(34) 3239-4487 secpplet@ileel.ufu.br | atendepplet@ileel.ufu.br copplet@ileel.ufu.br

Projetos de Pesquisa

Docente: Profª. Dra. Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha
“Olhares femininos, exercícios metaficcionais: fragmentos do discurso narrativo contemporâneo”

Linha 1 –Literatura, Memória e Identidades

O Projeto tem os seguintes objetivos: Desenvolver um plano de pesquisa com base em um corpus ou corpore literário-ficcional, contemporâneo, de autoria feminina especialmente de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, e Marina Colasanti, Maria Teresa Horta, Nathalie Sarraute e Marguerite Duras com vistas a delinear e organizar uma linha de pesquisa que privilegie o discurso feminino narrativo, observando, para tanto, as interações de sentido, os processos enunciativos e a estruturação dos elementos constitutivos da literariedade, da emoção e da presentificação de realidades ficcionais. ■ Promover abordagens críticas que favoreçam, a partir da análise de objetos de pesquisa previamente escolhidos, uma interface interdisciplinar, de modo a proporcionar uma amplitude dos limites teóricointerpretativos do texto literário moderno. ■ Efetivar estudos comparativos, dialógicos, entre textos selecionados das autoras sugeridas e os textos críticos, teóricos, filosóficos, enfim, científicos, que ajudem a perscrutar o tecido literário, discursivo e ideológico em questão.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Cíntia Camargo Vianna
“Literatura e representações de etnicidades: a escrita de violência”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

O projeto de pesquisa intitulado Literatura e representações de etnicidades: a escrita de violência consiste na revisão das concepções existentes para a América Latina e na consideração e investigação da presença do elemento negro ou de matriz africana, principalmente em Cuba, Brasil e Colômbia, inscrito na literatura pela via da violência.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Elaine Cristina Cinta
“Concepções do sujeito lírico na poesia contemporânea: dos anos 90 à atualidade”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

Há uma nostálgica cobrança de um projeto estético na contemporaneidade que, na verdade, apresenta o desconforto de um crítico embalado pelo conforto das poéticas das vanguardas, e que agora precisa reinventar uma visão que se adeque menos à profícua e consagrada produção da alta modernidade e mais ao momento históricofilosófico, redimensionando critérios que sejam mais pertinentes à atualidade. É exatamente em busca deste olhar novo, que proponho este projeto de pesquisa, uma vez que percebo a demanda de uma crítica que, através da análise dos processos enunciativos do texto lírico produzido dos anos 90 até os dias atuais, busque apreender algumas propostas que permeiam na literatura contemporânea. Este estudo tem, então, como principal inquietação, a preocupação em repensar os critérios de estudos da lírica, buscando apreender o que a contemporaneidade oferece a este gênero. Como o gênero lírico é, na tradição literária, aquele que mais se destina a dimensionar um eu, compreendo que o estudo da constituição da categoria do eu-lírico poderá remeter a uma concepção deste sujeito em sua historicidade e, em um desdobramento natural, da própria lírica e seu lugar em uma cultura que complexificou seus processos e representações. Assim, esta pesquisa pretende, através da leitura contemporânea do gênero, repensar como o sujeito se coloca diante desta historicidade específica, e como as resoluções da linguagem lírica atual enunciam este mesmo sujeito. Para atingir esta proposta, será necessário investigar os principais meios de divulgação do pensamento crítico e das expressões poéticas atuais, como revistas especializadas, blogs e publicações eletrônicas e midiáticas em geral, e locais nos quais a discussão se institucionaliza, como encontros, eventos da área e similares. A pesquisa, então, se bifurcará em duas fases: a primeira, voltada para as produções poéticas que englobam o período mencionado, e a segunda, para a recepção desta produção, através da crítica especializa.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro
“O imaginário histórico e o discurso ficcional brasileiro nos anos da ditadura militar”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

