Travaglia Travaglia
  • INÍCIO
  • TRABALHOS ORIENTADOS
  • PUBLICAÇÕES +
    • LIVROS
    • LIVROS DIDÁTICOS +
      • 1a a 4a séries - 2005
      • 1o a 5o anos - 2009
      • 6o a 9o anos - 2010
    • CAPÍTULOS DE LIVROS
    • ARTIGOS EM PERIÓDICOS
    • ARTIGOS EM ANAIS DE EVENTOS
    • OBRAS ORGANIZADAS
    • TRABALHOS INÉDITOS
    • TESE
  • PUBLICAÇÕES POR ÁREAS +
    • SEMÂNTICA
    • GRAMATICALIZAÇÃO
    • LINGUÍSTICA TEXTUAL
      • COESÃO
      • COERÊNCIA
      • TIPOS/GÊNEROS TEXTUAIS
      • DIVERSOS
    • MORFOLOGIA
    • LEXICOLOGIA
    • ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    • VERBO
    • DISCURSO
    • GRAMÁTICA
    • HUMOR
    • LÍNGUA FALADA
    • SINTAXE
    • OUTRAS
  • VEJA TAMBÉM +
    • ENTREVISTAS
    • PREMIAÇÕES
    • VIDEOS
  • CONTATO

Lexicologia

  1. Publicações por Área
  2. Lexicologia

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O estudo de vocabulário. (1a ed.). São Paulo: Cortez Editora, 2021

Área(s): Ensino de língua materna | Outras | Lexicologia |

Apresentação

Quando se quer desenvolver a competência comunicativa dos falantes da língua (em nosso caso específico, dos alunos) objetivo que sempre apresentamos como o prioritário no ensino de Língua Portuguesa como língua materna, é preciso estar ciente de que é fundamental, importante, necessário  desenvolver a competência lexical que faz parte da competência comunicativa.  Como definida neste livro, a competência lexical é representada pelo conjunto de itens lexicais (palavras, expressões idiomáticas) que uma pessoa é capaz de usar tanto ativamente ao produzir textos escritos ou orais, quanto passivamente ao compreender textos também orais e escritos. Essa competência é incrementada pelo aumento do vocabulário que a pessoa é capaz de usar tanto ativamente (quando fala ou escreve) quanto passivamente ou receptivamente na compreensão de textos (quando ouve ou lê). Na verdade, a competência lexical é desenvolvida não só na escola, mas em todos os espaços de vivência de cada um e tal desenvolvimento acontece por toda a vida e não apenas na escola que, todavia, tem um papel relevante no estabelecimento de atitudes importantes para o trato com o léxico da língua, como, por exemplo, o hábito de buscar significados e sentidos de todo e qualquer item lexical com que se depare e de reconhecer que a adequação de um item lexical depende de vários fatores intervenientes em uma interação comunicativa (crenças, actantes na situação de comunicação, quando, onde, variedade linguística como a maior ou menor formalidade, a cortesia envolvida, a linguagem mais ou menos técnica, etc.).  Além disso é preciso lembrar sempre que os itens lexicais mantêm relações entre si (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia / hiponímia), mas também se conectam por fatos diversos como a formação de campos semânticos e campos lexicais, os processos de formação de palavras, a denotação e a conotação, etc. Percebe-se, pois, que o trabalho com o léxico é complexo, mas nesse livro essa complexidade se organiza de modo a que o professor (formal ou informal) consiga ter um controle de tantas elementos ao propor atividades de ensino de vocabulário de modo a alcançar um efetivo desenvolvimento da competência lexical e consequentemente da competência comunicativa. Se a gramática na sintaxe e na morfologia fornece esquemas regulares para composição das sequências linguísticas,  o léxico fornece o material para “preencher” tais esquemas, permitindo milhares de composições. Escolher o esquema e o léxico apropriados para dizer o que se quer com o sentido que se pretende são parte da competência comunicativa.  Vale lembrar ainda que pesquisas têm evidenciado que, quanto maior o vocabulário (conjunto de itens lexicais que alguém domina) de uma pessoa, mais chances ela tem de estar melhor na vida, inclusive em termos de bons trabalhos. Tudo o que dizemos aqui e no interior do livro leva à certeza de que é necessário um trabalho bem estruturado para que os falantes saibam cada vez mais fazer um uso pertinente e competente do léxico. 

