2015

III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Corpo e Imagem no Discurso:Gêneros Híbridos

16 e 17 de Abril de 2015    Uberlândia – MG

Em um estrato histórico em que as práticas de linguagem são afetadas e espelham uma tendência para convergência digital (JENKINS, 2006; CANCLINI, 2008), em que a disponibilização e circulação de conteúdos de tipos diversos, em diferentes plataformas e meios acontecem tanto por regulações institucionais quanto pela cooperação e auto-organização de diferentes grupos e a partir das possibilidades tecnológicas, as teorias e métodos analíticos sobre a linguagem devem responder a tais formas de funcionamento, num esforço e exercício epistemológico para compreender as condições de enunciação e de visibilidade e as ordens que constituem os sentidos hoje. Enunciamos e ocupamos espaços de maneira a deixar visíveis nossos corpos, olhares e identificações sociais cada vez mais. Somos espectadores, internautas, agentes de mídia, consumidores e produtores de artes e tipos textuais híbridos que apreendemos por suportes distintos. A sempre presença da imagem como elemento construtor e operador de memória social, em processos colonizadores (GRUZINSKI, 1990) ou não, é potencializada pelo acesso a ferramentas e espaços digitais.

Nessas condições, o corpo não só se adapta e altera as práticas de linguagem possíveis, lendo, escrevendo, olhando imagens, escutando arquivos de áudio e vídeo ao mesmo tempo, digitando e navegando na internet com toques em telas sensíveis de aparelhos móveis ou não, mas também pode ser/tornar-se visto em ambientes e textualidades mistas que as tecnologias de informação e comunicação permitem. É, pois, a um sentido de corpo de linguagem, do tipo ciborgue, conforme explica Haraway (1991), que não se filia a uma narrativa de origem no sentido humanista ocidental, e que é uma máquina orgânica que transcende fronteiras e espaços totalmente separáveis e heterogêneos entre si que nos referimos para pensar a questão do gênero. É a um sentido de gênero tomado em ampla acepção: feminino, masculino, híbrido, digital, entre fronteiras ou pós-fronteiras (HARAWAY, idem), ontologicamente maquínico (DELEUZE e GUATTARI, 1976), especialmente considerado como informação (SIMONDON, 2010), enunciado e visível em diferentes formas, mídias e espaços digitais que nos referimos. É a um sentido de texto, como unidade de análise, mas plural em suas formas e elementos, também híbrido, que nos referimos para pensar a mesma questão. É dentro de uma perspectiva discursiva, em seus entrelaçamentos e diálogos com outras disciplinas, e que se proponha a discutir tais aspectos sobre gênero e seu reflexo em uma metodologia de análise que nos situamos.

O objetivo é contribuir com reflexões teórico-metodológicas sobre corpora de pesquisa híbridos, que contemplam o corpo e/ou a imagem como tema ou efeito e a questão do gênero como apontado, e que ensejam gestos de interpretação que também se constituem por diferentes formas de percepção e interpretação. Propomos discutir os desdobramentos teórico-analíticos no que se refere a essas variedades textuais e às diferentes práticas de linguagem a elas associadas. Serão consideradas propostas de trabalho que se alinhem à temática e ao objetivo do evento.

Palestrantes:

Joaquim Braga (Universidade de Coimbra)
Nina Czegledy (University of Toronto/Concordia University)
Nilton Milanez (UESB)
Nádia Nádia Régia Maffi Neckel (UNISUL)
Cleudemar Alves Fernandes (UFU)
Greciely Cristina da Costa (UNIVÁS)
Fábio Figueiredo Camargo (UFU)
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso (UEM)
Simone Tiemi Hashiguti (UFU)
William Mineo Tagata (UFU)

Organização: