Anais do SIELP
  • Início
  • Apresentação
  • Corpo editorial
  • Normas para publicação
  • Edições
    • Edição atual
    • Edições anteriores
  • Contato

Anais do SIELP, Volume 2, Número 1

Início Anais do SIELP, Volume 2, Número 1


DEUZINA ELAINE MELO CASTELUBER

Acessar o texto

A LEITURA E USO DAS MÍDIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
ANDRESSA DA COSTA FARIAS

Acessar o texto

CHEGAR, PREGAR: DOIS DIFERENTES PROCESSOS DE GRAMATICALIZAÇÃO
CARMEN MARIA FAGGION

Acessar o texto

GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA: POR UMA SUGESTÃO DA LÍNGUA ORAL COMO OBJETO DE ENSINO
ELAINE CRISTINA FORTE-FERREIRA

Acessar o texto

LETRAMENTO DIGITAL: DO CONCEITO À PRÁTICA
CARLA GERALDA LEITE MOREIRA

Acessar o texto

PARA O ENRIQUECIMENTO DO REPERTÓRIO DISCENTE
DARCILIA MARINDIR PINTO SIMOES

Acessar o texto

POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: O SAMBA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
FÁBIO ANDRÉ CARDOSO COELHO

Acessar o texto

PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA EM AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO INICIAL
ANGELA DE FÁTIMA SCREMIN

Acessar o texto

A ‘REPRESENTAÇÃO’ LINGUÍSTICO-COGNITIVA DO MUNDO NA CONSTRUÇÃO DO SELF
JOSÉ CLÁUDIO LUIZ NOBRE

Acessar o texto

A “LINGUAGEM DE RUA” FALADA POR ADOLESCENTES NEGROS AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS
SIMONE DE LOIOLA FERREIRA FONSECA

Acessar o texto

A (IM)PRECISÃO ORTOGRÁFICA NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO
MADALENA TEIXEIRA

Acessar o texto

A ABORDAGEM EXPLÍCITA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PELO LIVRO DIDÁTICO APROVADO PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) DE 2009 MAIS ADOTADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CÉSAR AUGUSTO GONZÁLEZ

Acessar o texto

A AÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS EM PROCESSO FORMATIVO E A PRÁTICA DE SALA DE AULA
MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS STRIQUER

Acessar o texto

A APRECIAÇÃO DO GÊNERO POÉTICO FORA DO CONTEXTO ESCOLAR: SABERES EM UMA PESQUISA COLABORATIVA
ADRIANE DE OLIVEIRA E SILVA

Acessar o texto

A ATIVIDADE PARAFRÁSTICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO EM CONTEXTO ESCOLAR
CÁSSIA REGINA COUTINHO SOSSOLOTE

Acessar o texto

A ATUALIDADE DO MODELO DE ROMAN JAKOBSON
RAUL DE SOUZA PÜSCHEL

Acessar o texto

A CATEGORIA VERBAL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA LEITURA E DA ESCRITA
MARIA VALÍRIA ADERSON DE MELLO VARGAS

Acessar o texto

A CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU
VANESSA ARLÉSIA DE SOUZA FERRETTI SOARES

Acessar o texto

A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS
NEIVA DE AQUINO ALBRES

Acessar o texto

A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES E ESCRITORES
ROSÂNGELA OLIVEIRA CRUZ PIMENTA

Acessar o texto

A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS POPULARES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
CÉLIA ZERI OLIVEIRA

Acessar o texto

A DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA NA ESCOLA: UM REFLEXO DA VIDA SOCIAL.
MARIA DO CARMO SILVA DE AMORIM GOMES

Acessar o texto

A ESCOLARIZAÇÃO DO GÊNERO CHAT: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA
LUIZA HELENA OLIVEIRA DA SILVA

Acessar o texto

A ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO SOCIAL: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE REDATORES E LEITORES DA IMPRENSA NEGRA PAULISTA DO INÍCIO DO SÉCULO XX
SABRINA RODRIGUES GARCIA BALSALOBRE

Acessar o texto

A ESCRITA DO GÊNERO CONTOS DE FADAS A PARTIR DE CONHECIMENTOS ADVINDOS DA ORALIDADE
JOSÉ RICARDO CARVALHO

Acessar o texto

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS NA ARGENTINA: A CONFIGURAÇÃO DE UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO TRANSNACIONAL
ANGELA CORRÊA FERREIRA BAALBAKI

Acessar o texto

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA:DA COLONIZAÇÃO ETNOCÊNTRICA À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
MARLUCE DE SANTANA VIEIRA

Acessar o texto

A FRUTÍFERA RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
SUELY CORVACHO

Acessar o texto

A FUNÇÃO DA ESCRITA E DA ORALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA/ENTRE O POVO MANCHINERI
ANTÔNIO CLÁUDIO BRITO DO NASCIMENTO

Acessar o texto

A FUNCIONALIDADE DISCURSIVA DAS CONSTRUÇÕES APOSITIVAS NO GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIA LITERÁRIA
DIANA RIBEIRO GUIMARÃES

Acessar o texto

A IMAGEM E A SUA FUNÇÃO SEMIÓTICA EM DISCURSOS MULTIMODAIS
IZABELLA DA SILVA NEGRÃO TRAJANO

Acessar o texto

A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO
CATARINA JANUÁRIA MENDES DA COSTA LAGO

Acessar o texto

A IMPORTÂNCIA DA INTERGENERICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
ANA CLARA GONÇALVES ALVES DE MEIRA

Acessar o texto

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO LEXICULTURAL NO ENSINO MÉDIO
ROSEMEIRE DE SOUZA PINHEIRO TAVEIRA SILVA

Acessar o texto

A IMPORTÂNCIA DO ÍCONE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MARILIO SALGADO NOGUEIRA

Acessar o texto

A INFERÊNCIA DO SIGNIFICADO LEXICAL NA LEITURA DE TEXTOS HUMORÍSTICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS
GERALDO JOSE RODRIGUES LISKA

