Travaglia Travaglia
  • INÍCIO
  • TRABALHOS ORIENTADOS
  • PUBLICAÇÕES +
    • LIVROS
    • LIVROS DIDÁTICOS +
      • 1a a 4a séries - 2005
      • 1o a 5o anos - 2009
      • 6o a 9o anos - 2010
    • CAPÍTULOS DE LIVROS
    • ARTIGOS EM PERIÓDICOS
    • ARTIGOS EM ANAIS DE EVENTOS
    • OBRAS ORGANIZADAS
    • TRABALHOS INÉDITOS
    • TESE
  • PUBLICAÇÕES POR ÁREAS +
    • SEMÂNTICA
    • GRAMATICALIZAÇÃO
    • LINGUÍSTICA TEXTUAL
      • COESÃO
      • COERÊNCIA
      • TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS
      • DIVERSOS
    • MORFOLOGIA
    • LEXICOLOGIA
    • ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    • VERBO
    • DISCURSO
    • GRAMÁTICA
    • HUMOR
    • LÍNGUA FALADA
    • SINTAXE
    • OUTRAS
  • VEJA TAMBÉM +
    • ENTREVISTAS
    • PREMIAÇÕES
    • VIDEOS
  • CONTATO

Capítulos de Livros

  1. Publicações
  2. Capítulos de Livros

55 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A descrição e o texto descritivo in ELIAS, Vanda Elias; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e AGUIAR, Andréa Pisan Soares (org.) O descritivo e outros temas: uma homenagem a Sueli Cristina Marquesi. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. p. 55-70.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Discurso |

Como comprar

Comprar on site da Pontes Editores. Link para acesso direto ao livro no site da Pontes Editores: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguistica/o-descritivo-e-outro...

54 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A pesquisa sobre gêneros: levantamento e caracterização in BASTOS, Neuza Barbosa e CASAGRANDE, Nancy (orgs.). Língua Portuguesa e lusofonia  em contextos de transformação. São Paulo: EDUC: IP-PUC-SP, 2023. p 155-178. ISBN: 978-85-283-0693-4

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Discurso |

Como comprar

Comprar em https://www.pucsp.br/educ/livro?id=622 (e-book) Comprar versão impressa na Amazon: https://a.co/d/dtYFbPS  

53 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A complexidade da língua, as muitas teorias linguísticas e o ensino. In BASTOS, Neuza Barbosa (org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC: IP-PUC-SP, 2018. p. 201-212. ISBN: 9788528306033

Área(s): Ensino de língua materna | Gramática | Outras |

Como comprar

EDUC: fone: (011) 3670-8085; e-mail: educ@pucsp.br; site: www.pucsp.br/educ

52 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística textual: da teoria à prática de ensino - Contribuições de Ingedore Koch. In SOUZA, Edson Rosa Francisco; PENHAVEL, Eduardo e CINTRA, Marcos Rogério (orgs.). Linguística textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez, 2017. p. 513-528. 

Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna |

Como comprar

Editora Cortez: Site: www.cortezeditora.com.br  Telefones: (011) 3864-0111 e (011) 3611-9616

51 - Referência bibliográfica...
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Fatos pertinentes para o trabalho com a tipologia textual no ensino de língua. In MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIOKONIS, Aparecida Lino e ELIAS, Vanda Maria (org). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. p 69-89.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |

Como comprar

Editora Contexto:
Email: contexto@editoracontexto.com.br
Site: www.editoracontexto.com.br
Telefone: 011 3832-5838

50 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O ensino de vocabulário e sua importância. In BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa e lusofonia: história, cultura, e sociedade. São Paulo: EDUC: IP-PUCSP, 2016. p. 211-232.

Área(s): Ensino de língua materna |

Como comprar

Para adquirir: Editora da PUC-SP, fone: (011) 3670-8085; e-mail: educ@pucsp.br; site: www.pucsp.br/educ


49 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 87-107. ISBN: 978-85-7244-954-0.

Área(s): Ensino de língua materna |

Como comprar

Para adquirir: Editora Contexto: www.editoracontexto.com.br / contexto@editoracontexto.com.br / (011)3832-5838.