O projeto visa estudar o questionamento e a reelaboração dos mitos históricos oficiais, bem como a reinvenção da identidade nacional, por meio da produção literária brasileira nas décadas de 1960 a 1980, tomando o teatro musical, a canção e a poesia como eixos privilegiados, mas não exclusivos.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Enivalda Nunes Freitas e Souza
“Estudos do imaginário em textos líricos contemporâneos”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

A crítica do imaginário, cujo núcleo central é o trajeto antropológico do homem, estuda a hermenêutica dos símbolos, das imagens e dos mitos no processo da criação literária, vendo neles um esforço poético de resgatar o homem de sua temporalidade. Desta forma, tendo como base teórica as obras de Gilbert Durand, Gaston Bachelar, Carl Gustav Jung, Octavio Paz, parte-se para a análise de importantes poetas – e textos líricos em geral – da Literatura Brasileira contemporânea, procurando situá-los dentro da história literária e política, no encalço do sentido de suas manifestações simbólicas e sua relação com a cultura em que estão inseridas. Durante o ano de 2009, foram estudas as obras de Hilda Hilst, Dora Ferreira da Silva e Cecília Meireles.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Prof. Dr. Fábio Figueiredo Camargo
“O sexo da palavra: cenas sexuais homoeróticas na prosa brasileira”

Linha 1 –Literatura, Memória e Identidades

O projeto pretende fazer um levantamento e analisar cenas de relações sexuais homoeróticas na prosa brasileira dos séculos XIX ao XXI, concebendo-as como representação social dos sujeitos homoafetivos descritos nesses textos, sem perder de vista a produção estética dos autores que produzem esse tipo de cena. O projeto justifica-se pelo fato de não haver nenhum trabalho sobre essa questão específica produzido até agora no Brasil, bem como pelo fato de que se as cenas de relações sexuais existem, podem ser lidas como traços da visão que as diversas gerações fizeram e ainda fazem dos sujeitos homoeróticos e de suas relações sexuais, produzindo um discurso que foi, de certo modo, banido do cânone da série literária brasileira. A metodologia será qualitativa, produzindo um levantamento amplo que, sem a ambição de esgotar o tema, tenha como objetivo reunir cenas paradigmáticas que permitam um exame mais vertical dos textos existentes e das cenas descritas, de acordo com as expressões utilizadas e seus contextos de produção, bem como as formas de recepção que esses textos tiveram. Pretende-se, ao final da pesquisa, a publicação de um livro e concomitantemente a produção de artigos a serem apresentados em congressos e seminários e a publicação em periódicos brasileiros e internacionais.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Fernanda Aquino Sylvestre
“Relações entre história e ficção na literatura contemporânea: identidade, cultura e formas literárias”

Linha 1 –Literatura, Memória e Identidades

O objetivo desta pesquisa é estudar narrativas contemporâneas que abordem como o 11 de setembro influenciou o comportamento das pessoas logo após o ataque e alguns anos depois, mostrando de que forma afetou a identidade nacional dos norteamericanos, dos iraquianos e de pessoas de outras nacionalidades, dentro e fora dos Estados Unidos. De modo geral, pretende-se discutir as relações entre a história e a literatura na literatura contemporânea, por meio das questões de identidade nacional e cultural e do resgate de formas literárias do passado como mitos e contos de fadas.Para tanto serão discutidas questões referentes ao imperialismo, ao nacionalismo,ao multiculturalismo e à formação das identidades nacionais, levando em conta o contexto pós-moderno, dominado pelo excesso de imagens e notícias, globalizado. Também serão abordados o projeto das minorias – que tentam resolver seus problemas locais na impossibilidade de solucionar os globais – e o papel da globalização, que busca homogeneizar elementos culturais díspares e aproximar culturas extremamente diferentes, como é o caso dos Estados Unidos e da Europa que em muito se afastam da identidade oriental, sobremaneira do Iraque.Não se deixará de abordar as relações de poder que enaltecem os países mais fortes, como os Estados Unidos e desrespeitam culturas de países mais pobres como o Iraque.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Irlei Margarete da Cruz Machado
“A dramaturgia poética de Federico Garcia Lorca e outras dramaturgias”

