A LEITURA E USO DAS MÍDIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
ANDRESSA DA COSTA FARIAS
GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA: POR UMA SUGESTÃO DA LÍNGUA ORAL COMO OBJETO DE ENSINO
ELAINE CRISTINA FORTE-FERREIRA
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: O SAMBA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
FÁBIO ANDRÉ CARDOSO COELHO
PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA EM AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO INICIAL
ANGELA DE FÁTIMA SCREMIN
A ‘REPRESENTAÇÃO’ LINGUÍSTICO-COGNITIVA DO MUNDO NA CONSTRUÇÃO DO SELF
JOSÉ CLÁUDIO LUIZ NOBRE
A “LINGUAGEM DE RUA” FALADA POR ADOLESCENTES NEGROS AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS
SIMONE DE LOIOLA FERREIRA FONSECA
A (IM)PRECISÃO ORTOGRÁFICA NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO
MADALENA TEIXEIRA
A ABORDAGEM EXPLÍCITA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PELO LIVRO DIDÁTICO APROVADO PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLEM) DE 2009 MAIS ADOTADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CÉSAR AUGUSTO GONZÁLEZ
A AÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS EM PROCESSO FORMATIVO E A PRÁTICA DE SALA DE AULA
MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS STRIQUER
A APRECIAÇÃO DO GÊNERO POÉTICO FORA DO CONTEXTO ESCOLAR: SABERES EM UMA PESQUISA COLABORATIVA
ADRIANE DE OLIVEIRA E SILVA
A ATIVIDADE PARAFRÁSTICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO TEXTO EM CONTEXTO ESCOLAR
CÁSSIA REGINA COUTINHO SOSSOLOTE
A CATEGORIA VERBAL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA LEITURA E DA ESCRITA
MARIA VALÍRIA ADERSON DE MELLO VARGAS
A CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU
VANESSA ARLÉSIA DE SOUZA FERRETTI SOARES
A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS
NEIVA DE AQUINO ALBRES
A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES E ESCRITORES
ROSÂNGELA OLIVEIRA CRUZ PIMENTA
A DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA NA ESCOLA: UM REFLEXO DA VIDA SOCIAL.
MARIA DO CARMO SILVA DE AMORIM GOMES
A ESCOLARIZAÇÃO DO GÊNERO CHAT: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA
LUIZA HELENA OLIVEIRA DA SILVA
A ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO SOCIAL: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE REDATORES E LEITORES DA IMPRENSA NEGRA PAULISTA DO INÍCIO DO SÉCULO XX
SABRINA RODRIGUES GARCIA BALSALOBRE
A ESCRITA DO GÊNERO CONTOS DE FADAS A PARTIR DE CONHECIMENTOS ADVINDOS DA ORALIDADE
JOSÉ RICARDO CARVALHO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS NA ARGENTINA: A CONFIGURAÇÃO DE UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO TRANSNACIONAL
ANGELA CORRÊA FERREIRA BAALBAKI
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA:DA COLONIZAÇÃO ETNOCÊNTRICA À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
MARLUCE DE SANTANA VIEIRA
A FUNÇÃO DA ESCRITA E DA ORALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA/ENTRE O POVO MANCHINERI
ANTÔNIO CLÁUDIO BRITO DO NASCIMENTO
A FUNCIONALIDADE DISCURSIVA DAS CONSTRUÇÕES APOSITIVAS NO GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIA LITERÁRIA
DIANA RIBEIRO GUIMARÃES
A IMAGEM E A SUA FUNÇÃO SEMIÓTICA EM DISCURSOS MULTIMODAIS
IZABELLA DA SILVA NEGRÃO TRAJANO
