As cartas de leitores a partir de um enfoque textual-interativo: a parentetização
Márcia Valéria Seródio Carbone
A ABL e os acordos ortográficos: consequências da promoção do saber letrado na formação de mercados editoriais
Angela de Aguiar Araújo
A apropriação dos princípios do sistema alfabético por parte de alunos alfabetizados em classes de orientação teórico-metodológica fundada no pensamento de Emília Ferreiro
Maria Luiza Rosa Barbosa
A autoria no contexto acadêmico: uma questão de prosódia
Juliana Pereira Souto Barreto
A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de língua portuguesa
André Luiz Rauber - Cristina Lopomo Defendi
A charge como um (pré) texto para a leitura e a produção textual: A descrição
Sandro Luís Silva
A compreensão leitora de graduandos em letras português a distância: um estudo de caso
Aline Cassol Daga
A construção dos sentidos em “negócio de menino com menina” de Ivan Ângelo
Maria Flávia Figueiredo - Flávia Aparecida Soares
A escola, o pedagogo e a formação do leitor-escritor: para além da visão simplista de “apenas um ano a mais” no ensino fundamental
Cristina Rolim Chyzcy Bruno - Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato
A escrita na sala de aula: entre a exaltação à páscoa e a carta ao Papai Noel
Maria Aparecida Lopes Rossi
A importância da multimodalidade na formação do docente de português como segunda língua
Janaína de Aquino Ferraz
A intertextualidade na construção da identidade do sujeito em um editorial da revista caros amigos
Daniele de Oliveira
A prática docente na elaboração do texto científico na universidade
Maria Augusta de Castilho
A produção criativa de textos no curso de tradução: a ênfase no processo
Cirlana Rodrigues de Souza
A produção textual do aluno como instrumento metodológico para o ensino de língua portuguesa dentro de uma perspectiva da teoria da atividade
Loide Leite Aragão Pinto – Gabrielle Loyola Vieira
A produção textual nas aulas de língua portuguesa
Eliana Dias - Elisete Maria de Carvalho Mesquita
A riqueza sociolinguística e cultural dos povos indígenas de Rondônia
Andréia Maria Pereira
A sociolinguística e o ensino de língua portuguesa – uma proposta para um ensino/aprendizagem livre de preconceitos
Maridelma Laperuta-Martins
Análise dos efeitos de sentido no gênero discursivo propaganda televisiva: promoção de leitores protagonistas
Walleska Bernardino Silva
Análise linguística na educação básica: entre o real e o possível
Edvaldo Balduino Bispo - José Romerito Silva
Aquisição da escrita: estrutura da narrativa em textos de aluno da EJA
Cristiane Silveira dos Santos - Ana Ruth Moresco Miranda
Aquisição da língua portuguesa escrita por crianças surdas
Maria Cristina da Cunha Pereira
Argumentação na sala de aula: formando leitores e autores estrategistas
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca
As contribuições da análise de discurso crítica e da linguística textual para a análise da representação de atores sociais
Maria Aparecida Resende Ottoni
As representações de leitura dos professores de 1ª a 4ª série ciclo i – ensino fundamental
Sandra Memari Trava
Caminhos por onde andamos: um panorama da educação continuada em língua portuguesa
Maria Marlene Rodrigues da Silva - Rosa Maria Olímpio
Competência leitora: práticas de leitura para o ensino médio reading competence: reading practices for high school
Onici Claro Flôres - Adriane Marchese Chiodi
Conscientização linguística crítica na prática de leitura de séries iniciais
Juliana Dias
Corporificação da mente: prototipia e gramaticalização em construções com verbos de percepção no português brasileiro
Leosmar Aparecido da Silva
Crenças de alunos iniciantes e concluintes do Curso de letras sobre língua portuguesa
Hélvio Frank de Oliveira - Sirlene Antônia Rodrigues Costa
Desenvolvimento de habilidades e competências na leitura acadêmica: uma experiência na plataforma moodle
Adriana Nascimento Bodolay - Vanessa Doumid Damasceno - Yanna Karlla Honório Gontijo Cunha - Juliana Rodrigues
Dicionário temático infantil (DTI): uma proposta de elaboração para o português do Brasil
Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves
Discutindo perspectivas de emancipação e ensino crítico de língua materna
Ana Lúcia Campos Almeida - Paulo Roberto Almeida
É a casa da mãe Joana?: conteúdos de escrita e gêneros nos programas de curso de disciplinas da licenciatura em letras
Maria Amélia Dalvi
Ensino da leitura: um estudo integrando estratégias, coerência e coesão
Vera Wannmacher Pereira - Jonas Rodrigues Saraiva
Estreitas relações entre gramática e literatura na análise de poema de Alberto Caeiro
Suely Corvacho
Experiências de letramento visual na constituição da libras e do português por alunos surdos numa escola regular
Vanessa Regina de Oliveira Martins - Luana Martins
Improficiência em português escrito: (des) identificações com essa língua materna
Florisa de Lourdes Brito
Interação entre universidade educação básica: laboratório de produção de textos
Ormezinda Maria Ribeiro
Intervenções editoriais em livros didáticos de língua portuguesa: impactos nos letramentos
Fabiana Panhosi Marsaro
Leituras e leitores na universidade: realidade brasileira e portuguesa
Ana Maria Esteves Bortolanza
Mediação pedagógica e desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos
Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto - Rita de Cássia Cristofoleti
O ensino da lingua portuguesa no atendimento educacional especializado (AEE) para surdos
Carolina Comerlato Sperb
O ensino de língua e a identidade dos alunos no ambiente digital
Amilcar Figueiroa Peres dos Santos
O ensino de língua portuguesa na formação de professores no Timor-Leste
Fabiana Almeida dos Santos - Maria da Graça Pinto - Rosilene de Melo
O ensino de português língua estrangeira: uma realidade do mundo globalizado
Márcio Issamu Yamamoto
O estatuto do idoso: interações com a educação e a mídia
Maria do rosário - Gleria Erico
O estudo do léxico na formação de professores de letras, no processo de ensino da UAB
Flávia de Oliveira Maia-Pires - Michelle Machado de Oliveira
O gênero causo: uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa
Valdete Aparecida Borges Andrade - Viviane Raposo Pimenta
O papel da consciência fonológica no ensino da leitura e da escrita de alunos com necessidades especiais
Ana Paula Rigatti Scherer
O texto científico e suas práticas discursivas na universidade: dificuldades e possibilidades
Arlinda Cantero Dorsa
O tratamento de “porém” oferecido por livros didáticos de língua portuguesa (LDLP)
Andréa Lopes Borges
Os (des)caminhos entre o livro didático para ensino de PLE e as habilidades avaliadas pelo Celp-Bras
Rosana Salvini Conrado
Os efeitos da apresentação de roteiros na produção escrita de crianças
Adriane Teresinha Sartori
Os gêneros do discurso na esfera escolar: relações interpessoais e conhecimento para a/na prática
Maria Marta Furlanetto
Os gêneros dos quadrinhos e o ensino de língua portuguesa: estratégias de ensino para a graphic novel courtney crumrin e as criaturas da noite, de Ted Naifeh
Lucas Piter Alves costa - Alex Caldas Simões
Os papéis temáticos das construções mediais
Nádia Maria Silveira Costa de Melo - Antonia Clayse-anne de Medeiros Vieira
Para se pensar currículo práticas de letramentos e construção de identidades sociais no movimento cultural hip hop
Ana Lúcia Silva Souza
Políticas de formação continuada de professores em mato grosso
Joelma Aparecida Bressanin
Práticas docentes e discentes no ensino regular e superior no brasil: reflexões sobre identidades sociais e desigualdades
Kassandra Muniz
Práticas educativas de leitura: o ensino de língua através da produção de textos
Adriana dos Santos Prado Sadoyama
Professor de língua materna: a formação em questão
Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro Alves
Reflexões sobre a prática de ensino de língua portuguesa
Danilo Corrêa Pinto - Eliana Dias
Representação de professor de português para além dos muros da escola
Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
Representações do aluno em seu processo de aprendizagem de leitura e escrita acadêmicas
Maria de Jesus Ferreira Aires - Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
Ria…se puder: perspectivas discursivas para o trabalho crítico com os gêneros humorísticos em sala de aula
Rosely Costa Silva Gomes
Saberes docentes e formação de professores para o ensino da escrita: elementos para um projeto de formação inicial de professores nos cursos da UFRJ
Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Saberes docentes para o ensino da escrita: anotações sobre concepções e tipologias
Rejane Maria de Almeida Trisotto
Sobre as práticas de leitura literária de alunos do ensino médio
Gabriela Rodella de Oliveira
Sociolinguística e formação de professores de língua portuguesa materna e não-materna
Maria do Socorro Pessoa
Tecnologia e interação em uma comunidade de prática: colaboração entre docentes
Silvane Aparecida Gomes
Uso da biblioteca digital por professores do curso de graduação em pedagogia na modalidade EaD: leitura e atualização na perspectiva da literatura ergódica
Sindier Antônia Alves
Variação linguística como estratégia de dizer: do discurso literário à produção textual na escola
Anderson de Souto