NORMAS PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

As inscrições para apresentação de trabalho na modalidade comunicação oral deverão ocorrer dentro de cada Eixo Temático. As sessões estão agendadas para a tarde de terça-feira, dia 29/08/2017 das 14h às 18h, e serão reunidos no máximo 20 trabalhos de comunicação oral que estejam ligados a cada eixo temático, propiciando o encontro e discussão interdisciplinar de pesquisadores/as de um mesmo tema.

As comunicações orais são espaços para exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento. Poderão compor o trabalho no máximo dois autores e um co-autor e/ou orientador. Cada trabalho terá 15 minutos para ser apresentado às/aos participantes e ouvintes da sessão. Essa modalidade (comunicação oral) estará disponível para inscrição no período de 10 a 10/08/2017. Poderão se inscrever estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), mestres/as e doutores/as com pesquisas que se enquadrem em um eixo temático. As propostas de trabalhos, juntamente com o comprovante de inscrição quitado e o comprovante de vinculação institucional devem ser enviados para o e-mail selipoufu@gmail.com, indicando no assunto: Proposta de comunicação oral.

As propostas para comunicações orais deverão atender os seguintes campos obrigatórios:

  1. Título;
  2. Autor, co-autor, e-mail e indicação no resumo de instituição ao qual está vinculado(a), auxílio recebido, etc.
  3. Resumo de no mínimo 300 e no máximo 500 palavras;
  4. Palavras-chave (3 palavras-chave);

A partir do estabelecimento de inscrições, tanto das sessões de comunicações orais quanto de seus participantes, serão elaborados os planos de trabalho de cada sessão no dia descrito.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE PÔSTER

A inscrição para apresentação de trabalho na modalidade pôster estará disponível no período de 10 a 10/08/2017. Poderão se inscrever nesta modalidade de apresentação preferencialmente estudantes de graduação. Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), mestres e doutores podem apresentar propostas para exposição de pôsteres desde que com relatos de pesquisas que se enquadrem os eixos do evento.  As propostas de trabalhos, juntamente com o comprovante de inscrição quitado e o comprovante de vinculação institucional devem ser enviados para o e-mail selipoufu@gmail.com, indicando no assunto: Proposta de Pôster.

Clique aqui para fazer o download do “Modelo de Pôster” do evento.

As propostas para pôsteres deverão atender os seguintes campos obrigatórios:

  1. Título;
  2. Nome do autor, co-autor, e-mail e indicação no resumo de instituição ao qual está vinculado(a), auxílio recebido como, por exemplo, PIBIC CNPq, PIBID CAPES e outros.
  3. Resumo de no mínimo 300 e no máximo 500 palavras;

Palavras-chave (3 palavras-chave);

NORMAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER IMPRESSO A SER EXPOSTO NO EVENTO

TAMANHO: 90 cm de largura e 1m20cm de altura

CONTEÚDO: O pôster deve apresentar ao alto, em destaque, os seguintes itens:

Logomarca e nome da Instituição

Título do Trabalho:  em letras maiúsculas, fonte próximo a 70

Nome do autor e co-autor seguido de e-mail;

Titulação, nome e e-mail do professor orientador.

Título do trabalho: deve ser redigido enquanto texto em duas colunas. Destacar, em letras maiúsculas e negrito, os elementos: INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS. As referências podem estar em fonte menor. O texto do banner deve estar configurado quanto ao tamanho de fontes e configuração de tal forma que possibilite fácil visualização pelo leitor.

INTRODUÇÃO: apresenta uma visão geral do tema/objetivo – expõe a finalidade do trabalho.

REFERENCIAL TEÓRICO: é o suporte de autores, ideias e citações, usados para construir a pesquisa.

METODOLOGIA: é a explicação do tipo de pesquisa realizada, do instrumental utilizado no trabalho.

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS: confirma ou refuta os objetivos propostos no trabalho.

REFERÊNCIAS: Material (livros, revistas, sites) utilizados na pesquisa.

MINICURSOS

Os minicursos terão como objetivo trazer um intercâmbio de conhecimento ao público do evento, tendo como prioridade a execução de propostas que sejam de profissionais tanto da UFU quanto profissionais externos, lotados em outras instituições do país. Poderão ministrar minicursos doutorandos, mestres e/ou doutores. A comissão receberá as propostas de minicursos até 30 de julho de 2017. As propostas de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail selipoufu@gmail.com.

NORMAS ANAIS

Para formatação de TEXTOS COMPLETOS para publicação nos Anais, seguimos algumas diretrizes da Revista Domínios de Linguagem:

O material para publicação, em formato .doc ou .rtf, deve ser enviado por email para selipoufu@gmail.com.

 

TRABALHOS APRESENTADOS NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

Os textos submetidos devem conter, no mínimo 10 (dez) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, digitalizadas com espaçamento simples.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos AQUI):

Tamanho do papel: A4

Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm)

Tipo: Times New Roman

Texto: corpo 12

Espaçamento entre linhas: 1,5

Citações: recuo 4 cm, corpo 11

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

  1. a) Títuloem negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em inglês, tradução do título para o português);
  2. b) Nomedo(s) autor(es)por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;
  3. c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;
  4. d) Resumo, no idioma do texto (máximo 200 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;
  5. e) Palavras-chave(até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula;
  6. f) Texto:duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítuloscorrespondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados, desde o primeiro.

Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.

  1. g) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Solicita-se o uso de negrito para o título das publicações.

 

Exemplos básicos:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais….São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line – Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

Citação no texto.

O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Morais (1955) assinala….”. Quando for necessário especificar página(s) esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513).

Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.

 

TRABALHOS APRESENTADOS NA MODALIDADE PÔSTER

Os textos submetidos devem conter, no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, digitalizadas com espaçamento simples.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos AQUI):

Tamanho do papel: A4

Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm)

Tipo: Times New Roman

Texto: corpo 12

Espaçamento entre linhas: 1,5

Citações: recuo 4 cm, corpo 11

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11

Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à seguinte ordem:

  1. a) Títuloem negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em inglês, tradução do título para o português);
  2. b) Nomedo(s) autor(es)por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;
  3. c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;
  4. d) Resumo, no idioma do texto (máximo 200 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;
  5. e) Palavras-chave(até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula;
  6. f) Texto:duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítuloscorrespondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados, desde o primeiro.

Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.

  1. g) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Solicita-se o uso de negrito para o título das publicações.

 

Exemplos básicos:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais….São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line – Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

Citação no texto.

O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Morais (1955) assinala….”. Quando for necessário especificar página(s) esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513).

Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.