Anais do SIELP
  • Início
  • Apresentação
  • Corpo editorial
  • Normas para publicação
  • Edições
    • Edição atual
    • Edições anteriores
  • Contato

Anais do SIELP. Volume 1, Número 1.

Início Anais do SIELP. Volume 1, Número 1.

As cartas de leitores a partir de um enfoque textual-interativo: a parentetização
Márcia Valéria Seródio Carbone

Acessar o texto

O que é um ensino de língua portuguesa centrado nos gêneros?
Luiz Carlos Travaglia

Acessar o texto

A ABL e os acordos ortográficos: consequências da promoção do saber letrado na formação de mercados editoriais
Angela de Aguiar Araújo

Acessar o texto

A apropriação dos princípios do sistema alfabético por parte de alunos alfabetizados em classes de orientação teórico-metodológica fundada no pensamento de Emília Ferreiro
Maria Luiza Rosa Barbosa

Acessar o texto

A autoria no contexto acadêmico: uma questão de prosódia
Juliana Pereira Souto Barreto

Acessar o texto

A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de língua portuguesa
André Luiz Rauber - Cristina Lopomo Defendi

Acessar o texto

A charge como um (pré) texto para a leitura e a produção textual: A descrição
Sandro Luís Silva

Acessar o texto

A compreensão leitora de graduandos em letras português a distância: um estudo de caso
Aline Cassol Daga

Acessar o texto

A construção dos sentidos em “negócio de menino com menina” de Ivan Ângelo
Maria Flávia Figueiredo - Flávia Aparecida Soares

Acessar o texto

A escola, o pedagogo e a formação do leitor-escritor: para além da visão simplista de “apenas um ano a mais” no ensino fundamental
Cristina Rolim Chyzcy Bruno - Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato

Acessar o texto

A escrita na sala de aula: entre a exaltação à páscoa e a carta ao Papai Noel
Maria Aparecida Lopes Rossi

Acessar o texto

A formação da alfabetizadora
Maria Aparecida Lapa de Aguiar

Acessar o texto

A formação de professores de língua inglesa: teorias e prática
Gicelma Xavier

Acessar o texto

A gramática a serviço dos gêneros
Vânia Cristina Casseb-Galvão

Acessar o texto

A importância da multimodalidade na formação do docente de português como segunda língua
Janaína de Aquino Ferraz

Acessar o texto

A intertextualidade na construção da identidade do sujeito em um editorial da revista caros amigos
Daniele de Oliveira

Acessar o texto

A leitura de textos verbo-visuais em sala de aula
Kátia Maria Capucci Fabri

Acessar o texto

A prática docente na elaboração do texto científico na universidade
Maria Augusta de Castilho

Acessar o texto

A produção criativa de textos no curso de tradução: a ênfase no processo
Cirlana Rodrigues de Souza

Acessar o texto

A produção textual do aluno como instrumento metodológico para o ensino de língua portuguesa dentro de uma perspectiva da teoria da atividade
Loide Leite Aragão Pinto – Gabrielle Loyola Vieira

Acessar o texto

A produção textual nas aulas de língua portuguesa
Eliana Dias - Elisete Maria de Carvalho Mesquita

Acessar o texto

A riqueza sociolinguística e cultural dos povos indígenas de Rondônia
Andréia Maria Pereira

Acessar o texto

A sociolinguística e o ensino de língua portuguesa – uma proposta para um ensino/aprendizagem livre de preconceitos
Maridelma Laperuta-Martins

Acessar o texto

Análise dos efeitos de sentido no gênero discursivo propaganda televisiva: promoção de leitores protagonistas
Walleska Bernardino Silva

Acessar o texto

Análise linguística na educação básica: entre o real e o possível
Edvaldo Balduino Bispo - José Romerito Silva

Acessar o texto

Aquisição da escrita: estrutura da narrativa em textos de aluno da EJA
Cristiane Silveira dos Santos - Ana Ruth Moresco Miranda

Acessar o texto

Aquisição da língua portuguesa escrita por crianças surdas
Maria Cristina da Cunha Pereira

Acessar o texto

Argumentação na sala de aula: formando leitores e autores estrategistas
Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca

Acessar o texto

As contribuições da análise de discurso crítica e da linguística textual para a análise da representação de atores sociais
Maria Aparecida Resende Ottoni

Acessar o texto

As representações de leitura dos professores de 1ª a 4ª série ciclo i – ensino fundamental
Sandra Memari Trava

