(34) 3239-4487 secpplet@ileel.ufu.br | atendepplet@ileel.ufu.br copplet@ileel.ufu.br

Convite para defesa de dissertação de Maria Flávia Pereira Barbosa

11
jul

Título: A narrativa na ponta dos dedos: Texto e imagem nas obras de Sávia e Ângela Dumont

Resumo: Esta pesquisa dedica-se a analisar duas obras: Alberto, sonhos e alinhavos – a ousadia de ir além do chão, da escritora Sávia Dumont e Águas emendadas, escrito por Ângela Dumont. Com ilustrações confeccionadas pelo grupo Matizes Dumont, as obras diferenciam-se em sua composição literária dupla: pelo texto verbal, que dialoga com outros textos próprios da tradição popular como cantigas e trovas; e pelo bordado, na posição de ilustração. Ambos os elementos, juntos, compõem narrativas únicas, entremeadas para a construção de um enredo sensível, no qual se destacam a infância, a memória, a tradição e parte da identidade cultural brasileira. Na trajetória para examinar detalhadamente as obras, foram consultados referenciais teóricos que pudessem diferenciar as imagens poéticas, nascidas do constructo literário que evoca metáforas e símbolos para a formulação de sentido junto aos leitores, bem como as imagens pictóricas. Ainda assim, fez-se necessário outro olhar para as ilustrações bordadas, haja vista a tradição cultural, histórica e, muitas vezes, afetiva inerente a elas, para que, enfim, se pudesse depreender sua contribuição para a construção do enredo, em cada obra. Esta escolha fez com que fossem consultados estudiosos da ilustração em textos literários como Luiz Camargo (1995), Ricardo Azevedo (1997), Guto Lins (2002) e André Mendes (2007). Os conceitos de Paul Zumthor, Jerusa Pires Ferreira (2010), Câmara Cascudo (1984) foram essenciais para a observação das marcas de cultura, memória, infância e identidade presentes nas narrativas. Já a poética e as imagens das obras foram analisadas a partir do pensamento de Gaston Bachelard. Em suas reflexões acerca do devaneio e da essência das imagens literárias e de sua poética dos elementos e dos espaços, Bachelard possibilitou instrumentos para a apreciação detalhada das obras em sua totalidade. Outros teóricos também contribuíram para a análise destas obras, consideradas como inovadoras em sua construção estética literária. Concluiu-se por meio dessas análises que a composição textual e visual das obras literárias pode resultar em objetos novos e bastante significativos do ponto de vista estético e cultural.
Palavras-chave: Estudos Literários; Representação e Cultura; Sávia Dumont; Ângela Dumont; imagem; bordado; ilustração; cultura popular.

Discente: Maria Flávia Pereira Barbosa
Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Cunha Grossi

DATA: 07/08/2017
HORÁRIO: 14h
LOCAL: UFU / Campus Santa Mônica – Bloco U – Sala 213

BANCA: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Cunha Grossil / UFU (Presidente)
Prof. Dr Antônio Fernandes Junior / UFG
Prof. Dr. Fábio Figueiredo Camargo / UFU
Profa. Dra. Josebel Akel Fares / UEPA – Suplente Externo
Prof. Dr. Ivan Marcos Ribeiro / UFU – Suplente Interno