A interação de pesquisadores de línguas de sinais e orais lança novas perspectivas sobre teorias e análises linguísticas e sua articulação para explicar novos aspectos no estudo das línguas.

Eixo 1: Aspectos linguísticos da Libras e da Língua portuguesa

Este eixo se propõe a agregar trabalhos que envolvam estudos teóricos e descritivos da Libras e da Língua Portuguesa e de seus aspectos lingüísticos, que abarquem reflexões e reformulações, descritivas ou metodológicas, no eixo da gramática e do discurso, que favoreçam evoluções no plano dos sistemas de análise e descrição de línguas orais e de línguas de sinais.

 

Eixo 2: Ensino de Libras e ensino da Língua Portuguesa

Este eixo se propõe a agregar trabalhos que envolvam estudos no âmbito da relação teórica e prática no processo ensino-aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa para surdos e ouvintes e os aspectos teórico-metodológicos que têm sustentado esse processo, além dos estudos sobre Ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos e ouvintes da escola regular, letramento, alfabetização e aquisição da escrita em L2 nos processos de escolarização do aluno surdo e ouvinte.

 

Eixo 3: Leitura e produção de textos em Língua Portuguesa e em Libras

Este eixo se propõe a agregar trabalhos que abarquem reflexões e reformulações metodológicas, no âmbito dos gêneros textuais e discurso que favoreçam evoluções no plano ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos voltados para pessoas surdas e ouvintes, assim como na criação e/ou aperfeiçoamento de metodologias de ensino.

 

Eixo 4: Literatura e Letramento em Libras e em Língua Portuguesa

Este eixo se propõe a agregar trabalhos que envolvam estudos tanto da literatura das línguas orais quanto das línguas de sinais, estudos culturais e do imaginário na formação de identidades dispostas em narrativas e demais textos literários, além de discutir sobre autores, textos e procedimentos discursivos, bem como recursos de tessitura da narrativa e do texto poético, além das diversas linguagens verbais e não-verbais como música, cinema e artes plásticas representante de diversas culturas envolvendo as línguas orais e de sinais.

 

Eixo 5: Ensino de Língua Portuguesa para surdos

A partir do Decreto 5.626/05, ficou determinado que ensino da Língua Portuguesa para a pessoa surda deverá ser na modalidade escrita e como segunda língua – L2. Ancorado na Linguística Aplicada – LA em suas diferentes vertentes teóricas e metodológicas, na perspectiva do uso e do ensino de línguas alinhado à Educação, compreendendo o ensino de Língua Portuguesa como L2 para pessoas surdas, este eixo se propõe a agregar trabalhos que reflitam sobre os processos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para pessoas surdas e sobre a formação do professor que receberá alunos surdos em sua trajetória docente. Interessa-nos estudos que tomam a Língua Portuguesa para alunos surdos como objeto de investigação.

 

Eixo 6: Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa

Este eixo se propõe a agregar trabalhos que envolvam discussões sobre formação de tradutores/intérpretes de língua de sinais, interpretação em diversos contextos, metodologias para implementar a tradução ou interpretação de/para a língua de sinais, políticas de tradução/interpretação de língua de sinais, tradução de textos de/para língua de sinais e de e/para Língua Portuguesa, tradução/interpretação de língua de sinais, e ética.