Acessar o texto

A INTERDISCURSIVIDADE EM REDAÇÕES DE ALUNOS SOB O PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA
MARCIA ANDRADE MORAIS

Acessar o texto

A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: NOVOS DESAFIOS PARA VELHOS PROBLEMAS
MAURICÉIA SILVA DE PAULA VIEIRA

Acessar o texto

A LEITURA E A BUSCA DE SENTIDO NA INTERAÇÃO DOS SUJEITOS DO DISCURSO
DIANA MARIA DE MORAIS

Acessar o texto

A LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DARLAN MACHADO DORNELES

Acessar o texto

A LÍNGUA MATERNA DO PONTO DE VISTA DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
MARCELO CONCÁRIO

Acessar o texto

A LÍNGUA PORTUGUESA PRODUZIDA POR SURDOS: INDÍCIOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
MARIA CLARA MACIEL DE ARAÚJO RIBEIRO

Acessar o texto

A LÍNGUA QUE FALAMOS: UM ESTUDO SOBRE AS VARIANTES FONÉTICAS DO PORTUGUÊS NA FRONTEIRA TABATINGA (BRASIL) – LETÍCIA (COLÔMBIA)
MARCILENE DA SILVA NASCIMENTO CAVALCANTE

Acessar o texto

A OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
WESLEY LUIS CARVALHAES

Acessar o texto

A ORDENAÇÃO DE ADVERBIAIS DE TEMPO E O ENSINO DE GRAMÁTICA SOB A ÓTICA FUNCIONALISTA
GISELDA MARIA DUTRA BANDOLI

Acessar o texto

A POLIFONIA EM GÊNERO ESCOLAR DE LEITURA DA DÉCADA DE 50
RAIMUNDA DIAS DUARTE

Acessar o texto

A PRÁTICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA.
LILIANE APARECIDA JOSE COIMBRA

Acessar o texto

A PRODUÇÃO DE TEXTO COMO PRÁTICA SOCIAL
DOUGLAS CORRÊA DA ROSA

Acessar o texto

A PRODUÇÃO DE TEXTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DANIELE DE OLIVEIRA

Acessar o texto

A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA: PROCESSOS DE LEITURA
MARILIA BLUNDI ONOFRE

Acessar o texto

A PRODUÇÃO DO TEXTO DE OPINIÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
SANDRA SALVIATO TERRA

Acessar o texto

A PRODUÇÃO ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS: DESAFIOS E REFLEXÕES.
LIV ROCHA FERNANDES

Acessar o texto

A PRODUÇÃO ESCRITA O EXAME CELPE-BRAS: A FUCIOALIDADE DOS GÊNEROS
NATÁLIA MOREIRA TOSATTI

Acessar o texto

A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: ABORDAGENS DO GÊNERO DEBATE EM ESTUDO
JOSÉ BATISTA DE BARROS

Acessar o texto

A PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA SEE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS
VANESSA SOUZA DA SILVA

Acessar o texto

A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS: ALGUMAS PROBLEMÁTICAS
MÁRCIA APARECIDA SILVA

Acessar o texto

A REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA ATRAVÉS DA REESCRITURA DE TEXTOS
ELISANE REGINA CAYSER

Acessar o texto

A RELAÇÃO DO EU E DO OUTRO
CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGAO

Acessar o texto

A SALA DE AULA, O BLOG E OS ADOLESCENTES: A CONSTRUÇÃO TEXTUAL NO ESPAÇO DO PAPEL E DA TELA
GERALDA CRISTINA FORTUNATO

Acessar o texto

A VARIAÇÃO DE PREPOSIÇÃO E O GÊNERO TEXTUAL “ANÚNCIO PUBLICITÁRIO”
LETÍCIA CORDEIRO DE OLIVEIRA BUENO

Acessar o texto

A VARIAÇÃO TERMINOLÓGICA EM CO-TEXTOS LINGUÍSTICOS E EM CONTEXTOS DISCURSIVOS
CLEIDE LEMES DA SILVA CRUZ

Acessar o texto

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E A APOSTILA
NAIÁ SADI CÂMARA

Acessar o texto

ANÁLISE DA ESCOLHA LEXICAL NO ESTUDO DE PROVÉRBIOS EM LDP
ANA PAULA GONÇALVES SANTOS

Acessar o texto

ANÁLISE DE JORNAIS DA IMPRENSA NEGRA: EXCLUSÃO, PRECONCEITO E CIDADANIA – CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
MARIA CECÍLIA DE LIMA - JANAÍNA JÁCOME DOS SANTOS

Acessar o texto

ANÁLISE DE QUESTÕES DO ENEM QUE OBJETIVAM AVALIAR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO TRATO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.
FRANCIS ARTHUSO PAIVA

Acessar o texto

ANÁLISE E RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNERO: DO TRABALHO ESCOLAR À REVISÃO DE LITERATURA
MARLI HERMENEGILDA PEREIRA

Acessar o texto

APONTAMENTOS SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
MARIANA BORTOLAZZO

Acessar o texto

AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA ERA VIRTUAL: INCORPORANDO OS JOGOS DIGITAIS ONLINE
ANDRÉA LOURDES RIBEIRO

Acessar o texto

AS CARTAS DOS LEITORES NA SALA DE AULA: INTERAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA
AYTEL MARCELO TEIXEIRA DA FONSECA

Acessar o texto

AS IDENTIDADES CULTURAIS NAS BI-LÍNGUAS PELOS SUJEITOS SURDOS: LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA.
JANAINA PEREIRA CLAUDIO

Acessar o texto

AS LÍNGUAS NACIONAIS E O PRESTIGIOSO PORTUGUÊS EM ANGOLA
DAGOBERTO JOSÉ FONSECA

Acessar o texto

AS MEDIAÇÕES DAS PROFESSORAS NAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE NAS CRIANÇAS
CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO

Acessar o texto

AS MÍDIAS NO ENSINO DA LEITURA
ANA CLÁUDIA DE SOUZA e REJANE CROHARÉ DANIA

Acessar o texto

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE LETRAMENTO E A ALIENAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
VALERIA PEREIRA SILVA DE NOVAIS

Acessar o texto

AS PRESENÇAS DO TEXTO EM SALA DE AULA
LUIZ CARLOS TRAVAGLIA

Acessar o texto

AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS DE PORTUGUÊS VOLTADAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS.
HÉLIDA MARIA DE OLIVEIRA ALVES

Acessar o texto

AS TICS E A PROVA DO ENEM: O DESAFIO DO LETRAMENTO DIGITAL
FRANCISCA CORDELIA OLIVEIRA DA SILVA

Acessar o texto

AULA DE PORTUGUÊS: PALAVRAS E CONTRA PALAVRAS
FERNANDA DE CASTRO BATISTA COELHO

Acessar o texto

AULA SIMULADA: (RE)ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS
ANDRESSA CRISTINA COUTINHO BARBOZA

Acessar o texto

AUTORIA E LEITOR: O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROJETO “COMUNICA REALEZA”
CLÓVIS ALENCAR BUTZGE

Acessar o texto

AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ENSINO DE LÍNGUA: PERSPECTIVAS DA PESQUISA NO ÂMBITO DO PRODOCÊNCIA
ROBSON SANTOS DE CARVALHO

Acessar o texto

CINEMA E LITERATURA: REPRESENTAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS
LUCIANA BRANDÃO LEAL

Acessar o texto

CONDIÇÕES DE LETRAMENTO ENTRE DUAS GERAÇÕES: A PRODUÇÃO ESCRITA DE PAI E FILHO
PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO

Acessar o texto

CONSIDERAÇÕES SOBRE O LUGAR DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSOS POLÍTICO-MIDIÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CAMILA FERNANDES BRAGA

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÃO DOS PORTADORES TEXTUAIS PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
ANTONIA TATIANA SALES DOS SANTOS - MARIA LÚCIA SOUZA CASTRO

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÕES AUDIOVISUAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR
LORAINE VIDIGAL LISBOA

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÕES DA BÍBLIA NA DIFUSÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
ISRAEL ELIAS TRINDADE

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
ELZA SABINO DA SILVA BUENO - ROSANGELA VILLA DA SILVA

Acessar o texto

CONTRIBUIÇÕES DA RETÓRICA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO
MÔNICA MOREIRA DE MAGALHÃES

Acessar o texto

CORRELAÇÃO DE UM TESTE DE COMPREENSÃO LEITORA, DESEMPENHO ACADÊMICO NAS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR
ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA

Acessar o texto

CRITÉRIOS DE ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: A RELEVÂNCIA DA NOÇÃO DE “INSCRIÇÃO SOCIAL”
FERNANDA MUSSALIM - MAURA ALVES DE FREITAS ROCHA

Acessar o texto

CURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E PRÁTICA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: UM PROJETO DE EXTENSÃO
ELIDÉA LÚCIA ALMEIDA BERNARDINO

Acessar o texto

DA FÁBULA AO RAP: REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANA LÚCIA FURQUIM CAMPOS TOSCANO

Acessar o texto

DAS PARTES DA ORAÇÃO ÀS CLASSES GRAMATICAIS
LUIZ ROBERTO PEEL FURTADO DE OLIVEIRA

Acessar o texto

DE PRISCIANO A SINTAXE NORMATIVA
BÁRBARA DE FREITAS FARAH

Acessar o texto

DE QUE BILINGUISMO FALAMOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS?
DOMINGOS BARROS NOBRE

Acessar o texto

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO:LÍNGUA PORTUGUESA PARA ÍNDIOS MUNDURUKU
ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ BORGES

Acessar o texto

DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE TEXTOS ESCOLARES: O PÚBLICO E O PRIVADO
EDIMARA CRISTINA MELISO GONÇALVES - DERCIR PEDRO DE OLIVEIRA

Acessar o texto

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: DESAFIO AO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
CAROLINE SCHWARZBOLD

Acessar o texto

DICIONÁRIOS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO
CACILDO GALDINO RIBEIRO

Acessar o texto

DISCUSSÕES EM FÓRUNS VOLTADOS PARA O TRABALHO COLABORATIVO ON-LINE: UM ESTUDO DE CASO.
MICHELE LIDIANE DA SILVA

Acessar o texto

DISCUTINDO A RELAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DA LINGUAGEM DE ANGICAL DO PIAUÍ
VALDULCE RIBEIRO CRUZ SOUSA

Acessar o texto

E PRA QUÊ SERVE? REFLETINDO SOBRE AS ATITUDES E CRENÇAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS FACE AO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHOES

Acessar o texto

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PELA INTERAÇÃO E PELA INTERATIVIDADE
CARLOS AUGUSTO BAPTISTA DE ANDRADE

Acessar o texto

EDUCAÇÃO: O DISCURSO QUE NÃO PARA NO TEMPO
VALDOMÉRIA NEVES DE MORAES MORGADO

Acessar o texto

ELEMENTOS DE SEMIÓTICA FRANCESA APLICADOS À ABORDAGEM DE TEXTOS NÃO VERBAIS E SINCRÉTICOS
CLEBSON LUIZ DE BRITO

Acessar o texto

ELIANE MACHADO PINTO
ELIANE MACHADO PINTO

Acessar o texto

ENSINANDO LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO GÊNERO CARTAS
SOLANGE MONTALVÃO DE OLIVEIRA

Acessar o texto

ENSINANDO O TEXTO ARGUMENTATIVO A PARTIR DO POEMA “MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR”
LEANDRO TADEU ALVES DA LUZ

Acessar o texto

ENSINAR E APRENDER A ESCREVER NO SÉCULO XXI .- (RE)CONFIGURANDO UM VELHO OBJETO ESCOLAR
JOSÉ ANTÔNIO BRANDÃO CARVALHO

Acessar o texto

ENSINO DA LEITURA: TRAÇOS LINGUÍSTICOS DO TEXTO E COMPREENSÃO
VERA WANNMACHER PEREIRA

Acessar o texto

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS POR MEIOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE GÊNEROS EM LIBRAS
CLEUZILAINE VIEIRA DA SILVA

Acessar o texto

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A RELAÇÃO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS
MARILIA DE CARVALHO CAETANO OLIVEIRA

Acessar o texto

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CULTURA SURDA EM FOCO
BRUNO GONÇALVES CARNEIRO

Acessar o texto

ENSINO DE PLE: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALESSANDRA MONTERA ROTTA

Acessar o texto

ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA EM COMUNIDADES INDÍGENAS KAINGANG – RS
MOANA DE LIMA E SILVA

Acessar o texto

ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS INCLUSIVAS DE GOIÁS
CRISTIANE BATISTA DO NASCIMENTO - THAÍS FLEURY AVELAR

Acessar o texto

ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: DA PROPOSTA À REESCRITA
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI

Acessar o texto

ENSINO DO LÉXICO EM LÍNGUA MATERNA: USOS E SISTEMATIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ENUNCIATIVO
ELZA CONTIERI

Acessar o texto

ENSINO DO LÉXICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM MATERIAL DIDÁTICO.
IZABEL CRISTINA SILVA DINIZ

Acessar o texto

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DE KRASHEN
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA

Acessar o texto

ENTRE A INFRINGÊNCIA POR ERRO E POR PROJETO: UM ESTUDO SOBRE A MARCA “PRÓXIMA”
STÉFANO GRIZZO ONOFRE

Acessar o texto

EPÊNTESE VOCÁLICA NA ESCRITA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
CLAUDINE COSTA DA SILVA

Acessar o texto

ESCREVER EM PORTUGUÊS: DESAFIOS PARA UMA ESCOLA INDÍGENA
CRISTINA MARTINS FARGETTI

Acessar o texto

ESPECIFICIDADES E INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS, IMAGEM DE SI, ESTEREÓTIPOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
RENATA AIALA DE MELLO

Acessar o texto

ESPECTADOR, LEITOR, TEMPO E ESPAÇO: O ABRIL DESPEDAÇADO DE ISMAIL KADARÉ E DE WALTER SALLES
LARA MARINGONI GUIMARÃES

Acessar o texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO
PAULO SÉRGIO DE JESUS OLIVEIRA

Acessar o texto

ESTRANGEIRISMOS DA PUBLICIDADE NA SALA DE AULA
FABIANA KELLY DE SOUZA

Acessar o texto

ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA
ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA

Acessar o texto

ESTUDOS PRÉ-TEXTUAIS E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE LEITURA
ELIAMAR GODOI

Acessar o texto

EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE
JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO

Acessar o texto

EXPLORAÇÃO DE CAPACIDADES DE COMPREENSÃO: O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ENSINAM E O QUE AS PROVAS AVALIAM?
PATRÍCIA SANTOS COSTA DE RESENDE

Acessar o texto

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO A FAVOR DO ENRIQUECIMENTO LEXICAL
ALINE LUIZA DA CUNHA

Acessar o texto

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O TRABALHO COM A LEITURA NA SALA DE AULA
SUELI GEDOZ

Acessar o texto

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES
LETÍCIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS

Acessar o texto

FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITUORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
CINTIA MARIA DI SEVO CASELLA

Acessar o texto

FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM ANÁLISE: PROCESSOS DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E DE TEXTO
ROSÂNGELA RODRIGUES BORGES

Acessar o texto

FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DE NARRATIVAS
CARLA CALLEGARO CORREA KADER

Acessar o texto

FORMAS DE CITAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EM TEXTOS JORNALÍSTICOS
DUANE VALENTIM

Acessar o texto

FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONTRAPONDO AS TURMAS COM SURDOS ÀS DE SURDOS
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES

Acessar o texto

GÊNERO GLOSSÁRIO: SUPORTE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
SOLANGE APARECIDA FARIA CARDOSO

Acessar o texto

GÊNEROS TEXTUAIS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO LIVRO DIDÁTICO
LAICE RAQUEL DIAS

Acessar o texto

GÊNEROS: COMO ENSINAR?
ELIANA DIAS

Acessar o texto

GESTOS DIDÁTICOS FUNDADORES: A MOBILIZAÇÃO DA MEMÓRIA DAS APRENDIZAGENS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ELIANA MERLIN DEGANUTTI DE BARROS

Acessar o texto

GESTOS DIDÁTICOS FUNDADORES: A MOBILIZAÇÃO DA MEMÓRIA DAS APRENDIZAGENS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
MARCAS COESIVAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA

Acessar o texto

HABILITANDO-SE À PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS: ANÁLISE DE LITERATURA
JUNIA LORENNA DA SILVA

Acessar o texto

IMAGEM DA PROFESSORA NO ROMANCE TIL – ELOS ENTRE A LÍNGUA E A LITERATURA
ULYSSES ROCHA FILHO

Acessar o texto

IMPACTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO
MARIA VERÔNICA ANACLETO PONTES

Acessar o texto

IMPLICAÇÕES DO CONHECIMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
MIRELLA DE OLIVEIRA FREITAS

Acessar o texto

INTENCIONALIDADE E CONSCIÊNCIA NÃO INTENCIONAL NA AÇÃO LINGUÍSTICA DE BASE METAFÓRICA.
DANIEL FELIX DA COSTA JÚNIOR

Acessar o texto

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS E ENFRENTAMENTO DO REAL
THIAGO ANDRÉ RODRIGUES LEITE

Acessar o texto

INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO – ABORDAGEM TEÓRICA E PEDAGÓGICA
FÁBIO JÚLIO PEREIRA BRIKS

Acessar o texto

INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEXTO ACADÊMICO: ENGAJAMENTO EM TRABALHOS DE MESTRADO
MARIA OTILIA GUIMARÃES NININ

