PROFLIN REMOTO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFLIN MODALIDADE REMOTA

A prova terá duração total de 3 (três) horas ininterruptas, contadas a partir da autorização do seu início pelo aplicador responsável.


Para obter o link de ingresso na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO da prova, acesse, com antecedência, o arquivo disponível na seção “Comprovantes”, na “Área do Participante” do PROFLIN. Excepcionalmente, dúvidas sobre a realização do exame poderão ser solucionadas enviando uma mensagem pela página Fale conosco e preenchendo o formulário, desde que sejam submetidas com antecedência mínima de 48 horas à hora de realização do exame. Reiteramos que não é possível a solução de dúvidas operacionais, decorrentes de inação do participante, no dia das provas.


Cabe exclusivamente ao participante responsabilizar-se pela leitura do edital, pelas suas erratas e  pelas orientações complementares, especialmente no que se refere a questões gerais de ACESSO e uso adequado dos equipamentos e procedimentos técnicos requisitados pelo exame.



Em relação à PREPARAÇÃO PARA O EXAME:

(1)   Você deverá selecionar e preparar, previamente, ambiente adequado para sua realização, de maneira que fique isolado(a) de outras pessoas.
(2)   Você deverá dispor de computador com a infraestrutura compatível e garantir a conectividade com a Internet durante toda a realização do exame, a saber:
a) notebook ou PC equipado com: Headset (fone de ouvido com microfone), WebCam (câmera), Conectividade com a internet;
b) velocidade mínima de conexão com internet: 5 MB/s, preferencialmente com conexão via cabo ao computador;
c) navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera ou Safari.
(3) Você deverá ter em mãos quaisquer objetos a serem utilizados – papel para rascunho, caneta, lápis, borracha, água etc. – e não deverá contar com apoio de outros durante o exame.
(4) Você deverá conferir o funcionamento de seus equipamentos com antecedência. No dia do exame, você deverá ligar seu equipamento em pleno funcionamento e estar disponível pelo menos 30 minutos antes do início das atividades, de modo que possa ingressar na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO na hora indicada para sua abertura.



Em relação ao processo de IDENTIFICAÇÃO e confirmação de PRESENÇA:

(1) O participante deverá ingressar na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO do exame na hora indicada para sua prova, exclusivamente pelo link específico que lhe foi atribuído e que se encontra disponível no “Comprovante definitivo de inscrição”, na seção “Comprovantes”, da “Área do Participante” do PROFLIN. Para orientações complementares sobre o acesso à sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO, leia atentamente o guia disponível neste link ou click aqui: https://www.ileel.ufu.br/proflin/sistema/arquivos/Guia_Mconf_Participante_Camera_e_Voz.pdf
(2)  A sua permanência na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO é obrigatória durante TODO O EXAME. Você será monitorado(a) ao vivo e a distância por meio de áudio (microfone) e vídeo (webcam) para garantir a confiabilidade e a segurança na realização do exame. Toda a sessão de realização será gravada, registrando todas suas ações durante o exame.
(3)  Para a identificação do participante será realizada captura de imagem do rosto do inscrito e  da imagem de um dos documentos de identificação listados a seguir:

a) Carteira ou Cédula de Identidade expedida por órgão competente (Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Ordens ou Conselhos de Classe), que, por força de Lei Federal, valha como documento de identidade, desde que com fotografia e dentro do prazo de validade, sendo também aceitos o Registro de Identidade Civil (RIC) e o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
b) Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia;
c) Passaporte com fotografia e dentro do prazo de validade, sendo que, em caso de estrangeiros, o visto também deverá ser válido;
d) Carteira de Trabalho com foto; ou
e) Documento de Identidade expedido pelo governo de quaisquer dos países que compõem o Mercosul.



Os documentos devem estar em perfeitas condições de modo a permitir, com clareza, a identificação do participante. Poderá ser exigida identificação especial do participante cujo documento de identificação gere dúvidas quanto à sua fisionomia.
Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, modelo antigo da Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Estudante, Carteira de Trabalho e Previdência Social sem foto, Certificado de Dispensa do Serviço Militar, carteira funcional sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou  danificados. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada.
Caso você esteja impossibilitado(a) de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto no dia do exame por motivo de extravio, perda, furto ou roubo deverá entrar em contato com a coordenação do proflin via e-mail proflin@ileel.ufu.br até um dia antes do exame e envie o boletim de ocorrência anexado à mensagem.



Em relação ao ACESSO À PROVA específica: 

(1)   Somente poderá ter acesso ao ambiente do exame, os participantes devidamente identificados por meio de seu ingresso na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO. Serão desclassificados automaticamente os participantes que ingressarem no ambiente de provas SEM a referida IDENTIFICAÇÃO.
(2)   O responsável pela sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO informará aos participantes presentes e devidamente identificados, com suas câmeras e microfones ativos e em perfeito funcionamento, link de acesso ao ambiente da prova, bem como a hora de início e fim do exame. O acesso ao ambiente da prova somente será validado aos participantes que ingressarem e permanecerem na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO durante todo o exame.
(3) As provas estarão incluídas em um bloco específico na Plataforma Moodle, visível para os participantes inscritos conforme seu cadastro no sistema PROFLIN, com o nome completo, e-mail e CPF informados. Assegure-se que esteja usando o seu email correspondente a sua inscrição ativa para este exame, pois há casos de participantes que geram cadastros duplos, o que pode impedir seu acesso à área correta. 

