DIRETRIZES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS PARA O XXIII SEPELLA

1) RESUMO (QUE SERÁ PUBLICADO NO LIVRO DE RESUMOS)

O resumo, a ser publicado no caderno de resumos do evento, é a apresentação concisa dos pontos relevantes de seu projeto. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Para a redação de resumos, deve-se observar:

a) ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho;

b) descrever os métodos e técnicas de abordagem de forma concisa. Convém identificar novas técnicas, o princípio metodológico fundamental e a ordem das operações. Em trabalhos não experimentais, descrever as fontes e tratamento dos dados;

c) ressaltar, nos resultados, o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições às teorias anteriores, relações e efeitos novos observados;

d) descrever conclusões em termos de: recomendações, aplicações, sugestões, e novas relações observadas;

e) evitar o uso de parágrafos, frases negativas, símbolos, fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários.

O resumo deverá seguir a seguinte formatação:

Título do resumo: LETRAS MAIÚSCULAS; Times New Roman 12; negrito; centralizado; margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Dois espaços abaixo do título, na margem direita, nome do pós-graduando, informando a agência de fomento em caso de bolsistas. No espaço abaixo, também à direita, informar o nome do orientador.

Dois espaços abaixo, iniciar o corpo do texto, em modo justificado, também em Times New Roman 12, com margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Em caso de citação destacada do texto, utilizar Times New Roman 10, com margem de 4 cm. O espaçamento deve ser simples e as citações devem seguir as normas da ABNT. Não é necessário incluir referências. Esse resumo deverá ter entre 300 a 500 palavras. O resumo deve ser acompanhado por três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

2) TRABALHO COMPLETO* (QUE DEVERÁ SER ENVIADO PARA OS LEITORES EXTERNOS PELOS(AS) ORIENTADORES(AS))

O trabalho completo é o material que será enviado ao professor convidado que atuará como leitor externo e debatedor dos trabalhos enviados.

*O formato do material a ser enviado ao debatedor fica a critério dos orientadores.

SUGESTÃO DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:

a. Introdução: o texto de apresentação do projeto deverá conter justificativa, indicando “por quê” da realização da pesquisa, com delimitação clara do tema estudado e referência à bibliografia fundamental relacionada ao tema proposto, com a formulação de perguntas de pesquisa e/ou de hipóteses de trabalho. Indicar o estágio atual da pesquisa.

b. Fundamentação teórica: situar teoricamente o problema abordado , apresentando os conceitos teóricos pertinentes ao campo de estudo pretendido;

c. Objetivos (geral e específicos): apresentar os objetivos e/ou resultados da pesquisa, claramente definidos, e, se necessário, distinguidos entre gerais e específicos;

d. Metodologia: Propor o objeto de estudo, sua abordagem e formas de análise. Dar destaque, se possível, às etapas metodológicas de execução do projeto e aos procedimentos e/ou técnicas que serão adotados em cada etapa;

e. Principais resultados alcançados (se houver).

Os alunos que estão em estágio avançado, podem enviar o projeto sintetizado e dossiê do estágio atual da pesquisa. No caso do projeto estar em processo de reformulação, o aluno, com a orientação de seu orientador, poderá apresentar um pré-projeto (pode ser topicalizado) com os encaminhamentos que pretende estabelecer para seu futuro projeto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Em todos os casos, esse arrazoado (projeto e informações complementares) deve conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluídas as referências bibliográficas e anexos (se for o caso).

Em termos de formatação, no trabalho completo, o título deverá seguir as mesmas instruções do título do resumo, ou seja, LETRAS MAIÚSCULAS; Times New Roman 12; negrito; centralizado; margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Dois espaços abaixo do título, na margem direita, nome do pós-graduando, informando a agência de fomento em caso de bolsistas. No espaço abaixo, também à direita, informe o nome do orientador.

Dois espaços abaixo, iniciar o corpo do texto, em modo justificado, também em Times New Roman 12, com margens superior, inferior, direita e esquerda 2,5. Em caso de citação destacada do texto, utilizar Times New Roman 10, com margem de 4 cm. O espaçamento deve ser 1,5 cm e as referências devem seguir as normas da ABNT. O trabalho deverá ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 páginas, incluindo as referências.

APRESENTAÇÃO 

Cada aluno-apresentador disporá de até 15 minutos para apresentar seu trabalho, seguidos de outros 15 minutos de sugestões e debates, no total de até 30 minutos por projeto.

MANUAL PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – XXIII SEPELLA

Olá!

Quer compartilhar sua pesquisa, mas não sabe exatamente o que é ou como produzir um vídeo de divulgação científica?

Este guia foi preparado para explicar o que caracteriza esse tipo de vídeo e orientá-lo(a) na produção do seu próprio material.

Trata-se de uma excelente oportunidade para tornar sua pesquisa mais visível e dialogar com diferentes públicos.

Ao final, você poderá gravar seu vídeo seguindo as orientações e divulgá-lo no Instagram do nosso evento, o SEPELLA, que acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2025.

