Anais do Cena. Volume 1, Número 1.

Home » Anais do Cena. Volume 1, Número 1.

Apresentação

Edson Maria da Silva/ Leonardo Francisco Soares/ Líliam Lima Maciel (organizadores)

A narrativa infantojuvenil e a reconstrução do sujeito em crise

Aline Caixeta Rodrigues (FAPEMIG/ ILEEL/ UFU)

Desmitificar para fazer arte: uma análise de Sapato de salto, de Lygia Bojunga

Edson Maria da Silva (CNPQ/ILEEL/UFU)

Princesa revisitando princesas: intertextualidade e autonomia do feminino em “A princesa que escolhia”(2006), de Ana Maria Machado

Fabrícia dos Santos Silva Martins (PMEL - UFG/CAC) / Silvana Augusta Barbosa Carrijo (PMEL/UFG/CAC); (UNESP-Assis/CAPES/FAPEG)

O teatro, a escola e a formação do pequeno leitor: a dramaturgia infantil no cenário de Sylvia Orthof

Gláucia dos Santos Lemes (PG-UFMS/CPTL) / Wagner Corsino Enedino (UFMS/CPTL)

Letramento literário na primeira infância

Amanda de Abreu Noronha (FaE/UFMG) / Mônica Correia Baptista (FAPEMIG/ FaE/UFMG) / Priscila Maria Caligiorne Cruz (FALE/UFMG)

A resistência da poesia angolana na literatura infanto-juvenil de Ondjaki

Ana Cláudia da Silva (TEL/IL/UnB)

Humor, tensão e riso: a ironia humoresque em As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi

Angela Célia Moreno Nunes Guerra (FAPEMIG/ UFU)

O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga: a assimilação da morte no universo infantil

Arlene Rosa Eustáquio (ILEEL/UFU)

Adaptação ou banalização? Uma análise comparativa de “A história de Aladim, ou a lâmpada maravilhosa”

Carline Barbon dos Santos (CNPq/ILEEL/UFU)

A presença da morte no livro “Nós três”

Cássia Cristina Gonçalves Simplício (ILEEL/UFU)

Mas isso é assunto de criança? Uma leitura de “O meu amigo pintor e nós três”, de Lygia Bojunga Nunes

Clóvis Meireles Nóbrega Júnior (CNPq/UFG/IFB)

As representações do imaginário infantil nas obras de Lygia Bojunga e Gabriel García Márquez

Danúbia Ferreira Alves (CNPQ/PPGLET/UFU)

O princípio da individuação e o bildungsroman em “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien

Gustavo Vargas Cohen (PPGL/UFRR)

Literatura infanto-juvenil e questões étnico-raciais

Lilian Lima Maciel (CAPES/PPGLET/UFU) - Mariana Nascimento do Carmo (FAPEMIG/PPGLET/UFU)

O jogo do imaginário e a morte social em “A casa da madrinha”

Luciana Aparecida Silva (ILEEL/UFU)

Do narrador à narrativa: em cena a configuração dramática e televisa em “Grogue”, de Toni Brandão

Luiz Fernando Marques dos Santos (G-UFMS/CPTL/CNPq) - Wagner Corsino Enedino (UFMS/CPTL)

La Fontaine: a pretensão moralizante das fábulas

Marcelo Antonio da Silva (PIAQ/CNPQ/UFU)

Do espaço diegético ao espaço cinematográfico: diálogos entre duas instâncias narrativas

Marcilene Moreira Donadoni (UFMS/CPTL) - Wagner Corsino Enedino (UFMS/CPTL)

Mnemosyne na terra do nunca: memória e esquecimento em “Peter e Wendy”, de James Barrie

Heitor Tavares Zanoni (FAPEMIG/PPGCS/INCIS/UFU)

Relação entre vida e morte: traços do sujeito na era do biopoder em “Estar sendo/Ter sido”, de Hilda Hilst

Jaciane Martins Ferreira (CAPES/ PPGEL/UFU)

A teoria queer e as relações homoafetivas na literatura infanto-juvenil

Jacqueline Paula da Silva (UFU)

O desconhecido, tão assustador para mim: a subcriação de Tolkien e a textualidade Llansol, um ensaio de leitura

Jonas Miguel Pires Samudio (Fapemig/PPGLET/UFU)

“A flor mais linda do mundo” de José Saramago: uma reflexão sobre o “saber”/”tecer” da literatura infanto juvenil

Karina Luiza de Freitas Assunção (PPGEL/UFU/LEDIF)

Representações do humano nos espaços poéticos de “Lá no mar”: um conto de Lygia Bojunga

Keula Aparecida de Lima Santos (PPGLET/UFU)

Uma delirante confusão fabulística: a literatura infantil “sacode” a Marquês de Sapucaí

Leonardo Francisco Soares (UFU)

Lygia Bojunga: o real e o insólito em “A bolsa amarela”

Lilian Lima Maciel (CAPES/PPGLET/UFU)

E as portas das casas se abriram: desigualdades sociais em “The Doll’s House”, de Katherine Mansfield e “O Bife e a Pipoca”, de Lygia Bojunga Nunes

Maria Cristina Martins (UFU)

Lygia Bojunga e o leitor em formação

Rosânia Alves Magalhães (PPGLET /UFU)

A paixão pelo livro e pela leitura em “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector

Verônica Dias Castro (UESB) - Maria das Graças Fonseca Andrade (UESB)

Com Clarice Lispector: o tesouro onde menos se espera

Maria das Graças Fonseca Andrade (UESB)

Cecília Meireles: literatura e educação

Mariana Batista do Nascimento Silva (PPGED/UFU)

“Fio após fio”: as fadas que tecem nos contos de Marina Colasanti

Marília da Silva Freitas (ILEEL/PPGLET/UFU)

A casa do avô em “Por parte de pai”: espaços de horror, de escrita e outros espaços

Marisa Martins Gama-Khalil (CNPq/UFU)

“Tchau”: um livro de contos?

Michelle Rubiane da Rocha Laranja (CAPES / Ibilce / Unesp)

Das (re)criações e (re)leituras no universo das fanfictions: o leitor como produtor de sentidos.

Miriane Pereira Dayrell Souto (PPGLET/ILEEL/UFU) - Tatiele da Cunha Freitas (PPGLET/ILEEL/UFU)

Simbolização e literatura infantil: vultos de violência sexual n’ “O abraço”, de Lygia Bojunga

Mônica Silva (ILEEL/UFU)

“O curioso caso de Benjamin Button”: um estudo comparado entre o conto, a narrativa gráfica e o filme

Raphael Marco Oliveira Carneiro (ILEEL/UFU)