Sumário

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ..................................................................................................................................... 13
TÓPICO 1 – Bases para o ensino de vocabulário ................................................................................ 23

Capítulo 1 - Bases para o ensino de vocabulário ................................................................................. 25
1.1. Léxico e vocabulário: competência lexical ..................................................................................... 26
1.2. O que é conhecer uma palavra? ................................................................................................... 28
1.3. A semântica dos itens lexicais: significado e sentido .................................................................... 35
1.3.1. Significado e sentido .................................................................................................................. 35
1.3.2. Como se forma a significação das palavras: o conceito ............................................................ 37
1.4. Princípios básicos para a elaboração de exercícios de vocabulário ............................................. 53
Atividades de avaliação do capítulo 1 .................................................................................................. 57

TÓPICO 2 – Exercícios de vocabulário e relações léxico-semânticas ................................................ 61
Preliminares ......................................................................................................................................... 62

TÓPICO 2.1.
– Polissemia ................................................................................................................... 63

Capítulo 2 – Exercícios sobre diferentes sentidos da mesma palavra ................................................ 63
2.1. Diferentes sentidos da mesma palavra: polissemia ...................................................................... 63
2.2. Exemplos de exercícios sobre diferentes sentidos da mesma palavra.......................................... 67 


TÓPICO 2.2
. – Exercícios de vocabulário e sinonímia ........................................................................ 75
Algumas observações sobre sinonímia ............................................................................................... 75

Capítulo 3 – Exercícios sobre diversas palavras com o mesmo sentido ........... ................................. 79
3.1. Diversas palavras com o mesmo sentido ..................................................................................... 79
3.2. Exemplos de exercícios sobre diversas palavras com o mesmo sentido .................................... 80

Capítulo 4 – Exercícios sobre sentido de palavras .............................................................................. 87
4.1. Sentido de palavras ...................................................................................................................... 87
4.2. Exemplos de exercícios sobre sentido de palavras ..................................................................... 88

Capítulo 5 – Exercícios sobre sentidos de expressões ...................................................................... 93
5.1. As expressões e seus sentidos .................................................................................................... 93
5.2. Exemplos de exercícios sobre sentidos de expressões .............................................................. 94

Capítulo 6 – Exercícios sobre diferenças de sentido entre sinônimos .............................................. 101
6.1. Os sinônimos não têm o mesmo significado .............................................................................. 101
6.2. Análise sêmica ............................................................................................................................ 106
6.3. Exemplos de exercícios sobre diferençasde sentido entre sinônimos ....................... ................ 117
Atividades de avaliação do capítulo 6 ................................................................................................ 129

TÓPICO 2.3
. – Exercícios de vocabulário e outras relações léxico-semânticas ................ ............... 133

Capítulo 7 – Exercícios sobre homônimos .......................................................................................... 133
7.1. Homônimos ................................................................................................................................... 133
7.2. Exemplos de exercícios sobre homônimos ................................................................................... 135

Capítulo 8 – Exercícios Sobre Parônimos ............................................................................................ 141
8.1. Parônimos ...................................................................................................................................... 141
8.2. Exemplos de exercícios sobre parônimos ...................................................................................... 142

Capítulo 9 – Exercícios sobre antônimos .............................................................................................. 149
9.1. Antônimos ....................................................................................................................................... 149
9.2. Exemplos de exercícios sobre antônimos ...................................................................................... 152

Capítulo 10 – Exercícios sobre hiperônimos e hipônimos .................................................................... 159
10.1. Hiperônimos e hipônimos ............................................................................................................ 159
10.2. Exemplos de exercícios sobre hiperônimos e hipônimos ............................................................ 161

TÓPICO 3
– Léxico e outros fatos semânticos .................................................................................... 165

Capítulo 11 – Exercícios de vocabulário e outros fatos semânticos relacionados ao léxico:
denotação e conotação; sentido geral e específico; campos lexicais ................................................... 167
11.1. Exercícios sobre denotação e conotação ..................................................................................... 167
11.1.1. Denotação e conotação .............................................................................................................. 167
11.1.2. Exemplos de exercícios sobre denotação e conotação .............................................................. 172
11.2. Exercícios sobre sentido geral e específico ................................................................................... 176
11.2.1. Sentido geral e específico ........................................................................................................... 176
11.2.2. Exemplos de exercícios sobre sentido geral e específico ........................................................... 178
11.3. Exercícios sobre campos lexicais ................................................................................................... 183
11.3.1. Campos lexicais ........................................................................................................................... 183
11.3.2. Exemplos de exercícios sobre campos lexicais .......................................................................... 184

TÓPICO 4
– Formação de palavras e exercícios de vocabulário ........................................................... 193