A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO
CATARINA JANUÁRIA MENDES DA COSTA LAGO
A IMPORTÂNCIA DA INTERGENERICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
ANA CLARA GONÇALVES ALVES DE MEIRA
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO LEXICULTURAL NO ENSINO MÉDIO
ROSEMEIRE DE SOUZA PINHEIRO TAVEIRA SILVA
A IMPORTÂNCIA DO ÍCONE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MARILIO SALGADO NOGUEIRA
A INFERÊNCIA DO SIGNIFICADO LEXICAL NA LEITURA DE TEXTOS HUMORÍSTICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS
GERALDO JOSE RODRIGUES LISKA
A INTERDISCURSIVIDADE EM REDAÇÕES DE ALUNOS SOB O PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA
MARCIA ANDRADE MORAIS
A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: NOVOS DESAFIOS PARA VELHOS PROBLEMAS
MAURICÉIA SILVA DE PAULA VIEIRA
A LEITURA E A BUSCA DE SENTIDO NA INTERAÇÃO DOS SUJEITOS DO DISCURSO
DIANA MARIA DE MORAIS
A LÍNGUA PORTUGUESA PRODUZIDA POR SURDOS: INDÍCIOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
MARIA CLARA MACIEL DE ARAÚJO RIBEIRO
A LÍNGUA QUE FALAMOS: UM ESTUDO SOBRE AS VARIANTES FONÉTICAS DO PORTUGUÊS NA FRONTEIRA TABATINGA (BRASIL) – LETÍCIA (COLÔMBIA)
MARCILENE DA SILVA NASCIMENTO CAVALCANTE
A OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
WESLEY LUIS CARVALHAES
A ORDENAÇÃO DE ADVERBIAIS DE TEMPO E O ENSINO DE GRAMÁTICA SOB A ÓTICA FUNCIONALISTA
GISELDA MARIA DUTRA BANDOLI
A PRÁTICA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA.
LILIANE APARECIDA JOSE COIMBRA
A PRODUÇÃO DE TEXTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DANIELE DE OLIVEIRA
A PRODUÇÃO ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS: DESAFIOS E REFLEXÕES.
LIV ROCHA FERNANDES
A PRODUÇÃO ESCRITA O EXAME CELPE-BRAS: A FUCIOALIDADE DOS GÊNEROS
NATÁLIA MOREIRA TOSATTI
A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: ABORDAGENS DO GÊNERO DEBATE EM ESTUDO
JOSÉ BATISTA DE BARROS
A PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA SEE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS
VANESSA SOUZA DA SILVA
A SALA DE AULA, O BLOG E OS ADOLESCENTES: A CONSTRUÇÃO TEXTUAL NO ESPAÇO DO PAPEL E DA TELA
GERALDA CRISTINA FORTUNATO
A VARIAÇÃO DE PREPOSIÇÃO E O GÊNERO TEXTUAL “ANÚNCIO PUBLICITÁRIO”
LETÍCIA CORDEIRO DE OLIVEIRA BUENO
A VARIAÇÃO TERMINOLÓGICA EM CO-TEXTOS LINGUÍSTICOS E EM CONTEXTOS DISCURSIVOS
CLEIDE LEMES DA SILVA CRUZ
ANÁLISE DE JORNAIS DA IMPRENSA NEGRA: EXCLUSÃO, PRECONCEITO E CIDADANIA – CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
MARIA CECÍLIA DE LIMA - JANAÍNA JÁCOME DOS SANTOS
ANÁLISE DE QUESTÕES DO ENEM QUE OBJETIVAM AVALIAR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO TRATO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.
FRANCIS ARTHUSO PAIVA
ANÁLISE E RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNERO: DO TRABALHO ESCOLAR À REVISÃO DE LITERATURA
MARLI HERMENEGILDA PEREIRA
APONTAMENTOS SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
MARIANA BORTOLAZZO
AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA ERA VIRTUAL: INCORPORANDO OS JOGOS DIGITAIS ONLINE
ANDRÉA LOURDES RIBEIRO
AS CARTAS DOS LEITORES NA SALA DE AULA: INTERAÇÃO NA MÍDIA IMPRESSA
AYTEL MARCELO TEIXEIRA DA FONSECA
AS IDENTIDADES CULTURAIS NAS BI-LÍNGUAS PELOS SUJEITOS SURDOS: LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA.
