Anais do Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva e do

Seminário de Poesia – Poesia, Filosofia e Imaginário

Apresentação

O II Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva / III Seminário de Poesia – Poesia, Filosofia e Imaginário, ocorrido nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2015, em Uberlândia-MG, foi uma organização do POEIMA – Grupo de Pesquisa Poéticas e Imaginário, com o apoio do programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Seguindo os moldes da primeira edição do evento em homenagem ao casal Ferreira da Silva, ocorrido na Universidade de Lisboa em 2013, o colóquio desenvolveu-se em cinco linhas de investigação – filosofia, religião, artes, psicologia e mito – entrelaçadas com a poesia. As produções de Vicente Ferreira da Silva (1916-1963) e Dora Ferreira da Silva (1918-2006) se interpenetram pela vontade de ressacralizar o mundo, valendo-se do mito e da linguagem poética como forças fundantes: “Meditação sobre o Ser, o mito e o sagrado, a filosofia da mitologia de Vicente Ferreira da Silva mostra o homem como um princípio derivado ou subordinado ao Ser que abre, em cada época histórica, as possibilidades da realização do mundo e do homem” (Constança Marcondes César). Por sua vez, da poesia sacral de Dora emana um vívido interesse pela re-ligação do homem à matéria transcendente, ou a um estado religioso, que flagra a vida manifestando o sagrado. A natureza é aquela floresta de símbolos dos românticos e poetas místicos que fala por ramos, flores, insetos, nuvem, pios de pássaros, lesmas, perfumes, bromélias, chuvas de águas primordiais, lagos, sol. É o “caos ordenado”. Mas a poesia de Dora é, também, o amor como livramento do abraço da morte; é um mergulho no inconsciente, nos extratos mais profundos da psique humana, que vem pela evocação aos mitos, à religião; é uma poesia erudita que dialoga com as artes – música, pintura, dança, cinema – e com a tradição de grandes poetas, que recebeu em seu ofício de tradutora. Do incansável zelo pela linguagem, surge, já no primeiro livro, Andanças (1970), o exercício com a “poesia concreta”, cuja economia de expressão marcará sua obra.

Quanto ao III Seminário de Poesia, procurou-se incentivar a leitura, a análise e a interpretação da poesia como linguagem artística que reelabora e reinventa comportamentos humanos; promover o estudo da poesia a partir de uma peculiar construção lingüística, imagética, rítmica e simbólica; debater os aspectos culturais incorporados na reelaboração do texto poético; discutir o sagrado e suas diversas manifestações na poesia; fornecer ferramentas para o estudo da poesia, em seus aspectos temáticos e estruturais; promover uma reflexão interdisciplinar nos estudos da poesia, por meio do diálogo com pesquisadores da psicologia, das artes, da filosofia, da religião, da história e da cultura; refletir sobre as interfaces no processo ensino-aprendizagem da poesia e da filosofia.

Considerando a interdisciplinaridade que enriquece os estudos da poesia, o Colóquio teve a contribuição de nove GTs: Filosofia Brasileira; Dora Ferreira da Silva: poesia, tradução e cultura; Poesia e Imagem – aspectos intersemióticos; Eros e Tânatos nas Poesias de Língua Portuguesa e Espanhola; Cinema de Poesia; A Relação entre Poesia e Outras Artes; Imaginário Poético da Comédia de Dante Alighieri; A Poesia Brasileira e a Bíblia e A Possibilidade de uma Economia Moral do Texto Poético. Os GTs foram coordenados por professores da UFU e das instituições UnB, UNESP/SJRP e UFG. Os textos que compõem estes anais, de instituições brasileiras e da Universidade de Lisboa, representam os trabalhos expostos em conferência, mesas-redondas e GTs.

Por fim, cumpre-nos registrar que a realização do II Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva / III Seminário de Poesia: Poesia, Filosofia e Imaginário só foi possível mediante o financiamento da FAPEMIG, da CAPES e da PROPP/UFU, a quem manifestamos, ainda uma vez, reiterados agradecimentos.

Que as pesquisas reunidas nestes anais possam enriquecer e estimular os estudos de poesia e sua relação com outras formas de conhecimento.

Organizadoras:
Enivalda Nunes Freitas e Souza
Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro