Letras Que Movem

[vc_row][vc_column width=”1/1″][dt_gap height=”50″][dt_quote type=”blockquote” font_size=”normal” background=”plain” animation=”none”]

Letras que movem: leitura, produção textual e cidadania

[/dt_quote][dt_gap height=”50″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Objetivos:

  • Possibilitar a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão na grande área Linguística-Letras, feita por meio da aplicação dos conhecimentos produzidos pela pesquisa e o ensino em ações de extensão e vice-versa, utilizando também a extensão como fonte e oportunidade para a pesquisa e o ensino;
  • Possibilitar a ampliação dos usos da linguagem a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de ampliar sua formação, ou por condição financeira insuficiente ou por não terem tido meios de acesso à formação de qualidade. Por esta razão o foco inicial serão alunos do ensino médio e do EJA (Educação para Jovens e Adultos) de escolas públicas de cidades pequenas no entorno de Uberlândia, por meio das seguintes ações:

a) Trabalho com gêneros textuais;
b) Aplicações de técnicas de leitura;
c) Produção textual;
d) Interpretação de textos;
e) Trabalho com as variações linguísticas;

[/vc_column_text][dt_gap height=”50″][dt_logos columns=”2″ dividers=”true” number=”12″ orderby=”date” order=”desc” animation=”none” category=”fapemig”][dt_gap height=”20″][vc_column_text]Leia o projeto na íntegra aqui.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Número de Vagas: 25 alunos ensino médio e EJA.

Realização do Projeto: No local da escola.

 

Cronograma de Atividades:

1º dia (sexta-feira) – Tarde:

– 14h: Recepção dos participantes e credenciamento

– 14h30min: Apresentação dos organizadores, ministrantes e objetivos do projeto

– 14h50min: Explicação de conceitos básicos (texto, tipos, gêneros e suportes)

– 15h20min: Diferenciação entre gêneros escritos e gêneros orais

– 16h – 16h20min: Intervalo

– 16h20min: Discussão da relação entre texto e contexto: a significação e as exigências sociais

2º dia (sábado) – Manhã:

– 8h – 10h: Apresentação e reconhecimento de gêneros orais e escritos

– 10h – 10h20min: Intervalo

– 10h20min – 12h: Produção textual

  • Leitura de diversos gêneros textuais;
  • Interpretação de textos pelos participantes com mediação dos ministrantes;
  • Apresentação de vídeos, tirinhas, piadas, músicas, etc.,
  • Exercícios e dinâmicas de grupo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”mulled_wine”][dt_gap height=”50″][dt_blog_posts_small columns=”1″ featured_images=”true” number=”6″ orderby=”date” order=”desc” category=”noticia”][/vc_column][/vc_row]

17.226 ideias sobre “Letras Que Movem