A COESÃO TEXTUAL E O PRONOME RELATIVO NOS HIPERTEXTOS DA REDE SOCIAL FACEBOOK
Eveline dos Santos Jardim, Veraluce da Silva Lima
Acessar o texto
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS MACHADIANAS NA ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS DE O ALIENISTA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO E DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LEITOR
Marco Aurélio de Sousa Mendes, Mariele Furtado de Barros Gomes
Acessar o texto
A EDUCAÇÃO FORMAL E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Luzia Marcia Resende Silva
Acessar o texto
A ESCRITA NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Luana Aparecida Matos Leal Fernandes
Acessar o texto
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE TEXTOS HUMORÍSTICOS NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
Caroline Lourenço Monteiro
Acessar o texto
A LEITURA SUBJETIVA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Márcia de Assis Ferreira
Acessar o texto
A LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO PET
Natália Luiza Silva Carvalho
Acessar o texto
A METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE
Fabiana Helena Silva, Faraídes Maria Sisconeto de Freitas
Acessar o texto
A SEMIOLINGUÍSTICA COMO PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Lucas Piter Alves Costa
Acessar o texto
ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM (DISLEXIA)
Eva Aparecida de Oliveira, Gilmar Luis Mazurkievicz
Acessar o texto
APRENDER A APRENDER POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXO-TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ludmila Nogueira de Almeida
Acessar o texto
AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS NAS ATIVIDADES DE ESCRITA DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS
José Marcos Quintino da Silva
Acessar o texto
AS CRIAÇÕES LEXICAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
Carlos Roberto de Rezende Junior
Acessar o texto
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS E A EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES
Eliamar Godoi, Letícia de Sousa Leite, Lúrian Kézia Leite Guimarães, Raquel Bernardes
Acessar o texto
AULA DE PORTUGUÊS COMO ENCONTRO: UM ESTUDO SOBRE A ECOLOGIA DA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NA ESFERA ESCOLAR
Josa Coelho Irigoite
Acessar o texto
CADERNO APRENDER MAIS (ENSINO MÉDIO): UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA ACERCA DAS ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Janine Moraes Bitencourt
Acessar o texto
CONTEXTO EXTRATEXTUAL: EIXO CENTRAL DE UMA ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA
Márcia Martins de Oliveira Abreu
Acessar o texto
CONTRIBUIÇÕES DE UM CORPUS DE NOTÍCIAS NO ENSINO DE ESTRANGEIRISMOS
Candice Guarato Santos
Acessar o texto
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE LETRAMENTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS
Pedro Henrique de Macedo Silva, Raquel Bernardes
Acessar o texto
EDUCAÇÃO 4.0: REDE DE CONEXÕES INTERLIGANDO PESSOAS E SABERES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Cláudia Rodrigues
Acessar o texto
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A UMA ALUNA SURDA EM CONTEXTO PARTICULAR
Elaine Amélia de Morais Duarte
Acessar o texto
ESTRATÉGIAS DE COERÊNCIA E DE COESÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS: UMA APLICAÇÃO NO GÊNERO TIRINHA
Rosangela Pereira de Queiroz Melo
Acessar o texto
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA
Anair Valênia, Helena Maria Ferreira
Acessar o texto
IMPLICAÇÕES EM JUNTAR E SEPARAR PALAVRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Patrícia Parreira da Silva
Acessar o texto
INVESTIGANDO O ESTILO EM REDAÇÕES PRODUZIDAS NO ENEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Raphael Marco Oliveira Carneiro, Daniela Faria Grama
Acessar o texto
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: UMA EXPERIÊNCIA QUE VALE A PENA REPETIR
Maria Marlene Rodrigues da Silva, Vângela Oliveira F. Vasconcelos
Acessar o texto
LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE UM PROJETO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, EMOTIVAS E PSICOMOTORAS
Gilmara Machado Souza
Acessar o texto
LETRAMENTOS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: HÁ CONEXÃO?
Andréa Beatriz Hack de Góes
Acessar o texto
LÉXICO ESPECIALIZADO: ANÁLISE DO TERMOSTEO A OPINIÃO DO CONSULENTE
Solange Aparecida Faria Cardoso
Acessar o texto
LITERARTES: MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Lillian Gonçalves de Melo e Elizabeth Moreira Gomes
Acessar o texto
MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
Letícia de Sousa Leite
Acessar o texto
O ANTI-CÂNONE DA LITERATURA BRASILEIRA: A ESCRITA DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, EM MEMÓRIAS DE MARTA
Oliria Mendes Gimenes
Acessar o texto
O ENFOQUE DOS GÊNEROS ORAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Érica Yamauchi Torres
Acessar o texto
O ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO POR UMA PERSPECTIVA CULTURAL
Lúcia Helena Ferreira Lopes
Acessar o texto
O RELICÁRIO: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO TRANSMÍDIA EDUCOMUNICATIVA A PARTIR DE OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA
Amanda Franciele Silva, Francine Naves de Medeiros, Guilherme Fragosso do Prado, Marina Colli de Oliveira, Nayara de Sousa Ferreira, Christiane Pitanga Serafim da Silva, Mirna Tonus
Acessar o texto
O VERBETE DE DICIONÁRIO EM FAVOR DA AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO LEXICAL
Bianca de Souza Carrara, Natália Sathler Sigiliano
Acessar o texto
O YOUTUBE COMO RECURSO TECNOLÓGICO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Kátia Maria Capucci Fabri, Henrique Campos Freitas
Acessar o texto
PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA E PROTAGONISMO: UM ESTUDO DOS EFEITOS DE SENTIDOS EM MEMES DE INTERNET
Alberto Rodrigues Pereira
Acessar o texto
POR UMA PEDAGOGIA DA ESCRITA: UMA VISÃO INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Roseane Batista Feitosa Nicolau, José António Brandão Carvalho
Acessar o texto
PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTOS
Aline Paula Ribeiro Vasconcelos
Acessar o texto
PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO MULTIMODAL
Amanda Jackeline Santos da Silva, João Miller da Silva
Acessar o texto
PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO MULTIMODAL
Amanda Jackeline Santos da Silva, João Miller da Silva
Acessar o texto
PROJETO TUTORES DO BEM: A SOLIDARIEDADE NA PRÁTICA DE REDAÇÃO
Adriana Rodrigues de Sousa, Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão, Romanilta Julia da Rocha Santos
Acessar o texto
QUESTIONAMENTOS DE TEXTOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA E DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
Raquel Pereira Soares
Acessar o texto
REESCRITA COLABORATIVA COM TEXTO DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tatiane Galdino da Silva e Maria Cecília de Lima
Acessar o texto
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ENSINO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2
Lucas Floriano de Oliveira
Acessar o texto
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE MULTILETRAMENTOS: MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Luciana Milene dos Santos, Gyzely Suely Lima
Acessar o texto
UM OLHAR SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ATOS DE LER E DE ESCREVER CITSHWA E PORTUGUÊS EM MOÇAMBIQUE: COMPREENSÃO SOB A PROPOSTA DAS FORÇAS CENTRÍPETAS E CENTRÍFUGAS DE BAKHTIN
Lourenço Alfredo Covane, Dagoberto Buim Arena
Acessar o texto