Conferência

Título: Ensino de Língua Portuguesa: gêneros discursivos/textuais e letramentos

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Profa. Dra. Raquel Salek Fiad

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e PhD em Linguística pela State University of New York (1980). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da escrita, letramento, ensino de português, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa “Escrita: ensino, práticas, representações e concepções”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0128308087978829

MESA-REDONDA I

Tema: Abordagens do texto no ensino de Língua Portuguesa

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Prof. Dr. José António Brandão Carvalho

Doutor em Educação (especialidade de Metodologia do Ensino do Português) pela Universidade do Minho, Portugal. É Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Leciona várias disciplinas no domínio da Educação em Línguas, entra as quais, Didática do Português (Língua Materna), Didática do Português (Língua Não-Materna – L2/LE), Escrita Académica, Metodologia de Investigação em Educação.
Desenvolve investigação no domínio das Literacias, focando-se na Didática da Língua Materna, em geral, e na Didática da Escrita, em particular, bem como na Escrita Académica, tendo coordenado vários projetos de Investigação sobre questões de literacia: Escrita – Construção e Expressão do Conhecimento, Ensino da Escrita, Processo de escrita – avaliação de capacidades e promoção de competências.
Tem mais de 80 textos publicados em livros, revistas científicas, livros de atas nacionais e estrangeiros.

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Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia

Luiz Carlos Travaglia é Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) Com Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou 35 artigos em periódicos especializados, 16 trabalhos completos em anais de eventos e 46 resumos em cadernos de eventos, 36 capítulos de livros, 07 livros técnicos e 08 livros didáticos. Organizou 04 obras e 01 número de periódico. Possui 179 itens de produção técnica. Participou de 95 eventos no Brasil. Orientou 19 dissertações de mestrado, 02 teses de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica na área de Linguística. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Linguística, com ênfase em Lingüística Textual e em Linguística Aplicada ao Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Em suas atividades profissionais, interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Texto, Verbo, Ensino, Tipologia Textual, Gramática, Coesão, ensino de gramática, Coerência, Discurso e Gramaticalização.

Site pessoal: www.ileel.ufu.br/travaglia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0436911150907624

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Profa. Dra. Marli Quadros Leite

Marli Quadros Leite é Professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade e Pesquisa (PQ) CNPq. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1982), fez mestrado (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1996). Tem pós-doutorado pela University of Pennsylvania (EUA) e pela Université de Paris VII – Diderot. É líder de dois Grupos de Trabalho (CNPq): Gramáticas: história, descrição e discurso do qual participam pesquisadores brasileiros, franceses e portugueses, e Projeto NURC/SP-Núcleo USP, no qual atua juntamente com o Prof. Dr. Dino Preti. É coordenadora de dois acordos de cooperação internacional da USP com: (i) a Université de Paris VII; (ii) Universidade de Trás-os-Montes-Alto-Douro (UTAD). É autora de livros, capítulos e artigos que versam sobre temas científicos e didáticos. É Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e foi Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: historiografia linguística, norma e uso linguísticos, oralidade e escrita.

MESA-REDONDA II

Tema: Língua, Texto e Discurso

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Profa. Dra. Fernanda Mussalim

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado (1996), doutorado (2003) e pós-doutorado (2009) em Linguística pela mesma universidade. É professora associada 3 da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: identidade linguística nacional; constituição de posicionamentos discursivos no campo da arte (abrangendo literatura, música e pintura); relações entre estilo e ethos; autoria; processos de constituição de identidades femininas no discurso publicitário; fórmulas discursivas; e gêneros discursivos e ensino. Coordena, junto ao Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e a seu Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, o projeto “Análise do discurso literário: o funcionamento da autoria na produção epistolar de Mário de Andrade”. É líder do Grupo de Pesquisa CED (Círculo de Estudos do Discurso), também filiado a essa universidade, membro do CEPELP (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa – UFU) e do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise), filiado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É coordenadora da coleção “Tradução de Estudos Linguísticos” da Editora da UFU (EDUFU); membro do Conselho Editorial da Cortez Editora (na área de Linguagem) e dos conselhos editoriais das seguintes revistas científicas: Revista da ABRALIN; Língua(gem) em Discurso – UNISUL; Cadernos de Estudos Linguísticos – IEL, UNICAMP; Letras & Letras – UFU; Linguasagem – UFSCar; Percursos Linguísticos – UFES; Todas as Letras – MACKENZIE; e Coleção Mestrado em Linguística – UNIFRAN. É membro das seguintes sociedades científicas: GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo); ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística); ALFAL (Associação de Linguística de Filologia da América Latina); e ALED (Associação latino-americana de Estudos do Discurso). É bolsista PQ – nível 2 – pelo CNPq.

