Artigos e capítulos

2020

• HASHIGUTI, S. T.; LEMES, F.; ÂNGELO, R. C.; SANTOS, F. O. 2020. Anais do V Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n’est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise. p.279.
• HASHIGUTI, S. T.; LEMES, F.; ÂNGELO, R. C. A troca de cartões-postais como ferramenta pedagógica de leitura e escrita em Língua Inglesa. fólio – Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. P. 299- 318. ISSN 2176-4182.
• LEMES, F. “Mulher-Maravilha”? Normatizações para o corpo feminino na contemporaneidade. In.: V Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n’est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise, 2020, Uberlândia.
• FAGUNDES, I. Z. Z.. Ela, ele, nós e a busca por relacionamentos (ir)reais. In: V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n´est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise, 2020, Uberlândia. V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n´est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise, 2020.
• AMADO, G. T. R. A amizade requer corpo humano? Processos de interdição em redes sociais. In: V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n´est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise, 2020, Uberlândia. V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n´est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise, 2020.
• LEMES, F.; AMADO, G. T. R.; FAGUNDES, I. Z. Z. Regularidades e dispersões no discurso de Oprah Winfrey. Revista Entrepalavras, v.10, p.1 – 17, 2020.
• FAGUNDES, I. Z. Z.; AMADO, G. T. R. O que ressoa sobre os nordestinos em campanhas publicitárias? In: PEREIRA, A. B.; CAMPOS, J. (orgs.). Discursos, culturas e memória na América Latina: Entre análises e práticas na contemporaneidade. 1. ed. Catu: Bordô Grená, 2020. p. 56-70.
• NASCIMENTO, M. R. Análise decolonial de livros didáticos de língua inglesa aprovados pelo PNLD 2020. In: Livro de resumos do XVIII Sepella. 2020. Disponível em:
http://www.ileel.ufu.br/sepella/wp-content/uploads/2014/08/CADERNO-SEPELLA-vers%C3%A3o-FINAL.pdf (Resumo expandido).
• ARAÚJO, S. T. Estudo discursivo sobre as relações de força entre as performatividades queer. In: Livro de resumos do XVIII Sepella. 2020. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/sepella/wp-content/uploads/2014/08/CADERNO-SEPELLA-vers%C3%A3o-FINAL.pdf (Resumo expandido).
• LEMES, F.. COVID-19 no Brasil e as vidas que não importam. In: Jacob dos Santos Biziak. (Org.). Nós (em) Butler: gênero, política, educação, ética, arte. 1 ed.Rio de Janeiro: Ape’ku, 2020, v. 1, p. 161-172. Capítulo de livro.
• LEMES, F.; NGELO, Rogério de Castro . Produzindo cartões-postais: uma ferramenta de engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação-Aracaju-SE).
• LEMES, F.; SILVA, S. T. A. E. . Vai tomar no c*: a memória e os efeitos de sentidos em expressões cotidianas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
• HASHIGUTI, S. T.; ANGELO, R. C. ; ANGELO, R. C. . Inteligibilidade entre humanos e máquina no ensino aprendizagem de inglês: uma questão decolonial. In: V Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso e IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise, 2020, Uberlândia. Anais do V Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso e IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise. Uberlândia, 2020. v. 1. p. 220-240.
• ANGELO, R. C. ; HASHIGUTI, S. T. Entre o videogame e o jogo da vida? o afeto no episódio?STRIKING VIPERS?, da série Black Mirror. REVISTA DO SELL, v. 9, p. 01-18, 2020.
SANTOS, F. O.. Sobre o humano(ide) feminino: hospitalidade ou hostilidade. In: V CID ? V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso = Ceci n?est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação = Thinking (and doing) otherwise, 2020, Uberlândia. V CID ? V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso = Ceci n?est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação = Thinking (and doing) otherwise, 2019. p. 207-2020.
• FAGUNDES, I. Z. Z. O ELLA e os caminhos discursivos da língua inglesa. In: Livro de resumos do XVIII Sepella. 2020. p. 108-109. Disponível em:
http://www.ileel.ufu.br/sepella/wp-content/uploads/2014/08/CADERNO-SEPELLA-vers%C3%A3o-FINAL.pdf (Resumo expandido).
• AMADO, G. T. R. A tomada da palavra no ELLA. In: Livro de resumos do XVIII Sepella. 2020. p. 107-107. Disponível em:
http://www.ileel.ufu.br/sepella/wp-content/uploads/2014/08/CADERNO-SEPELLA-vers%C3%A3o-FINAL.pdf (Resumo expandido).

2019

• HASHIGUTI, S. T.; LEMES, F.; FAGUNDES, I. Z. Z.; ÂNGELO, R. C.; ARAUJO, S. T. 2019. Caderno de Resumos do V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n’est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise. p. 279.
• LEMES, F. Corpo performático: uma análise discursiva sobre a mulher no contexto publicitário machista. In.: Revista do SELL. V. 8, n.2, 2019. p. 261-278. ISSN 1983-3873.
• HASHIGUTI, S. T. ; BRITO, C. C. P. ; AMADO, G. T. R. ; FAGUNDES, I. Z. Z. ; ALVES, F. S. R. . THINKING AND DOING OTHERWISE WITH ELLA A VIRTUAL LABORATORY FOR EFL LEARNING. Letras & Letras (UFU), v. 35, p. 223-246, 2019.>
• BRITO, C. C. P. ; HASHIGUTI, S. T. . PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM UM CURSO DE LETRAS INGLÊS A DIST NCIA: SOBRE A TOMADA DA PALAVRA EM LE E UM LUGAR DISCURSIVO CRÍTICO. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 21, p. 108-132, 2019.
• HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. P. (Org.) ; RIBAS, F. C. (Org.). Escuta crítica: formação docente em Letras presencial e a distância. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2019. v. 1. 212 p.
• HASHIGUTI, S. T.; SILVA, I. R. (Org.). Thinking (and doing) otherwise. V. 35. Uberlândia: EDUFU, 2019.
• HASHIGUTI, S. T.; SILVA, I. R. Apresentação: Pensar (e fazer) de outras formas. Letras & Letras (UFU), v. 35, p. i-x, 2019.
• HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. P. ; AMADO, G. T. R. ; FAGUNDES, I. Z. Z. ; ALVES, F. S. R. . THINKING AND DOING OTHERWISE WITH ELLA ? A VIRTUAL LABORATORY FOR EFL LEARNING. Letras & Letras (UFU), v. 35, p. 224-246, 2019.
• HASHIGUTI, S. T.. O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2019. v. 1. 178p.
• HASHIGUTI, S. T.. Prefácio: Gêneros híbridos e(m) discurso. In: Hashiguti, S. T.. (Org.). O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 1, p. 9-20.
• HASHIGUTI, S. T.. Image, art and sensation in discourse analysis. In: Hashiguti, S. T.. (Org.). O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 1, p. 117-132.
• HASHIGUTI, S. T.. Image, art and sensation in discourse analysis. In: Hashiguti, S. T.. (Org.). O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 1, p. 117-132.
• HASHIGUTI, S. T.. Prática de oralidade em língua inglesa como língua estrangeira num curso de Letras a distância. Escuta crítica: formação docente em Letras presencial e a distância. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 1, p. 33-58.
• FAGUNDES, I. Z. Z.. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: OS PROFUNDOS CAMINHOS DISCURSIVOS DA LÍNGUA INGLESA. In: XVII SEPELLA – Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2019, Uberlândia. XVII SEPELLA – Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2019.
• SANTOS, F. O.. Sobre o humano(ide) feminino: hospitalidade ou hostilidade. In: V CID ? V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso = Ceci n?est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação = Thinking (and doing) otherwise, 2020, Uberlândia. V CID ? V Colóquio do Grupo de Pesquisa O corpo e a Imagem no Discurso = Ceci n?est pas une pipe & IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação = Thinking (and doing) otherwise, 2019. p. 207-2019.

2018

• RIBAS, FERNANDA COSTA; MINEO TAGATA, WILLIAM. Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia. REVISTA SOLETRAS, v. 1, p. 97-120, 2018.
• TAGATA, WILLIAM MINEO. Post-critique in contemporary ELT praxis. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 256-280, 2018.
• NASCIMENTO, L.. Leitura de imagem publicitária masculina: por algumas questões. Revista Redisco, v. 13, p. 88-116, 2018.
• NASCIMENTO, L.. Sexuality And Nude: Discourse, Image, Male Pulsion: Homage to Michel Foucault. Pinnacle Sociology & Anthropology, v. 3, p. 1210-1221, 2018.
• DONNARD, A.; BRITO, C. C. P.; MONTEIRO, P. M.; HASHIGUTI, S. T.; TAGATA, W. M. Língua Inglesa: Habilidades integradas com ênfase na compreensão oral, 2018, v.1. p.105.
• NEVES, I.. As histórias de Murué Suruí e Kudã?í Tembé:traduções e temporalidades. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. 1, p. 149-175, 2018.
• LAVAREDA, W. D. C. ; NEVES, IVANIA . POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA CABANAGEM: DIÁLOGOS E DUELOS COM O NHEENGATU. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 1, p. 66-85, 2018.
• LADEIRA, Eliana S. A. No limiar da desconstrução do medo e a construção do desejo de aprender a língua inglesa. In: MENDONÇA, J. T. (Org.). “Fala, prof!” Professores em diálogo (re) pensando a Educação. 1ed.Uberlândia: Edibrás, 2018, v.1. p. 27-38.
• MELO, M. A. V. Um gesto de leitura: A discursividade no e do Avaaz. In: Evidosol – XV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e XII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2018, Online. …. Anais do Evidosol/Ciltec-online, 2018. v… (previsão publicação fev. 2019)
• MELO, M. A. V. Material didático: possibilidades para práticas significativas. 2018. In: I ENPISF – Encontro Nacional de NucLi do Programa Idiomas sem Fronteiras, 2018, Uberlândia.
• HASHIGUTI, S. T.; ALVES, F. S. R. Entrevista para CAPES TV. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2017

• HASHIGUTI, S. T. 2017. Can we speak English? Reflections on the unspoken EFL in Brazil. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, v.56, 213-233.
• FRANCESCHINI, B.; HASHIGUTI, S. T. 2017. O ensino de Língua Inglesa em um curso de graduação EAD: à luz da Linguística Aplicada Transgressiva. In: Caminhos Em Linguística Aplicada, v.17, 279-302
• HASHIGUTI, S. T.; LEMES, F.; MELO, M. A. V.; SANTOS, F. O. 2017. Anais do IV Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Como somos/fazemos corpo na contemporaneidade?. p. 336.
• HASHIGUTI, S. T.; AMADO, G. T. R.; TAGATA, W. M. 2017. Caderno de Resumos do IV CID – IV Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Como somos/fazemos corpo na contemporaneidade?. p. 106.
• SANTOS, F. O.. O ATO DE NOMEAR PELA MÍDIA: UMA POLÍTICA DE PODER NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER BRASILEIRA. In: I Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica – JILAC, 2018, Brasília. Anais da 1ª Jornada Internacional de Linguística Aplica Crítica, 2017. v. único.
• SANTOS, F. O.. CIBORGUES NA REDE SOCIAL. In: IV Colóquio do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso: Como somos/fazemos corpo na contemporaneidade?, 2017, Uberlândia. Colóquio do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso: Como somos/fazemos corpo na contemporaneidade?, 2017.
• AMADO, G. T. R. ; FAGUNDES, I. Z. Z. . A DISCURSIVIDADE DO NORDESTINO: O FUNCIONAMENTO ANTAGÔNICO NA PUBLICIDADE. In: Colóquio de Estudos em Narrativa: No território de Mirabilia ? Teorias e práticas do maravilhoso (CENA V), 2017, Uberlândia. Anais do Cena V, 2017. p. 85-94.
• TAGATA, WILLIAM MINEO. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 1-25, 2017.
• VERMEERSCH, Paula. Arquitetos Italianos no Segundo Reinado. Sobre as trajetórias de Cristoforo Bonini e Samuele Malfatti. DROPS (SÃO PAULO), v. ano 17, p. 1, 2017.
• PEIXOTO, M. R. B. S.. Représentations du féminin : immigration et exclusion socio-économique au Brésil. In: Maria José Coracini; Jean-Marie Prieur; Ksenija Djordjevic Léonard. (Org.). Approches croisées des figures du migrant et de la migration. 1ed.Paris: Conaissances et Savoirs, 2017, v. 1, p. 67-88.
• NEVES, I.; CARDOSO, A. S. P. . Festa do Moqueado e Cosmologias: encontros com Verônica Tembé. In: Idelma Santiago da Silva: Alice Negreiros Alvesw. (Org.). Mulheres em perspectiva: trajetórias, saberes e resistências na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2017, v. 1, p. 161-186.
• NEVES, I.; CARDOSO, A. S. P. . Pelos olhos de Cláudia Andujar: necropolítica e coetaneidade entre os Yanomami. Revista Redisco, v. 11, p. 140-157, 2017.
• GOMES, D. L. ; NEVES, IVANIA . Corpo e memes: construção discursiva de centro e periferia no Facebook. LITTERA ONLINE, v. 8, p. 01-18, 2017.
• MELO, M. A. V. JÚNIOR. WM. Vocaroo e Audacity como ferramentas de aprendizagem da língua inglesa em espaços híbridos . 2017. Anais do Workshop em Tec., Ling. e Míd. em Educ., Uberlândia, v. 2, p. 82-86 jun. 2017
• MELO, M. A. A inteligência artificial e a aprendizagem de língua inglesa em um laboratório virtual. 2017
• MELO, M. A. V. Duolingo e lingualeo: aparatos digitais para aprendizagem da língua inglesa. In: VIII Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2017, Uberlândia. Anais VIII Encontro, 2017.
• MORAES, M. S; MELO, M. A; LIMA, Gyzely S. Google Education: Uma roupagem nova a algo que há tempos vem sendo idealizado. 2017. In: Anais do Workshop em Tec., Ling. e Míd. em Educ., Uberlândia, v. 2, p. 67-71 jun. 2017
• MELO, M. A. V. Website como ferramenta digital na aprendizagem da língua inglesa. 2017. In: V Encontro de Práticas Docentes do Curso de Licenciatura em Computação: Tecnologia, Educação e Sociedade: Espaços Escolares Ampliados.

