Apresentação

O campo de estudos em Análise do Discurso no Instituto de Letras e Lingüística da UFU diversifica suas práticas acadêmicas, fomentando uma variedade de enfoques teóricos na busca contínua por problematizar epistemologicamente a noção de discurso.Nesse sentido, professores, mestrandos e graduandos têm se empenhado para construir reflexões teóricas que resultem em extensões epistemológicas a este campo de estudo, visando a um perfil teórico singular que demarque as pesquisas que realizamos na área. O encontro desses segmentos e as leituras teóricas tomadas para discussão e construção de relações têm trazido percepções, por vezes, idiossincráticas, acerca de encaminhamentos teóricos e metodológicos das pesquisas em andamento.

Assim, os grupos de estudos procuram cada vez mais tentar se especializar em interfaces teóricas que permitam e permeiem essas possibilidades de extensões teóricas, no intuito de colocar em funcionamento a rede conceitual da Análise do Discurso Francesa e uma multiplicidade de facetas teórico-metodológicas. É com esse espírito de empreendimento extensional-teórico-metodológico, vinculados a um projeto direcionador dessa diversidade teórico-metodológica, que professores e acadêmicos têm se calcado para construir uma prática acadêmica que nos atribua uma identificação consistente com a área.

A base teórica que norteia esses estudos se funda na Análise do Discurso de linha francesa, mais precisamente, tomando por base as reflexões teóricas empreendidas por Michel Pêcheux e suas teorizações sobre o discurso. Essa base teórica se constitui em interface com uma base referencial que tem aludido aos estudos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e Michel Foucault, sem nos esquecermos, também, das contribuições teóricas advindas de Dominique Maingueneau.

O Laboratório de Estudos Polifônicos nasceu no primeiro semestre de 2001 com a modesta denominação informal de Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEB). Naquela época o que nos desafiava era construir uma incursão reflexiva em torno das obras Marxismo e Filosofia da Linguagem e Estética da Criação Verbal, ambas de Mikhail Bakhtin. Em 2002, aguçados por um espírito de integração acadêmica, nos juntamos ao então Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF), do qual derivou o Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso (GPAD).

Com a diversificação natural de enfoques teóricos, o GPAD foi se subdividindo conforme os interesses de seus participantes, inseridos nas linhas de pesquisa constituintes do Grupo. Foi no interior do GPAD, em outubro de 2006, que se instaurou o Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) como um fórum de investigações metodológicas acerca de abordagens discursivas aos corpora.

Entre os experimentos já realizados no Laboratório destacamos três dispositivos metodológicos que vem fomentando as análises discursivas de seus membros, tais sejam: o dispositivo matricial, o dispositivo axiomático e o dispositivo de N-essência. Nesse período em que o LEP esteve vinculado ao GPAD, recebemos a visita acadêmica de pesquisadores do referido Grupo que se dispuseram a discutir elementos teóricos que fomentavam a reflexão em torno dos dispositivos supracitados.

Assim, desde março de 2008, o Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) vem se configurando como um Grupo de Pesquisa que pretende trabalhar uma diversidade de extensões epistemo-pragmáticas no interior do campo da Análise do Discurso Francesa. Isto posto, o projeto que ora se apresenta justifica-se pela necessidade de formalizar as práticas acadêmicas do Laboratório enquanto Grupo de Pesquisa. A amplitude científica de suas investigações tem se configurado com uma autonomia de ações, que nos conduz ao pleito de uma oficialização de suas atividades institucionais de pesquisa, com vistas ao seu credenciamento junto às agencias de fomento.

O Laboratório de Estudos Polifônicos busca, portanto, uma certificação institucional de suas atividades, uma vez que já se coloca enquanto estruturação organizacional acadêmica em funcionamento no interior da unidade acadêmica. Suas atividades têm se norteado por um projeto integrado que reúne professores-pesquisadores, mestrandos e graduandos, atuando em nível de parceria de aprendizagem e exercício de uma prática de pesquisa.

O LEP congrega uma diversidade de projetos de pesquisa que se vinculam a uma linha de pesquisa intitulada “Análise da construção de discursividades em manifestações enunciativas, para identificação de seus respectivos funcionamentos, no exame de suas condições de produção, sua memória discursiva, suas formas de interpelação e assujeitamento e sua interdiscursividade”. Esta linha de pesquisa abre espaço para uma integração com as linhas de pesquisa vigentes no GPAD e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüístico do ILEEL/UFU.

Nessa perspectiva, o LEP surge como mais um espaço acadêmico destinado à investigação de questões lingüístico-discursivas, atravessadas por aspectos sociais, históricos, culturais e ideológicos atribuindo-lhes um tratamento interfacial, a partir do qual emergirão contribuições de diferentes naturezas para os estudos da linguagem.

Por João Bôsco Cabral dos Santos