Acessar o texto

JOGOS DE LINGUAGEM E SEMÂNTICA ABORDADOS NAS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS E SUAS APLICAÇÕES NA LINGUAGEM COTIDIANA
VANDERLEI DE OLIVEIRA

Acessar o texto

LEITORES DE HARRY POTTER: ENTRE LIVROS, LEITORES, TELAS, ENCONTROS
LUIZA TRÓPIA SILVA

Acessar o texto

LEITURA E ESCRITA NA ACADEMIA – REFLEXOS DE UMA REALIDADE A SER DISCUTIDA
MIRANILDE OLIVEIRA NEVES

Acessar o texto

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: O GÊNERO RELATO E A INTERDISCIPLINARIDADE COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DO LOCAL.
MARIA APARECIDA PEREIRA MONTAGNER

Acessar o texto

LEITURAS SOBRE CONCEPTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CORPOREIDADE NO DIALETO GOIANO
LEOSMAR APARECIDO DA SILVA

Acessar o texto

LER COM PRAZER, ESCREVER SEM MEDO: HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ORMEZINDA MARIA RIBEIRO

Acessar o texto

LER NA ESCOLA: REPENSANDO A PRÁTICA DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA LEITURA
CLÁUDIA MARA DE SOUZA

Acessar o texto

LETRAMENTO DIGITAL: A PRODUÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA NO FACEBOOK
MARIA REGINA MOURA DE CARVALHO

Acessar o texto

LETRAMENTO DIGITAL: A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA E NAS REDES SOCIAIS
SERGIO VALE DA PAIXÃO

Acessar o texto

LETRAMENTO DIGITAL: O QUE AS ESCOLAS (NÃO) ESTÃO FAZENDO PARA (RE)ESCREVER A HISTÓRIA
CLAUDIA ALMEIDA RODRIGUES MURTA; MÁRCIA LUIZA ABREU; FLÁVIO MARTINS

Acessar o texto

LETRAMENTO E ORALIDADE: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA DESSAS PRÁTICAS SOCIAIS EM TERESINA-PI
LÍLIA BRITO DA SILVA

Acessar o texto

LETRAMENTO EM MARKETING NO PORTAL DO PROFESSOR: SOBRE GÊNEROS E DEFINIÇÕES PRESENTES NAS ATIVIDADES
JÔNIO MACHADO BETHÔNICO

Acessar o texto

LETRAMENTO, ORALIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA
ANANDA VELOSO AMORIM OLIVEIRA

Acessar o texto

LETRAMENTOS DIGITAIS EM CURSOS A DISTÂNCIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
VALESKA VIRGÍNIA SOARES SOUZA - WALDENOR BARROS MORAES FILHO

Acessar o texto

LÍNGUA E IDENTIDADE CULTURAL: O ESTUDO DA TOPONÍMIA LOCAL NA ESCOLA
ANA PAULA MENDES ALVES DE CARVALHO

Acessar o texto

LÍNGUA E LITERATURA EM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES
BEGMA TAVARES BARBOSA

Acessar o texto

LINGUAGEM, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CURRÍCULO E IDENTIDADE: ALGUMAS QUESTÕES
LUIZ CARLOS SOUZA BEZERRA

Acessar o texto

LINGUÍSTICA E GRAMÁTICA NORMATIVA NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
HELOISA MARA MENDES

Acessar o texto

LITERATURA BRASILEIRA EM QUADRINHOS COMO AUXÍLIO LINGUÍSTICO PARA SURDOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
DIOGO SOUZA MADEIRA

Acessar o texto

MALABARISMOS LEXICAIS NA LITERATURA: OS NEOLOGISMOS VISITAM A SALA DE AULA
SOLANGE MARIA MOREIRA DE CAMPOS

Acessar o texto

MÂOS À OBRA: ESCRITA COLABORATIVA E JORNAL VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO
MARCELO CRISTIANO ACRI

Acessar o texto

MEMORIAL DE LEITURA: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LUANA DE ARAÚJO CARVALHO

Acessar o texto

MODELIZAÇÃO DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA COM O GÊNERO CARTA DO LEITOR
FÁBIO PESSOA DA SILVA

Acessar o texto

MOTIVAÇÕES LINGUÍSTICAS E VARIAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A POSIÇÃO DOS CLÍTICOS PRONOMINAIS EM JORNAIS DO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
CAROLINE CARNIELLI BIAZOLLI

Acessar o texto

MULTIMODALIDADE, LEITURA EM TABLETS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ACIR MÁRIO KARWOSKI

Acessar o texto

NEOLOGISMOS E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL, A PARTIR DE QUERÔ: UMA REPORTAGEM MALDITA
RUY MAURÍCIO AZEVEDO MORATO

Acessar o texto

NOTÍCIA: A FLUIDEZ DE UM GÊNERO
POLLYANNA HONORATA SILVA

Acessar o texto

NOVOS OLHARES SOBRE O TEXTO HÍBRIDO DA MÍDIA IMPRESSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA ESCRITA E LEITURA
WELISSON MARQUES

Acessar o texto

O APRIMORAMENTO DE HABILIDADES DISCURSIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MARLETE SANDRA DIEDRICH

Acessar o texto

O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS TEXTOS DIDÁTICOS
ANA CRISTINA SALVIATO SILVA

Acessar o texto

O CONCEITO DE NOME PRÓPRIO: UMA QUESTÃO LINGUÍSTICO-FILOSÓFICA
STEFANIA MONTES HENRIQUES

Acessar o texto

O CONSERVADORISMO DO PB E O ENSINO DE LATIM: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES
LUIZ HENRIQUE MILANI QUERIQUELLI

