TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Conferência de abertura para o IX SIELP: O Ensino da Língua Portuguesa
face aos desafios do Século XXI. IX
Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (IX SIELP): O Ensino de
Língua Portuguesa Face aos Desafios do Século XXI (Evento on line). Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia (UFU) / Instituto de Letras e Linguística (ILEEL); Braga:
Universidade do Minho (UMinho) / Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, 01/12/2021:
19 páginas. Cópia de inédito. Área(s): Ensino de língua materna | Discurso | Gramática | Outras |
TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. A complexidade da língua, as muitas teorias linguísticas e o
ensino. In BASTOS, Neuza Barbosa (org.). Língua
Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC:
IP-PUC-SP, 2018. p. 201-212. ISBN: 9788528306033Área(s): Ensino de língua materna | Gramática | Outras |
Travaglia, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização
e letramento. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção biblioteca básica de alfabetização
e letramento) - ISBN 978-85-249-2112-4Área(s): Gramática |
Apresentação
Apresentação
Este livro busca orientar o professor sobre como fazer o ensino de
gramática nas séries iniciais do Ensino Fundamental com foco em uma
alfabetização e letramento mais efetivos. O autor parte de princípios
básicos para o ensino em geral, apresenta opções fundamentais para o
ensino de língua materna e de gramática e termina com a prática de sala
de aula por meio do que ele chama de projetos atividades sobre
tópicos diversos, elaboradas com base em textos de fontes e gêneros
diferentes. Sem dúvida, uma proposta que mostra como o ensino de
gramática, mediante o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos,
pode ser essencial à alfabetização e ao letramento.
Sumário
Sumário
Introdução
Livros sugeridos para ações literárias
Capítulo 1
Alguns pontos básicos no ensino de Língua materna e sua relação com o ensino de gramática
Para além da sala de aula
Livros sugeridos para ações literárias
Capítulo 2
Conhecimentos linguísticos: o que ensinar e como ensinar Trabalhando com projetos
2.1 O que trabalhar
2.2 Como trabalhar
Para além da sala de aula
Livros sugeridos para ações literárias
Capítulo 3
Exemplificando os projetos a partir de textos
3.1 Os textos
3.2 Exercícios
3.2.1 Atividades organizadas a partir de um recurso específico
3.2.2 Atividades organizadas a partir de um tipo de recurso
3.2.3 Atividades organizadas a partir de uma instrução de sentido
3.2.4 Atividades organizadas a partir de uma ação feita com o recurso ou uma função do mesmo
3.2.5 Outros
Para além da sala de aula
Língua oral e Língua escrita
Livros sugeridos para ações literárias
CAPÍTULO 4
O ensino de vocabulário
Para além da sala de aula:
Ensino de vocabulário
Livros sugeridos para ações literárias
PALAVRAS FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
ANEXOS
BIOGRAFIA
Como comprar
Como comprar:
Cortez Editora
Rua Monte Alegre, 1074 Perdizes
05014-001 São Paulo SP
Tel.: (11) 3864-0111 Fax: (11) 3864-4290
E-mail: cortez@cortezeditora.com.br
Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/
TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e
produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti
(orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo:
Terracota, 2011. p. 67-95.Área(s): Gramática |
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação
- Uma proposta para o ensino de gramática.
1a.. ed. São
Paulo: Cortez, 1996. v. 1. 245 p. ISBN: 978-85-249-0982-5. 13a. Edição:
2009.Área(s): Gramática |
Apresentação
Apresentação
Este livro contém uma proposta para o ensino de gramática nas aulas
de Português do 1º e 2º graus, com fundamentos teóricos e farta
exemplificação, respondendo a perguntas como:
- Para que ensinar gramática?
- O que ensinar nas aulas de gramática?
- Como ensinar gramática?
- Como integrar o ensino de gramática ao ensino de produção/compreensão
de textos e ao ensino de vocabulário?
Para responder a tais perguntas propõem-se e inter-relacionam-se
concepções de linguagem e gramática e tipos de gramática e tipos de
atividades no ensino de gramática, integrando-se de modo capaz de
desenvolver a competência comunicativa do aluno e outras habilidades
tais como raciocínio científico, preparando-o efetivamente para a vida.
Gramática e interação é, portanto, uma obra indispensável para os
professores de Português que querem desenvolver um trabalho de fato
pertinente em suas aulas."
Sumário
Introdução
Parte 1. Questões fundamentais para o ensino de gramática
1- Objetivos do ensino de língua materna
2 - Concepções de linguagem
3 - Concepção de gramática
3.1 - Conceito de gramática
3.2 - Tipos de gramática
4 - Tipos de ensino de língua
5 - A variação lingüística e o ensino de língua materna
5.1. Variação dialetal
5.2. Variações de registro
6 - O texto e o discurso
Parte 2. O ensino de gramática
7 - Como tem sido o ensino de gramática nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil
8 - Uma proposta para o ensino de gramática
9 - A gramática de uso
10 - A gramática reflexiva
11 - Exemplos de trabalho com gramática reflexiva
12 - A gramática teórica
13 - A gramática normativa
Conclusão
Referências bibliográficas
Como comprar
Como comprar:
Editora Cortez
Rua José Maria de Faria, 470 - Lapa de Baixo
CEP 05038-190 - São Paulo - SP
Setor de vendas: Telefax: (0xx11) 3611-9616
Livraria: Fone:(011)3873-7111
Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/
TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Opiniões contemporâneas - Depoimento sobre a necessidade de uma
nomenclatura gramatical in HENRIQUES, Cláudio Cezar. Nomenclatura gramatical
brasileira: 50 anos depois. São Paulo: Parábola, 2009. p. 92-95.Área(s): Gramática |
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural.
