Coordenação: José Sueli de Magalhães / Camila Tavares Leite

O GEFONO, Grupo de Pesquisa em Fonologia, reúne pesquisadores (docentes, doutorandos, mestrandos e graduandos) cujo objeto de estudo é a descrição e análise de processos fonológicos e morfofonológicos do Português Brasileiro, especialmente, o falado em Minas Gerais. A descrição dos dados baseia-se na metodologia laboviana da Sociolinguística Variacionista, bem como na perspectiva experimental a partir de softwares como o Praat. Do ponto de vista teórico, as pesquisas do grupo sustentam-se, fundamentalmente, nos modelos pós-gerativos, tais como a Teoria da Otimidade e o modelos multirrepresentacionais.

Coordenação: Maria Aparecida Resende Ottoni

O Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional foi criado em 2009 com o intuito de propiciar um espaço institucional de discussão acerca dessas duas perspectivas teóricas, das suas potencialidades e limitações, das possibilidades de aplicação de ambas ao ensino de línguas e de formação de pesquisadores interessados na Análise de Discurso Crítica e/ou na Linguística Sistêmico-Funcional. O grupo conta hoje com 28 membros, de várias instituições.

Coordenação : Marisa Martins Gama-Khalil

O GPEA insere-se em uma rede de pesquisas, dialogando diretamente com o GT da ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional e com vários grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq, como: Nós do Insólito (UERJ), Vertentes do Fantástico na Literatura (UNESP), LABEDISCO (UESB), GEADA (UNESP), LEDIF (UFU), Topus (UnB). O GPEA forma rede também com grupos estrangeiros, como com o Grupo de Estudios sobre lo fantástico, coordenado pelo Dr. David Roas (UAB), bem como com a pesquisadora Dra. Maria João Simões, da Universidade de Coimbra. O GPEA realiza o Colóquio de Estudos em Narrativa (CENA) bienalmente, com auxílio de agências de fomento (CAPES, FAPEMIG, CNPq) e da UFU. Em todas as edições do CENA foram produzidos livros, revistas e Anais, divulgando os trabalhos.

Coordenação : Jose Borges Neto | Maria José Gnatta Dalcuche Foltran

O Grupo de Estudos de Semântica Formal do Português da UFPR (GESFP-UFPR) desenvolve estudos e pesquisas de semântica formal com vistas a um melhor entendimento do funcionamento semântico da língua portuguesa e ao desenvolvimento de ferramentas formais que permitam a interface entre os estudos da linguagem, a lógica e a ciência da computação. Os membros do Grupo participam ativamente das iniciativas relacionadas com os estudos semânticos em geral e com os estudos das interfaces entre a semântica, a pragmática, a sintaxe e a fonologia (estudos prosódicos, em particular). O Grupo tem uma programação de encontros regulares (seminários, oficinas, etc.), envolvendo pesquisadores de outras instituições brasileiras e/ou estrangeiras, e mantém um Laboratório de Semântica Formal (LaSF) que, entre outras coisas, procura desenvolver ferramentas computacionais para o tratamento de aspectos da língua portuguesa.

Coordenação : Maura Alves de Freitas Rocha | Elisete Maria de Carvalho Mesquita

O projeto contribuirá para o aperfeiçoamento dos pesquisadores nele envolvidos e para a formação em nível de graduação e pós-graduação de estudantes e pesquisadores. Espera-se que as ações desenvolvidas gerem um número significativo de produtos, entre os quais se destacam aqueles de caráter acadêmico, bibliográfico e material de apoio ao ensino da Língua Portuguesa, a saber: dissertações de mestrado, teses de doutorado e estágios de pós-doutorado; promoção de eventos nacionais e internacionais; submissão de artigos a Conselhos Editoriais de revistas da área; publicação de livros, prevendo-se os seguintes temas: linguagem e ensino: leitura e escrita; gênero de discurso e conhecimento linguístico; tecnologia e interdisciplinaridade. Além disso, as reflexões resultantes das pesquisas, dos encontros e das discussões promovidas, subsidiarão a elaboração de material didático e pedagógico a ser compartilhado com a comunidade docente em Língua Portuguesa.

Coordenação : Guilherme Fromm | Eliana Dias

O grupo pretende realizar pesquisas nas chamadas Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia e Onomástica (Toponímia e Antroponímia). Os objetivos são tanto teóricos quanto práticos, já pensando na elaboração de produtos lexicais.

Perfil CNPq Site do grupo

Coordenação : Juliana Bertucci Barbosa | Talita de Cássia Marine

O GEVAR visa à descrição de fenômenos linguísticos identificados como possíveis elementos que estão (ou estavam) em variação no português mineiro e que ainda não foram avaliados do ponto de vista sincrônico e/ou diacrônico. Para isso os textos analisados, orais ou escritos, estão sendo organizados em um banco de dados, dessa forma estaremos contribuindo na construção de um corpora com textos do Português Mineiro. Esse material é composto por gravações orais(posteriormente transcritas), jornais, manuscritos, documentos etc. No grupo ainda há uma linha relacionada ao Ensino de Língua Portuguesa e Sociolinguísticas, estudos de crenças e atitudes linguísticas.

Perfil CNPq Site do grupo