Capítulo 12 – Exercícios de vocabulário sobre formação de palavras .................................................... 195
Preliminares ............................................................................................................................................. 195
12.1. Morfemas na formação de palavras ................................................................................................ 200
12.2. Derivação ......................................................................................................................................... 202
12.2.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por derivação prefixal ............................... 205
12.2.2. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por derivação sufixal ................................. 212
12.3. Composição ...................................................................................................................................... 221
12.3.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por composição ......................................... 222
12.4. Outros processos de formação de palavras ..................................................................................... 232
12.4.1. Redução ou abreviação ................................................................................................................. 232
12.4.1.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por redução ou abreviação ..................... 234
12.4.2. Siglas .............................................................................................. ............................................... 236
12.4.2.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por siglas ................................................. 239
12.4.3. Cruzamento vocabular ou amálgama ............................................................................................. 242
12.4.3.1. Exemplos de exercícios sobreformação de palavras por cruzamentovocabular ou amálgama .. 245
12.4.4. Reduplicação .................................................................................................................................. 247
12.4.4.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por reduplicação ...................................... 248
12.4.5. Onomatopeia ................................................................................................................................... 249
12.4.5.1. Exemplos de exercícios sobre formação de palavras por onomatopeia ...................................... 252

TÓPICO 5
– Exercícios de vocabulário e aspectos sintáticos .................................................................... 257
Preliminares ................................................................................................................................................ 258

Capítulo 13 – Exercícios de vocabulário e alguns aspectos sintáticos ...................................................... 259
13.1. Exercícios sobre a nominalização ..................................................................................................... 259
13.1.1. Nominalização ................................................................................................................................ 259
13.1.2. Exemplos de exercícios sobre nominalização ................................................................................ 262
13.2. Exercícios sobre verbos de ligação ................................................................................................... 264
13.2.1. Verbos de ligação ........................................................................................................................... 264
13.2.2. Exemplos de exercícios sobre verbos de ligação .......................................................................... 265
13.3. Exercícios sobre verbos dicendi ........................................................................................................ 267
13.3.1. Verbos dicendi ................................................................................................................................ 267
13.3.2. Exemplos de exercícios sobre verbos dicendi ............................................................................... 270

TÓPICO 6
– Funções textuais-discursivas de itens lexicais ...................................................................... 277
Preliminares ................................................................................................................................................ 278

Capítulo 14 – Exercícios de vocabulário e funções textuais-discursivas de itens lexicais ......................... 279
14.1. Exercícios sobre modalizadores ........................................................................................ ............... 279
14.1.1. Modalidades e modalizadores ........................................................................................................ 279
14.1.2. Exemplos de exercícios sobre modalizadores ............................................................................... 282
14.2. Exercícios sobre operadores discursivos .......................................................................................... 287
14.2.1. Operadores discursivos .................................................................................................................. 287
14.2.2. Exemplos de exercícios sobre operadores discursivos .................................................................. 288
14.3. Exercícios sobre operadores argumentativos .................................................................................... 291
14.3.1. Operadores argumentativos ............................................................................................................ 291
14.3.2. Exemplos de exercícios sobre operadores argumentativos ............................................................ 292

TÓPICO 7
– Exercícios de vocabulário e alguns fatos sociais .................................................................... 299
Preliminares ................................................................................................................................................. 300

Capítulo 15 – Léxico e fatos sociais ............................................................................................................. 301
15.1. Exercícios sobre estrangeirismos ........................................................................................................ 301
15.1.1. Estrangeirismos ................................................................................................................................ 301
15.1.2. Exemplos de exercícios sobre estrangeirismos ............................................................................... 303
15.2. Exercícios sobre léxico e variedades linguísticas (dialetos, registros e modalidades) ....................... 307
15.2.1. Léxico e variedades linguísticas ...................................................................................................... 307
15.2.2. Exemplos de exercícios sobre léxico e variedades linguísticas ....................................................... 312

TÓPICO 8
– Onde buscar o significado e os sentidos dos itens lexicais ..................................................... 321

Capítulo 16 – Uso do dicionário e utilização do cotexto e do contexto para saber o
significado e o sentido das palavras ............................................................................................................. 323
Preliminares .................................................................................................................................................. 323
16.1. Exemplos de exercícios sobre o uso do dicionário .............................................................................. 325
16.2. Exemplos de exercícios sobre a utilização do cotexto e do contexto para saber o significado ........... 332

TÓPICO 9
– Uso adequado dos itens lexicais .............................................................................................. 337

Capítulo 17 – Exercícios sobre precisão e imprecisão vocabular ................................................................. 339
17.1. Precisão e imprecisão vocabular .......................................................................................................... 339
17.2. Exemplos de exercícios sobre precisão e imprecisão vocabular .......................................................... 341
Considerações finais ...................................................................................................................................... 347
Respostas das atividades de avaliação ......................................................................................................... 352
Referências .................................................................................................................................................... 356

Como comprar

No site da Editora Cortez: www.cortezeditora.com.br   Pelo e-mail: cortez@cortezeditora.com.br  ou pelo telefone: (011) 3864-0111.

Copyright © 2016 Luiz Carlos Travaglia.
Desenvolvido pela E4WEB.