48 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto humorístico: o tipo e seus gêneros. In CARMELINO, Ana Cristina (org.). Humor: eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015. p. 49-90. ISBN 978-85-249-2362-3

Área(s): Humor |

Como comprar

Para adquirir:
www.cortezeditora.com.br ou cortez@cortezeditora.com.br
Fone: (011)3864-0111.

47 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Flexão verbal, texto e discurso. In RODRIGUES, Ângela e ALVES, Maria Ieda (org.). A construção morfológica da palavra. São Paulo: Contexto, 2015. p. 281-380. (Gramática do Português culto falado no Brasil – Vol. 6) ISBN 978-85-7244-919-9.

Área(s): Verbo | Língua falada |

Como comprar

Para adquirir: www.editoracontexto.com.br ou contexto@editoracontexto.com.br – Fone: (011) 3832-5838.

46 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O relevo no processamento da informação (Cap. 5, 2ª parte) In JUBRAN, Clélia Cândida Spinardi (org.). Construção do texto falado. São Paulo: Contexto, 2015. p. 159-203. (Gramática do Português Culto Falado no Brasil– Vol 1) ISBN 978-85-7244-929-8

Área(s): Linguística textual - Coerência | Língua falada |

Como comprar

Para adquirir: www.editoracontexto.com.br ou contexto@editoracontexto.com.br – Fone: (011) 3832-5838. 

45 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e sua avaliação. In INEP (org.). Avaliações da educação básica em debate: ensino e matrizes curriculares de referência. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. p.219-247 . ISBN: 978-85-7863-029-4.

Área(s): Ensino de língua materna |

44 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Esferas de ação social e comunidades discursivas: conceitos superpostos, mas distintos. IN BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: aspectos linguísticos, culturais e identitários. São Paulo: EDUC, 2012. p. 75-90.

Área(s): Discurso |

43 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Memória, discurso, gênero e sua ação no sentido dos textos. IN ANDRADE, Carlos Augusto Baptista de e CABRAL, Ana Lúcia Tinoco (orgs.). Práticas linguístico-discursivas: alguns caminhos para aplicação teórica. São Paulo: Terracota, 2011. p. 13-46.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Discurso |

42 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti (orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo: Terracota, 2011. p. 67-95.

Área(s): Gramática |

41 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti (orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo: Terracota, 2011. p. 67-95.

Área(s): Ensino de língua materna |

40 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Uma gramaticalização em cadeia para indicação de aspectos. in VITRAL, Lorenzo e COELHO, Sueli (org.). Estudos de gramaticalização em Português: metodologias e aplicações. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 105-137.

Área(s): Gramaticalização |

39 - GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. A contribuição da(s) teoria(s) do texto para ensino In BENTES, Anna Christina e LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. p.315-353.

Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna |

38 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2010). Da infância à ciência: língua e literatura (depoimento) in BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. p. 36-38.

Área(s): Outras |

37 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Comunidades discursivas, gêneros e ensino in BASTOS, Neusa Barboa (org.). Língua portuguesa: cultura e identidade nacional. São Paulo: IP-PUC-SP; EDUC, 2010. p. 147-155.

Área(s): Ensino de língua materna |

36 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Leitura em uma perspectiva micro: os recursos linguísticos in ANDRADE, Carlos Augusto Batista de (org.). Texto, discurso e suas práticas. São Paulo: Terracota, 2009. p. 61-77. ISBN: 978-85-62370-06-9.

Área(s): Ensino de língua materna |

35 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Opiniões contemporâneas - Depoimento sobre a necessidade de uma nomenclatura gramatical in HENRIQUES, Cláudio Cezar. Nomenclatura gramatical brasileira: 50 anos depois. São Paulo: Parábola, 2009. p. 92-95.

Área(s): Gramática |

34 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ordenação textual: razões, princípios e marcadores. In CESAROLI, Josianne Francia e SEIXAS, Jacy Alves de. UFU, ano 30 - tropeçando universos (artes, humanidades, ciências). Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 353-371.

Área(s): Linguística textual - Diversos |

33 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2007). A relevância social dos estudos lingüísticos e ensino de língua. In CORREA, Djane Antonucci (org.). A relevância social da Lingüística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. p. 110 a 135.

Área(s): Ensino de língua materna |

32 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Categorias de texto: significantes para quais significados? In TRAVAGLIA, Luiz Carlos (Org.); FINOTTI, Luísa Helena Borges (Org.) ; MESQUITA, Elisete Maria Carvalho de (Org.) . Gêneros de texto: caracterização e ensino. 1ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 173-192.