Linha 3 –Literatura, Outras artes e Mídias

A obra de Federico García Lorca, por razões políticas, permaneceu durante um longo tempo na obscuridade. Proibida na Espanha de Franco, seu acesso foi, de certa forma, negligenciado. Apenas mais recentemente estudiosos europeus e norte americanos começaram a estudá-la. Em nossa universidade ela não foi ainda estudada em profundidade nem no curso de letras e/ou mesmo no curso de teatro. Este é o primeiro grupo que se forma para pesquisar os aspectos mais profundos da obra do autor granadino. Sendo uma obra manifestadamente hibrida em que se conjugam poesia e dramaturgia acreditamos de suma importância criar um núcleo dedicado ao estudo dos diversos aspectos da dramaturgia de García Lorca, em que se possam analisar as questões de cunho filosófico, social e político que aparecem na obra do autor, vinculadas ao período histórico em que viveu. Pretende-se com isso levantar aspectos marcantes da obra do autor, tais como: amor, morte, erotismo, surrealismo, solidão, poesia, misticismo religioso, musicalidade entre outros.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Prof. Dr.  Ivan Marcos Ribeiro
“Relações entre literaturas de expressão inglesa e outras artes: estudos de caso “

Linha 3 –Literatura, Outras artes e Mídias

O presente Projeto de Pesquisa tem o objetivo de estabelecer um corpus de investigação onde se insiram elementos passíveis de análise dentro das literaturas de expreassão inglesa e do campo de interartes. Com isso, e partindo de uma pesquisa mais escrita feita anteriormente, tal proposta visa ainda estabelecer limites comparativos entre a literatura e outras artes como campo de pesquisa, tentando a partir daí, ao mesmo tempo em que restringe o veio analítico, a inserção cada vez maior de produções literárias úteis a tal esquema comparativo. Lidar-se-à, portanto, com a literatura de expressão inglesa como objetivo final, estabelecendo, outrossim, um contato frutífero com outras artes, em especial com a pintura, com a música e com o cinema, entre outras.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Drª.  Joana Luiza Muylaert de Araújo
“Epistolografia e literatura brasileira: leituras contemporâneas do modernismo “

Linha 1 –Literatura, Memória e Identidades

Dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2007, proponho o estudo dos textos fundadores da História da Literatura Brasileira, com o propósito de estabelecer a permanência de uma tradição inventada pelos primeiros escritores estrangeiros e incorporada tanto pelos historiadores e críticos românticos que, em suas escritas, consolidaram aquela tradição , como pelos modernistas que reiteraram, mais do que romperam, a mesma tradição. Entretanto, trabalho ainda com uma outra hipótese, que é de verificar por meio da correspondência entre Mário de Andrade e os escritores mineiros a possibilidade de uma outra escrita da história literária brasileira, construída entre hesitações e perplexidades, sem o tom comumente assertivo, e às vezes categórico, da crítica empenhada na solidificação de um Brasil Literário. Em linhas gerais, procuro buscar nos textos fundadores da historiografia literária brasileira, os pressupostos teóricos e metodológicos, que sustentaram o projeto romântico de uma nova escrita da história da literatura nacional, reapropriada em nova chave pelos escritores modernistas, o material para examinar outras possibilidades de escritas da história literária brasileira, do ponto de vista das principais vertentes da historiografia literária contemporânea, afinadas com a redefinição dos paradigmas que sustentaram a historiografia tradicional. Textos fundadores, ensaios, resumos e florilégios; histórias da literatura brasileira totalizantes, abrangendo das origens até a contemporaneidade; cartas, diários e memórias de autores modernistas Mário de Andrade e Oswald, Drummond e Bandeira, Mário de Andrade, Drummond e Bandeira, Mário e Henriqueta Lisboa, Mário e Murilo Rubião, Mário e Fernando Sabino, Mário e Pedro Nava, entre outros – formam o conjunto de textos, o corpus do presente projeto de pesquisa.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Drª.  Kenia Maria de Almeida Pereira
“As temáticas do holocausto e do anti-semitismo na poesia brasileira”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