Acessar o texto

O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA PÓS-PCN: UM ESTUDO DE CASO
NARA CAETANO RODRIGUES

Acessar o texto

O DESAFIO DE SE ENSINAR PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PLE
ANA AMÉLIA CALAZANS DA ROSA

Acessar o texto

O DICIONÁRIO ELETRÔNICO COMO FACILITADOR DE PESQUISA E AQUISIÇÃO DE NOVAS UNIDADES LEXICAIS
JACIARA MESQUITA ROSA

Acessar o texto

O DISCURSO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA LACUNA COM RELAÇÃO AO USO DAS TICS
FLÁVIA MOTTA PAULA

Acessar o texto

O EFEITO RETROATIVO DO CELPE-BRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA

Acessar o texto

O ENSINO DA FUNÇÃO SINTÁTICA SUJEITO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO E PROPOSTA METODOLÓGICA
GABRIELA GUIMARÃES JERONIMO

Acessar o texto

O ENSINO DA LEITURA NUMA SOCIEDADE MIDIÁTICA E IMAGÉTICA: LIÇÕES DO DESIGN GRÁFICO
CRISTIANE SEIMETZ RODRIGUES

Acessar o texto

O ENSINO DE FONÉTICA E FONOLOGIA NO CURSO DE LETRAS/ PORTUGUÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
LUCIRENE DA SILVA CARVALHO

Acessar o texto

O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA
ALAN JACKSON PEREIRA ROSA

Acessar o texto

O ENSINO DE GRAMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALEANDRA ROCHA SANTANA

Acessar o texto

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA VISÃO CONSTRUTIVISTA
VERA LUCIA LOPES SILVEIRA

Acessar o texto

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM A EXCLUSÃO / INCLUSÃO SOCIAL.
JÉSSICA TEIXEIRA DE MENDONÇA

Acessar o texto

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM COMUNIDADES SATERÉ-MAWÉ
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM COMUNIDADES SATERÉ-MAWÉ

Acessar o texto

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS
ELI RIBEIRO DOS SANTOS

Acessar o texto

O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
MÁRCIO ISSAMU YAMAMOTO

Acessar o texto

O ESTÁGIO DE PORTUGUÊS NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA: FORMAÇÃO CRÍTICA PARA OS ESTAGIÁRIOS, INSERÇÃO PARA OS PARTICIPANTES
CIRLANA RODRIGUES DE SOUZA

Acessar o texto

O GÊNERO “MEME” EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS E MULTIMODAIS
MARCOS VINÍCIUS FERREIRA PASSOS

Acessar o texto

O GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
REGINA LÚCIA FÉLIX

Acessar o texto

O GÊNERO MULTIMODAL CARTUM E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALEX CALDAS SIMÕES

Acessar o texto

O GÊNERO PARÓDIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM CRIATIVA ENTRE LETRA E MÚSICA
ALAN CALDAS SIMÕES

Acessar o texto

O IMPORTANTE PAPEL DO TEXTO NAS AULAS DE PORTUGUÊS NA PRÁTICA ESCOLAR
CLEIDE INÊS WITTKE

Acessar o texto

O LUGAR DAS EXCEÇÕES DAS GRAMÁTICAS NORMATIVAS DO PORTUGUÊS
CAROLINE PESSALÁCIA MARINI

Acessar o texto

O MANEJO DAS CATEGORIAS GRAMATICAIS NA PRODUÇÃO DOS EFEITOS DISCURSIVOS E ARGUMENTATIVOS EM UMA CRÔNICA DE MANUEL BANDEIRA.
MANOEL FRANCISCO GUARANHA

Acessar o texto

O OBSCURECIMENTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES DIALÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES
EDSON RIBEIRO DA SILVA

Acessar o texto

O ÓDIO À LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERNET: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
ELIANA MARIA SEVERINO DONAIO RUIZ

Acessar o texto

O ORAL NO ESCRITO DOS VESTIBULANDOS DA UEPA: INDÍCIO DE QUÊ?
LORENNA BOLSANELLO DE CARVALHO

Acessar o texto

O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DINAMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA
MARY RANGEL

Acessar o texto

O PAPEL DAS PARCERIAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: AS DIFERENTES REFLEXÕES COLOCADAS EM JOGO NA SALA DE AULA.
MIRUNA KAYANO GENOINO

Acessar o texto

O PARADIGMA COGNITIVISTA E O ENSINO
ROZA MARIA PALOMANES RIBEIRO

Acessar o texto

O PERCURSO SEMÂNTICO DAS ACEPÇÕES DO TERMO HUMOR
JOSÉ DE SOUSA SILVA

Acessar o texto

O PORTFÓLIO ELETRÔNICO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM CURSO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE: REFLEXÕES
SANDRO LUIS DA SILVA

Acessar o texto

O PROBLEMA DA AMBIGUIDADE LEXICAL PARA A INTERPRETAÇÃO ENVOLVENDO A LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
JORGE BIDARRA

Acessar o texto

O PROCESSO DE MUDANÇA DAS PREPOSIÇÕES DOS VERBOS IR E VIR, ENTRE SINCRONIAS, NO PORTUGUÊS ESCRITO DE UBERABA.
THAMIRIS ABRÃO BORRALHO

Acessar o texto

O TRABALHO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
LUCIA APARECIDA ALBUQUERQUE CUNHA

Acessar o texto

O TRABALHO COM O TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, SOB O OLHAR DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO
CLAUDIA STUMPF TOLDO OUDESTE

Acessar o texto

O TRATAMENTO DA POLIFONIA TEXTUAL NOS PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ANÁLISE DOS MODOS DE CITAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO SEGUNDO A TIPOLOGIA DE BOCH & GROSSMANN
BEATRIZ JULIA ISABEL ALVAREZ

Acessar o texto

O TRATAMENTO DADO ÀS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM SALA DE AULA
PRISCILA DE RESENDE

Acessar o texto

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
JANETE ARACI DO ESPIRITO SANTO