Click aqui para ter acesso à um vídeo que irá mostrar o funcionamento do Ambiente Teste Moodle PROFLIN vídeo explicativo



Em relação a FORMATAÇÃO DAS PROVAS

(1) A formatação das provas obedecerá ao seguinte formato: 4 questões de múltipla escolha, cada uma no valor de 1 ponto, totalizando 4 pontos, e 3 questões discursivas, cada uma no valor de 2 pontos, totalizando 6 pontos. A soma total será de 10 pontos e a média mínima a ser atingida será de 6 pontos.
(2) As questões do exame são diagramadas em formato sequencial e assim que são respondidas e confirmadas, não há possibilidade de retorno à questão. Assim, é importante que o participante se certifique da resposta antes de submetê-la. O participante não poderá ler todas as questões inicialmente para então decidir por onde começar a prova. Ou seja, a prova deverá ser realizada linear e sequencialmente, da questão 1 à questão 7, rigorosamente nessa ordem. Caso o participante leia uma questão e passe adiante sem respondê-la, o sistema registrará essa ação como questão respondida, sem nenhuma possibilidade de retorno ou edição. Depois de respondidas as questões, ou concluída a prova dentro do tempo regulamentar, o participante deverá clicar em ENVIAR e confirmar a notificação de sucesso no envio. Após vencido tempo de conclusão da prova, o sistema fará um envio único de todo o exame para avaliação.
(3) Serão disponibilizados no Plataforma Moodle links para dicionários eletrônicos que poderão ser consultados durante a realização do exame, de acordo com as especificidades de cada exame. Não será permitida consulta em outros dicionários eletrônicos, em qualquer formato, como em aplicativos ou em sites de tradução automática. Espera-se que o candidato demonstre sua habilidade de leitura de textos científicos sem a dependência de dicionários, que podem desacelerar o processo e, por vezes, até dificultar a compreensão do texto de modo mais global.

Caso o participante opte pelo uso de dicionários eletrônicos, recomenda-se veementemente que o participante abra o referido dicionário em uma ABA INDEPENDENTE, preferencialmente antes de responder às questões, para evitar fechamento indesejado de sua prova.



Em relação às normas durante a realização do exame:

(1)   Sua câmera e seu microfone deverão permanecer ligados durante todo o período do exame, na sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO. Os fones de ouvido e headphones deverão ser utilizados durante todo o período do exame. Caberá ao participante dispor de imagem e som de qualidade e assegurar silêncio em seu ambiente de modo a evitar ruídos que possam atrapalhar os demais participantes da sala. A critério do aplicador responsável pela sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO, os microfones poderão ser desligados.
(2)   Você poderá se afastar apenas uma vez, por até 10 minutos, durante o exame para necessidades fisiológicas. Antes de deixar o recinto e para obter a devida autorização, você deve avisar o aplicador responsável via janela de Chat na plataforma RNP, caso contrário, tal atitude poderá ser reportada como violação.
(3)   Será permitido o uso de papel para rascunhos e de dicionários impressos. Durante a realização do exame, o aplicador responsável poderá entrar em contato com o participante, via chat da plataforma RNP, pedindo-lhe que mostre tais folhas e dicionário, caso os tenha, via webcam, para averiguação.
(4)  Em caso de dúvidas durante o exame, utilize o chat da sala de IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO  para se comunicar com o aplicador  responsável.



Em relação à CONDUTA INADEQUADA durante a realização do exame:

(1)   Se for constatado durante a análise da gravação do exame, ou ainda por meio eletrônico, estatístico, visual, testemunhal que um participante se utilizou de meios e/ou processos ilícitos, o seu resultado não será processado, validado nem divulgado.
(2)   Caso seja constatado algum esquema de fraude ou cola entre os participantes que culmine em manifestação de inquérito público, os exames não serão cancelados, entretanto, os candidatos que comprovadamente fraudarem ou forem indiciados quanto a esta ação terão seus exames cancelados.
(3)   De acordo com o Edital você será excluído do exame se:

a) fizer, a qualquer momento, declaração falsa ou incompleta;
b) deixar de se conectar aos links de realização do seu exame;
c) desligar sua câmera durante o exame;
d) tiver atitude incorreta ou descortês com os examinadores, executores, auxiliares ou autoridades presentes durante a realização do exame;
e) for responsável por falsa identificação pessoal;
f) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter benefícios para si ou para terceiros.

© 2021 - PROFLIN - Desenvolvido pela Equipe de TI do ILEEL.