O que é um vídeo de divulgação científica?

Um vídeo de divulgação científica é uma forma rápida e acessível de apresentar sua pesquisa para um público mais amplo.

A proposta é transformar conteúdos complexos em explicações curtas, objetivas e envolventes. Em outras palavras, é como contar a alguém, de forma simples e direta, sobre o que você está pesquisando — utilizando o formato de vídeo.

Normas de submissão dos vídeos

Formato: 9:16 (Vertical);

Tempo: máximo de 3 minutos;

Para vídeos enviados após o dia 31/10 a legendagem é obrigatória! Vídeos sem legenda enviados após o dia 31/10 não serão aceitos;

Inclua um texto para publicação (legenda do post) de até 1000 caracteres.

 

  1. Formato e tempo:
  • Grave com o celular na posição vertical 9:16 (1080 x 1920 pixels) para Reels e Stories. Os vídeos devem estar nos formatos de arquivo MP4 ou MOV, com no máximo 4 GB e idealmente com o codec H.264.).

Obs.: O vídeo pode ter até 3 minutos, mas recomenda-se que tenha em torno de 1min30s, pois esse tempo costuma gerar mais engajamento em redes sociais.

Guia de produção do vídeo

  1. Linguagem:
  • Use uma comunicação clara e objetiva.
  • Evite termos técnicos ou jargões que possam dificultar a compreensão.
  1. Estrutura do conteúdo:

No vídeo, você deve apresentar:

  • Seu nome e o(a) orientador(a).
  • O objetivo do trabalho, de forma breve.

Você pode incluir:

  • O título da pesquisa.
  • Motivação e/ou justificativa da pesquisa.
  • As principais teorias mobilizadas.
  • Os resultados já obtidos ou esperados.
  1. Aspectos técnicos:
  • Certifique-se de que o áudio esteja limpo, sem ruídos, e com volume adequado.
  • Grave em um ambiente com boa iluminação, preferencialmente de frente para a luz.
  • Garanta que a imagem esteja nítida.
  • Salve o arquivo em formato MP4.
  • Inclua os créditos ao final do vídeo.
  1. Texto para o post:
  • Escreva uma legenda de até 1.000 caracteres.
  • Utilize hashtags para aumentar o alcance.
  1. Legendagem (transcrição de áudio – para vídeos enviados após dia 31/10):
  • É obrigatório que seu vídeo seja enviado legendado.
  • Planeje um roteiro antes de gravar, organizando os pontos principais.
  • Comece com impacto: uma frase marcante ou uma pergunta nos primeiros 3 segundos ajuda a prender a atenção.
  • Seja direto(a) e objetivo(a): vídeos mais curtos tendem a gerar maior engajamento, especialmente em plataformas como o Instagram.

Dicas para tornar o seu vídeo mais atrativo

  • Planeje um roteiro antes de gravar, organizando os pontos principais.
  • Comece com impacto: uma frase marcante ou uma pergunta nos primeiros 3 segundos ajuda a prender a atenção.
  • Seja direto(a) e objetivo(a): vídeos mais curtos tendem a gerar maior engajamento, especialmente em plataformas como o Instagram.

Como legendar seu vídeo de graça

Usando o CapCut (versão online https://www.capcut.com/pt-br):

  1. Acesse o CapCut. Clique em “Experimente o CapCut online”. Crie sua conta grátis ou faça login.
  2. Clique em “Novo vídeo”. Faça upload do vídeo para a home de edição, depois o selecione o vídeo desejado para adicionar à track.
  3. Vá em “Legendas”. Selecione “Legendas automáticas”. Escolha o idioma. Clique em gerar.
  4. Edite suas legendas automáticas, porque elas não saem perfeitas. É necessário fazer o trabalho de edição clicando no texto gerado automaticamente. É possível que as legendas automáticas deixem partes de sua fala em branco por não conseguir reconhecer o texto, para isso você pode adicionar texto. Ao passar o cursor entre as legendas você verá o balão “adicionar texto”.
  5. É possível selecionar o estilo da legenda clicando em “Predefinições” ou “Modelos” que aparecerá do lado direito do vídeo na tela de edição.
  6. Exporte seu vídeo legendado clicando no botão “Exportar”, que está acima do vídeo no canto superior direito.

Atenção: O uso das legendas automáticas do CapCut é gratuito nos primeiros usos. Após o limite disponibilizado pela ferramenta, é necessário assinar o CapCut Pro para conseguir legendar seus vídeos.

Exemplos para se inspirar

https://www.instagram.com/reel/DNoVS0Tpw4g/?igsh=aHpqMWIya3hvdWk1

https://www.instagram.com/reel/DNx4gBlwkOt/?igsh=ZWNuOHRyYXlnZzZn

https://www.instagram.com/reel/DNJHlGMtGGu/?igsh=eXQ1ZDkybm44eTE5

https://www.instagram.com/reel/DNTRFqNuQG-/?igsh=NDZpbzY2bXZ6OWJh

Manual para baixar

Manual vídeo divulgação científica SEPELLA