Acessar o texto

Atividades de leitura multimodal em LDP: resultados de pesquisa
Heitor Gribl

Acessar o texto

Caminhos da avaliação da aprendizagem da leitura
Nara Luz Chierighini Salamunes

Acessar o texto

Caminhos por onde andamos: um panorama da educação continuada em língua portuguesa
Maria Marlene Rodrigues da Silva - Rosa Maria Olímpio

Acessar o texto

Competência leitora: práticas de leitura para o ensino médio reading competence: reading practices for high school
Onici Claro Flôres - Adriane Marchese Chiodi

Acessar o texto

Conscientização linguística crítica na prática de leitura de séries iniciais
Juliana Dias

Acessar o texto

Considerações sobre o ensino de clíticos
Gilson Costa Freire

Acessar o texto

Corporificação da mente: prototipia e gramaticalização em construções com verbos de percepção no português brasileiro
Leosmar Aparecido da Silva

Acessar o texto

Crenças de alunos iniciantes e concluintes do Curso de letras sobre língua portuguesa
Hélvio Frank de Oliveira - Sirlene Antônia Rodrigues Costa

Acessar o texto

Desenvolvimento de habilidades e competências na leitura acadêmica: uma experiência na plataforma moodle
Adriana Nascimento Bodolay - Vanessa Doumid Damasceno - Yanna Karlla Honório Gontijo Cunha - Juliana Rodrigues

Acessar o texto

Dicionário temático infantil (DTI): uma proposta de elaboração para o português do Brasil
Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves

Acessar o texto

Discutindo perspectivas de emancipação e ensino crítico de língua materna
Ana Lúcia Campos Almeida - Paulo Roberto Almeida

Acessar o texto

É a casa da mãe Joana?: conteúdos de escrita e gêneros nos programas de curso de disciplinas da licenciatura em letras
Maria Amélia Dalvi

Acessar o texto

Ensino da leitura: um estudo integrando estratégias, coerência e coesão
Vera Wannmacher Pereira - Jonas Rodrigues Saraiva

Acessar o texto

Entercruzamento de saberes
André Yuiti Ozawa

Acessar o texto

Estreitas relações entre gramática e literatura na análise de poema de Alberto Caeiro
Suely Corvacho

Acessar o texto

Estudo de um gênero e sua aplicação real na vida cotidiana
Alair Ribeiro Silva

Acessar o texto

Experiências de letramento visual na constituição da libras e do português por alunos surdos numa escola regular
Vanessa Regina de Oliveira Martins - Luana Martins

Acessar o texto

Formação de Professores e Experiência com o Ensino de Leitura
Maria Cecília de Lima

Acessar o texto

Formando leitores: resgatando a leitura como prática social
Andrea Trench de Castro

Acessar o texto

Gêneros digitais e ensino de Língua Portuguesa
Acir Mário Karwoski

Acessar o texto

Improficiência em português escrito: (des) identificações com essa língua materna
Florisa de Lourdes Brito

Acessar o texto

Interação entre universidade educação básica: laboratório de produção de textos
Ormezinda Maria Ribeiro

Acessar o texto

Intervenções editoriais em livros didáticos de língua portuguesa: impactos nos letramentos
Fabiana Panhosi Marsaro

Acessar o texto

Leitura pictórica: um processo discursivo
Sônia F. Elias Mariano Carvalho

Acessar o texto

Leituras e leitores na universidade: realidade brasileira e portuguesa
Ana Maria Esteves Bortolanza

Acessar o texto

Mas, eu vou aprender isso para quê? Uma questão de alunos…
Sandra Salviato Terra

Acessar o texto

Mediação pedagógica e desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos
Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto - Rita de Cássia Cristofoleti

Acessar o texto

O ensino da lingua portuguesa no atendimento educacional especializado (AEE) para surdos
Carolina Comerlato Sperb

Acessar o texto

O ensino de língua e a identidade dos alunos no ambiente digital
Amilcar Figueiroa Peres dos Santos

Acessar o texto

O ensino de língua portuguesa na formação de professores no Timor-Leste
Fabiana Almeida dos Santos - Maria da Graça Pinto - Rosilene de Melo

Acessar o texto

O ensino de língua portuguesa no olhar do estudante de letras
Claudio Aparecido Faian

Acessar o texto

O ensino de português língua estrangeira: uma realidade do mundo globalizado
Márcio Issamu Yamamoto

Acessar o texto

O estatuto do idoso: interações com a educação e a mídia
Maria do rosário - Gleria Erico