Analisar e interpretar os poemas brasileiros que apresentem como tema questões judaicas como o Holocausto, o anti-semitismo, campos de concentração, a diáspora, a fundação do Estado de Israel, bem como temáticas ligadas ao imaginário hebraico: o mito do Judeu Errante, a terra de Canaã, o messianismo, dentre outros. Durante nossas reflexões estaremos ancorados em alguns teóricos como Maria Luiza Tucci Carneiro, Primo Levi, Hugo Friedrich,Hannah Arendt, dentre outros. Destacamos como objetivos do projeto: 1- Inventariar os poemas brasileiros que apresentam como tema questões judaicas como o Holocausto, o anti-semitismo, campos de concentração, a diáspora, a fundação do Estado de Israel, bem como temáticas ligadas ao imaginário hebraico: o mito do Judeu Errante, a terra de Canaã, o messianismo, dentre outros; 2- analisar o contexto histórico em que tais poemas foram produzidos, assim como o envolvimento dos poetas brasileiros com a questão judaica; 3. 3-analisar e interpretar os poemas inventariados com base em reflexões teóricas que permearão a Teoria da Literatura e a História; 4- orientar estudos – em nível de Iniciação e Pós-graduação – que venham a ampliar esta rede de conhecimentos e abordagens; 5- Fornecer informações para a composição do Banco de Dados que irá compor o Museu Virtual sobre o Holocausto; 6- Publicar uma antologia com os poemas estudados; 7- Publicar um livro com os resultados obtidos, se possível, com o apoio da editora da Universidade Federal de Uberlândia-EDUFU; 8- Produzir CD-ROM com os poemas sobre Holocausto e Anti-semitismo, o qual servirá de suporte pedagógico aos professores do ensino básico à Universidade.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Drª.  Kenia Maria de Almeida Pereira
“Estudo e análise do teatro de Antonio José da Silva, O Judeu”

Linha 3 –Literatura, Outras artes e Mídias

O projeto consiste em estudar o teatro de Antônio José da Silva, o Judeu, pesquisando principalmente as questões do imaginário popular e do diálogo intertextual mantido pelo autor com obras clássicas e consagradas, como D. Quixote, A Divina Comédia, dentre outras. As reflexões teóricas do projeto ancoram-se nos estudos de Bakhtin, principalmente no que se refere à carnavalização e à paródia. Já os estudos referentes à estrutura e temática do teatro e da vida de o Judeu serão apoiados nas pesquisas de José Oliveira Barata e Alberto Dines.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Prof. Dr.  Leonardo Francisco Soares
“Narrativas e(m) guerra: o tecido em emergência”

