carla Janaina FIGUEREDO
Páginas 619-631
65 - A TOPONÍMIA DA ROTA DA RETIRADA DA LAGUNA: MARCAS DA HISTÓRIA
NA
NOMENCLATURA GEOGRÁFICA
Carla Regina de SOUZA
Páginas 632-643
66 - CULTURA, EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL: A PEDAGOGIZAÇÃO
DAS PRÁTICAS
CULTURAIS E AS TRANSFORMAÇÕES DA LITERATURA INFANTIL
Carlos Antônio GIOVINAZZO JR.
Páginas 644-649
67 - PROBLEMAS DE RETÓRICA: A HISTÓRIA MILITAR NO BRASIL, POR
INÁCIO BARBOSA MACHADO
Carlos Eduardo Mendes de MORAES
Páginas 650-658
68 - ORATOR E A PROSA RÍTMICA NOS TEXTOS CLÁSSICOS
Carlos Renato Rosário de JESUS
Páginas 659-666
69 - VARIAÇÃO HISTÓRICA NOS USOS DOS MECANISMOS DE INDETERMINAÇÃO
Carmen Maria FAGGION
Páginas 667-681
70 - A LITOTOPONÍMIA NO VALE DO JEQUITINHONHA
Carolina ANTUNES
Páginas 682-686
71 - TENTATIVAS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA:
A QUESTÃO DO GOSTO
E A APROPRIAÇÃO PESSOAL DA LITERATURA.
Carolina Duarte Damasceno FERREIRA
Páginas 687-693
72 - ANÁLISE DOS TOPÔNIMOS INDÍGENAS DAS RUAS DO CENTRO
DE BELO HORIZONTE:
UM ESTUDO TOPONÍMICO
Carolina Ribeiro DINIZ - Gabriele Cristine CARVALHO - Maria Olívia
de Quadros SARAIVA
Páginas 694-702
73 - A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS TIPO DE SUJEITO, PARALELISMO
FORMAL
E POSIÇÃO DO SUJEITO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DO INTERIOR
PAULISTA
Cássio Florêncio RUBIO
Páginas 703-711
74 - ENSINO MÉDIO EM REDE: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ?
Cátia Rodrigues MIGLIORANÇA
Páginas 712-715
75 - FILOLOGIA E O ESTUDO DO LÉXICO
Celina Márcia de Souza ABBADE
Páginas 716-721
76 - PATEMIZAÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUÉRITO
DOS CORREIOS
Cíntia Regina de ARAÚJO
Páginas 722-729
77 - ENCONTRO DE TEXTOS
Clarmi REGIS
Páginas 730-738
78 - O CONHECIMENTO DAS VARIANTES LINGÜÍSTICAS NÃO-PADRÃO
NA PRÁTICA DOCENTE
Cláudia Almeida Rodrigues MURTA
Páginas 739-741
79 - A EXPOSIÇÃO ORAL EM SEMINÁRIO: UM GÊNERO ESCOLAR
MUITO UTILIZADO,
MAS POUCO SISTEMATIZADO
Cláudia GOULART
Páginas 742-754
80 - FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE LEITORES: HABILIDADES
DE LEITURA NO
SAEB X HABILIDADES DE LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO
Cláudia Mara de SOUZA
Páginas 755-761
81 - LINGUAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, POSICIONAMENTO E EVIDENCIALIDADE:
POR UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ANÁLISE DO DISCURSO NARRATIVO DE EXPERIÊNCIA
PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Cláudia Maria Bokel REIS
Páginas 762-769
82 - A WEB PARA UM LEVANTAMENTO DE FREQÜÊNCIA
Cláudia Maria XATARA
Páginas 770-777
83 - UM MODELO DE SINTAGMA NOMINAL LEXICAL NA RECUPERAÇÃO DE
INFORMAÇÕES
Cláudia OLIVEIRA - Maria Cláudia de FREITAS
Páginas 778-786
84 - A CONSTRUÇÃO DA INTERLOCUÇÃO LEITOR/AUTOR:
UMA EXPERIÊNCIA COM
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cláudia Vanuza de Barros MACEDO
Páginas 787-797
85 - UMA ABORDAGEM ONTOLÓGICA PARA INDEXAÇÃO DE DOCUMENTOS
ELETRÔNICOS
Cláudio GOTTSCHALG-DUQUE
Páginas 798-804
86 - A MARCAÇÃO DE IDENTIDADE POLÍTICO-DISCURSIVA E (RE)
CONFIGURAÇÃO DE NOÇÕES
EM DISCURSOS SOBRE A ESQUERDA BRASILEIRA
Cláudio Humberto LESSA
Páginas 805-814
87 - LEITURA DO GÊNERO TEXTUAL POLICIAL E ESTRATÉGIAS DO PROCESSO
DE REFERENCIAÇÃO
Cleuza PELÁ
Páginas 815-825
88 - LOBO EM PELE DE CORDEIRO: A ARGUMENTAÇÃO PELO SACRIFÍCIO
Cristiane Alvarenga ROCHA
Páginas 826-835
89 - A CARGA SEMÂNTICA DA PALAVRA AO LONGO DE SEU EMPREGO
Cristina Alves de BRITO
Páginas 836-843
90 - LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA MANEIRA DE TRANSPOR
OS PCNS
Daniela MANINI
Páginas 844-853
91 - A REDESCRIÇÃO REPRESENTACIONAL REVISITADA:O BIOLÓGICO
E O CULTURAL
NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO
Daniela PANNUTI
Páginas 854-862
92 - A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A NOÇÃO
DE FORMAÇÃO DISCURSIVA
Daniele de OLIVEIRA
Páginas 863-871
93 - O PAPEL DA LÍNGUA MATERNA NA NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS
E NA PROMOÇÃO
DO APRENDIZADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Daniella Corcioli Azevedo ROCHA
Páginas 872-880
94 - LINGUA ITALIANA NA GRANDE SÃO PAULO: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE
Danila di Pietro ZAMBIANCO
Páginas 881-883
95 - A FILOLOGIA E O ENSINO DA LÍNGUA NACIONAL EM TEMPOS DE INTERNET
Darcilia Marindir Pinto SIMOES
Páginas 884-888
96 - ANÁLISE ENUNCIATIVA DO RAP: ESPAÇO PARA REPRESENTAÇÃO
DE UMA POSSÍVEL UTOPIA?
Débora LINCK
Páginas 889-896
97 - HABILIDADES DE LEITURA NO PNLD E NO SAEB: CONSTRUÇÃO DA
CONTINUIDADE TEMÁTICA
Delaine Cafiero BICALHO
Páginas 897-905
98 - SEMIOSIS CULTURAL DEL RITO FUNERARIO « LA ÚLTIMA NOCHE » COMO
DISCURSO SOCIAL
SIGNIFICANTE DE LA MUERTE EN BARQUISIMETO, ESTADO LARA, VENEZUELA
Delci Mirella TORRES - Zully Camacaro de SUÁREZ
Páginas 906-910
99 - DESTE DIZER QUE SE QUER UNÍVOCO: UMA ANÁLISE SOBRE DISCURSOS
DO PRESIDENTE LULA
Denise de Paula RESENDE - Antônio Luiz ASSUNÇÃO
Páginas 911-921
100 - AS FALHAS E OS SENTIDOS: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ESTRUTURA DA LINGUAGEM
À LUZ DO SISTEMA LINGÜÍSTICO SAUSSURIANO E DO FUNCIONAMENTO
DO SIGNIFICANTE LACANIANO.
Denise Lima Gomes da SILVA
Páginas 922-928
101 - ESTILO, METÁFORAS E SENTIDO EM LAVOURA ARCAICA
Denise Padilha LOTITO
Páginas 929-937
102 - O IMPERATIVO NO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVIII: UM ESTUDO EM
PEÇAS TEATRAIS
Dilcélia Almeida SAMPAIO
Páginas 938-949
103 - TERMINOLOGIA E TRADUÇÃO JURAMENTADA ESPANHOL-PORTUGUÊS
E
INGLÊS-PORTUGUÊS: VARIEDADE TEXTUAL E ESPECIALIZAÇÃO
VOCABULAR
Diva Cardoso de CAMARGO - Francis Henrik AUBERT - Lídia Almeida BARROS
Páginas 950-958
104 - VEJA, ISTOÉ E ÉPOCA: RECONTANDO A HISTÓRIA NO UNIVERSO
MIDIÁTICO
Edjane Gomes de ASSIS
Páginas 959-968
105 - DECIFRA-ME OU DEVORAR-TE-EI: AS RELAÇÕES DE PODER ATRAVÉS
DA LINGUAGEM
E O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE ALUNOS DE CAMADAS
POPULARES NO CONTEXTO ESCOLAR
Edna Maria Santana MAGALHÃES
Páginas 969-981
106 - TIPOS TEXTUAIS E INTERTEXTUALIDADE GENÉRICA
Edna Pagliari BRUN - Maria Emília Borges DANIEL
Páginas 982-989
107 - ESTRATÉGIAS INTERACIONAIS NO DISCURSO DA IMPRENSA ESPECIALIZADA
FEMININA
Édson Correia de OLIVEIRA
Páginas 990-997
108 - A AÇÃO DO MOVIMENTO DIALÓGICO DE GÊNERO NA
SINTAXE DAS ORAÇÕES
Edson Nascimento CAMPOS
Páginas 998-1005
109 - A(TRO)PELOS DA FALA: FRONTEIRAS ENTRE ERRO E ATO FALHO
Eduardo Calil de OLIVEIRA - Cristina FELIPETO - Hozanete LIMA
Páginas 1006-1012
110 - A CRIAÇÃO NEOLÓGICA EM SOUSÂNDRADE
Eliamar GODOI
Páginas 1013-1020
111 - EMPRÉSTIMOS LEXICAIS DAS LINGUAGENS DE PODER NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Eliana Meneses de MELO
Páginas 1021-1026
112 - O GÊNERO CRÍTICA DE CINEMA NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO
SÓCIO-DISCURSIVO
Eliana Merlin Deganutti de BARROS
Páginas 1027-1038
113 - A PREVALÊNCIA DO SIGNIFICANTE COMO RESISTÊNCIA À METALINGUAGEM
Eliane Mara SILVEIRA
Páginas 1039-1044
114 - O APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA QUESTÃO TAMBÉM
DE IDENTIDADE
Eliane Righi de ANDRADE
Páginas 1045-1054
115 - GLOSSÁRIO NEOLÓGICO DO “EU E OUTRAS POESIAS” DE
AUGUSTO DOS ANJOS
Elimar Beatriz BORGES
Páginas 1055-1065
116 - A EXPRESSIVIDADE DAS CRIAÇÕES LEXICAIS ESTILÍSTICAS
FORMADAS
POR DERIVAÇÃO SUFIXAL
Elis de Almeida CARDOSO
Páginas 1066-1071
117 - OS RELATOS MÍTICOS INDÍGENAS: UM INSTRUMENTO MEDIADOR
PARA A
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Elisabete Aparecida Alves SOARES
Páginas 1072-1080
118 - SUBÚRBIO DE FRANCISCO BUARQUE DE HOLLANDA: UMA ANÁLISE
SEMIÓTICA
Elisangela Aparecida Batarra ROCHÓLI
Páginas 1081-1086
119 - O NOME PRÓPRIO NA PSICOSE E SUA RELAÇÃO COM O SIGNIFICANTE
LACANIANO
E A ARBITRARIEDADE SAUSSURIANA
Elisângela Ferreira BARRETO
Páginas 1087-1092
120 - CONDICIONAMENTOS LINGÜÍSTICOS PARA A OCORRÊNCIA DO
SUJEITO NULO
EM UMA COMUNIDADE DE FALA
Elisângela Gonçalves da SILVA
Páginas 1093-1105
121 - O EMPREGO DE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS EM TEXTOS TÉCNICOS
E JORNALÍSTICOS
DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO
Elisete Maria de Carvalho MESQUITA
Páginas 1106-1113
122 - LEXICOMETRIA, GERAÇÃO DE DESCRITORES, CONSTRUÇÃO
DE ONTOLOGIAS E ENSINO
DE LÍNGUAS: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS
Elizabete Aparecida DAMASCENO
Páginas 1114-1122
123 - GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUINDO
EXPERIÊNCIAS
Elvira Lopes NASCIMENTO
Páginas 1123-1131
124 - CONSULTAS DO CONSELHO ULTRAMARINO: EDIÇÃO E ANÁLISE
DE DOCUMENTAÇÃO
RELATIVA AO BRASIL COLONIAL.
