Apresentação

O SIELP – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – é um evento acadêmico-científico, promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e organizado pelas componentes do Centro de Pesquisas sobre o Ensino de Língua Portuguesa – CEPELP: Profa. Dra. Elisete Maria de Carvalho Mesquita, Profa. Dra. Fernanda Mussalim, Profa. Dra. Heloísa Mara Mendes, Profa. Dra. Luísa Helena Borges Finotti, Profa. Dra. Maria Aparecida Resende Ottoni e Profa. Dra. Maura Alves de Freitas Rocha.

 

O SIELP objetiva promover reflexões em torno do ensino de Língua Portuguesa, tornando possível o diálogo entre pesquisadores brasileiros e com pesquisadores de instituições estrangeiras. Configura-se, portanto, como mais um momento de discussão e circulação de pesquisas e trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa.

 

Nesta oitava edição, esperamos que o evento possa contribuir ainda mais para as discussões sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

Eixos temáticos

  • Formação de professores de Língua Portuguesa
  • Letramento e multiletramento no ensino de Língua Portuguesa
  • Variação linguística e ensino de Língua Portuguesa
  • Ensino da leitura e da (re)escrita em Língua Portuguesa
  • Ensino da Língua Portuguesa por meio de gêneros do discurso
  • Ensino de Língua Portuguesa e tecnologias
  • Ensino de Língua Portuguesa como L2
  • Ensino de Língua Portuguesa nos países lusófonos
  • Literatura e ensino de Língua Portuguesa
  • Diretrizes nacionais de ensino de Língua Portuguesa
  • Políticas educacionais e práticas de ensino de Língua Portuguesa