Linha 3 –Literatura, Outras artes e Mídias

Este projeto retoma o cerne do meu trabalho de doutorado, desenvolvido entre os anos de 2002 e 2006 na Universidade Federal de Minas Gerais (publicado em 2012 pela ed. UFMG), que foi apresentar uma discussão a respeito dos processos de construção de identidades em narrativas advindas do cinema e da literatura da Europa Centro-Oriental, que problematizavam as diferentes configurações da guerra, bem como sua articulação com as concepções de nação, história, memoria e representação. Na época, eu trabalhei com seis narrativas: os livros Três cantos fúnebres para o Kosovo, de Ismail Kadaré (Albânia), Um túmulo para Boris Davidovitch, de Danilo Ki? (Iugoslávia ) e A exposição das rosas: duas novelas, de István Örkény (Hungria); e os filmes Antes da Chuva, de Milcho Manchevski (Macedônia), Underground, de Emir Kusturica (Iugoslávia) e Um olhar a cada dia, de Theo Angelopoulos (Grécia). A proposta agora é aprofundar na pesquisa e análise de alguns dos autores do corpus anterior, ampliado para outras narrativas do conjunto da obra dos artistas selecionados, que tratam direta ou indiretamente da temática da guerra. Para tanto, tomarei como objeto de reflexão textos, advindos da produção ficcional dos escritores Ismail Kadaré e Danilo Ki? e da trajetória fílmica dos cineastas Theo Angelopoulos e Emir Kusturica.Assim, no que se refere ao cinema, pretende-se trabalhar com os filmes Quando papai saiu em viagem de negócios (1985); Memórias em super 8 (2001) e A vida é um milagre (2004), de Emir Kusturica; enquanto que da produção de Theo Angelopoulos, selecionei os filmes A eternidade e um dia (1998), Trilogia: o vale dos lamentos (2004) e Trilogia II: a poeira do tempo (2008). Quanto à literatura, dentre os livros de Danilo Ki?, tomo para estudo o livro de contos Enciclopédia dos mortos (1984) e do chamado Circo de família, composto pelas narrativas Chagrins précoces (Rani jadi)[Primeiros sofrimentos](1969), Jardim, cinzas (Basta, pepeo) (1965) e Sablier (Pescanik)[Ampulheta](1972), pretendo retomar o romance de 1965. No que se refere à vasta produção de Ismail Kadaré, recortarei, em um primeiro momento, as narrativas que estabelecem um diálogo com a Ilíada, de Homero, tendo selecionado, por enquanto: Dossiê H (1989), Os tambores da chuva (1994), O general do exército morto (1970), Crônica de pedra (1998), Vida, jogo e morto de Lul Mazrek (2002), A filha de Agamenon (2003) e Uma questão de loucura (2005).  Já os filmes de Theo Angelopoulos e de Emir Kusturica e os livros de Danilo Ki?, citados acima, serão trabalhados, posteriormente, a partir dois eixos temáticos: Infância e guerra/ Imagens da memória das guerras.

Palavras-chave: Literatura e cinema: formas e processos narrativos; Narrativa e Guerra; Cinema e literatura da Europa Centro-Oriental.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Prof. Dr. Luiz Humberto Martins Arantes
“Mnemósine em cena: memória, dramaturgia e contemporaneidade no teatro (hispanidades brasilianas)”

Linha 3 –Literatura, Outras artes e Mídias

Este projeto de pesquisa pretende investigar alguns dos espetáculos teatrais que, ao longo da do tempo, optaram por encenar a questão da memória, seja tematizando-a seja teatralizando/adaptando biografias para a escrita cênica. Destra forma, o tema da memória apresenta-se como um recorte teórico metdológico de suma importância para os pressupostos da presente proposta.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Maria Auxiliadora Cunha Grossi
“Literatura e recepção estética: poesia e música palavra e voz”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

O projeto pretende explorar a interpretação do texto literário, mais especificamente da palavra poética no poema e na canção, compreendendo a importância da criação de uma dicção própria instituída na relação entre texto e leitor. Assim como declamar textos e experimentar melodias no ato da fala e do contato com o público são atos de leitura primordiais à percepção/recepção da linguagem e ao seu domínio, introduzir o estudo da palavra poética nas canções poderá tornar-se ainda mais um instrumento eficaz que conduz a atitudes de autonomia e de identificação estética com o texto. Ao fazer uso desta musicalidade presente tanto no poema quanto na canção, o leitor busca os recursos coloquiais da oralidade, eliminando a fronteira entre palavra e canto, aproximando-se de forma especial do texto e da leitura, fazendo com que a palavra deixe de ser um simples instrumento da oralidade. A hipótese aqui considerada é a de que o trabalho com a linguagem poética, com a palavra como unidade sonora, como uma síntese entre som e sentido, é fundamental à formação de uma « escuta metafórica » do sujeito, a sua interação com a própria linguagem de que faz uso, além de contribuir para um melhor desempenho lingüístico. Entre outros aspectos, valorizar a abordagem do texto poético em sua forma sonora reiterada pela voz que o interpreta, abre perspectivas a leituras estéticas fundamentais à compreensão e percepção da linguagem poética como fruição, desobrigação e prazer. Para atingir estes objetivos, no entanto, é necessária a adoção/compreensão de métodos que não rivalizem a atividade conceitual e a atividade imaginativa da experiência com a leitura. São necessários métodos que possibilitem leituras que abram campo para uma experimentação com acesso à interface, à interatividade proporcionada pelas múltiplas possibilidades de interpretação do texto. Nestes métodos deverão estar presentes atos de leitura fundados em uma razão comunicativa, enraizados na partilha da palavra, da voz e da obra que viabilizem, sobretudo, uma efetiva formação estética integrada ao conhecimento.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Maria Ivonete Santos Silva
“A desumanidade dos contos de Antônio Carlos Viana: perspectivas do conto brasileiro contemporâneo”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

Promovendo a confluência das várias vertentes hoje reconhecidas pela crítica especializada, os contos de Antônio Carlos, antes mesmo de almejar a atenção dos estudiosos e do grande público acostumado às histórias mirabolantes, procura “dizer” aquilo que cada vez mais os leitores além de ler, querem “ouvir” e, sobretudo, “sentir”. Os recursos por ele utilizados na composição de suas narrativas falam à consciência daqueles que se sentem tocados pela desumanidade de “histórias-mínimas” narradas, acima de tudo, para confrangi. Mesmos apresentando indícios de que os impasses sócio-culturais presentes em suas narrativas se encontram relacionados a espaços geográficos marcados pela violência e pelo subdesenvolvimento, suas histórias ultrapassam a questão territorial para se lançar em uma dimensão que questiona a própria existência. Independentemente de “fronteiras” que separam, desqualificam e segregam os indivíduos, a questão que subjaz à condição de impotência, alienação, precariedade e, em alguns contos, de ingenuidade de seus personagens, é discutir o quanto de humano resta em/a cada um deles. Sendo assim, o nosso objetivo neste projeto de pesquisa é, inicialmente, apresentar um panorama geral dos herdeiros da tradição deixada pelos seus antecessores, ou seja, expor nossas reflexões acerca de como esses herdeiros tem feito uso da herança recebida. Destacaremos, portanto, os autores herdeiros da introspecção, que seguem a linha de Clarice Lispector e Ligia Fagundes Teles; os herdeiros da violência urbana de Ruben Fonseca e de Dalton Trevisan; os herdeiros do insólito, sobretudo na linha de Júlio Cortazar – e dela se depreende uma das principais características do autor objeto do nosso estudo, Antônio Carlos Viana; os herdeiros do conto de dimensão regional e, finalmente, os herdeiros da oralidade. Esta revisão da critica literária contemporânea se justifica na medida em que, ao final da nossa pesquisa pretendemos demonstrar como a produção contística de Antônio Carlos Viana – também herdeira da vertente do insólito -, tem contribuído para novos desdobramentos e novas reflexões acerca do conto brasileiro contemporâneo.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Maria Suzana Moreira do Carmo
“África: estudos literários e tradutológicos”