Acessar o texto

O USO DE CONECTORES EM TEXTOS DE OPINIÃO
ELISETE MARIA DE CARVALHO MESQUITA

Acessar o texto

O USO DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NO ENSINO BÁSICO: DIFERENTES LEITURAS E USOS
JORDAN OLIVEIRA DA SILVA

Acessar o texto

O USO DO DICIONÁRIO COMO MEDIADOR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA FUNCIONAL.
BÁRBARA NEVES SALVIANO

Acessar o texto

O VIRTUAL E O REAL: A LÍNGUA DO FACEBOOK NA ESCOLA
RENISE CRISTINA SANTOS

Acessar o texto

OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS: SABERES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELIANA APARECIDA CARLETO

Acessar o texto

OFICINAS DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
ANA CRISTINA GUARINELLO - DÉBORA PEREIRA CLAUDIO - FLÁVIA REGINA VALENTE DA SILVA - HUGO CARVALHO - PRISCILA SOARES VIDAL FESTA

Acessar o texto

ORALIDADE PRESENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DO II ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUANA CARVALHO COELHO

Acessar o texto

OS DEVERBAIS NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO EDITORIAL
ANDRÉ WILLIAM ALVES DE ASSIS

Acessar o texto

OS GÊNEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA TEORIA À PRÁTICA
KAREN ALVES DE ANDRADE

Acessar o texto

OS GESTOS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DOS OBJETOS DE ENSINO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
MÁRCIA ANDRÉA ALMEIDA DE OLIVEIRA

Acessar o texto

OS INDÍCIOS DA FALA NA ESCRITA DE REDAÇÕES DE VESTIBULAR: SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO LAPREN SOBRE O EMPREGO DO “QUE” EM ORAÇÕES RELATIVAS
VALÉRIA PINHEIRO RAYMUNDO

Acessar o texto

OS INTERNETÊS: UM ESTUDO MULTIMODAL DA ESCRITA JUVENIL
SANDRA RODRIGUES SAMPAIO CAMPÊLO

Acessar o texto

OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DA LEITURA
SILVANE DAMINELLI

Acessar o texto

OS PRINCÍPIOS DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
MAURÍCIO VIANA DE ARAÚJO

Acessar o texto

OS PROCESSOS VERBAIS NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA REVISTA GESTÃO E SECRETARIADO: UMA ANÁLISE COM BASE NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
KEYLA CHRISTINA ALMEIDA PORTELA

Acessar o texto

OS SIGNIFICADOS NO FAZER IMPRENSA ESCOLAR: O TRABALHO COM PROJETOS NA AULA DE PORTUGUÊS
RAQUEL LEÃO LUZ

Acessar o texto

PARECERES DESCRITIVOS DE ALUNOS SURDOS: REVELAÇÕES SOBRE SEU DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANDREIA GULIELMIN DIDÓ

Acessar o texto

PIBID E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DISCURSIVO COMO OBJETO DE ENSINO
FRANCISCA DAS CHAGAS NOBRE DE LIMA

Acessar o texto

PORTUGUÊS BRASILEIRO EM USO POR PROFESSORES INDÍGENAS DO ESTADO DO AMAPÁ
ANTONIO ALMIR SILVA GOMES

Acessar o texto

PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO PROJETO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO MUNDURUKU: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE JORNAL
LUCIMAR LUISA FERREIRA

Acessar o texto

PORTUGUÊS INTERCULTURAL: FUNDAMENTOS PARA A ELABORAÇÃO CURRICULAR DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS INDÍGENAS BRASILEIROS EM FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA
ANDRÉ MARQUES DO NASCIMENTO

Acessar o texto

PORTUGUÊS-INDÍGENA VERSUS PORTUGUÊS-ACADÊMICO: TENSÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AS LICENCIATURAS INDÍGENAS
MARIA GORETE NETO

Acessar o texto

POSICIONAMENTOS ACADÊMICOS SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSOS DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO
RENATA DOS SANTOS

Acessar o texto

PRÁTICA DE LEITURA COMO ALICERCE PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO-AGENTE NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS PROCESSOS DISCURSIVOS.
SHIRLEI LUANA CHAVES E SOUSA PEREIRA

Acessar o texto

PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
CANDICE GUARATO SANTOS

Acessar o texto

PRÁTICAS DE LEITURA PELO VIÉS DO HIBRIDISMO PRESENTE NO GÊNERO PUBLICITÁRIO
DALCYLENE DUTRA LAZARINI

Acessar o texto

PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO NA REDE SOCIAL FACEBOOK
DÁFNIE PAULINO DA SILVA - MARYLIN LIMA GUIMARÃES FIRMINO

Acessar o texto

PRÁTICAS DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CARLA LIMA MASSOLLA ARAGÃO DA CRUZ

Acessar o texto

PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE SURDOS: DESCRIÇÃO E CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO

Acessar o texto

PROCESSOS REFERENCIAIS EM TEXTOS MULTIMODAIS: APLICAÇÃO AO ENSINO
CLEMILTON LOPES PINHEIRO

Acessar o texto

PROCESSOS VERBAIS NA AVALIATIVIDADE DE RESENHAS DAS ÁREAS DE LITERATURA E HISTÓRIA
ALINE CRISTINA FLÁVIO DA SILVA

Acessar o texto

PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA EAD: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO
MARCOS ANDREI OTA

Acessar o texto

PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA-METRAGEM COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DE DIVERSIDADES CULTURAIS NA SOCIEDADE
MARA CLEUSA PEIXOTO ASSIS RISTER

Acessar o texto

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DA INTERLOCUÇÃO E DA SOCIOCOGNIÇÃO
JARIZA AUGUSTO RODRIGUES DOS SANTOS

