Minicurso: Literatura infantil na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para crianças surdas
Ministrante: Aparecida Rocha Rossi
A educação escolar de alunos surdos tem sido um desafio diário na vida escolar, e esse desafio é visto por meio de um trabalho que tem por finalidade a inclusão desses alunos tanto na escola quanto na sociedade. Essa preocupação é mais um importante desafio que se tem enfrentado, pois para que exista inclusão é preciso que os alunos, professores, gestores e funcionários em geral aprendem Libras como proposta para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. Uma proposta firmada na Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, Art. 2º em que “deve ser garantido, por parte do poder público em geral […], formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”, e também por meio do Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Cap. IV, Art. 14, Inc. V em que se deve “apoiar, na comunidade escolar o uso e difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos”. O presente minicurso vem contribuir para que a inclusão possa acontecer verdadeiramente e que a barreira de preconceito seja quebrada mediante proposta pedagógica adequada à suprir necessidades básicas, como da comunicação do surdo na escola. Este minicurso vai abrir caminho para que os profissionais possam preparar uma aula, sanando as dificuldades de comunicação entre eles e as crianças surdas na sala de aula. Tem como objetivo mostrar aos estudantes, profissionais e demais interessados a importância da literatura no desenvolvimento cognitivo das crianças surdas, oportunizar conhecimentos do ensino de literatura infantil e como preparar as atividades de literatura infantil, fazendo adaptação para Libras.
Palavras-chave: Literatura, Libras, Crianças surdas