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Ana Elisa Ribeiro

Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, no Bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Seus temas gerais são a leitura e a escrita, em suas relações com a história das mídias e com as tecnologias digitais. É doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, bacharel e licenciada em Letras/Português pela mesma universidade. Publicou diversos livros, entre eles os mais recentes “Textos Multimodais – Leitura e Produção” e “Escrever, hoje – Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação”, ambos pela Parábola Editorial.

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Antonio Carlos Xavier

Professor Titular (Catedrático) de Linguística (UFPE), Pós-Doutor em Retórica Digital (Université Paris 8, França), Doutor em Linguística (Unicamp), Mestre em Letras (UFPE), Pesquisador, Palestrante, Fundador e Co-Editor da Hipertextus Revista Digital. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFPE.

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Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti

Dante Lucchesi é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C e membro Comitê Assessor de Letras e Linguística do CNPq. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (www.vertentes.ufba.br), que focaliza a realidade sociolinguística do Brasil e sua formação sócio-histórica. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015), Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2016, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. Atua nas seguintes áreas: análise sociolinguística, história da língua portuguesa, contato entre línguas e história da linguística.

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Fernanda Mussalim

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestrado (1996), Doutorado (2003), Pós-doutorado (2009) e Pós-doutorado Sênior (2018) em Linguística pela mesma universidade. Realizou Missão de Pesquisa (2013) na Université Paris-Sorbonne – Paris IV, França, sob a supervisão de Dominique Maingueneau, e Estágio de Pós-doutorado Sênior no exterior (2018), junto ao Centro de Neurociências, Psicologia e Comportamento da Universidade de Leicester, Inglaterra, sob a supervisão de Briony Pulford. É professora associada 4 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na graduação e pós-graduação, e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Honorary Visitor Fellow na Universidade de Leicester, Inglaterra. É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa), ambos filiados à Universidade Federal de Uberlândia, e membro do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), filiado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e interface com a Neurolinguística e as Ciências Cognitivas em geral. Atualmente, realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: autoria; processos editoriais; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura e música); relações entre estilo e ethos; gêneros do discurso e ensino; pré-discursos e cognição distribuída. É coordenadora da coleção “Tradução de Estudos Linguísticos” da Editora da UFU (EDUFU); membro do Conselho Editorial da Cortez Editora (na área de Linguagem) e dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Revista da ABRALIN; Língua(gem) em Discurso – UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos – IEL, UNICAMP; Letras & Letras – UFU; Linguasagem – UFSCar; Percursos Linguísticos – UFES; Todas as Letras – MACKENZIE; e Coleção Mestrado em Linguística – UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ – nível 2 – pelo CNPq.

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José António Brandão Carvalho

Doutor em Ciências da Educação, com Agregação na especialidade de Literacias e Ensino do Português; Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação e Investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho; Docência e Investigação nas áreas de Didática da Língua Materna, Didática de PL2/PLE, Didática da Escrita, Literacias, Escrita Académica.

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João Wanderley Geraldi

Gaúcho, formado em Direito e em Letras, iniciou seu trabalho como professor universitário na FIDENE (hoje UNIJUÍ) no Rio Grande do Sul. Fez sua carreira acadêmica na Unicamp, nela obtendo os títulos de mestre (1978), doutor em ciências (1990), Livre-Docência em Análise do Discurso (1995) e professor titular (2003). Atuou, como professor visitante nas Universidades de Aveiro, Porto e Siegen (Alemanha), ministrando cursos e seminários nos programas de pós-graduação e orientando doutorandos. Escreveu muitos artigos publicados em revistas especializadas e mais de uma dúzia de livros. Seus temas são o ensino de língua portuguesa e os estudos bakhtinianos.

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Maria Aparecida Resende Ottoni

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora e pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – Mestrado e Doutorado – e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras. Seu trabalho é voltado para o ensino de Língua Portuguesa, o letramento crítico, os multiletramentos, a análise crítica dos discursos, dos gêneros discursivos e das identidades.

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Marisa Lajolo

Marisa Lajolo é formada em Letras pela USP, onde também defendeu Mestrado e Doutorado. Desenvolveu Pós doc na Brown University. É autora de vários livros e tem textos incluídos em muitos outros. O livro que organizou “Monteiro Lobato livro a livro (obra infantil)” (Edunesp/Imprensa Oficial) ganhou o prêmio Jabuti e foi considerado “Livro do Ano”. Sua biografia romanceada “Gonçalves Dias, o poeta do Exílio” (FTD) ganhou prêmio da Academia Brasileira de Letras. Acabou de publicar, com Lili Schwarcz “Monteiro Lobato uma biografia” (Cia das Letrinhas). É professora aposentada da Unicamp e leciona atualmente na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Hélder Eterno da Silveira

Possui graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Educação para Ciência, Mestre em Educação Brasileira e Doutor em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Secção de História da Ciência da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professor da Universidade Federal de Uberlândia e atua com políticas de formação de professores em programas de mestrado e doutorado em ciências e matemática. Entre 2011 e 2015, atuou no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, onde coordenou programas de formação de professores e programas de extensão universitária, tais como os programas: Novos Talentos, Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Observatório da Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Social por meio dos Arranjos Produtivos Locais dos Estados, entre outros. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, gestão 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: formação professores, política pública de formação de professores, ensino de química, avaliação de material didático e história da ciência.