Acessar o texto

PRODUÇÃO DE TEXTO, COAVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LIVIA LETICIA ZANIER GOMES

Acessar o texto

PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A REESCRITA COMO FORMA DE DESENVOLVER ALUNOS RESPONSIVOS E ATIVOS
LUCIANE WATTHIER

Acessar o texto

PROJETO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA: A PRÁTICA DE LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CONTOS DE FADAS E DO CINEMA
DANILO CORRÊA PINTO

Acessar o texto

PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: EFETIVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR UMA LEITURA SIGNIFICATIVA DO ALUNADO
DAYANA JUNQUEIRA AYRES SILVA

Acessar o texto

REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR: A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO EM JEQUIÉ
KARINE CAJAIBA SOARES SILVA

Acessar o texto

REESCREVER EM TELA: PASSAGENS ENTRE LIVRO E VÍDEO COM ÁLVARES DE AZEVEDO E MACHADO DE ASSIS
GEORGE LUIZ FRANÇA

Acessar o texto

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA PERSPECTIVA DA SOCIOCOGNIÇÃO E DA INTERAÇÃO.
FRANCISCA POLIANE LIMA DE OLIVEIRA

Acessar o texto

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A PALAVRA EM USO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS: UMA QUESTÃO DE RESISTÊNCIA
MARY FRANCISCA DO CARENO

Acessar o texto

REPRESENTAR E SIGNIFICAR O MUNDO: A MENTE E O SÓCIO INTERACIONISMO DISCURSIVO
EMANUELA FRANCISCA FERREIRA SILVA

Acessar o texto

RESUMO ACADÊMICO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS EM GEOGRAFIA
ELIZABETH MARIA DA SILVA

Acessar o texto

SITUAÇÕES DE ESCRITA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE REESCRITA DE CONTO COM CRIANÇAS DE SEIS ANOS.
ANA CLÁUDIA SANTOS NICOLAU

Acessar o texto

SOBRE A AUTONOMIA RELATIVA DA SINTAXE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PORTA PARA A INTERPRETAÇÃO?
PATRÍCIA DE BRITO ROCHA

Acessar o texto

SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA
YANA LISS SOARES GOMES

Acessar o texto

TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO: O USO PEDAGÓGICO DO BLOG PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
LUANA FABRICIA CORREIA SILVA

Acessar o texto

TRABALHANDO O GÊNERO ENTREVISTA COMO PRÁTICA DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO EM UM CONTEXTO DE FARINHADA
MARIA DOS REMÉDIOS SIRQUEIRA BARBOSA

Acessar o texto

TRABALHO, OPRESSÃO E LÍNGUA: POR UMA ANÁLISE DO CONTO “A ENXADA”, DE BERNARDO ÉLIS
FABIANNA SIMÃO BELLIZZI CARNEIRO

Acessar o texto

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APRESENTADA PELO GESTAR II PARA A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA
MARIA JOSÉ CAVALCANTE DE LIMA

Acessar o texto

TRASNPARÊNCIA X OBSCURIDADE NA ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS
AFRANIO DA SILVA GARCIA

Acessar o texto

TROCAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DE INTERAGENTES EM CONTEXTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADO PELO COMPUTADOR (TELETANDEM)
MARTA LÚCIA CABRERA KFOURI KANEOYA

Acessar o texto

UM ABRIGO PARA VELHAS MEMÓRIAS: PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL E VALORIZAÇÃO DA TRAJETÓRIA EXISTENCIAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA, ESTADO DO TOCANTINS.
MAYRLA BÍLIO OLIVEIRA

Acessar o texto

UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NA PRÁTICA
SILVIA APARECIDA MEDEIROS RODRIGUES

Acessar o texto

UM ESTUDO DE CASO DE DUAS OFICINAS DE CURTA-METRAGEM, NO GÊNERO VIDEOPOESIA, MINISTRADAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
CARDES MONÇÃO AMÂNCIO

Acessar o texto

UM ESTUDO DIACRÔNICO DA CONCEPÇÃO DE ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA REVISTA NOVA ESCOLA
ANA PAULA FLORES

Acessar o texto

UM ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DO NORTE FLUMINENSE
GELSON CAETANO PAES JUNIOR

Acessar o texto

UM USO MUITO PARTICULAR DA PARTÍCULA SE
FERNANDA BEATRIZ CARICARI DE MORAIS

Acessar o texto

UMA AÇÃO REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESCRITA DE TEXTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA MARIA
MARIA APARECIDA PACHECO GUSMÃO

Acessar o texto

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DOS GÊNEROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
FABIANA FERREIRA DOS SANTOS

Acessar o texto

UMA LACUNA NO ENSINO DO SISTEMA VERBAL PORTUGUÊS: A AUSÊNCIA DA CATEGORIA GRAMATICAL ASPECTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
THAIS FRANCO DE PAULA

Acessar o texto

UMA PLANTA É UM GÊNERO? CONHECIMENTOS E PROJETOS DE LEITURA ENVOLVENDO GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ROZIANE MARINHO RIBEIRO

Acessar o texto

UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
VALDETE APARECIDA BORGES ANDRADE

Acessar o texto

UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGUNA/SC E TUBARÃO/SC
BRUNA CRESCÊNCIO NEVES

Acessar o texto

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE VESPASIANO
AMILCAR FIGUEIROA PERES DOS SANTOS

Acessar o texto

USO DE VOCÁBULOS EM ASSOCIAÇÃO POR CONTIGUIDADE E CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
THAIS VARGAS DOS SANTOS

Acessar o texto

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROMOTOR DO DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E SALA DE AULA
CARLA REGINA RACHID OTAVIO MURAD

Acessar o texto

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA
DARKYANA FRANCISCA IBIAPINA

Acessar o texto

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NUMA PERSPECTIVA TEXTUAL
ANDERSON DE SOUTO

Acessar o texto

VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO: DISCUSSÕES E PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA.
CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA

Acessar o texto

Desenvolvido pela equipe de TI do ILEEL