Silel 2011

ROTEIRO TURÍSTICO

Roteiro de gastronomia e artesanato

Centro de fiação e tecelagem
Tecer é uma profissão que traduz, de forma simples, a sensibilidade das mãos e pés de quem a exerce. No centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia são produzidos tapetes, cortinas, toalhas, forros, almofadas, jogos americanos, vestuário e tantas outras obras de arte, que além de beleza, encerram uma tradição. Qualificação profissional também é foco deste setor que emprega pessoas da terceira idade que produzem, em média, 2 metros de tecido por dia. Aberto à visitação, o Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia possui uma loja para comercialização de seus produtos. Ali, uberlandenses e turistas do Brasil e do mundo, se encantam com a as peças.

Feiras

Em toda a cidade, são latentes as mais diversas manifestações culturais. A manutenção das tradições populares é estimulada em espaços públicos e praças que são utilizados com atividades artísticas e feiras. Destacam-se as feiras:

-Feira da Amizade - Quarta-feira de 08h às 18h
Praça Tubal Vilela (Mensal)

-Feira do Coreto - Sábado de 15h às 22h
Praça Clarimundo Carneiro (Quinzenal)

-Feira da Gente - Domingo de 10h às 17h
Praça Sérgio Pacheco (Semanal)

-Feira Gastronômica - Quinta-feira de 18h às 22h
Praça Coronel Carneiro (Quinzenal)

-Feira Mística - Sábado de 15h às 22h
Praça Coronel Carneiro (Mensal)

-Feira Produtor Rural - Praça Cívica do Centro Administrativo.

Mercado Municipal

Mercado MunicipalA construção do Mercado Municipal aconteceu em 25 de dezembro de 1944 e em 2001, foi sancionada a Lei de Tombamento, sob o nº. 8130, e o prédio foi oficialmente nomeado patrimônio. No Mercado Municipal você encontra produtos da terra como doces, queijos tradicionais e artesanatos regionais.

Endereço: Rua Olegário Maciel, 255 – Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 7h30 às 18h
Domingo das 7h30 às 12h


Roteiro de arte

Museu Municipal
Museu MunicipalCaracteriza-se por um museu histórico/antropológico que resgata o processo de transformação sociocultural da sociedade. Possui um acervo de 1.500 pecas que retratam o cotidiano dos antepassados



Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 39 – Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h
Segundo sábado do mês das 16h às 20h

Coreto

CoretoO coreto integra o conjunto urbanístico da Praça Clarimundo Carneiro, constituído pela própria praça, o Palácio dos Leões – antigo Paço Municipal, hoje Museu Municipal - e o Coreto, tombados, em nível municipal, pela Lei no. 4.209, de 25 de setembro de 1985.

Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 39 – Centro
Horário de Funcionamento: Disponível para visitação todos os dias e horários

Oficina Cultural

Oficina CulturalA Oficina Cultural é o pólo de formação e ensino das artes e ofícios. O espaço é utilizado para apresentações dos resultados dos trabalhos desenvolvidos, manifestações artístico-culturais e realização de projetos da Secretaria de Cultura e da comunidade. O conjunto arquitetônico é constituído de construções do início do século XX e tem suas origens históricas ligadas à energia elétrica em Uberlândia, tendo sido um bem tombado pela Lei Municipal nº 4.217 de 15 de outubro de 1985.

Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 12h às 18h

Casa da Cultura de Uberlândia

Construída em estilo arquitetônico neoclásssico entre 1922 e 1924, época de ostentação da burguesia rural, pelo construtor Américo Zardo, teve como primeiro proprietário o Corenel Eduardo Márquez. Hoje o espaço é referência em atividades culturais na cidade como palestras, oficinas, projeções de filmes e exposições.

Endereço: Praça Coronel Carneiro, 89 – Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta de 12h às 18h

Museu de Minerais e Rochas
O Museu de Minerais e Rochas, fundado em 1987, é vinculado ao Instituto de Geografia da UFU. O Museu está aberto à comunidade com exposição permanente de minerais, rochas e fósseis coletados em várias regiões do Brasil, com destaque para o Estado de Minas Gerais. Apresenta uma exposição permanente de espécimes minerais em seu estado natural, que ostentam beleza indescritível, com as mais variadas formas geométricas, cores e associações, além de diferentes tipos de rochas, exemplares fósseis (animais e vegetais) e combustíveis fósseis (petróleo e carvão). O Museu disponibiliza para consulta um acervo bibliográfico nas áreas de Geologia Geral e de Engenharias.

Endereço: Avenida João Naves de Ávila, 2121 Bloco 1Q – Santa Mônica
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h.

Museu do Índio

Museu do ÍndioO Museu do Índio de Uberlândia, fundado em 1987, é o único museu etnográfico que trata da etnologia indígena brasileira do Estado de Minas Gerais. O Museu preserva a memória de populações indígenas brasileiras, criando uma consciência cultural acerca das tradições desses povos. O Museu do Índio possui coleções da cultura material indígena brasileira como os Karajá, Tapirapé, Erigpatsá, Maxacali e Kadiwéu nas categorias: adornos plumários, adornos de materiais ecléticos, indumentária e toucador, armas, cerâmica, cordões e tecidos, instrumentos musicais e de sinalização, objetos rituais, trançados, utensílios e objetos em madeira.

MUNA - Museu Universitário de Arte

Museu UniversitárioO Museu Universitário de Arte - MUnA foi inaugurado em 1998, a partir de projetos de extensão promovidos pelo Departamento de Artes Visuais (DEART). O Museu é um espaço que visa o diálogo entre as Artes Visuais e suas interfaces. Voltando-se para as iniciativas de divulgação, pesquisa, ensino em Artes Visuais e projetos abertos à comunidade. O MUnA possui um acervo de obras de arte nas linguagens do desenho, escultura, fotografia, tapeçaria, cerâmica e, principalmente, uma extensa coleção de gravuras. Esse acervo foi constituído através de doações de artistas e de instituições culturais. É composto por artistas como Maciej Antoni Babinski, Renina Katz, Maria Bonomi, Alfredo Volpi, Nelson Leirner, Shirley Paes Leme e Di Cavalcanti, entre outros.

Endereço: Praça Cícero Macedo, 309 - Fundinho
Horário de Funcionamento: segunda a sexta – 8h30 às 17h

Museu de Biodiversidade do Cerrado

O Museu de Biodiversidade do Cerrado, fundado em 2000, é vinculado ao Instituto de Biologia da UFU. O Museu promove a educação ambiental e a pesquisa na área de conservação e preservação do bioma do Cerrado. O Museu possui animais empalhados, coleções de insetos, plantas do Cerrado Brasileiro e material bibliográfico disponível para consulta na “Sala Verde Dr. Kerr”.

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Carmo, 707 - Jardim América.
Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 8h às 17h30min

Centro de Documentação e Pesquisa em História - CDHIS

O Centro de Documentação e Pesquisa em História – CDHIS, fundado em 1992, é um órgão complementar do Instituto de História. Os seus objetivos são: organizar, arquivar e preservar a documentação e o acervo relativo à memória de Uberlândia, além de desenvolver e apoiar atividades de ensino e pesquisa que promovam o intercâmbio entre a Universidade e a Comunidade. Possui fotos e discos, jornais da cidade, da região e do país, mapas, vídeos, CD’s e DVD’s. O Centro disponibiliza para consulta parte de seu acervo documental e um acervo bibliográfico de apoio, com obras relacionadas às Ciências Humanas em geral, especificamente à História local e regional.

Endereço: Avenida João Naves de Ávila, 2121 Bloco 1Q – Santa Mônica
De segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Bens Tombados

- Escola Estadual de Uberlândia
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Miraporanga
- Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulchôa
- Praça Tubal Vilela
- Estação Ferroviária Sobradinho
- Palacete Ângelo Naguettini
- Casa da Cultura
- Praça Clarimundo Carneiro
- Residência Chacur
- Uberlândia Clube.



