O CENINHA é um evento acadêmico relacionado ao CENA – Colóquio de Estudos em Narrativa. O CENA, que ocorre bienalmente na UFU, já contou com cinco edições: 2008, 2011, 2013 e 2015, cada uma destinada a um eixo temático: espaço ficcional, literatura fantástica, literatura infantojuvenil e medo, respectivamente. O CENINHA, de abrangência regional, funcionará também bienalmente como um evento intermediário ao CENA (de abrangência internacional), sendo realizado nos anos pares, integrando as ações do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas (GPEA).
O CENINHA, do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia, é um evento acadêmico-científico para discussão e divulgação de produção científica, acadêmica, técnica e cultural na área de Literatura Fantástica e de Letras, abrangendo profissionais dessa área. Destina-se a viabilizar um espaço acadêmico de debates que contribua para a formação de estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas citadas, bem como a possibilitar uma integração maior entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa à universidade.
O ILEEL e o GPEA apostam na relevância que a promoção de eventos científicos tem para a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e no quanto tais iniciativas são profícuas para o efetivo intercâmbio entre pesquisadores de diferentes espaços.
A programação do CENINHA integrará debates variados sobre temas que abrangem estudos acerca da literatura fantástica e seus atravessamentos, por intermédio das atividades: mesas redondas e comunicações. Nas mesas redondas, as discussões fomentarão reflexões sobre as pesquisas na área da Literatura fantástica; nas comunicações, as discussões serão articuladas em torno das pesquisas nas áreas da literatura fantástica e de Letras.
O público alvo do CENINHA será composto por alunos de graduação e de pós-graduação em Letras e cursos afins da UFU e de outras instituições de ensino superior do país; mestres e doutores em estudos literários e outras áreas afins; professores da rede pública e particular de ensino.