A narrativa infantojuvenil e a reconstrução do sujeito em crise
Aline Caixeta Rodrigues (FAPEMIG/ ILEEL/ UFU)
Desmitificar para fazer arte: uma análise de Sapato de salto, de Lygia Bojunga
Edson Maria da Silva (CNPQ/ILEEL/UFU)
Princesa revisitando princesas: intertextualidade e autonomia do feminino em “A princesa que escolhia”(2006), de Ana Maria Machado
Fabrícia dos Santos Silva Martins (PMEL - UFG/CAC) / Silvana Augusta Barbosa Carrijo (PMEL/UFG/CAC); (UNESP-Assis/CAPES/FAPEG)
O teatro, a escola e a formação do pequeno leitor: a dramaturgia infantil no cenário de Sylvia Orthof
Gláucia dos Santos Lemes (PG-UFMS/CPTL) / Wagner Corsino Enedino (UFMS/CPTL)
Letramento literário na primeira infância
Amanda de Abreu Noronha (FaE/UFMG) / Mônica Correia Baptista (FAPEMIG/ FaE/UFMG) / Priscila Maria Caligiorne Cruz (FALE/UFMG)
A resistência da poesia angolana na literatura infanto-juvenil de Ondjaki
Ana Cláudia da Silva (TEL/IL/UnB)
Humor, tensão e riso: a ironia humoresque em As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi
Angela Célia Moreno Nunes Guerra (FAPEMIG/ UFU)
O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga: a assimilação da morte no universo infantil
Arlene Rosa Eustáquio (ILEEL/UFU)
Adaptação ou banalização? Uma análise comparativa de “A história de Aladim, ou a lâmpada maravilhosa”
Carline Barbon dos Santos (CNPq/ILEEL/UFU)
A presença da morte no livro “Nós três”
Cássia Cristina Gonçalves Simplício (ILEEL/UFU)
Mas isso é assunto de criança? Uma leitura de “O meu amigo pintor e nós três”, de Lygia Bojunga Nunes
Clóvis Meireles Nóbrega Júnior (CNPq/UFG/IFB)
As representações do imaginário infantil nas obras de Lygia Bojunga e Gabriel García Márquez
Danúbia Ferreira Alves (CNPQ/PPGLET/UFU)
O princípio da individuação e o bildungsroman em “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien
Gustavo Vargas Cohen (PPGL/UFRR)
Literatura infanto-juvenil e questões étnico-raciais
Lilian Lima Maciel (CAPES/PPGLET/UFU) - Mariana Nascimento do Carmo (FAPEMIG/PPGLET/UFU)
O jogo do imaginário e a morte social em “A casa da madrinha”
Luciana Aparecida Silva (ILEEL/UFU)
Do narrador à narrativa: em cena a configuração dramática e televisa em “Grogue”, de Toni Brandão
Luiz Fernando Marques dos Santos (G-UFMS/CPTL/CNPq) - Wagner Corsino Enedino (UFMS/CPTL)
La Fontaine: a pretensão moralizante das fábulas
Marcelo Antonio da Silva (PIAQ/CNPQ/UFU)
Do espaço diegético ao espaço cinematográfico: diálogos entre duas instâncias narrativas
Marcilene Moreira Donadoni (UFMS/CPTL) - Wagner Corsino Enedino (UFMS/CPTL)
Mnemosyne na terra do nunca: memória e esquecimento em “Peter e Wendy”, de James Barrie
Heitor Tavares Zanoni (FAPEMIG/PPGCS/INCIS/UFU)
Relação entre vida e morte: traços do sujeito na era do biopoder em “Estar sendo/Ter sido”, de Hilda Hilst
Jaciane Martins Ferreira (CAPES/ PPGEL/UFU)
A teoria queer e as relações homoafetivas na literatura infanto-juvenil
Jacqueline Paula da Silva (UFU)
O desconhecido, tão assustador para mim: a subcriação de Tolkien e a textualidade Llansol, um ensaio de leitura
Jonas Miguel Pires Samudio (Fapemig/PPGLET/UFU)
“A flor mais linda do mundo” de José Saramago: uma reflexão sobre o “saber”/”tecer” da literatura infanto juvenil
Karina Luiza de Freitas Assunção (PPGEL/UFU/LEDIF)
Representações do humano nos espaços poéticos de “Lá no mar”: um conto de Lygia Bojunga
Keula Aparecida de Lima Santos (PPGLET/UFU)
Uma delirante confusão fabulística: a literatura infantil “sacode” a Marquês de Sapucaí
Leonardo Francisco Soares (UFU)
Lygia Bojunga: o real e o insólito em “A bolsa amarela”
Lilian Lima Maciel (CAPES/PPGLET/UFU)
E as portas das casas se abriram: desigualdades sociais em “The Doll’s House”, de Katherine Mansfield e “O Bife e a Pipoca”, de Lygia Bojunga Nunes
Maria Cristina Martins (UFU)
Lygia Bojunga e o leitor em formação
Rosânia Alves Magalhães (PPGLET /UFU)
A paixão pelo livro e pela leitura em “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector
Verônica Dias Castro (UESB) - Maria das Graças Fonseca Andrade (UESB)
Com Clarice Lispector: o tesouro onde menos se espera
Maria das Graças Fonseca Andrade (UESB)
Cecília Meireles: literatura e educação
Mariana Batista do Nascimento Silva (PPGED/UFU)
“Fio após fio”: as fadas que tecem nos contos de Marina Colasanti
Marília da Silva Freitas (ILEEL/PPGLET/UFU)
A casa do avô em “Por parte de pai”: espaços de horror, de escrita e outros espaços
Marisa Martins Gama-Khalil (CNPq/UFU)
“Tchau”: um livro de contos?
Michelle Rubiane da Rocha Laranja (CAPES / Ibilce / Unesp)
Das (re)criações e (re)leituras no universo das fanfictions: o leitor como produtor de sentidos.
Miriane Pereira Dayrell Souto (PPGLET/ILEEL/UFU) - Tatiele da Cunha Freitas (PPGLET/ILEEL/UFU)
Simbolização e literatura infantil: vultos de violência sexual n’ “O abraço”, de Lygia Bojunga
Mônica Silva (ILEEL/UFU)
“O curioso caso de Benjamin Button”: um estudo comparado entre o conto, a narrativa gráfica e o filme
Raphael Marco Oliveira Carneiro (ILEEL/UFU)