O Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP) consolidou-se como um evento de abrangência nacional e internacional, tornando possível o diálogo de pesquisadores brasileiros com pesquisadores de instituições estrangeiras.

O evento, que atualmente já faz parte do calendário anual (Brasil e Portugal) de grandes eventos sobre o ensino de língua portuguesa, alcança reconhecimento e importância também pelo fato de ser realizado por uma instituição de porte médio que se alçou à condição de um centro cultural de referência por cumprir, de maneira competente, efetiva e dinâmica, seu papel de referencial acadêmico-científico-cultural para as instituições de ensino superior e pesquisa em sua região de influência, permitindo o aperfeiçoamento profissional nas três esferas chaves da universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão

Com o objetivo de descrever e analisar o ensino de língua Portuguesa no Brasil epaíses lusófonos, a equipe da Universidade Federal de Uberlândia, composta pelas Profas. Dras. Eliana Dias, Elisete Maria de Carvalho Mesquita, Fernanda Mussalim, Luísa Helena Borges Finotti, Maria Aparecida Resende Ottoni, Maura Alves de Freitas Rocha e Paula Godoi Arbex, decidiu criar o SIELP – SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, evento que tem por objetivo promover uma reflexão em torno do ensino de Língua Portuguesa, configurando-se como mais um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa que compõem as áreas desse ensino.

O I SIELP, realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2011, Em Uberlândia, o SIELP reuniu 635 participantes que representaram diferentes regiões do Brasil e de Portugal, principalmente. Em 2012, a equipe organizadora do SIELP realizou II SIELP, também em Uberlândia que, desta vez, teve o número de participantes duplicado. Em 2013, o III SIELP, fazendo jus ao seu caráter de evento internacional, foi realizado no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), quando reuniu aproximadamente 300 participantes, número extremamente representativo, se considerarmos as dimensões territorial e populacional desse país. Nesta edição, o evento contou com diversos pesquisadores europeus, que se dedicam,principalmente,ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em diferentes contextos.

A grande repercussão do evento, em edições anteriores, resultou, em 2014, no IV SIELP, na participação de 1200 pesquisadores, professores e alunos.

Em janeiro de 2015, em parceria com o V Fórum Ibero-Americano de Literacias, foi realizado, na Universidade do Minho, Braga, o V SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.

A qualidade das edições já realizadas contribuiu para que o SIELP seja hoje um evento já consolidado em território nacional, configurando-se como um espaço de discussão com público-alvo definido e que vem contribuindo significativamente para o tratamento de variadas questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

Em todas as edições, os participantes tiveram acesso a atividades acadêmico-culturais, como conferências, mesas-redondas, grupos temáticos, sessões de comunicação individual, oficinas, painéis, lançamento de livros e atividades culturais, o que comprova a qualidade do evento.

Tendo ido muito além dos objetivos propostos no projeto inicial, O SIELP tem podido contar, em suas edições, com o envolvimento de professores, alunos e funcionários do ILEEL, que, com empenho e competência, atuaram em frentes diversas, conseguindo imprimir ao evento uma realidade jamais imaginada por qualquer membro da comissão. Todos os esforços empreendidos contribuíram para que o SIELP se configure, atualmente, como evento de grande porte, aguardado e elogiado por seu público-alvo.

Nesta sexta edição, esperamos que o SIELP, mais uma vez, proporcione debate profícuo entre os pesquisadores que vêm se dedicando ao tratamento de diferentes aspectos relativos ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

2011

2011

Foi realizada a primeira edição do SIELP, na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Essa edição contou com 635 participantes.
2012

2012

Foi realizada a segunda edição do SIELP, também na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, com o número de participantes duplicado.
2013

2013

Foi realizada a terceira edição do SIELP, na, Escola Superior de Educação de Santarém, em Portugal. O evento contou com a participação de 300 pessoas, número extremamente representativo, se considerarmos as dimensões territorial e populacional desse país.
2014

2014

Foi realizada a quarta edição do SIELP, na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Nessa edição, o evento contou com 1200 participantes.
2015

2014

Foi realizada a quinta edição do SIELP, na Universidade do Minho, Braga, Portugal, com 355 participantes.
2016

2016

Foi realizada a sexta edição do SIELP, na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, com, novamente, 1200 participantes.
2017

2016

Foi realizada a sétima edição do SIELP, novamente, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Desta vez, o evento contou com 435 participantes.