1a. ed. São
Paulo: Cortez Editora, 2003. v. 01. 239 p. ISBN: 852490909.
5ª Edição revisada: 2011.Área(s): Gramática |
Apresentação
Apresentação
Este livro
- evidencia o ensino de gramática como um ensino plural, à medida que
apresenta facetas, possibilidades e necessidades múltiplas;
- apresenta aspectos e questões diversos envolvidos no ensino de
gramática e faz propostas que auxiliam o professor: a) a controlar esses
múltiplos aspectos e questões envolvidos no ensino de gramática; b) a
superar os problemas e dificuldades que pode enfrentar em sua função de
conseguir desenvolver um trabalho de ensino/aprendizagem de gramática
sistemático, organizado e pertinente para a vida das pessoas.
Enfim, este livro se propõe a contribuir para que o professor possa
realizar um ensino plural, que possibilite aos alunos a aquisição e/ou o
desenvolvimento de diversos e necessários conhecimentos e habilidades
lingüísticos que lhe dêem condições de trabalhar com a língua e
utilizá-la nas mais variadas situações que requerem competências de
naturezas distintas (comunicativa, cultural, analítico-descritiva, de
trato social), ligadas ao uso e conhecimento da língua.
Sumário
Nota prévia
1 - Ensino de gramática e qualidade de vida
2 - A educação lingüística
2.1 - Introdução
2.2 - Educação lingüística: O que é e para que serve
2.3 - Quem deve promover a educação lingüística?
2.4 - Como fazer a educação lingüística
2.5 - Considerações finais
3 - Ensino de língua materna - Gramática e texto: alguma diferença?
4 - A sistematização do ensino de gramática
4.1 - Introdução
4.2 - Proposta de forma de sistematização
4.2.1 - Preliminares
4.2.2 - Entrada pelo tipo de recurso
4.2.3 - Entrada pela instrução de sentido
4.3 - Considerações finais
5 - Para que ensinar teoria gramatical
5.1 - Introdução
5.2 - Para que ensinar gramática teórica
5.2.1 - Preliminares
5.2.2 - Razões para ensinar teoria gramatical
5.2.2.1 - Objetivo 1: Informação cultural
5.2.2.2 - Objetivo 2: Instrumentalizar com recursos para aplicações práticas
5.2.2.3 - Objetivo 3: Desenvolver o raciocínio, a capacidade de pensar, ensinar a fazer ciência
5.2.2.3.1 - Redescobrir teorias existentes
5.2.2.3.2 - Criticar teorias existentes
5.2.2.3.3 - Criar, formular teorias
5.3 - Considerações finais
6 - O ensino do verbo
6.1 - Introdução
6.2 - Como tem sido o ensino de verbos: o caso dos livros didáticos de 5a a 8a séries
6.3 - O que ensinar sobre verbo
6.3.1 - Preliminares
6.3.2 - O que trabalhar
6.4 - Exemplos de atividades para o ensino de verbo
6.4.1 - Tipos de atividades
6.4.2 - Exemplos de atividades
Referências bibliográficas
Como comprar
Como comprar:
Editora Cortez
Rua José Maria de Faria, 470 - Lapa de Baixo
CEP 05038-190 - São Paulo - SP
Setor de vendas: Telefax: (0xx11) 3611-9616
Livraria: Fone:(011)3873-7111
Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/
TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização
do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in
BASTOS, Neusa Barbosa (Org.) Discutindo a prática docente em Língua
Portuguesa. São Paulo: IP –
PUC/SP, 2000: 59-70. Área(s): Gramática |
TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1997). “Ensino de
gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida” in
HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma sociedade leitora.
Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de Passo Fundo), 1999:
237-242.Área(s): Gramática |
TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1996)."Gramática
padrão: suas bases e ampliação das mesmas" in PEREIRA, Maria Teresa
G. (1997). Língua e Linguagem em Questão. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro,
1997:49-61.Área(s): Gramática |
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Ensino de
gramática numa perspectiva textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina
Queiroz (org.) (1996). O ensino de língua portuguesa 2º grau.
Uberlândia: EDUFU, 1996: 107-156.(Texto escrito em 1993).Área(s): Gramática |
TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1995). "Integração
entre ensino de gramática e ensino de produção/compreensão de textos e de
léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995) "Flores verbais - Uma
miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro Bomfimno seu 70º
aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1995: 103- 119.Área(s): Gramática |