Roteiro da fé

Catedral Santa Terezinha
Criada em 25/12/1857 por Dom Alexandre Gonçalves do Amaral. Os fiéis também foram os responsáveis pela ornamentação do templo: os vitrais e os quatorze quadros da Via Sacra, além de muitas imagens, foram adquiridas com doações de pessoas importantes da época. Quando a antiga Matriz de N. Sra. do Carmo foi demolida, em 1943, suas imagens foram transferidas para a nova igreja. Em 1955, a Paróquia de S. Terezinha adquiriu um órgão de tubo, o primeiro instrumento no gênero instalado no Triângulo Mineiro, valorizando seu acervo e as cerimônias ali realizadas. Em 1961, com a criação da Diocese de Uberlândia, a matriz foi elevada à catedral.

Endereço: Praça Tubal Vilela, s/n.
Horário de Funcionamento: Terça a sexta das 7h às 11h30 e das 13h30 às 19h - Sábado 7h às 8h - Domingo 7h30 às 9h e das 18h às 19h30

Igreja de São Cristóvão e Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Criada em 11/09/1979 por Dom Estevão Cardoso de Avellar, costuma reunir mais de 2 mil devotos que, todas as quartas-feiras, lotam a igreja e um galpão construído especialmente para recebê-los. A construção é revestida de pedras de São Tomé das Letras, além de apresentar uma fachada recentemente presenteada por mosaicos de mais 20m².

Igreja do Espírito Santo do Cerrado
Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e tombada como patrimônio histórico de Uberlândia. A Igreja foi construída em um sistema de mutirão, realizando-se, assim, um trabalho em conjunto entre arquiteto e mão-de-obra. Na realização desse projeto, foram utilizados materiais do próprio local, tais como tijolos de barro e a estrutura portante de madeira, em aroeira da região.

Endereço: Avenida dos Mognos, 355 - Jaraguá

Igreja do Rosário
Foi a segunda construção religiosa da cidade, iniciada em 1891 e inaugurada como igreja em 1931. Sua importância decorre também pelo fato de ser ela a irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, mantida juntamente com a tradição da festa do congado, a mais expressiva manifestação em festividade religiosa da cidade. Entre 1987 e 1988 ela foi tombada e restaurada e hoje pertence ao Patrimônio Cultural da cidade.

Endereço: Praça Rui Barbosa, s/n. - Centro

Santuário Nossa Senhora Aparecida
Com o crescimento da cidade se fez necessária a criação de uma nova paróquia decretada em 11 de Abril de 1945. A mesma foi construída através de mutirões e arrecadações em quermesses. Em 07/09/1956 foi entronizada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário de Aparecida do Norte e, no dia 26 foi finalmente inaugurada a nova matriz. Na porta principal destaca-se o vitral representando a pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida.



Roteiro ecológico e esportivo

Jardim do Éden
Jardim botânico particular com mais de 12.600 espécimes de vegetais exóticas, entre palmeiras, cactos, árvores, aquáticas, medicinais, bonsai, tóxicas, carnívoras, frutíferas, entre muitas outras, todas cultivadas em ambiente de climas e solos variados.

Parque do Sabiá
Parque do Sabiá O complexo Parque do Sabiá foi inaugurado em 1982. É uma das maiores extensões em área verde urbanizada da região.

- Área de 1.850.000 m², que abrange bosque de 350.000 m² de área verde;
- Conjunto hidrográfico composto por três nascentes que abastecem sete represas e originam um grande lago e sete outros menores;
- Praia artificial com 300 m de extensão;
- Zoológico com animais em cativeiro de dezenas de espécies;
- Estação de piscicultura com vários tanques, com estocagem de matrizes, reprodução de peixes, estocagem de pós-larvas e alevinagem;
- Pavilhão de 1.080 m² de área construída, que comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes, com valor econômico e ornamental;
- Pista de Cooper de 5.100 m de extensão;
- Duas piscinas de água corrente;
- Campos de futebol;
- Campo society de grama;
- Cinco quadras poli - esportivas;
- Quadra de areia;
- Completo parque infantil com mais de 100 brinquedos;
- Conjuntos sanitários e vestiários esportivos;
- Lanchonetes e vários recantos contemplativos, entre outras instalações.

Endereço: Rua Haya, s/n. - Tibery
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 6h às 22h

Parque Santa Luzia
Área de preservação ecológica com 26,8 hectares que busca conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Constituído por três áreas descontínuas, separadas por vias públicas, o parque contém uma sala de Educadores Ambientais (Sala Verde), viveiros de mudas de espécies típicas do cerrado, trilha ecológica e uma lagoa habitada por peixes, cágados, patos e visitada por uma capivara.

Endereço: entre as avenidas Nadjala Alípio Abrahão, Alípio Abrahão – Santa Luzia

Parque Victorio Siquierolli
É uma unidade de conservação do meio ambiente que tem por objetivo trabalhar a educação e a consciência ambiental dos cidadãos. O parque possui 23,2 hectares e é um pedaço preservado do cerrado dentro de uma área urbana de Uberlândia. Possui trilhas temáticas para passeios; o Museu da Biodiversidade do Cerrado, onde está exposto um acervo da fauna e flora do cerrado; a Sala Verde Dr. Kerr, que oferece acervo bibliográfico para todos os interessados em questões ambientais; Anfiteatro ao ar livre; e Parque Infantil com brinquedos em estrutura de eucalipto.

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Carmo, 707 – Jardim América
Horário de Funcionamento: Terça a domingo das 8h às 17h30
Área verde – sábado e domingo das 9h ás 16h



Roteiro Circuito Turístico do triângulo Mineiro

O Circuito Turístico do Triangulo Mineiro é composto pelos municípios de Araguari, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Irai de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Três Ranchos, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia que agradam pela diversidade dos atrativos e pela hospitalidade do seu povo.

Reconhecida pelo desenvolvimento Econômico, comprometida com a preservação de sua historia e seu patrimônio histórico e rica pelas suas belezas naturais que se apresentam em formosas cachoeiras ao longo dos rios formando lagos apropriados para a prática de turismo de aventura, eco turismo e pesca esportiva.

Entre tantos outros motivos para recebermos o turista bem e com a certeza do profissionalismo que transforma tudo em um show de viagem, é que esperamos você e sua família nos quatorze municípios que fazem parte do roteiro do Circuito Turístico do Triângulo Mineiro.

Araguari: Araguari vive uma fase de dinâmico crescimento. É uma cidade com ótima qualidade de vida, cheia de ricos atrativos naturais e importantes patrimônios culturais e históricos. Dentre eles está a Antiga Estação Goiás, recentemente restaurada, preservando a beleza arquitetônica e a memória da cidade.

Coromandel: O município de Coromandel está localizado na região oeste do Estado de Minas Gerais, no Alto Paranaíba, limitando-se com o Estado de Goiás. O município está inserido no importante cenário macroeconômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cujas fontes de riquezas são a agropecuária e as atividades extrativistas.

Douradoquara: Douradoquara é um belo exemplo de cidade que tem suas riquezas extraídas das lavouras, criação de bois e ocorrência de diamantes. O lago de Emborcação, situado a 7 km da cidade, está entre seus atrativos para os turistas que querem conhecer a tranqüilidade e diversão de suas maravilhosas águas.

Estrela do Sul: Fundada em 1722 pelo bandeirante João Leite da Silva Ortiz, genro do bandeirante Anhanguera, Estrela do Sul tem sua história ligada ao garimpo. É uma cidade histórica que guarda o maior número de construções coloniais da região, retratando toda a imponência do ciclo do diamante em seus casarões. Estrela do Sul também foi a cidade que recebeu a famosa cortesã do Brasil Império, Dona Beija, que está sepultada onde hoje se localiza a Praça da Matriz.

Grupiara: As origens do município de Grupiara remontam o século XVIII, quando surgiram os primeiros moradores efetivos da cidade, atraídos pelo garimpo. É uma cidade hospitaleira, que está de braços abertos para receber turistas de todo Brasil.

Indianópolis: Poucas cidades no Brasil têm o privilégio de possuir um maravilhoso circuito de cachoeiras como Indianópolis. Piscinas naturais e águas cristalinas envolvidas com muito verde estão bem pertos da área urbana. Exuberantes paisagens que encantam qualquer um pelas belezas e tranqüilidade da natureza.

Iraí de Minas: Iraí de Minas está localizada no Alto Paranaíba, a margem esquerda do Rio Bagagem. É uma cidade conhecida pela tradicional Festa da Soja e Trigo, que acontece no mês de junho que recebe anualmente milhares de pessoas. Cercada pelas belas águas azuis da represa de Nova Ponte, os turistas encontram também em Iraí de Minas muita diversão com os esportes aquáticos e com as trilhas ecológicas do cerrado mineiro.

