ANAIS DO CENA

Edição atual – Anais do CENA. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2016. ISSN: 2357-7517

Apresentação

Lilliân Alves Borges/ Sandra Carvalho/ Marisa Martins Gama-Khalil (organizadoras)

A representação do medo em A Segunda Vida de Machado de Assis

Adelaide Caramuru Cezar

O Medo em A Rainha da Neve

Alauanda de Vasconcelos Fernandes

João do Rio e o medo no espaço da cidade

Aline Pires de Morais

O enquadramento do medo no corpo fílmico de horror

Alex Pereira de Araújo, Nilton Milanez

Relações entre o gótico e a escrita feminina no conto ” As Rosas” de Júlia Lopes de Almeida

Ana Paula A. dos Santos

Medo e relações de gênero em uma narrativa fantástica de Maria Teresa Horta

Ana Paula dos Santos Martins

Delírio e medo no conto fantástico de Augusta Faro

Camila Aparecida Virgílio Batista

“Há algo de terrível em mim” – Isilda e a fragmentação do eu

Camila Savegnago

A caracterização do medo enquanto sagrado terrificante no conto “A casa dos antepassados”, de Dora Ferreira da Silva

Cássia Cristina Gonçalves Simplício

As representações do medo, do trauma e da violência em Max e os felinos de Moacyr Scliar

Célia Maria Borges Machado

Medo e desejo em “La Morte Amoureuse”, de Théophile Gautier

Cesar Marcos Casaroto Filho

Em carne viva: corpo, sexo e horror na Literatura Brasileira

Daniel Augusto P. Silva

História do olho: a figura repulsiva do pai e o medo da morte transfigurados em erotismo

Emiliana Oliveira Tavares

A presença do insólito no sertão do Brasil: análises do conto ” O caso inexplicável da orelha de Lolô”, de Bernardo Elis

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro

De arrepiar: a ficcionalização do medo nas narrativas indígenas “Histórias de Kãwéra” e ” História de Mapinguary”, de Yagyuarê Yamã

Francisco Bezerra dos Santos

Os espaços do medo em Neverwhere

Gabriele Cristina de Morais

“La lengua de las mariposas” : imunização, violência e medo na Guerra Civil Espanhola

Isabella Borges Gregório

Corpo insólito/Corpo violento: a guerra em três games da sére Resident Evil

George Lima, Nilton Milanez

A circulação dos discursos atópicos: Lola Benvenutti

Gleice Antonia Moraes de Alcântara, Rilmara Rôsy Lima

A liquidez, a transgressão e homoerotismo em O Marinheiro, de Caio Fernando de Abreu

Guilherme Augusto da Silva Gomes

Os agentes do mal na literatura dos Irmãos Grimm

Guilherme Weber Gomes de Almeida

Entre arvóres e sangue: a natureza sublime do sertão

Hélder Brinate Castro

A manifestação do insólito e sua relação com o medo no Visconde e no Cavaleiro, de Italo Calvino

Helen Cristine Alves Rocha

Cenas de medo em Sapato de Salto, de Lygia Bojunga

Italiene Santos de Castro Pereira

Materialidades reconfiguradas: o medo e o terror como fio discursivo na tradução da narrativa “Berenice”, de Edgar Alla Poe

Jaqueline Aparecida Campos

Imagens Bestiais: Hilda Hilst e o medo no Mito de Perséfone

Ma. Karyne Pimenta de Moura Costa

Restos de Carnaval, Restos de Medo

Juliana França Gonçalves Gimenes

O medo insultuoso em A máquina de Joseph Walser, de Gonçalo M. Tavares

Juliana Florentino Hampel

Dois planos de horror em O Beijo da Mulher Aranha, de Manuel Puig

Juan Ferreira Fiorini

“Quem não tem do carnaval a sua aventura?”: abjeção e testemunho no conto O bebê de Tarlatana Rosa, de João do Rio

Prof. Dr. João Paulo Ayub

O sujeito mulher transgênero e fuga da monstruosidade: corpo e voz em vídeos do Youtube

Joanne Nahla Sousa dos Santos

A constituição do medo através da superstição presente em “La lettera u”, de Igino Ugu Tarchetti

Jéssica Soares Fradusco

Atualizações e desvios do medo em Al Berto

Leonardo de Barros Sasaki

A construção da topofobia em Memórias do Cárcere

Lilliân Alves Borges

O (Des) Governo do corpo: excessos e violências corporais em vídeos eróticos

Matheus Vieira Pinho, Nilton Milanez

Imunização e medo em Dormir Al Sol, de Adolfo Bioy Casares

Matheus Taylor Souza Borges

Técnica, Sedução e Violência: A derrocada corporal-automobilística no romance Crash de J. G. Ballard

Marlon Nunes Silva

A representação do medo em The Erlking de Johann Goethe e Erl-King de Angela Carter

Maísa dos Santos Trevisoli

Edgar Allan Poe e a simbologia do medo

Marihá Mickaela Neves Rodrigues Lopes

O medo como poética da emulação em ” O anjo Rafael” de Machado de Assis

Lucas Henrique da Silva, Adelaide Caramuru Cezar

Quem deve temer bruxas e madrastas? Relendo o discurso masculino nos contos de fadas

Lívia Maria de Oliveira

Violência urbana: o corpo-espaço contemporâneo nos vídeos do Grupo Corpo

Samene Batista P. Santana, Nilton Milanez

Medo Contemporâneo: corpo e violência auto-infligida em vídeos de curta duração

Vilmar Prata, Nilton Milanez

Jekyll e Hyde: alquimia e feitiçaria

Vinícius Lucas de Souza

Violências contemporâneas: o corpo e a travesti no curta-metragem baiano Da Alegria, do mar e de outras coisas

Ricardo Amaral, Nilton Milanez

Corpo, produção do medo e abjeção: posicionamentos para os sujeitos automutilados em vídeos

Vinícius Lemos da Silva Reis, Nilton Milanez

A imagética do medo no Epiloque: The photographer de Alice Munro: O gótico na literatura canadense

Raphael Marco Oliveira Carneiro

A monstruosidade em Primeira Carta aos Andróginos de Aguinaldo Silva

Tereza Cristina Gomes Maia

Sentindo muito estranho: o medo de mortos-vivos em obras Slipstream

Raul Dias Pimenta, Alexander Meireles da Silva

Aspectos góticos na constituição do Romance-Folhetim

Rilmara Rôsy Lima, Gleice Antonia Moraes de Alcantâra

URBS: A fruição do medo e a fraternidade sanguínea em Drácula e Jack, o estripador

Sabrina Mesquita de Rezende

Marcas do poder: imagem, corpo e abjeção no amor entre mulheres em filmes de horror

Mirtes Ingred Tavares Marinho, Nilton Milanez

O HOMEM DUPLICADO DE JOSÉ SARAMAGO: O MEDO E A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE TERTULIANO MÁXIMO AFONSO

Karina Luiza de Freitas Assunção

Vergílio Ferreira e o espanto da maravilha de Sófocles

Marcus Vinícius Lessa de Lima