Linha 1 –Literatura, Memória e Identidades

O projeto Estudos da tradução em língua francesa , realizado entre 2009 e 2012, consistia em propor a tradução de obras literárias e teóricas africanas de língua francesa, de modo a suprir, ainda que parcialmente, uma escassez do mercado editorial brasileiro, além de apresentar à comunidade científica brasileira trabalhos relevantes na área de teoria literária produzidos por pesquisadores africanos. Com o desenvolvimento das pesquisas ligadas ao projeto (PIBIC/FAPEMIG/UFU; PET/LETRAS/UFU e EDUFU Editora da Universidade Federal de Uberlândia) e das análises referentes à execução dos objetivos propostos, observamos a necessidade de ampliar nossa área de atuação. Assim sendo, desenvolvemos um projeto que compreende tanto a tradução, fundamental na divulgação de autores africanos de língua francesa, quanto os estudos literários africanos, ampliando a investigação para trabalhos que envolvam a ficção literária africana em língua portuguesa, por entendermos a pertinência de estudos que possam estabelecer trocas, sob uma perspectiva comparada e enriquecedora, com padrões multilíngues de criação. A despeito das inúmeras iniciativas quanto às pesquisas em literaturas africanas no Brasil, observamos ainda certa timidez no que diz respeito aos estudos literários do oeste africano, o que revela uma percepção ainda fragmentada da produção cultural dos países dessa região do continente e de sua importância para a nossa formação identitária, subtraindo-nos conhecimentos essenciais para implementação da Lei 10.639/03. Analisar os processos plurais de redefinição das miradas homogeneizantes nas literaturas africanas, tanto de língua francesa quanto de língua portuguesa, e traduzir obras africanas de língua francesa inéditas constituem, portanto, os principais objetivos deste projeto.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Profª. Dra. Marisa Martins Gama Khalil
“Representações espaciais do horror na narrativa fantástica brasileira dos séculos XX e XXI”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

O projeto tem como proposta de base o estudo da importância dos espaços ficcionais na construção do horror em narrativas fantásticas brasileiras dos séculos XX e XXI. Para tanto, as perspectivas teóricas norteadoras terão por fundamento as noções sobre espaço, sobre narrativa fantástica, sobre o horror na literatura e sobre as propostas estéticas do modernismo brasileiro à literatura contemporânea.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Prof. Dr.  Paulo Fonseca de Andrade
“A progressão da aurora exterior: a experiência literária à luz do pensamento de Maurice Blanchot e Marguerite Duras”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

Este projeto pretende promover um aprofundamento dos estudos sobre o processo da experiência literária, no contexto da literatura moderna e contemporânea, a partir da literatura crítico-analítica de obras literárias e fílmicas. Para tanto, lançamos mão da obra literária e cinematográfica de Marguerite Duras (especialmente do conjunto chamado “ciclo indiano”) e da obra crítico-escritural de Maurice Blanchot. A leitura da obra de Duras se fará articulada às proposições teóricas de Blanchot não apenas porque o ficcionista e crítico literário foi contemporâneo, leitor e amigo pessoal da escritora, mas sobretudo porque essas duas obras revelam, à medida que as aproximamos, uma relação de intenso diálogo no modo como entendem e vivem a experiência literária. Assim, interessa-nos investigar a noção de escrita veiculadas por esses autores, assim como, no caso da obra blanchotiana, outras noções a ela relacionadas experiência literária, exterior, desastre, neutro, desaparecimento.

Site do grupo Perfil CNPq

Docente: Prof. Dr.  Paulo Fonseca de Andrade
“A progressão da aurora exterior: a experiência literária à luz do pensamento de Maurice Blanchot e Marguerite Duras”

Linha 2 –Literatura, Representação e Cultura

Este projeto pretende promover um aprofundamento dos estudos sobre o processo da experiência literária, no contexto da literatura moderna e contemporânea, a partir da literatura crítico-analítica de obras literárias e fílmicas. Para tanto, lançamos mão da obra literária e cinematográfica de Marguerite Duras (especialmente do conjunto chamado “ciclo indiano”) e da obra crítico-escritural de Maurice Blanchot. A leitura da obra de Duras se fará articulada às proposições teóricas de Blanchot não apenas porque o ficcionista e crítico literário foi contemporâneo, leitor e amigo pessoal da escritora, mas sobretudo porque essas duas obras revelam, à medida que as aproximamos, uma relação de intenso diálogo no modo como entendem e vivem a experiência literária. Assim, interessa-nos investigar a noção de escrita veiculadas por esses autores, assim como, no caso da obra blanchotiana, outras noções a ela relacionadas experiência literária, exterior, desastre, neutro, desaparecimento.

Site do grupo Perfil CNPq