55 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. A descrição e o texto descritivo in ELIAS, Vanda Elias; CABRAL, Ana
Lúcia Tinoco e AGUIAR, Andréa Pisan Soares (org.) O descritivo e outros temas: uma homenagem a Sueli Cristina Marquesi.
Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. p. 55-70.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Discurso |
54 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. A pesquisa sobre gêneros: levantamento e caracterização in BASTOS,
Neuza Barbosa e CASAGRANDE, Nancy (orgs.). Língua
Portuguesa e lusofonia em contextos de
transformação. São Paulo: EDUC: IP-PUC-SP, 2023. p 155-178. ISBN:
978-85-283-0693-4Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Discurso |
53 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. A complexidade da língua, as muitas teorias linguísticas e o
ensino. In BASTOS, Neuza Barbosa (org.). Língua
Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC:
IP-PUC-SP, 2018. p. 201-212. ISBN: 9788528306033Área(s): Ensino de língua materna | Gramática | Outras |
52 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística textual: da teoria à prática de ensino - Contribuições de Ingedore Koch. In SOUZA, Edson Rosa Francisco; PENHAVEL, Eduardo e CINTRA, Marcos Rogério (orgs.). Linguística textual: interfaces e delimitações. São Paulo: Cortez, 2017. p. 513-528. Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna |
51 - Referência bibliográfica...
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Fatos pertinentes para o trabalho com a tipologia textual no ensino de língua. In MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIOKONIS, Aparecida Lino e ELIAS, Vanda Maria (org). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. p 69-89.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |
50 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O ensino de vocabulário e sua importância. In BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa e lusofonia: história, cultura, e sociedade. São Paulo: EDUC: IP-PUCSP, 2016. p. 211-232.Área(s): Ensino de língua materna |
49 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 87-107. ISBN: 978-85-7244-954-0.Área(s): Ensino de língua materna |
48 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto humorístico: o tipo e seus gêneros. In CARMELINO, Ana Cristina (org.). Humor: eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015. p. 49-90. ISBN 978-85-249-2362-3Área(s): Humor |
47 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Flexão verbal, texto e discurso. In RODRIGUES, Ângela e ALVES, Maria Ieda (org.). A construção morfológica da palavra. São Paulo: Contexto, 2015. p. 281-380. (Gramática do Português culto falado no Brasil – Vol. 6) ISBN 978-85-7244-919-9.Área(s): Verbo | Língua falada |
46 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O relevo no processamento da informação (Cap. 5, 2ª parte) In JUBRAN, Clélia Cândida Spinardi (org.). Construção do texto falado. São Paulo: Contexto, 2015. p. 159-203. (Gramática do Português Culto Falado no Brasil– Vol 1) ISBN 978-85-7244-929-8Área(s): Linguística textual - Coerência | Língua falada |
45 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e sua avaliação. In INEP (org.). Avaliações da educação básica em debate: ensino e matrizes curriculares de referência. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. p.219-247 . ISBN: 978-85-7863-029-4.Área(s): Ensino de língua materna |
44 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Esferas de ação social e comunidades
discursivas: conceitos superpostos, mas distintos. IN BASTOS, Neusa
Barbosa (org.). Língua Portuguesa: aspectos linguísticos, culturais e identitários. São Paulo: EDUC, 2012. p. 75-90.Área(s): Discurso |
43 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Memória, discurso, gênero e sua ação no sentido dos textos. IN
ANDRADE, Carlos Augusto Baptista de e CABRAL, Ana Lúcia Tinoco (orgs.). Práticas
linguístico-discursivas: alguns caminhos para aplicação teórica. São Paulo:
Terracota, 2011. p. 13-46.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Discurso |
42 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e
produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti
(orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo:
Terracota, 2011. p. 67-95.Área(s): Gramática |
41 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Gramática no nível textual e ensino: organização tópica, leitura e
produção de textos. In CABRAL, Ana Lúcia Tinoco e SANTOS, Sônia Sueli Berti
(orgs.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. São Paulo:
Terracota, 2011. p. 67-95.Área(s): Ensino de língua materna |
40 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Uma gramaticalização em cadeia para indicação de
aspectos. in VITRAL, Lorenzo e COELHO, Sueli (org.). Estudos de
gramaticalização em Português: metodologias e aplicações. Campinas, SP:
Mercado de Letras, 2010. p. 105-137.Área(s): Gramaticalização |
39 - GOMES-SANTOS,
Sandoval Nonato; TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. A contribuição da(s) teoria(s)
do texto para ensino In BENTES, Anna Christina e LEITE, Marli Quadros (org.). Linguística
de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São
Paulo: Cortez, 2010. p.315-353.Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna |
38 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2010). Da infância à
ciência: língua e literatura (depoimento) in BRAIT, Beth. Literatura e
outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. p. 36-38.Área(s): Outras |
37 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Comunidades discursivas,
gêneros e ensino in BASTOS, Neusa Barboa (org.). Língua portuguesa: cultura
e identidade nacional. São Paulo: IP-PUC-SP; EDUC, 2010. p. 147-155.Área(s): Ensino de língua materna |
36 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Leitura em uma perspectiva micro: os recursos linguísticos in
ANDRADE, Carlos Augusto Batista de (org.). Texto, discurso e suas práticas.
São Paulo: Terracota, 2009. p. 61-77. ISBN: 978-85-62370-06-9.Área(s): Ensino de língua materna |
35 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Opiniões contemporâneas - Depoimento sobre a necessidade de uma
nomenclatura gramatical in HENRIQUES, Cláudio Cezar. Nomenclatura gramatical
brasileira: 50 anos depois. São Paulo: Parábola, 2009. p. 92-95.Área(s): Gramática |
34 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Ordenação textual: razões, princípios e marcadores. In CESAROLI,
Josianne Francia e SEIXAS, Jacy Alves de. UFU, ano 30 - tropeçando
universos (artes, humanidades, ciências). Uberlândia, EDUFU, 2008. p.
353-371.Área(s): Linguística textual - Diversos |
33 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (2007). A relevância social dos estudos lingüísticos e ensino de
língua. In CORREA, Djane Antonucci (org.). A relevância social da
Lingüística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola; Ponta Grossa,
PR: UEPG, 2007. p. 110 a 135.Área(s): Ensino de língua materna |
32 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Categorias de texto: significantes para quais significados? In
TRAVAGLIA, Luiz Carlos (Org.); FINOTTI, Luísa Helena Borges (Org.) ; MESQUITA,
Elisete Maria Carvalho de (Org.) . Gêneros de texto: caracterização e ensino.
1ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 173-192.Área(s): Semântica | Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |
31 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (2003). “Tipelementos e a construção de uma teoria tipológica geral
de textos” in FÁVERO, Leonor Lopes; BASTOS, Neusa M. de O. Barbosa e MARQUESI,
Sueli Cristina (org.). Língua Portuguesa pesquisa e ensino – Vol. II.
São Paulo: EDUC/FAPESP, 2007: 97- 117.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |
30 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “Tipelementos e a
construção de uma teoria tipológica geral de textos” in FÁVERO, Leonor Lopes;
BASTOS, Neusa M. de O. Barbosa e MARQUESI, Sueli Cristina (org.). Língua
Portuguesa pesquisa e ensino – Vol. II. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2007: 97-
117.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |
29 - TRAVAGLIA
, Luiz Carlos. A gramaticalização do verbo começar. In TRAVAGLIA, Luiz Carlos
et alii (org.). Lingüística: caminhos e descaminhos em perspectiva.
Uberlândia, EDUFU, 2006. p. 514 - 529.Área(s): Gramaticalização | Verbo |
28 - TRAVAGLIA , Luiz Carlos. A gramaticalização do
verbo começar. In TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii (org.). Lingüística:
caminhos e descaminhos em perspectiva. Uberlândia, EDUFU, 2006. p. 514 -
529.Área(s): Gramaticalização |
27 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2006). Ensino de
gramática e identidade: estabelecimento e apagamento. In BASTOS, Neusa Barbosa
(org.). Língua Portuguesa - Reflexões lusófonas. São Paulo: Editora
PUC-SP/EDUC, 2006. p. 261- 275.Área(s): Ensino de língua materna |
26 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Tipologia textual, ensino de gramática e o livro didático in
HENRIQUES, Cláudio Cezar e SIMÕES, Darcília (orgs.) Língua e
cidadania: novas perspectivas para o ensino. Rio de Janeiro: Ed. Europa,
2004, pp. 114 – 138.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |
25 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Teoria lingüística e ensino: da necessidade de trabalhar com a
significação no ensino de língua materna in BASTOS, Neusa Barbosa (org.) Língua
Portuguesa em calidoscópio. São Paulo: EDUC, 2004, pp. 207-218.Área(s): Ensino de língua materna |
24 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (2003). “Verbos gramaticais – Verbos em processo de
gramaticalização” in FIGUEIREDO, Célia Assunção; MARTINS, Evandro Silva,
TRAVAGLIA, Luiz Carlos e MORAES FILHO, Waldenor Barros. (orgs.). Língua(gem):
reflexões e perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2003: 97-157.Área(s): Gramaticalização | Verbo |
23 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “A
gramaticalização de verbos” in HENRIQUES, Cláudio Cezar (org.). Linguagem,
conhecimento e aplicação – Estudos de língua e lingüística. Rio de Janeiro:
Editora Europa, 2003: 306-321. Área(s): Gramaticalização | Verbo |
22 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “Verbos
gramaticais - Verbos em processo de gramaticalização” in FIGUEIREDO, Célia
Assunção; MARTINS, Evandro Silva, TRAVAGLIA, Luiz Carlos e MORAES FILHO,
Waldenor Barros. (orgs.). Língua(gem): reflexões e perspectivas.
Uberlândia: EDUFU, 2003: 97-157.Área(s): Gramaticalização | Verbo |
21 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2003). “A
gramaticalização de verbos” in HENRIQUES, Cláudio Cezar (org.). Linguagem,
conhecimento e aplicação – Estudos de língua e lingüística. Rio de Janeiro:
Editora Europa, 2003: 306-321.Área(s): Gramaticalização | Verbo |
20 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (2002). “Tipos, gêneros e subtipos textuais e o ensino de língua
materna” in BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa (org.). Língua
Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC / PUC-SP, 2002: 201-214.Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais | Ensino de língua materna |
19 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2002). “Gêneros de texto
definidos por atos de fala” in ZANDWAIS, Ana (org.). Relações entre
pragmática e enunciação. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002: 129- 153
(Coleção Ensaios - nº17).Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |
18 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (2002). “Gêneros de texto definidos por atos de fala” in ZANDWAIS,
Ana (org.). Relações entre pragmática e enunciação. Porto Alegre: Sagra
Luzzato, 2002: 129- 153 (Coleção Ensaios - nº17).Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |
17 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização
do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in
BASTOS, Neusa Barbosa (Org.) Discutindo a prática docente em Língua
Portuguesa. São Paulo: IP –
PUC/SP, 2000: 59-70.Área(s): Ensino de língua materna |
16 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2000). “A sistematização
do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras” in
BASTOS, Neusa Barbosa (Org.) Discutindo a prática docente em Língua
Portuguesa. São Paulo: IP –
PUC/SP, 2000: 59-70. Área(s): Gramática |
15 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1997). “Ensino de
gramática em uma perspectiva textual-interativa e qualidade de vida” in
HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma sociedade leitora.
Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de Passo Fundo), 1999:
237-242.Área(s): Gramática |
14 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1998). “Produção
lexical, exterioridade e sentido” in MARI, Hugo et alii (org.) Fundamentos
e dimensões da análise do discurso . Belo Horizonte: Carol Borges Editora /
Núcleo de Análise do Discurso-FALE-UFMG, 1999: 269 - 286.Área(s): Discurso |
13 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1998). “Seleção e
organização de informações e produção de textos” in DUARTE, Lélia
Parreira(org.) Para sempre em mim. Belo Horizonte: PUC-MG, 1999: 197 –
204. Área(s): Linguística textual - Tipos/Gêneros textuais |
12 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (1997). “Ensino de gramática em uma perspectiva textual-interativa
e qualidade de vida” in HILGERT, José Gaston et alii (orgs.). Formando uma
sociedade leitora. Passo Fundo, RS: EDIUPF (Editora da Universidade de
Passo Fundo), 1999: 237-242.Área(s): Ensino de língua materna |
11 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (1998). “Produção lexical, exterioridade e sentido” in MARI,
Hugo et alii (org.) Fundamentos e dimensões da análise do discurso .
Belo Horizonte: Carol Borges Editora / Núcleo de Análise do Discurso-FALE-UFMG,
1999: 269 - 286.Área(s): Morfologia | Discurso |
10 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (1999). "O relevo no Português falado: tipos e estratégias,
processos e recursos" in NEVES, Maria Helena de Moura (org.) Gramática
do Português Falado Vol.VII: Novos estudos. São Paulo: Humanitas /
FFLCH-USP; Campinas,SP: Ed. da UNICAMP, 1999: 77-130.Área(s): Língua falada |
9 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1996)."Gramática
padrão: suas bases e ampliação das mesmas" in PEREIRA, Maria Teresa
G. (1997). Língua e Linguagem em Questão. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro,
1997:49-61.Área(s): Gramática |
8 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. "Ensino de
gramática numa perspectiva textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina
Queiroz (org.) (1996). O ensino de língua portuguesa 2º grau.
Uberlândia: EDUFU, 1996: 107-156.(Texto escrito em 1993).Área(s): Gramática |
7 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O uso do futuro do
pretérito no Português falado. Letras & Letras, Uberlândia, v. 12, n.
2, p. 89-112, 1996. ISSN/ISBN: 01023527. Área(s): Verbo |
6 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos, RODRIGUES, Ângela C.S.
et alii (1996). "Formas de pretérito perfeito e imperfeito do indicativo
no plano textual-discursivo" in KOCH, Ingedore G. Villaça (org.) Gramática
do Português Falado Vol.VI: Desenvolvimentos. Campinas,SP: Ed. da UNICAMP/
FAPESP, 1996:415-462.Área(s): Morfologia | Verbo | Língua falada |
5 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. "Ensino de gramática numa perspectiva
textual-interativa" in AZAMBUJA, Jorcelina Queiroz (org.) (1996). O
ensino de língua portuguesa 2º grau. Uberlândia: EDUFU, 1996:
107-156.(Texto escrito em 1993).Área(s): Ensino de língua materna |
4 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos (1995). "Integração
entre ensino de gramática e ensino de produção/compreensão de textos e de
léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995) "Flores verbais - Uma
miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro Bomfimno seu 70º
aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1995: 103- 119.Área(s): Gramática |
3 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos (1995). "Integração entre ensino de gramática e ensino de
produção/compreensão de textos e de léxico" in HEYE, Jurgen (org.)(1995)
"Flores verbais - Uma miscelânea em homenagem à Eneida do Rego Monteiro
Bomfimno seu 70º aniversário". Rio de Janeiro: PUC-RJ,
1995: 103- 119.Área(s): Ensino de língua materna |
2 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos, JUBRAN, Clélia Cândida A. S. et alii. (1991) "Organização
tópica da conversação" in ILARI, Rodolfo (org.) Gramática do Português
Falado Vol. II: Níveis de análise lingüística. Campinas, Ed. da
UNICAMP, 1992: 357 - 447.Área(s): Língua falada |
1 - TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Linguística textual: da teoria à prática de ensino - Contribuições de Ingedore Koch. In SOUZA,
Edson Rosa Francisco, PENHAVEL, Eduardo e CINTRA, Marcos Rogério (orgs.). Linguística Textual: interfaces e
delimitações – Homenagem a Ingedore Grunfeld Villaça Koch. São Paulo:
Cortez, 2017. P. 518-528. ISBN: 9788524925757Área(s): Linguística textual - Diversos | Ensino de língua materna | Outras |