Desde a década de 1980, o ensino de Língua Portuguesa (LP) vem ocupando um lugar de destaque nas discussões de diversos pesquisadores, principalmente entre aqueles que se dedicam, justamente, ao tratamento de questões ligadas ao ensino e aprendizagem dessa língua. Na esteira desse grande interesse pelo ensino de LP no Brasil e no mundo e como atividade do projeto temático internacional “O ensino de língua portuguesa no Brasil e em Portugal: objetivos, bases epistemológicas e conteúdos”, em meados de 2010, o Instituto de Letras e Lingüística – ILEEL – da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – decidiu criar o SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, evento acadêmico-científico que visa a discutir e divulgar a produção científica, acadêmica, técnica e cultural sobre o ensino de Língua Portuguesa.
Em suas edições, o SIELP reune participantes, representantes de diversas instituições brasileiras e portuguesas, que tiveram acesso a diferentes modalidades de trabalho oferecidas pelo evento: conferência, mesas-redondas, grupos temáticos, sessões de comunicação individual, oficinas, painéis, lançamento de livros, atividades culturais.
O SIELP alcançou seus objetivos, apresentou dimensões de um grande evento, em sua gênese internacional, já que sempre reunirá pesquisadores do Brasil e de Portugal, e realçou a característica de evento de grande porte, já alcançada nesta primeira edição. O ensino de Língua Portuguesa necessitava de um espaço exclusivo para a discussão dos múltiplos aspectos dessa área. Nesse sentido, o SIELP, que terá edições bienais a partir de 2012, vem, portanto, preencher essa lacuna, configurando-se como importante evento acadêmico-científico sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil.
Aqui apresentamos a publicação dos artigos enviados pelos participantes, aos quais agradecemos a colaboração.
Temos a certeza de que o SIELP será um evento acadêmico-científico brasileiro que contribuirá para a história dos estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa.
Profª. Drª. Elisete Maria de Carvalho Mesquita