Quando se quer desenvolver a competência comunicativa dos falantes da
língua (em nosso caso específico, dos alunos) objetivo que sempre apresentamos
como o prioritário no ensino de Língua Portuguesa como língua materna, é preciso
estar ciente de que é fundamental, importante, necessário desenvolver a competência lexical que faz parte da competência comunicativa. Como definida neste livro, a competência
lexical é representada pelo conjunto de itens
lexicais (palavras, expressões idiomáticas) que uma pessoa é capaz de usar
tanto ativamente ao produzir textos escritos ou orais, quanto passivamente ao
compreender textos também orais e escritos. Essa competência é incrementada
pelo aumento do vocabulário que a pessoa é capaz de usar tanto ativamente
(quando fala ou escreve) quanto passivamente ou receptivamente na compreensão
de textos (quando ouve ou lê). Na verdade, a competência lexical é desenvolvida
não só na escola, mas em todos os espaços de vivência de cada um e tal desenvolvimento
acontece por toda a vida e não apenas na escola que, todavia, tem um papel
relevante no estabelecimento de atitudes importantes para o trato com o léxico
da língua, como, por exemplo, o hábito de buscar significados e sentidos de
todo e qualquer item lexical com que se depare e de reconhecer que a adequação
de um item lexical depende de vários fatores intervenientes em uma interação
comunicativa (crenças, actantes na situação de comunicação, quando, onde,
variedade linguística como a maior ou menor formalidade, a cortesia envolvida,
a linguagem mais ou menos técnica, etc.).
Além disso é preciso lembrar sempre que os itens lexicais mantêm
relações entre si (sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia /
hiponímia), mas também se conectam por fatos diversos como a formação de campos
semânticos e campos lexicais, os processos de formação de palavras, a denotação
e a conotação, etc. Percebe-se, pois, que o trabalho com o léxico é complexo,
mas nesse livro essa complexidade se organiza de modo a que o professor (formal
ou informal) consiga ter um controle de tantas elementos ao propor atividades
de ensino de vocabulário de modo a alcançar um efetivo desenvolvimento da competência lexical e consequentemente da
competência comunicativa. Se a gramática na sintaxe e na morfologia fornece
esquemas regulares para composição das sequências linguísticas, o léxico fornece o material para “preencher”
tais esquemas, permitindo milhares de composições. Escolher o esquema e o
léxico apropriados para dizer o que se quer com o sentido que se pretende são
parte da competência comunicativa. Vale
lembrar ainda que pesquisas têm evidenciado que, quanto maior o vocabulário
(conjunto de itens lexicais que alguém domina) de uma pessoa, mais chances ela
tem de estar melhor na vida, inclusive em termos de bons trabalhos. Tudo o que
dizemos aqui e no interior do livro leva à certeza de que é necessário um
trabalho bem estruturado para que os falantes saibam cada vez mais fazer um uso
pertinente e competente do léxico.