2016

– O tratamento (didático) do gênero artigo de opinião em diferentes livros didáticos de língua portuguesa – (Adriana Santos de Oliveira) – Acessar dissertação

– Crenças linguísticas e a realidade da sala de aula: propostas sociolinguísticas para o ensino de língua portuguesa no nono ano do ensino fundamental – (Carla Beatriz Frasson) – ACESSAR DISSERTAÇÃO

– Poesia com tecnologia em língua portuguesa no 9° ano da EJA: estratégias de leitura literária e aporte tecnológico – (Ecival Carvalho dos Santos) – Acessar dissertação

– A nasalidade na escrita de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental I – descrição e intervenção pedagógica (Éllis Márcia Batista Rodrigues) – Acessar dissertação

– A carta de reclamação na Facebook: uma proposta para aulas de língua portuguesa – (Juliana de Fátima Batista) – Acessar dissertação

– O dicionário escolar como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula – (Leydiane Costa Amado Araújo) – Acessar dissertação

– A representação da consoante em final de sílaba em textos de alunos da EJA – (Maria das Mercês Cardoso de Assis) – Acessar dissertação

– Oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental – (Maria de Fátima de Mello) – Acessar dissertação

– Variação linguística: trabalhando crenças, atitudes e o livro didático – (Romilda Ferreira Santos) – Acessar dissertação

– Construindo uma comunidade de leitores: seleção de obras e estratégias de leitura literária – (Sandra Lopes de Sousa) – Acessar dissertação

– Proposta de ensino de variação diatópica em aulas de língua portuguesa para classe hospitalar – (Wânia Elias Vieira de Oliveira) – acessar dissertação

 

2015

– Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica – (Caroline Costa Silva) – Acessar dissertação

– Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião : uma proposta de sequência didática para o 9º ano – (Caroline Schwarzbold) – Acessar dissertação

– Ampliação vocabular: glossário de textos do livro didático de língua portuguesa “Vontade de saber português” do 9º ano – (Célia Davi de Assunção) – Acessar dissertação

– O gênero discursivo tira no ensino de língua portuguesa : uma proposta de trabalho – (Christiane Renata Caldeira de Melo) – Acessar dissertação

– Letramento literário e teatro na escola : ensino da literatura como rubrica sob a regência do professor – (Cleonice de Moraes Evangelista Leão) – Acessar dissertação

– Gênero discursivo charge : do portal do professor para o ambiente virtual de aprendizagem – (Cléverson Alves Silva) – Acessar dissertação

– Leitura e produção de histórias em quadrinhos: uma proposta de multiletramentos pautada na Gramática do Design Visual e em aulas do Portal do Professor – (Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi) – Acessar dissertação

– Letramento literário : a escola como espaço privilegiado para formação de leitores – (Dalma Flávia Barros Guimarães de Souza) – Acessar dissertação

– A produção de paráfrases para a ampliação vocabular – (Dayse Cardoso Guimarães) – Acessar dissertação

– Glossário escolar : uma construção do aluno – (Fablinne Marani Pereira Silva) – Acessar dissertação

– A produção de texto de opinião nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho – (Francisca Borges Barbosa) – Acessar dissertação

– A mediação do professor no processo de seleção e condução de textos literários : uma prática da leitura literária para alunos de Ensino Fundamental – (Heloisa Maria Marques Lessa) – Acessar dissertação

– Os conhecimentos prévios no letramento literário – (Josiane Tavares Silva) – Acessar dissertação

– Ensino com o gênero conto : contribuições da análise de discurso crítica para a implementação da lei 10.639/03 – (Lúcia Maria de Almeida) – Acessar dissertação

– Literatura negra e indígena no letramento literário: um estudo sobre a identidade leitora de alunos do ensino fundamental II – (Lorena Faria de Sousa) – Acessar dissertação

– Variação diatópica de aspecto semântico-lexical e ensino de Língua Portuguesa – (Márcia Christina de Souza Oliveira Caixeta) – Acessar dissertação

– Uma abordagem fonológica da segmentação na escrita de alunos do ensino fundamental II – (Maria Hellen Brandão) – Acessar dissertação

– Leitura literária em discurso : a escolarização da literatura no ensino fundamental II – (Marineia Lima Cenedezi) – Acessar dissertação

– O protagonismo de personagens negros em contos infantis: contribuições da análise do discurso crítica para o ensino de língua portuguesa em uma classe hospitalar – (Mauricéia Lopes Nascimento de Souza) – Acessar dissertação

– A adequação linguística enquanto elemento essencial a diversas práticas sociais – (Natália Silva Vida) – Acessar dissertação

– Trabalhando a notícia em sala de aula – (Paula Márcia Lázaro da Silva) – Acessar dissertação

– Ler poemas e brincar, cantar e animar: uma experiência rumo ao letramento literário – (Sandra Helena Borges) – Acessar dissertação

– Oralidade e letramento no ensino de Língua Portuguesa : uma proposta de trabalho com o gênero relato pessoal – (Sônia Alves Dantas) – Acessar dissertação

2014
[academicpubs category=selected,2014-dissertacoes numbered=true reverse=true show_links=true]

2013
[academicpubs category=selected,2013-dissertacoes numbered=true reverse=true show_links=true]

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.