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Profa. Dra. Luísa Helena Borges Finotti

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Associado III da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: textos orais e escritos

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Profa. Dra. Maura Alves de Freitas Rocha

Maura Alves de Freitas Rocha possui graduação em Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1970), graduação em Pedagogia: Orientação Educacional pela Universidade Federal de Uberlândia (1980), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenadora do setor de elaboração de provas dos Processos Seletivos da Universidade Federal de Uberlândia e Coordenadora da correção das redações dos Processos Seletivos da UFU. É coordenadora do Centro de Pesquisa sobre Estudos em Língua Portuguesa (CEPELP). Tem experiência na área de Sociolinguística, Sintaxe e na área de Linguística Aplicada. É coautora, entre outros, dos livros Vozes do Brasil (2014), Linguagens (2014) e da coleção de livro didático A aventura da Linguagem- 6º ao 9º ano (2013, 2009). Participou da equipe de Sintaxe II do projeto Gramática do Português Falado (sob direção de A. T. de Castilho), e participou da equipe de Sintaxe II, coordenada por Mary A. Kato e Milton do Nascimento, responsável pelo volume III – A construção da sentença (2010/2015) da série Gramática do Português culto falado no Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, sintaxe, ensino de língua portuguesa.

MESA-REDONDA III

Título: O ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos

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Profa. Dra. Fernanda Beatriz Caricari de Morais

Fernanda Beatriz Caricari de Morais possui graduação em Letras – Inglês/Português, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Realizou estágios de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UFU/PNPD/CAPES) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/CNPq). É membro do projeto SAL (Systemics Across Languages) e é vice-líder do grupo Ensino de línguas e literaturas no ensino bilíngue de surdos. Atua como Professora Adjunta de Língua Portuguesa como L2 no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC) na graduação presencial e on-line e na pós-graduação (lato sensu).

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Prof. Ms. Hely César Ferreira

Hely César Ferreira possui graduação em Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no polo Universidade de Brasília – UNB (2012). Mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília-UnB (2016). Especialização em LIBRAS e Educação Especial pela Faculdade Eficaz de Maringá/PR (2013). Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM na área de Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Pesquisas na área de LIBRAS e português-escrito como segunda língua (L2) por estudantes surdos.

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Prof. Ms. José Carlos de Oliveira

José Carlos de Oliveira graduado em Letras/Inglês pela FACCAR, Letras/Libras pela UFSC. Especialista em Linguística pela GAMA FILHO e mestre em Linguística pela UFSC. Professor Assistente na Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Atua nas áreas de ensino de Libras (L1 e L2), Português (L2) surdos, Inglês (L3) para surdos, formação de professores.

MESA-REDONDA IV

Título: Gramáticas: tradição e ruptura

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Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves

Professora emérita pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é licenciada em Letras (em Português-Grego e em Alemão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo, livre-docente (Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 1A do CNPq e foi membro do comitê de Letras e Linguística do CNPq (1994-1997; 2007- 2010). Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNESP – Araraquara. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do CNPq. Pesquisa particularmente a teoria funcionalista da linguagem, as relações entre texto e gramática e a história da gramática. É autora, entre outros, dos livros A gramática passada a limpo: Conceitos, análises e parâmetros, 2012; Guia de uso do português. Confrontando regras e usos, 2012 [2003]; Gramática de usos do português, 2011 [2000]; Texto e gramática, 2011 [2006]; Ensino de língua e vivência de linguagem, 2010; Gramática na escola, 2010 [1990]; Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa, 2009 [2003]; A vertente grega da gramática tradicional. Uma visão do pensamento grego sobre a linguagem, 2005; A gramática: história, teoria e análise, ensino, 2002; A gramática funcional, 2001 [1997]; É coautora dos dicionários: Dicionário grego-português (5 volumes, 2006; 2007; 2008; 2009; 2010), do qual foi também uma das 3 coordenadoras, o qual está sendo reeditado em 1 volume único; Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, 2005; Dicionário de usos do português, 2002; Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo do Brasil, 1997 [1990]. Coordenou a equipe Sintaxe I do projeto Gramática do Português culto falado no Brasil (sob direção de A. T. de Castilho), coordenando o volume V (2016) da nova série produzida no Projeto, e com R. Ilari, coordenando o volume II (2008) da série anterior. É membro da equipe que elaborou o Dicionário documentado do Português do Brasil (no prelo) e é autora de uma nova gramática de referência, A gramática do português revelada em textos (no prelo). É Membro do Conselho Editorial de 14 revistas especializadas e Consultora de 6 Fundações de Apoio à Pesquisa.

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Prof. Dr. Marcos Araújo Bagno

Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor-adjunto do departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB), atuando na área de Tradução Francês/Português. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, antropologia linguística, literatura infantil, gramática tradicional e português brasileiro.

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Prof. Dr. Sírio Possenti

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), fez mestrado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Linguística também na Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Atua em diversas áreas da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, principalmente na subárea da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia.