Travaglia Travaglia
  • INÍCIO
  • TRABALHOS ORIENTADOS
  • PUBLICAÇÕES +
    • LIVROS
    • LIVROS DIDÁTICOS +
      • 1a a 4a séries - 2005
      • 1o a 5o anos - 2009
      • 6o a 9o anos - 2010
    • CAPÍTULOS DE LIVROS
    • ARTIGOS EM PERIÓDICOS
    • ARTIGOS EM ANAIS DE EVENTOS
    • OBRAS ORGANIZADAS
    • TRABALHOS INÉDITOS
    • TESE
  • PUBLICAÇÕES POR ÁREAS +
    • SEMÂNTICA
    • GRAMATICALIZAÇÃO
    • LINGUÍSTICA TEXTUAL
      • COESÃO
      • COERÊNCIA
      • TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS
      • DIVERSOS
    • MORFOLOGIA
    • LEXICOLOGIA
    • ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    • VERBO
    • DISCURSO
    • GRAMÁTICA
    • HUMOR
    • LÍNGUA FALADA
    • SINTAXE
    • OUTRAS
  • VEJA TAMBÉM +
    • ENTREVISTAS
    • PREMIAÇÕES
    • VIDEOS
  • CONTATO

Gramática

  1. Publicações por Área
  2. Gramática

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Conferência de abertura para o IX SIELP: O Ensino da Língua Portuguesa face aos desafios do Século XXI. IX Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (IX SIELP): O Ensino de Língua Portuguesa Face aos Desafios do Século XXI (Evento on line). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Instituto de Letras e Linguística (ILEEL); Braga: Universidade do Minho (UMinho) / Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, 01/12/2021: 19 páginas. Cópia de inédito. 

Área(s): Ensino de língua materna | Discurso | Gramática | Outras |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A complexidade da língua, as muitas teorias linguísticas e o ensino. In BASTOS, Neuza Barbosa (org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC: IP-PUC-SP, 2018. p. 201-212. ISBN: 9788528306033

Área(s): Ensino de língua materna | Gramática | Outras |

Como comprar

EDUC: fone: (011) 3670-8085; e-mail: educ@pucsp.br; site: www.pucsp.br/educ

Travaglia, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção biblioteca básica de alfabetização e letramento) - ISBN 978-85-249-2112-4

Área(s): Gramática |

Apresentação

Apresentação

Este livro busca orientar o professor sobre como fazer o ensino de gramática nas séries iniciais do Ensino Fundamental com foco em uma alfabetização e letramento mais efetivos. O autor parte de princípios básicos para o ensino em geral, apresenta opções fundamentais para o ensino de língua materna e de gramática e termina com a prática de sala de aula por meio do que ele chama de “projetos” – atividades sobre tópicos diversos, elaboradas com base em textos de fontes e gêneros diferentes. Sem dúvida, uma proposta que mostra como o ensino de gramática, mediante o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos, pode ser essencial à alfabetização e ao letramento.

Sumário

Sumário

Introdução
Livros sugeridos para ações literárias

Capítulo 1
Alguns pontos básicos no ensino de Língua materna e sua relação com o ensino de gramática
Para além da sala de aula
Livros sugeridos para ações literárias

Capítulo 2
Conhecimentos linguísticos: o que ensinar e como ensinar – Trabalhando com projetos
2.1 – O que trabalhar
2.2 – Como trabalhar
Para além da sala de aula
Livros sugeridos para ações literárias

Capítulo 3
Exemplificando os projetos a partir de textos
3.1 Os textos
3.2 Exercícios
3.2.1 Atividades organizadas a partir de um recurso específico
3.2.2 Atividades organizadas a partir de um tipo de recurso
3.2.3 Atividades organizadas a partir de uma instrução de sentido
3.2.4 Atividades organizadas a partir de uma ação feita com o recurso ou uma função do mesmo
3.2.5 Outros
Para além da sala de aula
Língua oral e Língua escrita
Livros sugeridos para ações literárias

CAPÍTULO 4
O ensino de vocabulário
Para além da sala de aula:
Ensino de vocabulário
Livros sugeridos para ações literárias
PALAVRAS FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
ANEXOS
BIOGRAFIA

Como comprar

Como comprar:

Cortez Editora
Rua Monte Alegre, 1074 – Perdizes
05014-001 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3864-0111 Fax: (11) 3864-4290
E-mail: cortez@cortezeditora.com.br Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti (orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo: Terracota, 2011. p. 67-95.

Área(s): Gramática |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação - Uma proposta para o ensino de gramática. 1a.. ed. São Paulo: Cortez, 1996. v. 1. 245 p. ISBN: 978-85-249-0982-5. 13a. Edição: 2009.

Área(s): Gramática |

Apresentação

Apresentação

Este livro contém uma proposta para o ensino de gramática nas aulas de Português do 1º e 2º graus, com fundamentos teóricos e farta exemplificação, respondendo a perguntas como:
- Para que ensinar gramática?
- O que ensinar nas aulas de gramática?
- Como ensinar gramática?
- Como integrar o ensino de gramática ao ensino de produção/compreensão de textos e ao ensino de vocabulário? Para responder a tais perguntas propõem-se e inter-relacionam-se concepções de linguagem e gramática e tipos de gramática e tipos de atividades no ensino de gramática, integrando-se de modo capaz de desenvolver a competência comunicativa do aluno e outras habilidades tais como raciocínio científico, preparando-o efetivamente para a vida. Gramática e interação é, portanto, uma obra indispensável para os professores de Português que querem desenvolver um trabalho de fato pertinente em suas aulas."

Sumário

Introdução

Parte 1. Questões fundamentais para o ensino de gramática

1- Objetivos do ensino de língua materna

2 - Concepções de linguagem

3 - Concepção de gramática
3.1 - Conceito de gramática
3.2 - Tipos de gramática

4 - Tipos de ensino de língua

5 - A variação lingüística e o ensino de língua materna
5.1. Variação dialetal
5.2. Variações de registro

6 - O texto e o discurso

Parte 2. O ensino de gramática

7 - Como tem sido o ensino de gramática nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil

8 - Uma proposta para o ensino de gramática

9 - A gramática de uso

10 - A gramática reflexiva

11 - Exemplos de trabalho com gramática reflexiva

12 - A gramática teórica

13 - A gramática normativa

Conclusão

Referências bibliográficas

Como comprar

Como comprar:
Editora Cortez
Rua José Maria de Faria, 470 - Lapa de Baixo
CEP 05038-190 - São Paulo - SP
Setor de vendas: Telefax: (0xx11) 3611-9616
Livraria: Fone:(011)3873-7111
Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Opiniões contemporâneas - Depoimento sobre a necessidade de uma nomenclatura gramatical in HENRIQUES, Cláudio Cezar. Nomenclatura gramatical brasileira: 50 anos depois. São Paulo: Parábola, 2009. p. 92-95.

Área(s): Gramática |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003. v. 01. 239 p. ISBN: 852490909. 5ª Edição revisada: 2011.

Área(s): Gramática |

Apresentação

Apresentação

Este livro
- evidencia o ensino de gramática como um ensino plural, à medida que apresenta facetas, possibilidades e necessidades múltiplas;
- apresenta aspectos e questões diversos envolvidos no ensino de gramática e faz propostas que auxiliam o professor: a) a controlar esses múltiplos aspectos e questões envolvidos no ensino de gramática; b) a superar os problemas e dificuldades que pode enfrentar em sua função de conseguir desenvolver um trabalho de ensino/aprendizagem de gramática sistemático, organizado e pertinente para a vida das pessoas.
Enfim, este livro se propõe a contribuir para que o professor possa realizar um ensino plural, que possibilite aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de diversos e necessários conhecimentos e habilidades lingüísticos que lhe dêem condições de trabalhar com a língua e utilizá-la nas mais variadas situações que requerem competências de naturezas distintas (comunicativa, cultural, analítico-descritiva, de trato social), ligadas ao uso e conhecimento da língua.

Sumário

Nota prévia

1 - Ensino de gramática e qualidade de vida

2 - A educação lingüística
2.1 - Introdução
2.2 - Educação lingüística: O que é e para que serve
2.3 - Quem deve promover a educação lingüística?
2.4 - Como fazer a educação lingüística
2.5 - Considerações finais

3 - Ensino de língua materna - Gramática e texto: alguma diferença?

4 - A sistematização do ensino de gramática
4.1 - Introdução
4.2 - Proposta de forma de sistematização
4.2.1 - Preliminares
4.2.2 - Entrada pelo tipo de recurso
4.2.3 - Entrada pela instrução de sentido
4.3 - Considerações finais

5 - Para que ensinar teoria gramatical
5.1 - Introdução
5.2 - Para que ensinar gramática teórica
5.2.1 - Preliminares
5.2.2 - Razões para ensinar teoria gramatical
5.2.2.1 - Objetivo 1: Informação cultural
5.2.2.2 - Objetivo 2: Instrumentalizar com recursos para aplicações práticas
5.2.2.3 - Objetivo 3: Desenvolver o raciocínio, a capacidade de pensar, ensinar a fazer ciência
5.2.2.3.1 - Redescobrir teorias existentes
5.2.2.3.2 - Criticar teorias existentes
5.2.2.3.3 - Criar, formular teorias
5.3 - Considerações finais

6 - O ensino do verbo
6.1 - Introdução
6.2 - Como tem sido o ensino de verbos: o caso dos livros didáticos de 5a a 8a séries
6.3 - O que ensinar sobre verbo
6.3.1 - Preliminares
6.3.2 - O que trabalhar
6.4 - Exemplos de atividades para o ensino de verbo
6.4.1 - Tipos de atividades
6.4.2 - Exemplos de atividades

Referências bibliográficas

Como comprar

Como comprar:
Editora Cortez
Rua José Maria de Faria, 470 - Lapa de Baixo
CEP 05038-190 - São Paulo - SP
Setor de vendas: Telefax: (0xx11) 3611-9616
Livraria: Fone:(011)3873-7111
Site da editora: http://www.cortezeditora.com.br/

TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in BASTOS, Neusa Barbosa (Org.)  Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo:  IP – PUC/SP, 2000: 59-70. 

Área(s): Gramática |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1997). “Ensino de gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida” in HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma sociedade leitora. Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de Passo Fundo), 1999: 237-242.

Área(s): Gramática |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1996)."Gramática padrão: suas bases e ampliação das mesmas" in  PEREIRA, Maria Teresa G. (1997). Língua e Linguagem em Questão. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1997:49-61.

Área(s): Gramática |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Ensino de gramática numa perspectiva textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina Queiroz (org.) (1996). O ensino de língua portuguesa 2º grau. Uberlândia: EDUFU, 1996: 107-156.(Texto escrito em 1993).

Área(s): Gramática |

TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1995). "Integração entre ensino de gramática e ensino de produção/compreensão de textos e de léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995) "Flores verbais - Uma miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro Bomfim no seu 70º aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1995: 103- 119.

Área(s): Gramática |

Copyright © 2016 Luiz Carlos Travaglia.
Desenvolvido pela E4WEB.