Erica Cristina Camarotto de SOUZA
Páginas 1132-1139
125 - ASPECTOS SÓCIOCULTURAIS DO CEARÁ REVELADOS EM MANUSCRITOS
DO SÉCULO XIX
Expedito Eloísio XIMENES
Páginas 1140-1147
126 - ENSINO DE E/LE: A INTERTEXTUALIDADE EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO
LEITORA
Fabiana da Cunha FERREIRA - Maria Cristina GIORGI
Páginas 1148-1155
127 - A CLASSIFICAÇÃO DAS PARTES ORATIONIS EM PRISCIANO: REFLEXÕES
SOBRE
SIGNIFICADO E USO NO INTERIOR DA METALINGUAGEM ANTIGA
Fábio da Silva FORTES
Páginas 1156-1161
128 - A LINGUAGEM COMO TRABALHO: RELAÇÕES ENTRE EMPRESAS E CLIENTES
Fátima Cristina da Costa PESSOA
Páginas 1162-1166
129 - INVESTIGAÇÕES TERMINOLÓGICAS - TERMOS DE ESPECIALIDADE
EM RECEITAS
CULINÁRIAS DE MOÇAMBIQUE – ÁFRICA
Fátima Helena Azevedo de OLIVEIRA
Páginas 1167-1170
130 - O “DIREITO” E O “AVESSO” DO DISCURSO AMOROSO
EM “PEDAÇO DE MIM”
DE CHICO BUARQUE E EM “VEJA BEM, MEU BEM” DE MARCELO CAMELO
Fernanda Isabel BITAZI
Páginas 1171-1176
131 - CENAS DE LINGUAGEM ATRAVÉS DO HUMOR
Fernando Afonso de ALMEIDA
Páginas 1177-1182
132 - A OPINIÃO COMO REFORÇO DO DISCURSO DA OBJETIVIDADE NA
IMPRENSA
Fernando Felício Pachi FILHO
Páginas 1183-1192
133 - MALLARMÉ EDUCADOR
Fernando SCHEIBE
Páginas 1193-1202
134 - TEMPORAIS-CONDICIONAIS: CONSTRUÇÕES PREDITIVAS
Flávia Bezerra de Menezes Hirata VALE
Páginas 1203-1211
135 - ANÁLISE METAFÓRICA DO PROVÉRBIO "(EM) CASA
DE FERREIRO, ESPETO DE PAU",
EM UM TEXTO DA MÍDIA ELETRÔNICA BRASILEIRA, SOB A PERSPECTIVA
DA LINGÜÍSTICA COGNITIVA.
Francimá Campos ROCHA
Páginas 1212-1221
136 - A DIVERSIDADE DO GÊNERO TEXTUAL COMO POSSIBILIDADE DE INCENTIVO
A (RE) ESCRITURA E (RE)LEITURA NA PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO
MÉDIO
Geaneliza de Fátima Rodrigues Rangel PIMENTEL - Lívia Abrahão
do NASCIMENTO
Páginas 1222-1230
137 - LINGUAGEM E TEXTUALIZAÇÃO DA POLÊMICA SOBRE AS COTAS
NAS UNIVERSIDADES
PÚBLICAS: O TEXTO INFORMATIVO ONLINE
Geraldo José da SILVA
Páginas 1231-1243
138 - ANÁLISE SEMIOLINGÜÍSTICA DA IDENTIDADE MIDIÁTICO-DISCURSIVA
DE TELEJORNAIS
BRASILEIROS E FRANCESES
Giani David SILVA
Páginas 1244-1253
139 - A PROPÓSITO DOS PROCESSOS DISCURSIVOS NA CONSTITUIÇÃO
DO DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Giovanna Wrubel BRANTS
Páginas 1254-1260
140 - O APROVEITAMENTO DA ORDEM DE AQUISIÇÃO DAS SÍLABAS
NAS CARTILHAS ADOTADAS
NO MUNICÍPIO DE CATALÃO-GO
Gisele da Paz NUNES
Páginas 1261-1272
141 - CRÍTICAS ÀS TRADUÇÕES BRASILEIRAS DOS SONETOS
DE SHAKESPEARE:
UMA REFLEXÃO SOBRE A NOÇÃO DE INTRADUZIBILIDADE POÉTICA
Gisele Dionísio da SILVA
Páginas 1273-1278
142 - FORMAÇÃO DE UNIDADES TERMINOLÓGICAS SUBSTANTIVAS
NA TERMINOLOGIA
DA INDÚSTRIA MOVELEIRA ATRAVÉS DE DERIVAÇÃO SUFIXAL:
OPERAÇÕES E PROCESSOS
Giselle Olivia Mantovani Dal CORNO
Páginas 1279-1287
143 - A PRODUTIVIDADE DA NOÇÃO DE ISOTOPIA NA CONSTRUÇÃO
DE SENTIDOS DO TEXTO.
Gláucia Muniz Proença LARA
Páginas 1288-1296
144 - FORMULÁRIOS: UM CAMPO DE REPRODUÇÃO DE VOZES NO
TRABALHO
Glória de Fátima Pinotti de ASSUMPÇÃO
Páginas 1297-1302
145 - UM OLHAR SOBRE A MULHER E OS FUTUROS ACADÊMICOS: AS REDAÇÕES
DO
VESTIBULAR DA UFAC COMO PORTA ENTREABERTA PARA ESPIAR O OUTRO
Glória Maria Gomes da SILVA
Páginas 1303-1308
146 - O MODO DE ORGANIZAÇÃO ENUNCIATIVO NAS PUBLICIDADES DA
NOVA SCHIN
Graciele Silva REZENDE - Renato de MELLO
Páginas 1309-1313
147 - ASSIMETRIA NAS RELAÇÕES DE GÊNERO: UMA LEITURA CRÍTICA
DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.
Graziela Frainer KNOLL
Páginas 1314-1320
148 - O FAZER EDUCATIVO: REDESENHANDO UM OUTRO MAPA - UM ESTUDO
PREPARATÓRIO PARA A PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA DOS PROFESSORES
DA REDE
PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ
Helena Miyoko Miura da COSTA
Páginas 1321-1326
149 - A TOPONÍMIA PARANAENSE NA ROTA DOS TROPEIROS: CAMINHO DAS MISSÕES
E ESTRADA DE PALMAS
Hélio Costa MOREIRA
Páginas 1327-1339
150 - A REALIZAÇÃO DA LATERAL /L/ EM FINAL DE SÍLABA
EM ACABA VIDA E FAZ TUDO
Hosamis Ramos de PÁDUA
Páginas 1340-1347
151 - O PERCURSO ONOMASIOLÓGICO APLICADO A UM DICIONÁRIO DE
IDIOMATISMOS
Huelinton Cassiano RIVA
Páginas 1348-1353
152 - RONDÔNIA, UM ESTADO COSMOPOLITA: O PORQUÊ DA ELABORAÇÃO
DE DE SEU ALIRO
Iara Maria TELES
Páginas 1354-1360
153 - LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA PÓS-CONSTRUTIVISTA:
IMPACTOS NO COTIDIANO DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Idalena Oliveira CHAVES
Páginas 1361-1366
154 - AINDA A GEOLINGÜÍSTICA NA USP: REALIZAÇÕES
E TENDÊNCIAS
Irenilde Pereira dos SANTOS
Páginas 1367-1373
155 - ELABORAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL DE LEITURA PARA O
NÍVEL SUPERIOR
Isabel Maria Paese PRESSANTO
Páginas 1374-1385
156 - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM NO AUTISMO
Isabela Barbosa do Rêgo BARROS - Maria de Fátima Vilar de MELO
Páginas 1386-1393
157 - GRAMATICALIZAÇÃO E LEXICALIZAÇÃO DAS LEXIAS
COMPLEXAS
NO PORTUGUÊS ARCAICO
Isabella Venceslau FORTUNATO
Páginas 1394-1403
158 - PROCESSOS DE CRIAÇÃO LEXICAL NA TERMINOLOGIA MÉDICA:
DAS RUAS AOS LABORATÓRIOS
Ivanir Azevedo DELVIZIO - Lídia Almeida BARROS
Páginas 1404-1411
159 - LÉXICO: FONTE DE RESGATE HISTÓRICO
Ivonete STEFANES
Páginas 1412-1418
160 - A POSSÍVEL FOSSILIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INTERLINGÜÍSTICO
DE ALUNOS
UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS
INDIVIDUAIS
Janara Barbosa BAPTISTA
Páginas 1419-1431
161 - LIMITES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLA
DO CAMPO
Jane Cristina Beltramini BERTO
Páginas 1432-1444
162 - FUNÇÕES GRAMATICAIS: UMA ANÁLISE DE INTERFACES
Jane Rita Caetano da SILVEIRA
Páginas 1445-1451
163 - ESTUDO DE ESTRATÉGIAS LINGÜÍSTICAS DE ENVOLVIMENTO
E DISTANCIAMENTO
NO DISCURSO JORNALÍSTICO
Janete dos Santos Bessa NEVES
Páginas 1452-1458
164 - PRÁTICAS CONTRA-DISCIPLINARES E NOVAS CONFIGURAÇÕES
TERRITORIAIS
NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGÜÍSTICO
Joana Plaza PINTO
Páginas 1459-1464
165 - UNIMED: UMA INVERSÃO ENTRE A SAÚDE E O LUCRO
João Carlos CATTELAN
Páginas 1465-1472
166 - A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO-PARTICIPATIVO
E SUAS IMPLICAÇÕES
NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
Joaquina Aparecida Nobre Silva GOMES
Páginas 1473-1480
167 - A INFERÊNCIA LÓGICO-LINGÜÍSTICA NA INTERFACE
LÉXICO/SINTAXE/SEMÂNTICA/PRAGMÁTICA
(UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DO CONETIVO "E")
Jorge Campos da COSTA
Páginas 1481-1488
168 - UMA QUESTÃO VITAL PARA A PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS
A
EDIÇÃO CRÍTICA E A CRÍTICA TEXTUAL
José Pereira da SILVA
Páginas 1489-1497
169 - O VOCATIVO NO DIALETO MINEIRO NOS SÉCULOS XIX E XX:
UMA ABORDAGEM VARIACIONISTA
Juliana Costa MOREIRA
Páginas 1498-1504
170 - SENTIDO: SUAS DETERMINAÇÕES E SEUS ACIDENTES
Juliana Vieira CHALUB
Páginas 1505-1512
171 - A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO DISCURSO JORNALÍSTICO
HIPERTEXTUAL:
UMA ANÁLISE DO SITE WIKINEWS
Juliano de Oliveira PIRES - Renato de MELLO
Páginas 1513-1522
172 - ESTRATÉGIAS RETÓRICO-DISCURSIVAS NO DISCURSO DE AUTO-AJUDA
Julio Neves PEREIRA
Páginas 1523-1533
173 - HABERMAS E CHARAUDEAU: A GUINADA DA SEMIOLINGUÍSTICA?
Júnia Diniz FOCAS
Páginas 1534-1541
174 - ANÁLISE SEMIÓTICA DA NARRATIVA BÍBLICA “A
PROVA DE ABRAÃO”
Karin Adriane Henschel Pobbe RAMOS
Páginas 1542-1555
175 - IMPLICAÇÕES DA NOÇÃO DE SUJEITO NA DISCUSSÃO
DA RESPONSABILIDADE DE FALA
Karla Cristina dos SANTOS
Páginas 1556-1563
176 - TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA QUESTÃO A SER REPENSADA NO
LIVRO DIDÁTICO
Kátia Maria Capucci FABRI - Mara Lúcia Dias NOGUEIRA
Páginas 1564-1573
177 - O DIREITO E O AVESSO NO LÉXICO DOS TEXTOS MIDIÁTICOS:
REFLEXÕES SOBRE A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA
Kátia Regina Rebello da COSTA
Páginas 1574-1586
178 - OS EFEITOS DE REAL E DE FICÇÃO NA OBRA “NOTÍCIA
DE UM SEQÜESTRO”,
DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Keila da Costa e SILVA - Renato de MELLO
Páginas 1587-1595
179 - DE "BRASIVIANOS" A "BISCATEIROS": REFLEXÕES
METOLÓGICAS
Kelen Gleysse Maia Andrade DANTAS
Páginas 1596-1598
180 - LEITURA DO ESPAÇO VIRTUAL E ESPACIALIZAÇÃO VIRTUAL
DA LEITURA:
CONSTRUÇÃO COGNITIVO-INTERACIONAL DAS CIBERTRILHAS DA EDUCAÇÃO
Lafayette Batista MELO
Páginas 1599-1607
181 - A ARTICULAÇÃO ENTRE SUBSÍDIOS TEÓRICOS E
A PRÁTICA DA TRADUÇÃO NA SALA DE AULA:
IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO TRADUTOR
Leila DARIN
Páginas 1608-1615
182 - A IRONIA E A ARTICULAÇÃO DOS SENTIDOS PELAS VIAS DA LINGÜÍSTICA
E DA PSICANÁLISE
Leila Rocha Sarmento COELHO
Páginas 1616-1623
183 - EMERGÊNCIA DAS CONDUTAS COMUNICATIVAS NA CRIANÇA OU COMO
AS
CRIANÇAS DESCOBREM O PENSAMENTO?
Lélia Erbolato MELO
Páginas 1624-1632
184 - A SUBJETIVIDADE NOS ACÓRDÃOS JUDICIAIS E SEUS EFEITOS
Lélio Maximino LELLIS
Páginas 1633-1644
185 - O SÓCIO-CULTURAL E O ESTÉTICO NA INSTITUIÇÃO
ESCOLAR:
UMA TEIA DE VOZES E DE FORMAS DE INTERAÇÃO
Leny da Silva GOMES - Neiva Maria Tebaldi GOMES
Páginas 1645-1650
186 - CRISTIANISMO E SUA INFLUÊNCIA NA LÍNGUA PORTUGUESA
Leonardo SAMU
Páginas 1651-1660
187 - ABORDAGEM TEXTUAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leonor Werneck dos SANTOS
Páginas 1661-1666
188 - A REFERENCIAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO ARGUMENTATIVA
NO DISCURSO
POLÍTICO BRASILEIRO
Liane Filomena MULLER - Vera Lúcia WINTER
Páginas 1667-1672
189 - O ENSINO DA ESCRITA PADRÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA:
EM BUSCA DE FONTES ATUAIS
Líbia Mara S. SARAIVA
Páginas 1673-1685
190 - IRONIA E METÁFORA - A LINGUAGEM FIGURADA: O SEU EFEITO ARGUMENTATIVO
E A SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Lílian Manes de OLIVEIRA
Páginas 1686-1691
191 - A GRAMATICALIZAÇÃO DOS ARTICULADORES SINTÁTICOS
“NO SENTIDO DE” E “A RESPEITO DE”
Liney de Mello GONÇALVES
Páginas 1692-1698
192 - ESTRUTURAÇÃO RETÓRICA: UM MODELO DE REPRESENTAÇÃO
DO CONHECIMENTO
Lúcia Helena Machado RINO - Thiago Ianes CARBONEL
Páginas 1699-1709
193 - ARGUMENTAÇÃO E ENSINO: A ANÁLISE DE UMA CRÔNICA
JORNALÍSTICA
Lúcia Helena Martins GOUVÊA
Páginas 1710-1719
194 - ESTUDO DO PRONOME RELATIVO "O QUAL" E SEUS DERIVADOS NA CADEIA
DE LINGUAGEM ESCRITA
Lúcia Lovato LEIRIA
Páginas 1720-1723
195 - A MUDANÇA DE “ASSIM”: UM CASO DE GRAMATICALIZAÇÃO,
MODALIZAÇÃO E
(INTER)SUBJETIVIZAÇÃO
Lúcia Regiane LOPES
Páginas 1724-1731
196 - UMA PERSPECTIVA LINGÜÍSTICA-HISTÓRICA
Luciane Silva de Souza CARNEIRO
Páginas 1732-1744
197 - VEJA: NEM SANTA, NEM DIABÓLICA; APENAS INSTITUIÇÃO
HISTÓRICA
Luciane Thomé SCHRÖDER
Páginas 1745-1756
198 - A FORÇA ARGUMENTATIVA DO EMPREGO DE ALGUNS TEMPOS VERBAIS EM
EDITORIAIS E CARTAS AO LEITOR
Luisa Helena Borges FINOTTI
Páginas 1757-1767
199 - DE PAREIA X PARALELO: O CONFLITO LINGÜÍSTICO-IDEOLÓGICO
ENTRE
OS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA E OS SEUS APOIOS INSTITUCIONALIZADOS
Luzia Marcia Resende SILVA
Páginas 1768-1775
200 - PRÁTICAS DISCURSIVAS E POSIÇÕES IDENTITÁRIAS
Luzia Rodrigues da SILVA
Páginas 1776-1781
201 - DAS
PÁGINAS DA FICÇÃO ÀS PRÁTICAS DA HISTÓRIA:
ESCRITA E LEITURA INSCRITAS
EM TEXTOS LITERÁRIOS
Luzmara Curcino FERREIRA
Páginas 1782-1786
202 - ASPECTOS CONCEITUAIS DA TRADUÇÃO
Madileide de Oliveira DUARTE
Páginas 1787-1792
203 - LEXICOGRAFIA E LINGÜÍSTICA DE CORPUS
Magali Sanches DURAN
Páginas 1793-1800
204 - GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM: DA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA À EXPERIÊNCIA
ESCOLAR
Magna Lúcia da SILVA
Páginas 1801-1813
205 - DE DECIFRADORES E COPISTAS A LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS:
DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maisa de Alcântara ZAKIR
Páginas 1814-1819
206 - METÁFORAS PRIMÁRIAS E INFLUÊNCIAS CULTURAIS
Maity Simone Guerreiro SIQUEIRA - Maria Alice Pimenta PARENTE
Páginas 1820-1826
207 - UMA ANÁLISE DAS ARTES CÊNICAS NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE
DO DISCURSO
Marcelo CORDEIRO
Páginas 1827-1833
208 - A ESTRUTURA DO GN NO REMA: A REALIZAÇÃO DO DINAMISMO COMUNICATIVO
Marcelo SAPARAS - Sumiko Nishitani IKEDA
Páginas 1834-1843
209 - METÁFORAS SOBRE A MULHER: UMA VISÃO LINGÜÍSTICA
E CONCEPTUAL
Marcia dos Santos LOPES
Páginas 1844-1852
210 - O USO DE RÓTULOS METALINGÜÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA
DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Marco Antônio Rosa MACHADO
Páginas 1853-1862
211 - AS DESILUSÕES DA CRÍTICA DE POESIA
Marcos Antônio SISCAR
Páginas 1863-1868
212 - A RELAÇÃO ENTRE A GRAMÁTICA E A ESTILÍSTICA
NO DISCURSO DOS LITERATOS
Marden Aleandro RANGEL - Carmen AGUSTINI
Páginas 1869-1878
213 - METÁFORAS DO PALIMPSESTO: O DIÁLOGO ENTRE AS FÁBULAS
E A FÁBULA FABULOSA
Maria Angélica de OLIVEIRA - Ivone Tavares de LUCENA
Páginas 1879-1888
214 - A QUESTÃO DA COERÊNCIA SOB A PERSPECTIVA SÓCIOCOGNITIVA
DA LINGUAGEM
Maria Angélica de Oliveira PENNA
Páginas 1889-1896
215 - O ENSINO DAS FORMAS NOMINAIS DO VERBO EM ITALIANO E PORTUGUÊS
Maria Aparecida Cardoso SANTOS
Páginas 1897-1905
216 - SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO:
A TESSITURA DE SUJEITOS NO DISCURSO ROMANESCO
Maria Aparecida Leite Mendes COTA
Páginas 1906-1917
217 - TEXTO E DISCURSO: OS PROCESSOS DE DESVENDAMENTO INFERENCIAL
Maria Aparecida Lino PAULIUKONIS
Páginas 1918-1925
218 - ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DAS RELAÇÕES
DE GÊNERO NO HUMOR
Maria Aparecida Resende OTTONI
Páginas 1926-1936
219 - ESTUDOS CULTURAIS E DIALOGISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO
DAS PRÁTICAS
DISCURSIVAS E DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS
Maria Bernadete Fernandes de OLIVEIRA
Páginas 1937-1944
220 - ATEMIG - ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: VARIANTE
REGIONAL
DO ATLAS TOPONÍMICO DO BRASIL
Maria Cândida Trindade Costa de SEABRA
Páginas 1945-1952
221 - REFERÊNCIA E ONOMÁSTICA
Maria Cândida Trindade Costa de SEABRA
Páginas 1953-1960
222 - JORNAL ATINGIDOS: DA IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA A DE PROJETO
NO DISCURSO AMBIENTALISTA
Maria Carmen Aires GOMES
Páginas 1961-1972
223 - REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM CONTOS FOLCLÓRICOS
BRASILEIROS:
UMA ANÁLISE CRÍTICA.