Área(s): Semântica | Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |

31 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “Tipelementos e a construção de uma teoria tipológica geral de textos” in FÁVERO, Leonor Lopes; BASTOS, Neusa M. de O. Barbosa e MARQUESI, Sueli Cristina (org.). Língua Portuguesa pesquisa e ensino – Vol. II. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2007: 97- 117.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |

30 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “Tipelementos e a construção de uma teoria tipológica geral de textos” in FÁVERO, Leonor Lopes; BASTOS, Neusa M. de O. Barbosa e MARQUESI, Sueli Cristina (org.). Língua Portuguesa pesquisa e ensino – Vol. II. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2007: 97- 117.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |

29 - TRAVAGLIA , Luiz Carlos. A gramaticalização do verbo começar. In TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii (org.). Lingüística: caminhos e descaminhos em perspectiva. Uberlândia, EDUFU, 2006. p. 514 - 529.

Área(s): Gramaticalização | Verbo |

28 - TRAVAGLIA , Luiz Carlos. A gramaticalização do verbo começar. In TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii (org.). Lingüística: caminhos e descaminhos em perspectiva. Uberlândia, EDUFU, 2006. p. 514 - 529.

Área(s): Gramaticalização |

27 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2006). Ensino de gramática e identidade: estabelecimento e apagamento. In BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa - Reflexões lusófonas. São Paulo: Editora PUC-SP/EDUC, 2006. p. 261- 275.

Área(s): Ensino de língua materna |

26 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipologia textual, ensino de gramática e o livro didático in HENRIQUES, Cláudio Cezar e SIMÕES, Darcília (orgs.)  Língua e cidadania: novas perspectivas para o ensino. Rio de Janeiro: Ed. Europa, 2004, pp. 114 – 138.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |

25 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Teoria lingüística e ensino: da necessidade de trabalhar com a significação no ensino de língua materna in BASTOS, Neusa Barbosa (org.) Língua Portuguesa em calidoscópio. São Paulo: EDUC, 2004, pp. 207-218.

Área(s): Ensino de língua materna |

24 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “Verbos gramaticais – Verbos em processo de gramaticalização” in FIGUEIREDO, Célia Assunção; MARTINS, Evandro Silva, TRAVAGLIA, Luiz Carlos e MORAES FILHO, Waldenor Barros. (orgs.). Língua(gem): reflexões e perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2003: 97-157.

Área(s): Gramaticalização | Verbo |

23 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “A gramaticalização de verbos” in HENRIQUES, Cláudio Cezar (org.). Linguagem, conhecimento e aplicação – Estudos de língua e lingüística. Rio de Janeiro: Editora Europa, 2003: 306-321.

Área(s): Gramaticalização | Verbo |

22 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “Verbos gramaticais - Verbos em processo de gramaticalização” in FIGUEIREDO, Célia Assunção; MARTINS, Evandro Silva, TRAVAGLIA, Luiz Carlos e MORAES FILHO, Waldenor Barros. (orgs.). Língua(gem): reflexões e perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2003: 97-157.

Área(s): Gramaticalização | Verbo |

21 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “A gramaticalização de verbos” in HENRIQUES, Cláudio Cezar (org.). Linguagem, conhecimento e aplicação – Estudos de língua e lingüística. Rio de Janeiro: Editora Europa, 2003: 306-321.

Área(s): Gramaticalização | Verbo |

20 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2002). “Tipos, gêneros e subtipos textuais e o ensino de língua materna” in BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa (org.).  Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC / PUC-SP, 2002: 201-214.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |

19 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2002). “Gêneros de texto definidos por atos de fala” in ZANDWAIS, Ana (org.). Relações entre pragmática e enunciação. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002: 129- 153 (Coleção Ensaios - nº17).

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |

18 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2002). “Gêneros de texto definidos por atos de fala” in ZANDWAIS, Ana (org.). Relações entre pragmática e enunciação. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002: 129- 153 (Coleção Ensaios - nº17).

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |

17 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in BASTOS, Neusa Barbosa (Org.)  Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo:  IP – PUC/SP, 2000: 59-70.