Acessar o texto

O estudo do léxico na formação de professores de letras, no processo de ensino da UAB
Flávia de Oliveira Maia-Pires - Michelle Machado de Oliveira

Acessar o texto

O gênero causo: uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa
Valdete Aparecida Borges Andrade - Viviane Raposo Pimenta

Acessar o texto

O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa
Aline Segate

Acessar o texto

O idoso na sala de aula: um novo ator
Eliana Sarreta

Acessar o texto

O latim e o ensino de verbos
João Bortolanza

Acessar o texto

O papel da consciência fonológica no ensino da leitura e da escrita de alunos com necessidades especiais
Ana Paula Rigatti Scherer

Acessar o texto

O texto científico e suas práticas discursivas na universidade: dificuldades e possibilidades
Arlinda Cantero Dorsa

Acessar o texto

O tratamento de “porém” oferecido por livros didáticos de língua portuguesa (LDLP)
Andréa Lopes Borges

Acessar o texto

Os (des)caminhos entre o livro didático para ensino de PLE e as habilidades avaliadas pelo Celp-Bras
Rosana Salvini Conrado

Acessar o texto

Os efeitos da apresentação de roteiros na produção escrita de crianças
Adriane Teresinha Sartori

Acessar o texto

Os gêneros do discurso na esfera escolar: relações interpessoais e conhecimento para a/na prática
Maria Marta Furlanetto

Acessar o texto

Os gêneros dos quadrinhos e o ensino de língua portuguesa: estratégias de ensino para a graphic novel courtney crumrin e as criaturas da noite, de Ted Naifeh
Lucas Piter Alves costa - Alex Caldas Simões

Acessar o texto

Os papéis temáticos das construções mediais
Nádia Maria Silveira Costa de Melo - Antonia Clayse-anne de Medeiros Vieira

Acessar o texto

Para se pensar currículo práticas de letramentos e construção de identidades sociais no movimento cultural hip hop
Ana Lúcia Silva Souza

Acessar o texto

Poesia: efeito de sentidos nas gramáticas
Lucilene de Oliveira – Eliana de Almeida

Acessar o texto

Poesia: ensino e memória no livro didático
Atilio Catosso Salles

Acessar o texto

Políticas de formação continuada de professores em mato grosso
Joelma Aparecida Bressanin

Acessar o texto

Práticas docentes e discentes no ensino regular e superior no brasil: reflexões sobre identidades sociais e desigualdades
Kassandra Muniz

Acessar o texto

Práticas educativas de leitura: o ensino de língua através da produção de textos
Adriana dos Santos Prado Sadoyama

Acessar o texto

Professor de língua materna: a formação em questão
Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro Alves

Acessar o texto

Reflexões sobre a prática de ensino de língua portuguesa
Danilo Corrêa Pinto - Eliana Dias

Acessar o texto

Representação da professora em José de Alencar (romance til)
Ulysses Rocha Filho

Acessar o texto

Representação de professor de português para além dos muros da escola
Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

Acessar o texto

Representações do aluno em seu processo de aprendizagem de leitura e escrita acadêmicas
Maria de Jesus Ferreira Aires - Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda

Acessar o texto

Ria…se puder: perspectivas discursivas para o trabalho crítico com os gêneros humorísticos em sala de aula
Rosely Costa Silva Gomes

Acessar o texto

Saberes docentes e formação de professores para o ensino da escrita: elementos para um projeto de formação inicial de professores nos cursos da UFRJ
Marcelo Macedo Corrêa e Castro

Acessar o texto

Saberes docentes para o ensino da escrita: anotações sobre concepções e tipologias
Rejane Maria de Almeida Trisotto

Acessar o texto

Sobre as práticas de leitura literária de alunos do ensino médio
Gabriela Rodella de Oliveira

Acessar o texto

Sociolinguística e formação de professores de língua portuguesa materna e não-materna
Maria do Socorro Pessoa

Acessar o texto

Tecnologia e interação em uma comunidade de prática: colaboração entre docentes
Silvane Aparecida Gomes

Acessar o texto

Um gênero emergente em quadrinhos: as webcomics
Donizete Aparecido Batista

Acessar o texto

Uso da biblioteca digital por professores do curso de graduação em pedagogia na modalidade EaD: leitura e atualização na perspectiva da literatura ergódica
Sindier Antônia Alves

Acessar o texto

Variação linguística como estratégia de dizer: do discurso literário à produção textual na escola
Anderson de Souto

Acessar o texto

Desenvolvido pela equipe de TI do ILEEL