Maria Cecília de LIMA
Páginas 1973-1982
224 - ASPECTOS LÉXICO-FONOLÓGICOS DA CIDADE DE BALSAS-MA
Maria Célia Dias de CASTRO
Páginas 1983-1994
225 - A GRAMATICALIZAÇÃO E O PROCESSO DE METONÍMIA: CASOS
DE INCORPORAÇÃO
DA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS
Maria Célia LIMA-HERNANDES
Páginas 1995-2003
226 - COMO UMA PERSPECTIVA RELATIVISTA PODE AUXILIAR A ELABORAÇÃO
AUTOMÁTICA DE ONTOLOGIAS
Maria Cláudia de FREITAS - Violeta QUENTAL
Páginas 2004-2015
227 - AS COISAS NÃO PRECISAM SER COMO SEMPRE FORAM: O QUESTIONAMENTO
DO DETERMINISMO NARRATIVO NA RELEITURA “THE GLASS COFFIN” DE A.
S. BYATT
Maria Cristina MARTINS
Páginas 2016-2020
228 - O TRATAMENTO DA LEXICULTURA NOS DICIONÁRIOS BILÍNGÜES
FRANCÊS-PORTUGUÊS
Maria Cristina Parreira da SILVA
Páginas 2021-2026
229 - O DIÁRIO DA BAHIA: TRIBUNA DOS ABOLICIONISTAS
Maria da Conceição Reis TEIXEIRA
Páginas 2027-2035
230 - O PROCESSO ARGUMENTATIVO NO DISCURSO MIDIÁTICO
Maria das Graças Gonçalves PINHO
Páginas 2036-2048
231 - A HEGEMONIA DA LÍNGUA INGLESA E A IDENTIDADE DO BRASILEIRO
Maria do Rosário Gomes Lima da SILVA
Páginas 2049-2056
232 - CONTEXTO MIDIÁTICO, FIM DISCURSIVO E ORGANIZAÇÃO
RETÓRICA DE ARTIGOS
DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Maria Eduarda GIERING
Páginas 2057-2067
233 - RELAÇÕES INTERORACIONAIS DE PROJEÇÃO POR
ENCAIXAMENTO NO
DISCURSO RELATADO NO PORTUGUÊS ESCRITO
Maria Evane BETHÔNICO
Páginas 2068-2076
234 - HISTÓRIA DA GRAMATICALIZAÇÃO ITALIANA & NASCIMENTO
E EVOLUÇÃO DO
PRONOME DE TRATAMENTO "LEI"
Maria Franca ZUCCARELLO
Páginas 2077-2084
235 - A ALTERNÂNCIA DO GÊNERO MASCULINO/FEMININO NO CONTATO LINGÜÍSTICO
ENTRE O PORTUGUÊS E O ITALIZANO EM SANTA CATARINA
Maria Isabel BORGES
Páginas 2085-2098
236 - A POLÍTICA DE IDENTIDADES EM TORNO DA FIGURA DO INFORMANTE NA
SOCIOLINGÜÍSTICA E NA GEOLINGÜÍSTICA
Maria Isabel BORGES
Páginas 2099-2112
237 - LÍNGUA PADRÃO FALADA E LÍNGUA PADRÃO ESCRITA:
O QUE SE OUVE NA PRIMEIRA
SE LÊ NA SEGUNDA?
Maria Lúcia de OLIVEIRA
Páginas 2113-2124
238 - EXPERIÊNCIA PRÉVIA E PARTILHA DE CONHECIMENTO: A PRÁTICA
DO PROJETO
UNIVERSIDADES EM TIMOR-LESTE
Maria Lúcia Marcondes VASCONCELOS - Regina Helena Pires de BRITO
- Rosemeire Leão da Silva FACCINA
Páginas 2125-2135
239 - A LINGUAGEM DOS PERIÓDICOS DA ÉPOCA, EM TORNO À ESCRAVIDÃO
Maria Lúcia MEXIAS-SIMON
Páginas 2136-2141
240 - O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE CRENÇAS E MUDANÇA
DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE INGLÊS COMO L2
Maria Raquel de Andrade BAMBIRRA - Climene Fernandes Brito ARRUDA
Páginas 2142-2153
241 - ENUNCIAÇÃO E ESPAÇOS MENTAIS: CONEXÃO ENTRE
SEMÂNTICA E COGNIÇÃO
Maria Regina de Carvalho Caseiro OLIVEIRA - Renata Amaral TEIXEIRA
Páginas 2154-2166
242 - ASSUMINDO A PALAVRA: LEITURA E INTERAÇÃO NA ARGUMENTAÇÃO
ESCRITA
Maria Rosa PETRONI
Páginas 2167-2178
243 - ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE:
UMA ANÁLISE DA REVISTA EXAME
Maria Silvia Olivi LOUZADA
Páginas 2179-2188
244 - A ESCRITA E O SEU POTENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE MATEMÁTICA
Maria Teresa Menezes FREITAS
Páginas 2189-2198
245 - GÊNEROS DO DISCURSO, POESIA E ESCOLA
Maria Tereza SCOTTON
Páginas 2199-2210
246 - ATLAS TOPONÍMICO DO BRASIL: VARIAÇÃO E CONFLUÊNCIA
ETNOLINGÜÍSTICA:
EIXOS DE ANÁLISE
Maria Vicentina de Paula do Amaral DICK
Páginas 2211-2217
247 - DESAFIO EPISTEMOLÓGICO-LINGÜÍSTICO: POR UMA DEFINIÇÃO
DE TEXTO ESCRITO
Mariana Queiroga TABOSA
Páginas 2218-2228
248 - ADVÉRBIOS LOCATIVOS NO PORTUGUÊS ESCRITO EM PERSPECTIVA
HISTÓRICA
Mariangela Rios de OLIVEIRA
Páginas 2229-2238
249 - O PROCESSO DE PREDICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA
Marília Blundi ONOFRE
Páginas 2239-2244
250 - O CRONOTOPO CONSTITUINDO O SUJEITO E O SENTIDO DO TEXTO “PESSACH:
A TRAVESSIA”, DE CARLOS HEITOR CONY
Marilurdes Cruz BORGES - Maria Sílvia Olivi LOUZADA
Páginas 2245-2251
251 - A IDENTIDADE DO LINGÜISTA NA MÍDIA
Marina Célia MENDONÇA
Páginas 2252-2258
252 - PERSPECTIVAS HETEROTÓPICAS NA ARTE
Marisa Martins GAMA-KHALIL
Páginas 2259-2267
253 - VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E TEORIA DA OTIMIDADE
Marlúcia Maria ALVES
Páginas 2268-2280
254 - “PONTES PARA O TEXTO” - UM TRABALHO COMPARTILHADO PARA O
ENSINO
DA LEITURA E DA ESCRITA
Martha Augusta Corrêa e Castro GONÇALVES
Páginas 2281-2288
255 - ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES DE CRIMINOSOS
NA MÍDIA:
UM ESTUDO DO CASO SUZANE RICHTHOFEN NA FOLHA ON LINE E NO JORNAL SUPER NOTÍCIA
Maura Maria dos SANTOS
Páginas 2289-2296
256 - TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO LEXICAL
EM UM DICIONÁRIO
TERMINOLÓGICO ONOMASIOLÓGICO ELETRÔNICO
Maurizio BABINI
Páginas 2297-2306
257 - LÍNGUA E IDENTIDADE, GÊNERO E DISCURSO: RELAÇÕES
PARA A LEITURA
DE UMA CENOGRAFIA ANGOLANA
Michelle Gomes Alonso DOMINGUEZ
Páginas 2307-2318
258 - VOZES SUICIDAS – RASTROS VIRTUAIS DE UMA MORTE (A)ENUNCIADA
Mônica Vasconcellos CRUVINEL
Páginas 2319-2325
259 - UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA PARA AS ORAÇÕES ADJETIVAS
Monika Benttenmüller AMORIM
Páginas 2326-2335
260 - AVALIAÇÃO FORMATIVA, ATIVIDADES DE OBJETIVAÇÃO
E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Myriam Crestian CUNHA
Páginas 2336-2341
261 - O PAPEL DA INTERAÇÃO E DA PERSUASÃO NO CONTEXTO
CULTURAL
DA SALA DE AULA DE LÍNGUAS
Nádia Mara da SILVEIRA
Páginas 2342-2350
262 - A TRADUÇÃO JURÍDICA COMO PRATICADA ATUALMENTE:
UM ESTUDO DE CORPUS
Naomi James Sutcliffe de MORAES
Páginas 2351-2353
263 - JORNAL-LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA:
INTERDEPENDÊNCIA SUPORTE E GÊNEROS DISCURSIVOS
Neil Armstrong Franco de OLIVEIRA
Páginas 2354-2364
264 - HIPERGENERALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE LEITURA INSPECIONAL
APLICADA A TEXTOS VARIADOS
Neires Maria Soldatelli PAVIANI - Samira Dall AGNOL
Páginas 2365-2373
265 - CIBERAMBIENTES E EDUCAÇÃO
Neusa de Oliveira CARNEIRO
Páginas 2374-2380
266 - O TEXTO OFICIAL: ASPECTOS GERAIS E INTERPRETACÕES
Nilce Vieira Campos FERREIRA
Páginas 2381-2390
267 - O TEXTO DIDÁTICO NAS LICENCIATURAS: OTIMIZANDO O DISCURSO DO
PROFESSOR
Niura Maria FONTANA
Páginas 2391-2405
268 - A PROSA VILLIERIANA: POR UMA TRADUÇÃO POÉTICA
Norma DOMINGOS
Páginas 2406-2415
269 - ACERVOS DOCUMENTAIS: QUE HISTÓRIAS NOS REVELAM?
Orlivalda de Souza REIS
Páginas 2416-2421
270 - SER “DOURADO”: UM ESTUDO SOBRE O CÔMICO E O AMBÍGUO
NA FALA
DE UM GRUPO DA REGIÃO DE PATROCÍNIO MG
Ormezinda Maria RIBEIRO
Páginas 2422-2434
271 - AVANÇOS E DESAFIOS NA REFORMULAÇÃO DE UM CURRÍCULO
DE LICENCIATURA EM LETRAS
Pascoalina Bailon de Oliveira SALEH
Páginas 2435-2439
272 - GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: O QUE OS PCN REALMENTE DIZEM SOBRE
ISSO?
Patrícia Aparecida de AQUINO
Páginas 2440-2451
273 - FORMAÇÃO DO PROFESSOR E EDUCAÇÃO ESTÉTICA:
A METÁFORA DELINEANDO
A IMAGEM DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
Patrícia Colavitti BRAGA - Mary Julia DIETZSCH
Páginas 2452-2462
274 - INTERSECÇÕES LÍNGUO-CULTURAIS NA ONOMÁSTICA:
A QUESTÃO RELIGIOSA
Patrícia de Jesus CARVALHINHOS
Páginas 2463-2471
275 - O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA NO LIVRO
DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
Paula Maria Cobucci Ribeiro COELHO
Páginas 2472-2480
276 - O FUNCIONAMENTO DO SIGNIFICANTE NA PSICOSE E SUA RELAÇÃO
COM A ESCRITA
Paula Oliveira SOBRAL
Páginas 2481-2484
277 - APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA TRADUÇÃO
DE TERMOS MÉDICOS LEVANTADOS
A PARTIR DE UM CORPUS PARARELO EM RELAÇÃO A DOIS CORPORA COMPARÁVEIS
Paula Tavares Pinto PAIVA - Diva Cardoso de CAMARGO
Páginas 2485-2494
278 - O COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO E A NOÇÃO DE REPRESENTAÇÕES
MÚLTIPLAS
Raquel Márcia Fontes MARTINS
Páginas 2495-2502
279 - A DISFUNCIONALIDADE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS
Raquel Ribeiro MOREIRA
Páginas 2503-2510
280 - FRAGMENTAR PARA TECER, A DINÂMICA DE RECONSTITUIÇÃO
DO CORPO-LIVRO
Raquel WANDELLI
Páginas 2511-2516
281 - PRONOMES PESSOAIS DO CASOS RETO E OBLÍQUO: A FUNÇÃO
SINTÁTICA
NO PORTUGUÊS ATUAL E ARCAICO
Raymundo José da SILVA
Páginas 2517-2521
282 - ATLAS LINGÜÍSTICO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ,
MS ALIPP:
MARCAS CULTURAIS E LINGÜÍSTICAS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI
Regiane Coelho Pereira REIS
Páginas 2522-2532
283 - MEDIAÇÃO: O CONCEITO VYGOTSKYANO E SUAS IMPLICAÇÕES
NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Regiane Ibanhez Gimenes BERNI
Páginas 2533-2542
284 - OS TEARES DO TEXTO: A CIRCULAÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS
TEXTUAIS
E A ESCRITA NA ESCOLA
Regina Lúcia Péret DELL´ISOLA
Páginas 2543-2557
285 - PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A REDE PÚBLICA
ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Reinildes DIAS
Páginas 2558-2573
286 - APONTAMENTOS SOBRE A TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DO EFEITO
DE NEUTRALIDADE NA REVISTA SUPERINTERESSANTE
Renata Ferreira dos Santos ROCHA
Páginas 2574-2587
287 - O SILÊNCIO FAZ SENTIDO
Renato de MELLO
Páginas 2588-2594
288 - TOPONÍMIA URBANA DE TRÊS LAGOAS: RELAÇÃO
ENTRE CULTURA,
LÍNGUA E SOCIEDADE
Renato Rodrigues PEREIRA - Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL
Páginas 2595-2603
289 - O CONHECIMENTO NO DISCURSO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL:
METÁFORAS CONCEITUAIS EM DISPUTA
Ricardo Luiz Teixeira de ALMEIDA
Páginas 2604-2617
290 - GRAMMAR TEACHING IN EFL: A TEACHER'S PRACTICE IN FOCUS
Ricardo Madureira RODRIGUES
Páginas 2618-2624
291 - PRODUÇÃO, LEITURA E COMPREENSÃO DO TEXTO SALA-DE-AULA
Rita de Cássia da Luz STADLER
Páginas 2625-2631
292 - MARCAS PERSUASIVAS E IDEOLÓGICAS EM UM AUTO DE DEFLORAMENTO DE
1903
Rita de Cássia Ribeiro de QUEIROZ
Páginas 2632-2640
293 - ATIVIDADES DE ARGUMENTAÇÃO COTIDIANA EM CONTEXTO DE
SALA DE AULA DO MAGISTÉRIO - CONTRAPONTOS E PERSPECTIVAS
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira LIMA
Páginas 2641-2647
294 - A “DESINVENÇÃO” DO NORDESTE NA CRÔNICA
D’O CARAPUCEIRO
Roberto Azoubel da Mota SILVEIRA
Páginas 2648-2654
295 - A DIMENSÃO AFETIVA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE L2
Rodrigo Camargo ARAGÃO
Páginas 2655-2662
296 - UMA METODOLOGIA APLICADA À EDIÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS
Rosa Borges dos SANTOS
Páginas 2663-2670
297 - LITERATURA: DA MIMESIS À SEMIOSIS
Roselene de Fátima COITO
Páginas 2671-2679
298 - UM ESTUDO DAS PAIXÕES EM “A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA”
Roseli Cantalogo COUTO - Vera Lúcia R ABRIATA
Páginas 2680-2683
299 - O DISCURSO POLÍTICO NA CHARGE
Rosilene Alves da SILVA
Páginas 2684-2693
300 - REFLEXÃO E ENSINO DE GÊNEROS ORAIS NO CONTEXTO DE UM PROJETO
DE PRODUÇÃO TEATRAL
Rozana Aparecida Lopes MESSIAS
Páginas 2694-2700
301 - A RELEVÂNCIA DOS TIPOS DE CONTEXTOS PARA O PROCESSO HISTÓRICO
DE
CONSTITUIÇÃO DE PORÉM
Sanderléia Roberta Longhin-THOMAZI
Páginas 2701-2709
302 - A DESIGNAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA
Sandra Magna GUADANINI
Páginas 2710-2717
303 - DISCURSO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS DIANTE DA DOENÇA
GRAVE: FUNÇÕES ORAIS
E FUNÇÕES DA FALA
Sandra Maia Farias VASCONCELOS - Roxane de Alencar IRINEU
Páginas 2718-2725
304 - PROJETO ALIP – AMOSTRA LINGÜÍSTICA DO INTERIOR PAULISTA
Sebastião Carlos Leite GONÇALVES
Páginas 2726-2739
305 - GÊNERO ENTREVISTA: PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO NA
CONSTRUÇÃO
DO SUJEITO ENTREVISTADO
Selma Zago da Silva BORGES
Páginas 2740-2747
306 - MOTIVAÇÃO EM UM PROJETO DE PENPALS VIA CORREIO ELETRÔNICO
NA AULA DE INGLÊS: UM ESTUDO DESCRITIVO
Sérgio Miguel Gartner Pais de OLIVEIRA
Páginas 2748-2757
307 - COMPREENDENDO O PROCESSO INTERACIONAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA
INGLESA:
VISÕES DE PROFESSORES E ALUNOS
Shirlene Bemfica de OLIVEIRA
Páginas 2758-2770
308 - METÁFORAS E CULTURA: ASPECTOS DE TRADUÇÃO
Sila Marisa de OLIVEIRA
Páginas 2771-2776
309 - A VISÃO DO CONTINUUM NA ABORDAGEM DA METÁFORA E DA METONÍMIA
Silvana Maria Calixto de LIMA
Páginas 2777-2789
310 - CARACTERIZAÇÃO DO LÉXICO DA OBRA ALENCARIANA O
SERTANEJO: FANA E FLORA
Silvana Rodrigues de Souza QUEIROZ
Páginas 2790-2800
311 - O VP ORACIONAL E A GENERALIZAÇÃO DE BURZIO
Silvia Helena Lovato do NASCIMENTO
Páginas 2801-2807
312 - EFEITOS METAFÓRICOS NO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Silvia Regina NUNES
Páginas 2808-2819
313 - HÁBITOS DE ESCRITA NO ROTEYRO DA VIAGEM PARA AS MINAS DO CUYABA
(SÉCULO XVIII)
Sílvio de Almeida Toledo NETO
Páginas 2820-2826
314 - UMA ABORDAGEM LINGÜÍSTICO-HISTÓRICA DA NASALIDADE
EM CORUMBÁ DE GOIÁS
Sirlene Antonia Rodrigues COSTA
Páginas 2827-2839
315 - ESTUDO DAS RELAÇÕES ANAFÓRICAS: UM SUPORTE DE ENSINO
Siumara Aparecida de LIMA
Páginas 2840-2850
316 - A PRÁTICA DA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA COMO
FATOR DE ELEVAÇÃO DO
NÍVEL DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Solange Rodrigues Bonomo ASSUMPÇÃO
Páginas 2851-2860
317 - O PROJETO COMET - CORPUS MULTILÍNGÜE PARA ENSINO E TRADUÇÃO
- NA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Stella Esther Ortweiler TAGNIN
Páginas 2861-2872
318 - ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Tânia Aparecida ARBOLEA - Roseli FERREIRA
Páginas 2873-2880
319 - A SOCIEDADE COLONIAL DO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII:
AS CONTRIBUIÇÕES
DOS ESTUDOS DE RETÓRICA ANTIGA PARA A COMPREENSÃO
DO SISTEMA IDEOLÓGICO COLONIAL.