Área(s): Ensino de língua materna |

16 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in BASTOS, Neusa Barbosa (Org.)  Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo:  IP – PUC/SP, 2000: 59-70. 

Área(s): Gramática |

15 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1997). “Ensino de gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida” in HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma sociedade leitora. Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de Passo Fundo), 1999: 237-242.

Área(s): Gramática |

14 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1998). “Produção lexical, exterioridade e sentido” in MARI,  Hugo et alii (org.) Fundamentos e dimensões da análise do discurso . Belo Horizonte: Carol Borges Editora / Núcleo de Análise do Discurso-FALE-UFMG, 1999: 269 - 286.

Área(s): Discurso |

13 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1998). “Seleção e organização de informações e produção de textos” in DUARTE, Lélia Parreira(org.) Para sempre em mim. Belo Horizonte: PUC-MG, 1999: 197 – 204.

Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |

12 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1997). “Ensino de gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida” in HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma sociedade leitora. Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de Passo Fundo), 1999: 237-242.

Área(s): Ensino de língua materna |

11 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1998). “Produção lexical, exterioridade e sentido” in MARI,  Hugo et alii (org.) Fundamentos e dimensões da análise do discurso . Belo Horizonte: Carol Borges Editora / Núcleo de Análise do Discurso-FALE-UFMG, 1999: 269 - 286.

Área(s): Morfologia | Discurso |

10 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1999). "O relevo no Português falado: tipos e estratégias, processos e recursos" in NEVES, Maria Helena de Moura (org.) Gramática do Português Falado Vol.VII: Novos estudos. São Paulo: Humanitas / FFLCH-USP; Campinas,SP: Ed. da UNICAMP, 1999: 77-130.

Área(s): Língua falada |

9 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1996)."Gramática padrão: suas bases e ampliação das mesmas" in  PEREIRA, Maria Teresa G. (1997). Língua e Linguagem em Questão. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1997:49-61.

Área(s): Gramática |

8 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Ensino de gramática numa perspectiva textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina Queiroz (org.) (1996). O ensino de língua portuguesa 2º grau. Uberlândia: EDUFU, 1996: 107-156.(Texto escrito em 1993).

Área(s): Gramática |

7 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O uso do futuro do pretérito no Português falado. Letras & Letras, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 89-112, 1996. ISSN/ISBN: 01023527.

Área(s): Verbo |

6 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos, RODRIGUES, Ângela C.S. et alii (1996). "Formas de pretérito perfeito e imperfeito do indicativo no plano textual-discursivo" in KOCH, Ingedore G. Villaça (org.) Gramática do Português Falado Vol.VI: Desenvolvimentos. Campinas,SP: Ed. da UNICAMP/ FAPESP, 1996: 415-462.

Área(s): Morfologia | Verbo | Língua falada |

5 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Ensino de gramática numa perspectiva textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina Queiroz (org.) (1996). O ensino de língua portuguesa 2º grau. Uberlândia: EDUFU, 1996: 107-156.(Texto escrito em 1993).

Área(s): Ensino de língua materna |

4 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1995). "Integração entre ensino de gramática e ensino de produção/compreensão de textos e de léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995) "Flores verbais - Uma miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro Bomfim no seu 70º aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1995: 103- 119.

Área(s): Gramática |

3 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1995). "Integração entre ensino de gramática e ensino de produção/compreensão de textos e de léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995) "Flores verbais - Uma miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro Bomfim no seu 70º aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1995: 103- 119.

Área(s): Ensino de língua materna |

2 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos, JUBRAN, Clélia Cândida A. S. et alii. (1991) "Organização tópica da conversação" in ILARI, Rodolfo (org.) Gramática do Português Falado Vol. II: Níveis de análise lingüística. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1992: 357 - 447.

Área(s): Língua falada |

1 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística textual: da teoria à prática de ensino  - Contribuições de Ingedore Koch. In SOUZA, Edson Rosa Francisco, PENHAVEL, Eduardo e CINTRA, Marcos Rogério (orgs.). Linguística Textual: interfaces e delimitações – Homenagem a Ingedore Grunfeld Villaça Koch. São Paulo: Cortez, 2017. P. 518-528. ISBN: 9788524925757

Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna | Outras |

Copyright © 2016 Luiz Carlos Travaglia.
Desenvolvido pela E4WEB.