Normas Anais

Para formatação de TEXTOS COMPLETOS para publicação nos Anais, seguimos as mesmas diretrizes da Revista Domínios de Linguagem:

O material para publicação, em formato .doc ou .rtf, deve ser enviado por email para coloquioscid@gmail.com.

Os textos submetidos devem conter, no máximo, 30 (trinta) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, digitalizadas com espaçamento simples.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos AQUI):

Tamanho do papel: A4

Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm)

Tipo: Times New Roman

Texto: corpo 12

Espaçamento entre linhas: 1,5

Citações: recuo 4 cm, corpo 11

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

a) Título em negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em inglês, tradução do título para o português);

b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;

d) Resumo, no idioma do texto (máximo 200 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula;

f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords (em inglês), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.

f) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados, desde o primeiro.

Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica.

g) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Solicita-se o uso de negrito para o título das publicações.

Exemplos básicos:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais….São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line – Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

Citação no texto.

O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Morais (1955) assinala….”. Quando for necessário especificar página(s) esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513).

Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.