Thissiane FIORETO
Páginas 2881-2887
320 - A HOMILIA CONTEMPORÂNEA: A PRESENÇA DO DISCURSO POLÍTICO
NO RELIGIOSO
Thyago Madeira FRANÇA
Páginas 2888-2897
321 - O PAPEL DA MEMÓRIA HISTÓRICA NAS REPRESENTAÇÕES
E CRENÇAS
DA LÍNGUA ESPANHOLA PELOS BRASILEIROS
Valdete de Lima Ank MORAIS
Páginas 2898-2904
322 - GLOSSÁRIO NEOLÓGICO DO LÉXICO INDIANISTA DE GONÇALVES
DIAS:
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Valdinei Moreira BORGES
Páginas 2905-2911
323 - CONTOS DE FADA E INTERNET: UMA INTERFACE DE NARRADORES
Valter MOURA
Páginas 2912-2918
324 - USO DE VERBOS MODAIS POR ALUNOS AVANÇADOS DE INGLÊS
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS
Vander Paula VIANA
Páginas 2919-2928
325 - O IDEAL E O REAL NA PESQUISA GEOLINGÜÍSTICA: CAMINHOS
Vanderci de Andrade AGUILERA
Páginas 2929-2939
326 - INGLÊS INSTRUMENTAL, ABORDAGEM COMUNICATIVA E PROPOSTAS PARA
UM ENSINO CRÍTICO DE INGLÊS
Vanderlei José ZACCHI
Páginas 2940-2946
327 - OS FONEMAS SIBILANTES E A VARIEDADE DE SUA REPRESENTAÇÃO
EM
DOCUMENTOS SETECENTISTAS
Vanessa Martins do MONTE
Páginas 2947-2958
328 - O VERBO NA VARIEDADE VERNACULAR CATALANA - UM ESTUDO LEXICAL EM
DOCUMENTO NOVICENTISTA
Vanessa Regina DUARTE - Maria Helena de PAULA
Páginas 2959-2966
329 - A HIPERTEXTUALIDADE DA CHARGE NO CONTRATO DE “DIVERSÃO” DE
UM
JORNAL DE INFORMAÇÃO
Vaneza Aparecida de Figueiredo VASCONCELLOS
Páginas 2967-2974
330 - CHARGE E CARTUM: UMA PERSPECTIVA SEMIOLINGÜÍSTICA DO DISCURSO
Verônica Palmira Salme de ARAGÃO
Páginas 2975-2987
331 - SER LETRADO NO CONTEXTO ACADÊMICO
Victoria WILSON
Páginas 2988-2996
332 - SER E SENTIR-SE BRASILEIRO: O SUJEITO NACIONAL FLAGRADO EM SEU DIZER
Vilma Aparecida Botelho Freitas
Páginas 2997-3007
333 - DIMINUTIVO EM PORTUGUÊS E EM FRANCÊS: UM POUQUINHO É UN
PETIT PEU
Virpi Johanna TURUNEN
Páginas 3008-3016
334 - TOPÔNIMOS NA RCI: RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL
Vitalina Maria FROSI - Giselle Olívia Mantovani Dal CORNO - Carmen
Maria FAGGION
Páginas 3017-3029
335 - ALGUNS ASPECTOS IDEOLÓGICO-DISCURSIVOS DA MASCULINIDADE DOMINANTE
EM ANÚNCIOS PESSOAIS ELETRÔNICOS DE HOMOERÓTICOS GAÚCHOS.
Vitor Hugo Chaves COSTA
Páginas 3030-3036
336 - NOTÍCIA E GRÁFICO NO JORNAL IMPRESSO: GÊNEROS TEXTUAIS
INTEGRADOS
Viviane Martins DUARTE
Páginas 3037-3046
337 - NOTAS SOBRE O CONSTRUCIONISMO DINÂMICO: UMA CONTRIBUIÇÃO
PARA
O ESTUDO DA LINGUAGEM
Wagner Ferreira LIMA
Páginas 3047-3058
338 - A REFERENCIAÇÃO EM UM DOS GÊNEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR:
OS EDITORIAIS
Walleska Bernardino SILVA
Páginas 3059-3065
339 - DICIONARISTAS COMO “FALANTES IDEAIS” CULTURALMENTE LOCALIZADOS
Zinda Maria Carvalho de VASCONCELLOS
Páginas 3066-3077
Como comprar:
Telefax: (0xx34) 3239-4162 Ramal 6201
E-mail: coorprocien@ileel.ufu.br
Site da editora: http://www.edufu.ufu.br
Esta coletânea que ora apresentamos é resultado do encontro de
pesquisadores da área de Lingüística, por ocasião do X Simpósio Nacional
de Letras e Lingüística (X SILEL) da Universidade Federal de
Uberlândia, realizado no período de 20 a 22 de outubro de 2004.
Os setenta e nove textos que compõem a coletânea são representativos
do grande número de pesquisas que vêm sendo realizadas nas últimas
décadas no Brasil, nas mais diversas áreas de especialidade da
Lingüística, o que demonstra a dimensão do SILEL, evento que, em suas 10
edições, tem propiciado o debate acadêmico, a troca de experiências e a
divulgação dos estudos da linguagem.
Aos leitores, desejamos um agradável e produtivo percurso de leitura.
ÍNDICE ALFABÉTICO
O USO DO PRESENTE PARA EXPLICAR O PASSADO, NO PORTUGUÊS
Alice Queiroz Frascaroli - Cíntia Carneiro Medeiros - Natália Sathler Sigiliano - Mario Roberto - Lobuglio Zágari
COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO E LEGIBILIDADE: PROCESSAMENTO EM APOSTILAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alzemy Ferreira Rego
DISCURSO E CONTRUÇAO DE IDENTIDADES NO CIBERESPAÇO
Antônio Carlos Soares Martins
SOBRE O POSICIONAMENTO DO SATÉLITE DE NÍVEL TRÊS REALMENTE NO PORTUGUÊS EUROPEU
Aquiles Tescari Neto
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: A INCLUSÃO DE UM OLHAR DISCURSIVO NO PROCESSO
Carla Nunes Vieira Tavares - Maria de Fátima Fonseca Guilherme de Castro
UM ESTUDO SOBRE A COLOCAÇÃO DOS CLÍTICOS COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Carla da Silva Nunes
FORMAS DE DIZER E GÊNEROS TEXTUAIS: LEVANTANDO ALGUMAS HIPÓTESES A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA ANÁLISE DO DISCURSO
Carmen Agustini
ELEVAÇÃO DA VOGAL PRETÔNICA DIANTE DE –INHO E -ZINHO, NA REGIÃO DE COLONIZAÇÃO ITALIANA DA SERRA GAÚCHA
Carmen Maria Faggion
GÊNERO DISCURSIVO E TIPOLOGIA TEXTUAL: DUAS FACES DE UMA MESMA MOEDA?
Caroline Cardoso Marra
UNIDADE FRASEOLÓGICA ESPECIALIZADA: CARACTERIZAÇÃO
Claudia Almeida Rodrigues Murta
ERRO IMPREVISÍVEL: POSSIBILIDADE ESQUECIDA DA LÍNGUA
Cristina Felipeto
FALA GAROTO! A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MASCULINA NA ADOLESCÊNCIA
Cristina Varandas Rubim
PROFESSORA, REMÉDIO, CONSTRUÇÃO ETC. CONCEITOS METAFÓRICOS PARA LEITURA
Daisy Rodrigues do Vale
CONSTRUIR (V) => CONSTRUÇÃO (N): UM ESTUDO DOS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS
Déborah Christina de Mendonça Oliveira
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: DIMENSÃO HISTÓRICA
Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco
O NOME PRÓPRIO EM UMA HISTÓRIA INVENTADA: “ESCUTA” SOB OS EFEITOS DO FUNCIONAMENTO LINGUÍSTICO-DISCURSIVO
Eduardo Calil - Maria Hozanete Alves de Lima
INTEGRAÇÃO CLAUSAL: COMPLETIVAS LIGADAS A VERBO
Eliete Figueira Batista da Silveira
ARTIGO E ENSAIO CIENTÍFICOS: DOIS GÊNEROS E UMA SÓ FORMA?
Elke Beatriz Felix Pena
CONCEITOS BAKTINIANOS NA ANÁLISE DA INSCRIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO DISCURSO TRADUTÓRIO
Elsa Maria Nitsche Ortiz
CHAT – GÊNERO TEXTUAL EMERGENTE
Else Martins dos Santos
HOMENS QUE SÃO HOMENS NÃO CHORAM: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE MASCULINA
Estael Aparecida Pereira
A REFERENCIAÇÃO EM HISTÓRIAS DE LITERATURA INFANTIL
Everaldo Lima de Araujo
USOS DOS ADVÉRBIOS DE TEMPO E DE ASPECTO NO PORTUGUÊS ARCAICO E NO CONTEMPORÂNEO
Filipe Viana Luiz Albani
CORREÇÃO DE REDAÇÕES DO CLAC
Filomena Varejão - Bruno Cavalcanti Lima - Michelli Bastos Ferreira
REGULARIDADE VERSUS IRREGULARIDADE NA FORMAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS LINGÜÍSTICOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL
Flávia Lamberti Arraes
MODELOS COGNITIVOS GLOBAIS: UMA LEITURA DE UM POEMA DE PAULO LEMINSKI
Francis Nunes Pereira
CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM A METAMORFOSE, DE FRANZ KAFKA
Francisco Elias Simão Merçon
UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO CINEMA
Francisco Elias Simão Merçon
O GÊNERO NO CONTEXTO MILITAR
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa
CONSTRUÇÕES COM TER, DAR E PASSAR: PARÂMETROS DE SUA ESTABILIZAÇÃO IDIOMÁTICA
Giselle Aparecida Toledo Esteves - Joana Mendes de Oliveira - Marcia dos Santos Machado Vieira
INSTRUÇÕES: A LINGUAGEM NA PRÁTICA DO TRABALHO, UM TRABALHO DE PRÁTICA LINGUAGEIRA
Glória de F. P. de Assumpção
ATIVIDADE TEXTUAL/ ATIVIDADE SEXUAL : A MISE EN SCENE DISCURSIVA DO CORPO NA IMPRENSA HOMOSSEXUAL BRASILEIRA
Graziela Zanin Kronka
A INTERFERÊNCIA DA ESCOLA NA COLOCAÇÃO PRONOMINAL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGÜÍSTICA
Helaine Naira Albuquerque Barboza
OS LOUCOS DA MISERICÓRDIA: A NOMEAÇÃO DISCURSIVA DA LOUCURA NAS CORRESPONDÊNCIAS DA SANTA CASA DE SÃO JOÃO DEL REI
Helder Rodrigues Pereira
ADJETIVOS EM –VEL: FORMAÇÃO E PRODUTIVIDADE
Heloisa Maria Moreira Lima Salles - Maria Aparecida Curupaná da R. de Mello
ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES: ULTRAPASSANDO A SINTAXE
Hilda de Oliveira Olimpio
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO EMPREGO CANÔNICO E NÃO CANÔNICO DO INFINITIVO PERIFRÁSTICO
Jacqueline Sousa Borges de Assis
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO RELACIONAL DO DISCURSO: REFLEXÕES SOBRE A COMPETÊNCIA DISCURSIVA
Janice Helena Chaves Marinho
MARCADORES DA ORDENAÇÃO TEXTUAL EM TEXTOS DISSERTATIVOS
Joaquina Aparecida Nobre Silva Gomes
COMUNICAÇÃO TEM REMÉDIO: INTERAÇÃO PROFISSIONAL-CLIENTE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
José Carlos Gonçalves
O CLÍTICO SE EM INFINITIVOS - UMA MUDANÇA EM PROGRESSO?
Karine Rios de Oliveira
IMPLICATURAS CONVERSACIONAIS EM UMA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO NO PROCON
Líllian Márcia Ferreira Divan - Luciana Martins Arruda
TEMPOS VERBAIS E ARGUMENTAÇÃO
Lúcia Helena Martins Gouvêa
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SONDAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: SUBSÍDIOS PARA UMA PESQUISA DE AUTO-OBSERVAÇÃO
Luciene Teodoro Casassanta Sousa
A GRAMATICALIZAÇÃO DO VERBO COMEÇAR
Luiz Carlos Travaglia
DAS TÉCNICAS PUBLICITÁRIAS DE IDENTIFICAÇÃO: PERSONALIZAÇÃO, INDIVIDUALIZAÇÃO, SINGULARIZAÇÃO
Luzmara Curcino Ferreira
ANÁLISE SOCIOLINGÜÍSTICA COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DE CLASSES REGULARES E DE CLASSES DE ACELERAÇÃO
Márcia M.Aquino Sylvestre - Roberto Gomes Camacho
COMPLEMENTOS PREPOSICIONADOS DE NOMES, ADJETIVOS E VERBOS – ORACIONAIS E NÃO-ORACIONAIS
Márcia Vanderlei de Souza Esbrana
A ESCOLHA LEXICAL E A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES
Maria Aparecida Lino Pauliukonis
O HUMOR NA INTERNET: ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DE GÊNERO DISCURSIVO ELETRÔNICO
Maria Aparecida Resende Ottoni
ANÁLISE DA PROMESSA E DA CRÍTICA NO DISCURSO POLÍTICO-ELEITORAL DO ENTÃO
CANDIDATO LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA NA PRIMEIRA CAMPANHA PRESIDENCIAL
DE 2002
Maria Aparecida Silva Furtado
NOTAS LEXICAIS SOBRE PLANTAÇÃO E PLANTAS MEDICINAIS EM NARRATIVAS ORAIS CATALANAS
Maria Helena de Paula
O DISCURSO JURÍDICO E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Maria Ieda Almeida Muniz
A AUTO-AVALIAÇÃO E A REFLEXÃO DO ALUNO COMO FERRAMENTAS PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES CRÍTICOS
Maria Inês Vasconcelos Felice
SURDEZ, BILINGÜISMO E INCLUSÃO: ENTRE O DITO, O PRETENDIDO E O FEITO
Maria do Socorro Correia Lima
OS TIPOS DE TAREFAS ORAIS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA INICIANTES DA LÍNGUA INGLESA
Mariana Honorato Mariano - Márcia Tomoe Nakamura - Rosely Perez Xavier
GÊNEROS DISCURSIVOS – PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
Marilza Borges Arantes
FALANDO DE ENVOLVIMENTO INTERACIONAL NA SALA DE AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Marise Adriana Mamede Galvão
COESÃO REFERENCIAL NOS TEXTOS DE BULAS
Mary Lourdes de Oliveira Angotti
A Coerência em Textos Expositivos e/ou Argumentativos, Escritos em Língua Portuguesa por Estudantes Universitários
Mirella de Oliveira Freitas
UM ESTUDO DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS USADAS EM EDITORIAIS
Míriam Silveira Parreira
A DÊIXIS SOCIAL COMO PARTE DAS ESTRATÉGIAS NUMA ACAREAÇÃO DO PROCON
Mônica Monken Velloso
A ARTICULAÇÃO ENTRE LINGÜÍSTICA E PSICANÁLISE E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LÍNGUA
Mônica Nóbrega
RECONTAGEM DE PIADAS POR AFÁSICOS: DOIS EPISÓDIOS
Nirvana Ferraz Santos Sampaio
O CASO DAS RELATIVAS E O CASO NAS RELATIVAS: UMA ANÁLISE MINIMALISTA DE RELATIVAS LIVRES E SINTAGMAS-QU NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Paulo Medeiros Junior
A LÍNGUA DA ESCOLA E A LÍNGUA DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE LINGÜÍSTICA EM EVENTOS DE ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA
DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA.
Rosângela Rodrigues Borges
ORAÇOES CONCESSIVAS E ADVERSATIVAS EM TEXTOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DIFICIL DISTINÇAO
Rosemeire Lopes da Silva Farias
A GRAMATICALIZAÇÃO DE CONJUNÇÕES E A QUESTÃO DA UNIDIRECIONALIDADE
Sanderléia Roberta Longhin-thomazi
O GÊNERO PIADA: O EQUÍVOCO NA ORDEM DO DISCURSO
Sídnei Cursino Guimarães
HUMOR NA CRÔNICA: VOZES E SILÊNCIOS QUE RIEM EM (DE) LUGARES DIFERENTES
Simone Cristina Salviano Ferreira
ORAÇÕES INFINITIVAS NO PORTUGUÊS DE MATO GROSSO DO SUL
Simone Scheid Rossato
CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS DE UMA SALA DE 5 a SÉRIE
Solange dos Santos Lima
AUTONOMIA DO APRENDIZ
Tatiana Reis Fontes Monteiro
AUTONOMIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA MEDIADOS POR COMPUTADOR
Valdir Silva - Danilo Cristófaro A. da Silva - Paulo Henrique Celestino
FILAMENTALITY - UMA PERSPECTIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Valeska Virgínia Soares Souza
A ORDEM DO DISCURSO DA AVALIAÇÃO DE LEITURA DO PROEB- PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MINAS GERAIS
Vilma Aparecida Gomes
REVISÃO DAS REDAÇÕES DO CLAC
Violeta Virginia Rodrigues - Ana Carolina Morito Machado
EVENTOS DE MOVIMENTO EM AMONDAWA
Wany Sampaio - Vera da Silva Sinha - Christopher Glynn Sinha - Aurineide da Silva Barros - Elieth Martins da Silva
Como comprar:
Pelo site http://www.edufu.ufu.br
Telefax: (0xx34) 3239-4293 - (EDUFU)
Telefax: (0xx34) 3239-4514 - (Livraria)
E-mail: livraria@ufu.br
Site da editora: http://www.edufu.ufu.br
Encontro na linguagem: estudos lingüísticos e literários é um livro
que traz ao leitor diferentes pontos de vista sobre a língua, tanto nos
estudos lingüísticos quanto nos estudos literários. O foco maior está no
texto, sua produção, sua compreensão, seu modo de ser e funcionar,
inclusive como arte. Também seu ensino é abordado, bem como o ensino de
língua e a variação que esta pode sofrer em alguns de seus aspectos.
Finalmente a influência dos clássicos gregos e latinos, de onde deriva
nossa cultura e língua, se faz comentada, evidenciando a importância e a
necessidade da tradição na cultura lingüística e literária.
Uma obra essencial para os que não se contentam com um conhecimento sobre a língua a partir de um único ponto de vista.
I Estudos Lingüísticos
1. Variação fonológica: consoantes em
coda silábica
Dermeval da Hora Oliveira
2. Produção e compreensão de textos: a perspectiva da lingüística textual
Ingedore Grunfeld Villaça Koch
3. Lingüística textual: um balanço e perspectivas
Ingedore Grunfeld Villaça Koch
4. O texto como unidade e o gênero como objeto de ensino de língua portuguesa
Roxane Rojo
5. Pesquisação e autonomia
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Eliane Carolina de Oliveira, Grace Teles, Valdir Silva, Danilo Cristófaro A. da Silva.
6. Comunidades virtuais de aprendizagem e colaboração
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
II Estudos literários
1. Ética de deuses e de guerreiros homéricos
entre jagunços
Heitor Megale
2. A pista e a razão: notas sobre o gênero policial em Ricardo Piglia
Júlio César Pimentel Pinto
3. Apropriações feministas de the tempest em Índigo Or, Mapping The Waters, de Marina Warner
Peônia Viana Guedes
4. Sujeitos femininos em deslocamentos: a literatura migrante de autoria feminina
Sandra Regina G. Almeida
5. Um crime ou uma viagem: que outra coisa se pode narrar?
Vera Lúcia Follain de Figueiredo
6. Mito e filosofia nas tragédias latinas: a Fedra de Sêneca
Zélia Ladeira Veras de Almeida Cardoso
7. A influência do mundo clássico em nossos dias: o teatro greco latino
Zélia Ladeira Veras de Almeida Cardoso
Como comprar:
Pelo site http://www.edufu.ufu.br
Telefax: (0xx34) 3239-4293 - (EDUFU)
Telefax: (0xx34) 3239-4514 - (Livraria)
E-mail: livraria@ufu.br
Site da editora: http://www.edufu.ufu.br
APRESENTAÇÃO
O Programa
de Pós-graduação em Lingüística – Curso
de Mestrado em Lingüística do Instituto de Letras e Lingüística
(ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia tem o prazer de lançar,
com este volume, a coleção Lingüística IN
FOCUS, criada para divulgar a produção científica
do Programa e de pesquisadores convidados, ou participantes de eventos promovidos
pelo ILEEL.
O Programa
de Pós-graduação em Lingüística conta atualmente
com três linhas de pesquisa: 1) Teorias e Análises Lingüísticas:
estudos sobre Léxico, Morfologia e Sintaxe; 2) Estudos sobre Texto e
Discurso e 3) Estudos sobre o Ensino/Aprendizagem de Línguas.
Os trabalhos ora apresentados relacionam-se com projetos ligados às
três linhas. Para a linha 1 encontram-se dois trabalhos sobre morfologia
e léxico dentro de questões referentes à mudança
lingüística no quadro dos estudos da gramaticalização
(cf. Martelotta e Travaglia); nessa mesma linha, três outros trabalhos
tratam de questões de lexicologia e constituição
de dicionários (cf. Martins, Cano e Moraes Filho) e um sobre sintaxe
(cf. Rocha). Os estudos de Fernandes e Santos pertencem à linha de pesquisa
2, dentro dos quadros da Análise do Discurso. Os trabalhos de Azambuja
e Guilherme de Castro também relacionam-se com a linha de pesquisa 2,
dentro do quadro da Lingüística Textual e da Análise da
Conversação, mas voltam-se para reflexões sobre o ensino
e aprendizagem de língua e ligam-se, portanto, também à linha
de pesquisa 3. Exclusivamente atinentes a esta última linha, temos os
estudos de Figueiredo e Jesus; ambos abordam questões relativas à leitura.
Vejamos especificamente do que trata cada um desses estudos.
Em seu artigo Leitura e Criticidade em Língua Estrangeira,
no campo da Lingüística Aplicada Crítica, Célia Assunção Figueiredo discute
visões de criticidade ligadas ao ensino da leitura no contexto de formação
de professores de línguas. A autora considera de crucial importância
a compreensão, por parte de aprendizes, futuros professores, do papel
da re-construção de práticas sócio-político-educacionais
de emancipação à luz dos postulados freirianos, ou seja,
em termos de uma educação crítica; e, concebendo a leitura
como um evento social, apresenta ainda considerações a respeito
do processo de leitura e de aspectos ideológicos relacionados ao seu
ensino, bem como levanta questionamentos quanto ao papel do aluno-leitor, do
professor de línguas e da própria aprendizagem nessa área.
O estudo de Cleudemar Alves Fernandes, intitulado A
Constituição da Análise do Discurso na Lingüística,
como o próprio título indica, destina-se à explicitação
da constituição da Análise do Discurso (AD) como uma
das ramificações da Lingüística. Para tal intento,
recorre à noção de atravessamento e mostra que a Análise
do Discurso resulta de um atravessamento de outros campos disciplinares
na Lingüística. Trata-se de uma formulação teórica
que engloba, de maneira indissociável, sujeito, história,
ideologia e discurso, e explicita que a interdisciplinaridade constitutiva
da AD deve-se a problemas encontrados no seio da linguagem, quer seja verbal
ou não. Trata-se, por um lado, de questões de linguagem que
não encontram em outros campos da Lingüística possibilidades
de interpretação, cujas explicações conclamam
a recorrência às teorias do materialismo histórico;
e, por outro lado, de uma possibilidade de leitura e interpretação
de toda equalquer materialidade lingüística, tendo em vista
a natureza essencialmente ideológica do signo, que nega a imanência
do significado e aponta uma possível crise da Lingüística
imanente. Assim, ao lado das noções de língua, linguagem,
fala, texto, etc., acrescenta-se a noção de discurso, como
um objeto específico, de difícil apreensão, dado seu
caráter de dispersão histórico-social e alvo de constantes
equívocos decorrentes, inclusive, de sua tomada como sinônimo
de texto ou de diálogo conversacional. A natureza constitutiva do
discurso traz em si contradições que funcionam como regularidade,
como coerência, como estrutura argumentativa, aspectos que rompem
a perspectiva da análise textual e/ou comunicacional.
Evandro Silva Martins em seu trabalho Análise
e importância dos dicionários analógicos para
a Língua Portuguesa mostra que os dicionários
analógicos são produtos culturais construídos com
a finalidade de facilitar a pesquisa do termo exato para a elaboração
de textos. Trabalha com grandes conjuntos de vocábulos agrupados
pelo critério semântico. O Português possui alguns modelos
que são muitas vezes desconhecidos por parte dos que usam a língua
diuturnamente. Conhecer a história destes produtos culturais, o
seu funcionamento e a importância deles no uso da língua é o
objetivo no presente artigo.
João Bôsco Cabral dos Santos em seu texto O
discurso universitário institucional elabora um construto
teórico sobre o Discurso Universitário Institucional (DUI),
com o intuito de formalizar este discurso enquanto tipologia discursiva.
Para construir essa reflexão, no que se refere aos sentidos constitutivos
do DUI, o autor enfoca cinco parâmetros potenciais de formalização
teórica, a saber: a) os enfoques conceituais; b) os direcionamentos
epistemológicos da formação profissional; c) as ações
pedagógico-metodológicas; d) as projeções acadêmicas
e e) a orientação política do fazer ciência.
O trabalho sobre leitura, de Jorcelina Queiroz Azambuja, Perguntas
e respostas = leitura interativa?, focaliza as questões
de compreensão e interpretação de textos dos livros
didáticos de Língua Portuguesa. A autora apresenta uma síntese
de teorias que buscam caracterizar o processo de leitura, firmando-se nas
propostas interacionistas. Além disto, Azambuja estuda, discute
e propõe quais tipos de perguntas seriam mais pertinentes e produtivas,
em atividades de sala de aula, para ajudar o aluno a atingir uma real compreensão
de textos.
O artigo Verbos gramaticais – Verbos em processo de gramaticalização de
Luiz Carlos Travaglia traz uma contribuição
ao estudo da variação e mudança lingüística
no campo da gramaticalização. O autor define o que entende por
verbos gramaticais e verbos em gramaticalização; propõe
cadeias de estágios de gramaticalização para os verbos;
define três status que os verbos gramaticais podem ter (marcadores, indicadores
e verbos funcionais); levanta as diversas funções gramaticais
que estes verbos podem apresentar na Língua Portuguesa e ainda apresenta
as formas com que os verbos gramaticais podem aparecer (verbos simples, auxiliares
e expressões). Finalmente Travaglia realiza um grande levantamento de
verbos já gramaticalizados ou em processo de gramaticalização
existentes no Português oral e escrito, indicando e exemplificando as
funções gramaticais de cada um. A importância deste levantamento é que
configura um ambicioso projeto para a pesquisa da gramaticalização
de verbos em Português ao indicar nada menos do que noventa e nove verbos
envolvidos neste processo de mudança lingüística.
Maria de Fátima Fonseca Guilherme de Castro relata,
em seu artigo, Gênero e interação conversacional
na sala de aula de língua inglesa na universidade, resultados
de uma pesquisa que objetivou investigar se e como o gênero
dos interlocutores pode contribuir para assimetrias nas interações
ocorrentes entre alunas e alunos brasileiros em contexto universitário
de sala de aula de conversação em língua estrangeira (inglês).
As aulas foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas
em níveis macro e micro. Outros instrumentos de coleta de dados foram
utilizados, tais como observação, notas de campo, questionários
e entrevista final com os estudantes. Para a autora, os resultados oriundos
da análise dos dados de sua pesquisa permitem a ampliação
de nossa compreensão de como a variável ‘gênero’ (homem
e mulher; masculino e feminino) pode contribuir para as assimetrias nos processos
interacionais instaurados nas aulas de conversação, assim como
evidenciam aos professores e professoras de língua inglesa, a complexidade
em que se procede a relação dessa variável no espaço
de sala de aula.
Em seu texto Ordenação de advérbios qualitativos:
reflexões sobre a unidirecionalidade na gramaticalização,
Mário Eduardo Martelotta apresenta uma reflexão
acerca da hipótese da unidirecionalidade, associada à teoria
da gramaticalização, com base na análise da ordenação
do advérbio qualitativo mal e dos advérbios qualitativos
terminados em -mente na fase arcaica da Língua Portuguesa.
Demonstra-se que, apesar da forte tendência à estabilidade,
houve mudança na polissemia dos vocábulos do português
arcaico até os dias de hoje, o que aponta para uma mudança
sucessiva, com o surgimento posterior de valores associados normalmente
ao fim das trajetórias de gramaticalização.
Em O Algoritmo de preenchimento nas
fronteiras de constituintes, Maura Alves de Freitas Rocha compara
o comportamento dos adjuntos (e adjunções) e dos preenchedores
discursivos em fronteiras de constituintes do Português do Brasil,
na modalidade oral e escrita, a partir da teoria X-barra e outros princípios
que sustentam a Teoria Gerativa. Além disso, adota o modelo teórico
proposto por Tarallo e Kato (1989) que postula interface entre Gramática
e Teoria da Variação. A análise desenvolvida evidencia
que a grande diferença entre língua oral e língua
escrita, em relação ao preenchimento das fronteiras, repousa
no percentual de preenchimento nas margens: a língua oral privilegia
a margem à esquerda e a língua escrita, a margem à direita.
Além disso, a distribuição dos preenchedores mostrou
que os adjuntos são os preenchedores que mais ocorrem na língua
escrita, ao passo que, na língua oral, ocorrem mais adjuntos e preenchedores
discursivos.
Osvaldo Freitas de Jesus em seu ensaio Leitura
e cognição mostra como leitura e aprendizagem
se interrelacionam. Para ele, aprender é arquivar informações
novas na memória de longo prazo, incorporando-as às informações
já existentes, alargando de maneira distribuída o banco
de dados neuronal. Para que as informações tornem-se conhecimentos,
elas precisam ser elaboradas e integradas à rede a que pertencerão,
inclusive com fácil acesso para eventual reutilização.
A leitura, tanto da página de papel como da página eletrônica, é um
dos maiores fatores de aprendizagem. Mas ler é muito mais
complexo do que parece ao senso comum. Esse texto procura descrever a odisséia
neuronal durante a leitura, percorrendo o trajeto desde os deslocamentos óculo-cinéticos
até a interpretação final do sentido.
Para que o fruto da leitura permaneça na memória, a proteína
cinase, ativada por outra proteína, a AMPc, adere ao DNA dentro
do soma, o qual comanda o RNA a produzir proteínas adicionais,
necessárias à formação da circuitaria neuronal
duradoura. Para o autor, conhecer melhor o processo da leitura implica melhor
conhecer o funcionamento do cérebro, especialmente quanto à formação
da memória de longo prazo.
Para Waldenice Moreira Cano em Descrição
e tratamento de unidades léxicas adjetivais especializadas num dicionário
escolar de ciências, o objeto de estudo da Terminologia
são as unidades terminológicas que se utilizam nos domínios
de especialidade, concebidas como unidades da linguagem natural, que formam
parte de uma língua natural e da gramática que descreve cada
língua. Além das unidades nominais, o conhecimento especializado
pode ser reconhecido e adquirido através de outras unidades transmissoras
de conhecimento, como unidades adjetivais, verbais, fraseológicas, paráfrases,
unidades recorrentes, entre outras. Neste trabalho é discutida a questão
do tratamento e colocação, num dicionário escolar de Ciências,
das unidades de significação especializada adjetivais. Foi levado
em conta neste estudo o paradigma teórico proposto pela Teoria Comunicativa
da Terminologia (TCT), que permite redirecionar o tratamento de muitos aspectos
da Teoria Geral da Terminologia, através de uma perspectiva comunicativa.
A TCT trata o conhecimento especializado “in vivo”, isto é,
fruto da comunicação especializada real estabelecida entre os
interlocutores. Dessa maneira, pode-se postular, do ponto de vista lingüístico,
que as unidades de significação especializada (USE) ocorrem de
maneira natural no discurso e aí podem tomar formas diversas.
Finalmente, Waldenor Barros Moraes Filho, com seu estudo
intitulado O léxico das cores: uma análise contrastiva
português/inglês, analisa o universo léxico
das cores, em inglês e em português, a partir da definição
preliminar de cor básica, originalmente proposta por Berlin e Kay (1969)
e redefinida por Hays et al. (1972) como sendo aquela cor mais representativa
de pontos focais de tonalidade e luminosidade. As conclusões foram baseadas
em um corpus, extraído de dicionários bilíngües
e monolíngues, composto por aproximadamente três mil entradas
em inglês e mil em português, agrupado segundo características
semânticas e morfossintáticas em comum. Apesar da proliferação
de trabalhos de análises contrastivas na década de 1960, e das
críticas com relação, principalmente, ao seu caráter
de predição de erros e dificuldades, o autor, em sintonia com
os estudos de James (1980), defende uma revitalização das análises
contrastivas, uma vez que elas podem contribuir para a teoria da tradução,
para reflexões sobre universais lingüísticos e para os estudos
contrastivos na área da Lexicologia.
Todos os autores deste volume da coleção Lingüística
IN FOCUS são professores do Instituto de Letras e Lingüística
da Universidade Federal de Uberlândia, exceto Martelotta que atua na
Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Esperamos que este primeiro volume da coleção Lingüística
IN FOCUS seja o início de uma frutífera iniciativa
para a divulgação científica em nossa área e
um canal para a interlocução acadêmica no campo dos estudos
lingüísticos.
Os Organizadores
Como comprar:
Download gratuito em http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/linguagem-reflexoes-e-perspectivas
Pelo site http://www.edufu.ufu.br
Telefax: (0xx34) 3239-4293 - (EDUFU)
Telefax: (0xx34) 3239-4514 - (Livraria)
E-mail: livraria@ufu.br
Site da editora: http://www.edufu.ufu.br