DIRETRIZES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS PARA O XXI SEPELLA

1) RESUMO (QUE SERÁ PUBLICADO NO LIVRO DE RESUMOS)

O resumo, a ser publicado no caderno de resumos do evento, é a apresentação concisa dos pontos relevantes de seu projeto. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Para a redação de resumos, deve-se observar:

a) ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho;

b) descrever os métodos e técnicas de abordagem de forma concisa. Convém identificar novas técnicas, o princípio metodológico fundamental e a ordem das operações. Em trabalhos não experimentais, descrever as fontes e tratamento dos dados;

c) ressaltar, nos resultados, o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições às teorias anteriores, relações e efeitos novos observados;

d) descrever conclusões em termos de: recomendações, aplicações, sugestões, e novas relações observadas;

e) evitar o uso de parágrafos, frases negativas, símbolos, fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários.

O resumo deverá seguir a seguinte formatação:

Título do resumo: LETRAS MAIÚSCULAS; Times New Roman 12; negrito; centralizado; margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Dois espaços abaixo do título, na margem direita, nome do pós-graduando, informando a agência de fomento em caso de bolsistas. No espaço abaixo, também à direita, informar o nome do orientador.

Dois espaços abaixo, iniciar o corpo do texto, em modo justificado, também em Times New Roman 12, com margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Em caso de citação destacada do texto, utilizar Times New Roman 10, com margem de 4 cm. O espaçamento deve ser simples e as citações devem seguir as normas da ABNT. Não é necessário incluir referências. Esse resumo deverá ter entre 300 a 500 palavras. O resumo deve ser acompanhado por três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

2) TRABALHO COMPLETO* (QUE DEVERÁ SER ENVIADO PARA OS LEITORES EXTERNOS PELOS(AS) ORIENTADORES(AS))

O trabalho completo é o material que será enviado ao professor convidado que atuará como leitor externo e debatedor dos trabalhos enviados.

*O formato do material a ser enviado ao debatedor fica a critério dos orientadores.

SUGESTÃO DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:

a. Introdução: o texto de apresentação do projeto deverá conter justificativa, indicando “por quê” da realização da pesquisa, com delimitação clara do tema estudado e referência à bibliografia fundamental relacionada ao tema proposto, com a formulação de perguntas de pesquisa e/ou de hipóteses de trabalho. Indicar o estágio atual da pesquisa.

b. Fundamentação teórica: situar teoricamente o problema abordado , apresentando os conceitos teóricos pertinentes ao campo de estudo pretendido;

c. Objetivos (geral e específicos): apresentar os objetivos e/ou resultados da pesquisa, claramente definidos, e, se necessário, distinguidos entre gerais e específicos;

d. Metodologia: Propor o objeto de estudo, sua abordagem e formas de análise. Dar destaque, se possível, às etapas metodológicas de execução do projeto e aos procedimentos e/ou técnicas que serão adotados em cada etapa;

e. Principais resultados alcançados (se houver).

Os alunos que estão em estágio avançado, podem enviar o projeto sintetizado e dossiê do estágio atual da pesquisa. No caso do projeto estar em processo de reformulação, o aluno, com a orientação de seu orientador, poderá apresentar um pré-projeto (pode ser topicalizado) com os encaminhamentos que pretende estabelecer para seu futuro projeto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Em todos os casos, esse arrazoado (projeto e informações complementares) deve conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluídas as referências bibliográficas e anexos (se for o caso).

Em termos de formatação, no trabalho completo, o título deverá seguir as mesmas instruções do título do resumo, ou seja, LETRAS MAIÚSCULAS; Times New Roman 12; negrito; centralizado; margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Dois espaços abaixo do título, na margem direita, nome do pós-graduando, informando a agência de fomento em caso de bolsistas. No espaço abaixo, também à direita, informe o nome do orientador.

Dois espaços abaixo, iniciar o corpo do texto, em modo justificado, também em Times New Roman 12, com margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Em caso de citação destacada do texto, utilizar Times New Roman 10, com margem de 4 cm. O espaçamento deve ser 1,5 cm e as referências devem seguir as normas da ABNT. O trabalho deverá ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 páginas, incluindo as referências.

OBSERVAÇÃO: Dada a excepcionalidade do momento, o formato dos trabalhos finais a serem enviados aos debatedores poderá ser distinto do padrão acima, conforme anuência do orientador(a).

APRESENTAÇÃO 

Cada aluno-apresentador disporá de até 15 minutos para apresentar seu trabalho, seguidos de outros 15 minutos de sugestões e debates, no total de até 30 minutos por projeto.