2016

• HASHIGUTI, S. T. Corpos e formas (in)visíveis: entre a regularização e a ruptura de sentidos. In: In: COSTA, G. C.; CHIARETTI, P. (OrgS.). Arte e Diversidade.Trilogia Travessia da Diversidade, vol. 3.. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 83-96.
• HASHIGUTI, S. T. Selfies e processos de produção de sentidos na formação discursiva digital. In: HASHIGUTI, S. T.; TAGATA, W. M.(OrgS.). Corpos, Imagens e Discursos Híbridos. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 189-211.
• HASHIGUTI, S. T. Uma questão de gêneros: masculino e feminino em lívros didáticos de língua inglesa como língua estrangeira. In: CORACINI, M. J.; CAVALLARI, J. S. (Orgs.). (Des)Construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino. 1ed. Campinas: Pontes, 2016, p. 137-154.
• HASHIGUTI, S. T. ; LEMES, F. ; PAIVA, T. I. . #EuNãoMereçoSerEstuprada: O Corpo feminino no dispositivo da violência. In: HASHIGUTI, S. T. ; TAGATA, W. M. (OrgS.). Corpos, Imagens e Discursos Híbridos. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 119-138.
• MELO, M. A. V. Linguística de Corpus e o Aprendizado de Língua Inglesa através de Corpora Online. In: VII Encontro Mineiro sobre investigação na escola, 2016, Uberlândia. Anais VII Encontro. v.7., 2016
• TAGATA, WILLIAM MINEO. Developing critical literacy in a PARFOR teaching practicum module. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 237-255, 2016.
• HASHIGUTI, S. T.; TAGATA, W. M. 2016. Corpos, Imagens e Discursos Híbridos. ed 1. Vol. 1, p. 254. Campinas: Pontes.
• HASHIGUTI, S. T.; AMADO, G. T. R. 2016. Práticas de (se) ver e (se) fazer visível na contemporaneidade: selfies no/do discurso digital. In REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo , v.10, 42-56.
• HASHIGUTI, S. T.; TAGATA, W. M. 2016. Apresentação In Corpos, Imagens e Discursos Híbridos, edited by Simone Tiemi Hashiguti; William Mineo Tagata. e ed 1. Vol. 1, 9-20. Campinas: Pontes
• LEMES, F.. As vogais postônicas não finais no falar de Uberlândia, Minas Gerais. REVISTA DO SELL, v. 5, p. 1-20, 2016.
• TAGATA, WILLIAM MINEO. Hibridismo cultural e ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico. FÓLIO – REVISTA DE LETRAS, v. 8, p. 187-212, 2016.
• TAGATA, WILLIAM MINEO. Hybrid Identities in ?My Beautiful Laundrette. In: William Mineo Tagata; Simone Tiemi Hashiguti. (Org.). Corpos, imagens e discursos híbridos. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2016, v. , p. 157-170.
• TAGATA, W. M.; HASHIGUTI, S. T. . Entrevista com Lynn Mário T. M. de Souza. In: Simone Tiemi Hashiguti; William Mineo Tagata. (Org.). Corpos, imagens e discursos híbridos. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2016, v. 1, p. 215-236.
• TAGATA, WILLIAM MINEO. LETRAMENTO CRÍTICO, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. In: ADRIANA CRISTINA CRISTIANINI; MARIA APARECIDA RESENDE OTTONI. (Org.). ESTUDOS LINGUÍSTICOS: TEORIA, PRÁTICA E ENSINO. 1ed.UBERLÃNDIA: EDUFU, 2016, v. 1, p. 183-205.
• VERMEERSCH, Paula. Aspectos ornamentais de igrejas católicas neogóticas brasileiras (c.1860-c.1960). 19&20 (Rio de Janeiro), v. XI, p. 10, 2016.
• Do Alessandro: CORRÊA, A. R.. O Homem Invisível – Uma reflexão Sobre Imagem, Texto e Sons frente às Tecnologias Digitais.. In: Hashiguti, Simone Tiemi; Tagata, William Mineo. (Org.). Corpos, Imagens e Discursos Híbridos. 01ed.Campinas: Pontes, 2016, v. , p. 05-.
• VERMEERSCH, Paula. Por uma história social da arquitetura: os trabalhadores italianos na construção civil paulista (1870-1930). Revista Novos Rumos, v. vol.1, p. 101-109, 2016.
• VERMEERSCH, Paula. Os Mistérios da Encarnação nos Amboni de Nicola e Giovanni Pisano. Signum, v. 17, p. 104, 2016.
• NEVES, I.; NASCIMENTO, C. ; SODRE, R. . Mulheres indígenas nas tintas das grafiteiras KA e Cely Feliz. Visagem, v. 2, p. 285-306, 2016.
• NEVES, I.. Sobre narrativas orias indígenas: tempo e relações de poders. Boitatá, v. 22, p. 02-19, 2016.
• TOCANTINS, R. A. ; NEVES, I. . Discursos e identidades indígenas em circulação na web. REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 10, p. 37-54, 2016.
• NEVES, I.; CARDOSO, A. S. P. . ?Sou Guaraní-Kaiowá?: o Ativismo, a Resistência e o Suicídio no Facebook .. In: Vilmar Prata; Nilton Milanez. (Org.). Filosofia do suicídio: quando o corpo tem vez. 1ed.Vitória da Conquista: Labedisco, 2016, v. 1, p. 86-101.
• MELO, M. A. V. Linguística de Corpus e o Aprendizado de Língua Inglesa através de Corpora Online. In: VII Encontro Mineiro sobre investigação na escola, 2016, Uberlândia. Anais VII Encontro, 2016. v.7, 2016.

2015

• HASHIGUTI, S. T. A fotografia como registro (do olhar) de si: sobre uma forma-sujeito-histórico-digital. In: TASSO, I.; CAMPOS, J. (Orgs.). Imagem e(m) discurso: a formação das modalidades enunciativas. 1ed.Campinas – SP: Pontes, 2015, v. , p. 181-194.
• HASHIGUTI, S. T. Reflexões sobre corpora de pesquisa discursiva e produção oral em aprendizagem de língua inglesa como LE na modalidade a distância. Domínios de Lingu@Gem, v. 9, p. 410-423, 2015.
• HASHIGUTI, S. T.; BRITO, C. C. P. English learning at a distance: a case study on social-linguistic and digital inclusion. In: European Scientific Journal. v. 3, 2015, p. 149-160.
• BRITO, C. C. P. ; HASHIGUTI, S. T. Aspectos discursivos sobre/no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação de professores em um curso EaD. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 13, p. 89-114, 2015.
• MELO, M. A. V. As TICS e o ensino de língua inglesa: uma proposta colaborativa, facilitadora, transgressiva usando a plataforma online Edmodo. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar, v. 4, p. 247-277, 2015.
• MELO, M. A. V. O Ambiente Virtual de Aprendizagem My English Online sob a ótica da discursividade. Anais do XII Evidosol/IX Ciltec-online, v. 4, p. 7459, 2015
• SANTOS, F. O. O corpo no espaço digital: um estudo discursivo. In: III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos, 2015, Uberlândia.
• BRITO, C. C. P.; HASHIGUTI, S. T.; PEIXOTO, M. R. B. S. 2015. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) no ensino de língua inglesa. ed 1. Vol. 1, p. 91. Uberlândia
• HASHIGUTI, S. T. 2015. Corpo de Memória. ed 1. Vol. 1, p. 116. Jundiaí: Paco Editorial.
• HASHIGUTI, S. T.; AMADO, G. T. R.; PAIVA, T. I. 2015. Anais do Colóquio Nacional e Internacional do Grupo de Pesquisa O corpo e a imagem no discurso. p. 153
• HASHIGUTI, S. T.; PAIVA, T. I. 2015. Anais do III CID – III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos. p. 153.
• SANTOS, F. O.. O CORPO NO ESPAÇO DIGITAL: UM ESTUDO DISCURSIVO. In: III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos, 2015, Uberlândia. III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos, 2015.
• TAGATA, W. M.; RIBAS, F. C. . A plataforma Moodle na pós-graduação: duas experiências de uso de fóruns de discussão. In: Danie Marcelo de Jesus; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. 1, p. 355-381.
• ROSA, M. T. ; RUBBO, D. ; PEIXOTO, M. R. B. S. . Discurso, Desconstrução e Psicanálise no campo aplicado: (du)elos e (des)caminhos. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 31, p. 253-281, 2015.
• NEVES, I.; RABELO, E. B. . Identidades Religiosas no Romance Marajó de Dalcídio Jurandir. Estação Literária, v. 13, p. 193-207, 2015.
• NEVES, I.; CARVALHO, V. N. S. . A ?Fala Errada? dos Indígenas nas Telenovelas Brasileiras: Entre o Saber e o Poder foi aprovado para publicação. Revista Comunicação Midiática, v. 9, p. 69-85, 2015.
• NEVES, I.. Narrativas orais indígenas: música e interações na sala de aula. Leitura. Teoria & Prática, v. 33, p. 129-143, 2015.
• NEVES, I.. EtniCidades: os 400 anos de Belém e a presença indígena. MOARA, v. 1, p. 26-44, 2015.
• NEVES, IVANIA; FERREIRA, J. M. D. ; PEREIRA, C. S. . Contexto ribeiro e o ensino do português. Linguagem em Foco, v. 7, p. 45-56, 2015.
• NEVES, I.; CARDOSO, A. S. P. . Patrimônio cultural Tembé-Tenetehara: Terra Indígena Alto Rio Guamá. 1. ed. Belém: IPHAN, 2015. v. 1. 122p .
• MELO, M. A. V.As TICS e o ensino de língua inglesa: uma proposta colaborativa, facilitadora, transgressiva usando a plataforma online Edmodo. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar, v. 4, p. 247-277, 2015.
• MELO, M. A. V. O ambiente virtual de aprendizagem My English Online sob a ótica da discursividade. In: Evidosol – XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015, Online. IV Anais do Evidosol/Ciltec-online, 2015. v. 4.

2014

• SANTOS, F. O.. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM DESAFIO PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA. In: I Seminário Nacional de Formação de Professores a Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia, 2014, Uberlândia. Anais do I Seminário Nacional de Formação de Professores a Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia, 2014.
• TAGATA, W. M.; RODRIGUES, L. C. P. . Ensino e aprendizagem de língua inglesa e o Exame Nacional do Ensino Médio. Domínios de Lingu@Gem, v. 8, p. 459-472, 2014.
• TAGATA, W. M.. Muito além da sala de aula: letramento crítico e ensino de língua inglesa. Revista Leitura, v. 1, p. 321-341, 2014.
• TAGATA, W. M.. ?It?s mine!? Aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de inglês. In: Nara Hiroko Takaki; Ruberval Franco Maciel. (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. , p. 151-170.
• NEVES, I.; Maurício Neves Corrêa . Sociedade Indígena Suruí-Aikewára: do extrativismo da castanha aos processos de mediação. AGALIA (A CORUNHA), v. 106, p. 1-19, 2014.
• NEVES, I.; CARVALHO, V. N. S. . A representação dos indígena nas telenovelas brasileira. O corpo é discurso, v. 3, p. 3-9, 2014.
• NEVES, I.; MIRANDA, D. S. M. . VAMOS PARA AS RUAS! UMA EXPERIÊNCIA EM AFUÁ, NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, EM JULHO DE 2013. Animus (Santa Maria. Online), v. 13, p. 167, 2014.
• NEVES, I.; CARDOSO, A. S. P. . Entre páginas policiais e galerias de arte: a poética do olhar de Alberto Bitar em ?corte Seco?. Revista Extraprensa, v. 9, p. 29-36, 2014.
• NEVES, I.; TOCANTINS, R. A. . Da literatura aos perfis de Facebook: imagens, letras e mulheres indígenas. Leitura, v. 02, p. 51-67, 2014.
• MELO, M. A. V. Habilidades Integradas com Enfase na Escrita Integrada à Prática Educativa na aula de LI. In: V Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2014, Uberlândia. Anais V Encontro, 2014. v. 5.

2013

• HASHIGUTI, S. T. 2013. Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras: práticas e questões sobre e para a formação docente. ed 1, p. 154. Curitiba: CRV.
• PEIXOTO, M. R. B. S.; HASHIGUTI, S. T. 2013. Disponibilização de materiais alternativos na sala de aula de língua estrangeira In Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras: práticas e questões sobre e para a formação docente, edited by Simone Tiemi Hashiguti. e ed 1, 25-34. Curitiba: CRV
• HASHIGUTI, S. T. 2013. O Corpo nas Imagens de Livros Didáticos em Língua Inglesa: repetição e regularização de sentidos In Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras: práticas e questões sobre e para a formação docente, edited by Simone Tiemi Hashiguti. e ed 1, 35-58. Curitiba: CRV
• SILVA, P. H.; HASHIGUTI, S. T. Uma espada através do corpo de Dilma Roussef: mídia,discurso e imagem. In: Revista Moara Edição 40, jul – dez 2013, p. 35-46.
• TAGATA, W. M.; HASHIGUTI, S. T. ; RIBAS, F. C. ; SOARES, V. V. ; WANDERLEY, C. M. ; MONTEIRO, P. M. ; EL-DASH, L. G. ; PEIXOTO, M. R. B. S. . Multimodalidade e letramento visual no ensino de línguas: reflexões a partir de uma experiência em sala de aula. In: Simone Tiemi Hashiguti. (Org.). Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 87-106.