Ituiutaba:

Monte Alegre de Minas: Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é a mais tradicional e popular do folclore montealegrense. O evento oferece aos visitantes, muita beleza através das cores, ritmos, danças e cantorias, muitos turistas aproveitam para aprender mais sobre a cultura afro-brasileira. Também está na cidade o Monumento aos Heróicos Retirantes de Laguna. Nele encontra-se o "Cemitério dos Bexiguentos", onde os soldados da Guerra do Paraguai que morreram vítimas da varíola, foram sepultados. É considerada também a "terra do abacaxi".

Monte Carmelo: Conhecida nacionalmente pelas suas indústrias de cerâmica, Monte Carmelo é referência de qualidade nesse segmento de grande importância para e economia do País. A cidade de clima agradável e de poético panorama, possui o ar sempre puro, com o céu claro e uma população muito hospitaleira.

Romaria: Romaria é uma das cidades mais religiosas do Brasil, onde está localizado o famoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que recebe de 1º a 15 de agosto, mais de 300.000 pessoas. É um grande atrativo que encanta a todos pela emoção dos romeiros e devotos ao chegar perto da milagrosa imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal pelo Sr. Custódio da Costa Guimarães. Em janeiro é comemorado o encontro das Folias de Reis, em maio o encontro dos Congados, em junho a Cavalhada de São Benedito e em agosto a grandiosa festa de Nossa Senhora da Abadia.

Tupaciguara: Município de enorme potencial hídrico, repleto de serras, cachoeiras, vales, planaltos e rios que encantam turistas pela diversidade de lazer, esportes, ecologia e principalmente pela pesca esportiva. Santuários ecológicos cercados por uma grande infra-estrutura de hotéis, clubes, pousadas e hotéis-fazenda que completam a potencialidade da cidade como um dos principais atrativos turísticos da região.

Uberaba: Uberaba é uma cidade que tem recebido um número expressivo de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos: a Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, que se realiza anualmente no mês de maio, atraindo milhares de pessoas de várias partes do País e do exterior; o turismo religioso, por ser a cidade de Chico Xavier, grande líder espírita do Brasil, que faleceu em 2002; o Sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos. Em fim, uma cidade com uma planejada estrutura urbana e industrial que também não deixa de valorizar e preservar o seu passado folclórico e popular, como a folia de reis, a congada, os festivais de viola, entre outras tantas belezas que fascinam seus visitantes. Uberaba, além de ser conhecida nacionalmente como a terra do Zebu e do espírita Chico Xavier, é também reconhecida pelo importante sítio paleontológico. No distrito de Peirópolis, há 20 quilômetros de Uberaba, são extraídos vários fósseis de dinossauros. Lá, além do Centro de Pesquisa existe o Museu dos Dinossauros, onde está o maior painel tridimensional do Brasil, com a reconstituição de um Titanossauro adulto, o mais encontrado na região. O Museu tem um acervo com mais de 1 mil e 500 peças relacionadas à dinossauros carnívoros e herbívoros, tartarugas, crocodilos, peixes, moluscos e crustáceos, além de micro fósseis de plantas e ovos inteiros.

Uberlândia: Com aproximadamente 600 mil habitantes, Uberlândia é considerada a principal cidade de uma região com cerca de 200 municípios, abrangendo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e o sudeste de Goiás. Oferece completa rede de hotéis e deliciosa culinária regional, além de uma quantidade de atrativos e programas que se alternam entre passeios às inúmeras cachoeiras, distritos históricos, parques, centros poliesportivos, feiras e eventos variados.

Três Ranchos: O município está situado nas divisas dos estados de Goiás e Minas Gerais e é considerado a principal o pólo mais promissor do Estado de Goiás. Hoje, preparado para acompanhar o crescimento do turismo, o município tem um constante aumento de seus serviços básicos para atrair turistas, tais como: pousadas, hóteis e restaurantes. A população é de 4.500 habitantes e tem como suas principais atividades econômicas o turismo, a agricultura, a pecuária e a avicultura. O clima do município é considerado tropical úmido e a vegetação predominante é o cerrado. Traçando-se um roteiro turístico na região.