JANAINA PEREIRA CLAUDIO
AS MEDIAÇÕES DAS PROFESSORAS NAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE NAS CRIANÇAS
CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE LETRAMENTO E A ALIENAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
VALERIA PEREIRA SILVA DE NOVAIS
AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS DE PORTUGUÊS VOLTADAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS.
HÉLIDA MARIA DE OLIVEIRA ALVES
AS TICS E A PROVA DO ENEM: O DESAFIO DO LETRAMENTO DIGITAL
FRANCISCA CORDELIA OLIVEIRA DA SILVA
AULA SIMULADA: (RE)ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS
ANDRESSA CRISTINA COUTINHO BARBOZA
AUTORIA E LEITOR: O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROJETO “COMUNICA REALEZA”
CLÓVIS ALENCAR BUTZGE
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ENSINO DE LÍNGUA: PERSPECTIVAS DA PESQUISA NO ÂMBITO DO PRODOCÊNCIA
ROBSON SANTOS DE CARVALHO
CONDIÇÕES DE LETRAMENTO ENTRE DUAS GERAÇÕES: A PRODUÇÃO ESCRITA DE PAI E FILHO
PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO
CONSIDERAÇÕES SOBRE O LUGAR DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS
CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSOS POLÍTICO-MIDIÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CAMILA FERNANDES BRAGA
CONTRIBUIÇÃO DOS PORTADORES TEXTUAIS PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
ANTONIA TATIANA SALES DOS SANTOS - MARIA LÚCIA SOUZA CASTRO
CONTRIBUIÇÕES AUDIOVISUAIS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR
LORAINE VIDIGAL LISBOA
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
ELZA SABINO DA SILVA BUENO - ROSANGELA VILLA DA SILVA
CONTRIBUIÇÕES DA RETÓRICA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO
MÔNICA MOREIRA DE MAGALHÃES
CORRELAÇÃO DE UM TESTE DE COMPREENSÃO LEITORA, DESEMPENHO ACADÊMICO NAS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR
ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA
CRITÉRIOS DE ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA: A RELEVÂNCIA DA NOÇÃO DE “INSCRIÇÃO SOCIAL”
FERNANDA MUSSALIM - MAURA ALVES DE FREITAS ROCHA
CURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E PRÁTICA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: UM PROJETO DE EXTENSÃO
ELIDÉA LÚCIA ALMEIDA BERNARDINO
DA FÁBULA AO RAP: REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANA LÚCIA FURQUIM CAMPOS TOSCANO
DE QUE BILINGUISMO FALAMOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS?
DOMINGOS BARROS NOBRE
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO:LÍNGUA PORTUGUESA PARA ÍNDIOS MUNDURUKU
ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ BORGES
DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE TEXTOS ESCOLARES: O PÚBLICO E O PRIVADO
EDIMARA CRISTINA MELISO GONÇALVES - DERCIR PEDRO DE OLIVEIRA
DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: DESAFIO AO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
CAROLINE SCHWARZBOLD
DICIONÁRIOS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO
CACILDO GALDINO RIBEIRO
DISCUSSÕES EM FÓRUNS VOLTADOS PARA O TRABALHO COLABORATIVO ON-LINE: UM ESTUDO DE CASO.
MICHELE LIDIANE DA SILVA
DISCUTINDO A RELAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DA LINGUAGEM DE ANGICAL DO PIAUÍ
VALDULCE RIBEIRO CRUZ SOUSA
E PRA QUÊ SERVE? REFLETINDO SOBRE AS ATITUDES E CRENÇAS DE LICENCIANDOS DE LETRAS FACE AO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHOES
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PELA INTERAÇÃO E PELA INTERATIVIDADE
CARLOS AUGUSTO BAPTISTA DE ANDRADE
ELEMENTOS DE SEMIÓTICA FRANCESA APLICADOS À ABORDAGEM DE TEXTOS NÃO VERBAIS E SINCRÉTICOS
CLEBSON LUIZ DE BRITO
ENSINANDO O TEXTO ARGUMENTATIVO A PARTIR DO POEMA “MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR”
LEANDRO TADEU ALVES DA LUZ
ENSINAR E APRENDER A ESCREVER NO SÉCULO XXI .- (RE)CONFIGURANDO UM VELHO OBJETO ESCOLAR
JOSÉ ANTÔNIO BRANDÃO CARVALHO
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS POR MEIOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE GÊNEROS EM LIBRAS
CLEUZILAINE VIEIRA DA SILVA
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A RELAÇÃO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS
MARILIA DE CARVALHO CAETANO OLIVEIRA
ENSINO DE PLE: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALESSANDRA MONTERA ROTTA
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA EM COMUNIDADES INDÍGENAS KAINGANG – RS
MOANA DE LIMA E SILVA
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS INCLUSIVAS DE GOIÁS
CRISTIANE BATISTA DO NASCIMENTO - THAÍS FLEURY AVELAR
ENSINO DO LÉXICO EM LÍNGUA MATERNA: USOS E SISTEMATIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ENUNCIATIVO
ELZA CONTIERI
ENSINO DO LÉXICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM MATERIAL DIDÁTICO.
IZABEL CRISTINA SILVA DINIZ
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DE KRASHEN
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
ENTRE A INFRINGÊNCIA POR ERRO E POR PROJETO: UM ESTUDO SOBRE A MARCA “PRÓXIMA”
STÉFANO GRIZZO ONOFRE
ESPECIFICIDADES E INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS, IMAGEM DE SI, ESTEREÓTIPOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
RENATA AIALA DE MELLO
ESPECTADOR, LEITOR, TEMPO E ESPAÇO: O ABRIL DESPEDAÇADO DE ISMAIL KADARÉ E DE WALTER SALLES
LARA MARINGONI GUIMARÃES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO
PAULO SÉRGIO DE JESUS OLIVEIRA
ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA
ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA
EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE
JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
EXPLORAÇÃO DE CAPACIDADES DE COMPREENSÃO: O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ENSINAM E O QUE AS PROVAS AVALIAM?
PATRÍCIA SANTOS COSTA DE RESENDE
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NA SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO A FAVOR DO ENRIQUECIMENTO LEXICAL
ALINE LUIZA DA CUNHA
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O TRABALHO COM A LEITURA NA SALA DE AULA
SUELI GEDOZ
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES
LETÍCIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM ANÁLISE: PROCESSOS DE (RE)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E DE TEXTO
ROSÂNGELA RODRIGUES BORGES
FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DE NARRATIVAS
CARLA CALLEGARO CORREA KADER
FORMAS DE CITAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E EM TEXTOS JORNALÍSTICOS
DUANE VALENTIM
FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E CULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONTRAPONDO AS TURMAS COM SURDOS ÀS DE SURDOS
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES
GÊNERO GLOSSÁRIO: SUPORTE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
SOLANGE APARECIDA FARIA CARDOSO
GÊNEROS TEXTUAIS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO LIVRO DIDÁTICO
LAICE RAQUEL DIAS
GESTOS DIDÁTICOS FUNDADORES: A MOBILIZAÇÃO DA MEMÓRIA DAS APRENDIZAGENS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ELIANA MERLIN DEGANUTTI DE BARROS
GESTOS DIDÁTICOS FUNDADORES: A MOBILIZAÇÃO DA MEMÓRIA DAS APRENDIZAGENS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
MARCAS COESIVAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA
HABILITANDO-SE À PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS: ANÁLISE DE LITERATURA
JUNIA LORENNA DA SILVA
IMAGEM DA PROFESSORA NO ROMANCE TIL – ELOS ENTRE A LÍNGUA E A LITERATURA
ULYSSES ROCHA FILHO
IMPACTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO
MARIA VERÔNICA ANACLETO PONTES
IMPLICAÇÕES DO CONHECIMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
MIRELLA DE OLIVEIRA FREITAS
INTENCIONALIDADE E CONSCIÊNCIA NÃO INTENCIONAL NA AÇÃO LINGUÍSTICA DE BASE METAFÓRICA.
DANIEL FELIX DA COSTA JÚNIOR
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS E ENFRENTAMENTO DO REAL
THIAGO ANDRÉ RODRIGUES LEITE
INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEXTO ACADÊMICO: ENGAJAMENTO EM TRABALHOS DE MESTRADO
MARIA OTILIA GUIMARÃES NININ
JOGOS DE LINGUAGEM E SEMÂNTICA ABORDADOS NAS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS E SUAS APLICAÇÕES NA LINGUAGEM COTIDIANA
VANDERLEI DE OLIVEIRA
LEITURA E ESCRITA NA ACADEMIA – REFLEXOS DE UMA REALIDADE A SER DISCUTIDA
MIRANILDE OLIVEIRA NEVES
LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: O GÊNERO RELATO E A INTERDISCIPLINARIDADE COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DO LOCAL.
MARIA APARECIDA PEREIRA MONTAGNER
LEITURAS SOBRE CONCEPTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CORPOREIDADE NO DIALETO GOIANO
LEOSMAR APARECIDO DA SILVA
LER COM PRAZER, ESCREVER SEM MEDO: HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ORMEZINDA MARIA RIBEIRO
LER NA ESCOLA: REPENSANDO A PRÁTICA DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA LEITURA
CLÁUDIA MARA DE SOUZA
LETRAMENTO DIGITAL: A PRODUÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA NO FACEBOOK
MARIA REGINA MOURA DE CARVALHO
LETRAMENTO DIGITAL: A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA E NAS REDES SOCIAIS
SERGIO VALE DA PAIXÃO
LETRAMENTO DIGITAL: O QUE AS ESCOLAS (NÃO) ESTÃO FAZENDO PARA (RE)ESCREVER A HISTÓRIA
CLAUDIA ALMEIDA RODRIGUES MURTA; MÁRCIA LUIZA ABREU; FLÁVIO MARTINS
LETRAMENTO E ORALIDADE: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA DESSAS PRÁTICAS SOCIAIS EM TERESINA-PI
LÍLIA BRITO DA SILVA
LETRAMENTO EM MARKETING NO PORTAL DO PROFESSOR: SOBRE GÊNEROS E DEFINIÇÕES PRESENTES NAS ATIVIDADES
JÔNIO MACHADO BETHÔNICO
LETRAMENTO, ORALIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA
ANANDA VELOSO AMORIM OLIVEIRA
LETRAMENTOS DIGITAIS EM CURSOS A DISTÂNCIA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
VALESKA VIRGÍNIA SOARES SOUZA - WALDENOR BARROS MORAES FILHO
LÍNGUA E IDENTIDADE CULTURAL: O ESTUDO DA TOPONÍMIA LOCAL NA ESCOLA
ANA PAULA MENDES ALVES DE CARVALHO
LINGUAGEM, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CURRÍCULO E IDENTIDADE: ALGUMAS QUESTÕES
LUIZ CARLOS SOUZA BEZERRA
LITERATURA BRASILEIRA EM QUADRINHOS COMO AUXÍLIO LINGUÍSTICO PARA SURDOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
DIOGO SOUZA MADEIRA
MALABARISMOS LEXICAIS NA LITERATURA: OS NEOLOGISMOS VISITAM A SALA DE AULA
SOLANGE MARIA MOREIRA DE CAMPOS
MÂOS À OBRA: ESCRITA COLABORATIVA E JORNAL VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO
MARCELO CRISTIANO ACRI
MEMORIAL DE LEITURA: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LUANA DE ARAÚJO CARVALHO
MODELIZAÇÃO DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA COM O GÊNERO CARTA DO LEITOR
FÁBIO PESSOA DA SILVA
MOTIVAÇÕES LINGUÍSTICAS E VARIAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A POSIÇÃO DOS CLÍTICOS PRONOMINAIS EM JORNAIS DO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
CAROLINE CARNIELLI BIAZOLLI
NEOLOGISMOS E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL, A PARTIR DE QUERÔ: UMA REPORTAGEM MALDITA
RUY MAURÍCIO AZEVEDO MORATO
NOVOS OLHARES SOBRE O TEXTO HÍBRIDO DA MÍDIA IMPRESSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA ESCRITA E LEITURA
WELISSON MARQUES
O APRIMORAMENTO DE HABILIDADES DISCURSIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MARLETE SANDRA DIEDRICH
O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS TEXTOS DIDÁTICOS
ANA CRISTINA SALVIATO SILVA
O CONCEITO DE NOME PRÓPRIO: UMA QUESTÃO LINGUÍSTICO-FILOSÓFICA
STEFANIA MONTES HENRIQUES
O CONSERVADORISMO DO PB E O ENSINO DE LATIM: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES
LUIZ HENRIQUE MILANI QUERIQUELLI
O CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA PÓS-PCN: UM ESTUDO DE CASO
NARA CAETANO RODRIGUES
O DESAFIO DE SE ENSINAR PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PLE
ANA AMÉLIA CALAZANS DA ROSA
O DICIONÁRIO ELETRÔNICO COMO FACILITADOR DE PESQUISA E AQUISIÇÃO DE NOVAS UNIDADES LEXICAIS
JACIARA MESQUITA ROSA
O DISCURSO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA LACUNA COM RELAÇÃO AO USO DAS TICS
FLÁVIA MOTTA PAULA
O EFEITO RETROATIVO DO CELPE-BRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
O ENSINO DA FUNÇÃO SINTÁTICA SUJEITO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO E PROPOSTA METODOLÓGICA
GABRIELA GUIMARÃES JERONIMO
O ENSINO DA LEITURA NUMA SOCIEDADE MIDIÁTICA E IMAGÉTICA: LIÇÕES DO DESIGN GRÁFICO
CRISTIANE SEIMETZ RODRIGUES
O ENSINO DE FONÉTICA E FONOLOGIA NO CURSO DE LETRAS/ PORTUGUÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
LUCIRENE DA SILVA CARVALHO
O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA
ALAN JACKSON PEREIRA ROSA
O ENSINO DE GRAMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALEANDRA ROCHA SANTANA
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA VISÃO CONSTRUTIVISTA
VERA LUCIA LOPES SILVEIRA
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM A EXCLUSÃO / INCLUSÃO SOCIAL.
JÉSSICA TEIXEIRA DE MENDONÇA
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM COMUNIDADES SATERÉ-MAWÉ
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM COMUNIDADES SATERÉ-MAWÉ
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS
ELI RIBEIRO DOS SANTOS
O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
MÁRCIO ISSAMU YAMAMOTO
O ESTÁGIO DE PORTUGUÊS NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA: FORMAÇÃO CRÍTICA PARA OS ESTAGIÁRIOS, INSERÇÃO PARA OS PARTICIPANTES
CIRLANA RODRIGUES DE SOUZA
O GÊNERO “MEME” EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS E MULTIMODAIS
MARCOS VINÍCIUS FERREIRA PASSOS
O GÊNERO MULTIMODAL CARTUM E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALEX CALDAS SIMÕES
O GÊNERO PARÓDIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM CRIATIVA ENTRE LETRA E MÚSICA
ALAN CALDAS SIMÕES
O IMPORTANTE PAPEL DO TEXTO NAS AULAS DE PORTUGUÊS NA PRÁTICA ESCOLAR
CLEIDE INÊS WITTKE
O LUGAR DAS EXCEÇÕES DAS GRAMÁTICAS NORMATIVAS DO PORTUGUÊS
CAROLINE PESSALÁCIA MARINI
O MANEJO DAS CATEGORIAS GRAMATICAIS NA PRODUÇÃO DOS EFEITOS DISCURSIVOS E ARGUMENTATIVOS EM UMA CRÔNICA DE MANUEL BANDEIRA.
MANOEL FRANCISCO GUARANHA
O OBSCURECIMENTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES DIALÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES
EDSON RIBEIRO DA SILVA
O ÓDIO À LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERNET: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
ELIANA MARIA SEVERINO DONAIO RUIZ
O ORAL NO ESCRITO DOS VESTIBULANDOS DA UEPA: INDÍCIO DE QUÊ?
LORENNA BOLSANELLO DE CARVALHO
O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DINAMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA
MARY RANGEL
O PAPEL DAS PARCERIAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: AS DIFERENTES REFLEXÕES COLOCADAS EM JOGO NA SALA DE AULA.
MIRUNA KAYANO GENOINO
O PORTFÓLIO ELETRÔNICO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM CURSO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE: REFLEXÕES
SANDRO LUIS DA SILVA
O PROBLEMA DA AMBIGUIDADE LEXICAL PARA A INTERPRETAÇÃO ENVOLVENDO A LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
JORGE BIDARRA
O PROCESSO DE MUDANÇA DAS PREPOSIÇÕES DOS VERBOS IR E VIR, ENTRE SINCRONIAS, NO PORTUGUÊS ESCRITO DE UBERABA.
THAMIRIS ABRÃO BORRALHO
O TRABALHO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
LUCIA APARECIDA ALBUQUERQUE CUNHA
O TRABALHO COM O TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, SOB O OLHAR DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO
CLAUDIA STUMPF TOLDO OUDESTE
O TRATAMENTO DA POLIFONIA TEXTUAL NOS PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ANÁLISE DOS MODOS DE CITAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO SEGUNDO A TIPOLOGIA DE BOCH & GROSSMANN
BEATRIZ JULIA ISABEL ALVAREZ
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
JANETE ARACI DO ESPIRITO SANTO
O USO DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NO ENSINO BÁSICO: DIFERENTES LEITURAS E USOS
JORDAN OLIVEIRA DA SILVA
O USO DO DICIONÁRIO COMO MEDIADOR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA FUNCIONAL.
BÁRBARA NEVES SALVIANO
OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS: SABERES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELIANA APARECIDA CARLETO
OFICINAS DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
ANA CRISTINA GUARINELLO - DÉBORA PEREIRA CLAUDIO - FLÁVIA REGINA VALENTE DA SILVA - HUGO CARVALHO - PRISCILA SOARES VIDAL FESTA
ORALIDADE PRESENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DO II ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LUANA CARVALHO COELHO
OS GÊNEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA TEORIA À PRÁTICA
KAREN ALVES DE ANDRADE
OS GESTOS PROFISSIONAIS DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DOS OBJETOS DE ENSINO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
MÁRCIA ANDRÉA ALMEIDA DE OLIVEIRA
OS INDÍCIOS DA FALA NA ESCRITA DE REDAÇÕES DE VESTIBULAR: SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO LAPREN SOBRE O EMPREGO DO “QUE” EM ORAÇÕES RELATIVAS
VALÉRIA PINHEIRO RAYMUNDO
OS INTERNETÊS: UM ESTUDO MULTIMODAL DA ESCRITA JUVENIL
SANDRA RODRIGUES SAMPAIO CAMPÊLO
OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DA LEITURA
SILVANE DAMINELLI
OS PRINCÍPIOS DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
MAURÍCIO VIANA DE ARAÚJO
OS PROCESSOS VERBAIS NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA REVISTA GESTÃO E SECRETARIADO: UMA ANÁLISE COM BASE NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
KEYLA CHRISTINA ALMEIDA PORTELA
OS SIGNIFICADOS NO FAZER IMPRENSA ESCOLAR: O TRABALHO COM PROJETOS NA AULA DE PORTUGUÊS
RAQUEL LEÃO LUZ
PARECERES DESCRITIVOS DE ALUNOS SURDOS: REVELAÇÕES SOBRE SEU DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANDREIA GULIELMIN DIDÓ
PIBID E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO DISCURSIVO COMO OBJETO DE ENSINO
FRANCISCA DAS CHAGAS NOBRE DE LIMA
PORTUGUÊS BRASILEIRO EM USO POR PROFESSORES INDÍGENAS DO ESTADO DO AMAPÁ
ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO PROJETO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO MUNDURUKU: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE JORNAL
LUCIMAR LUISA FERREIRA
PORTUGUÊS INTERCULTURAL: FUNDAMENTOS PARA A ELABORAÇÃO CURRICULAR DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS INDÍGENAS BRASILEIROS EM FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA
ANDRÉ MARQUES DO NASCIMENTO
PORTUGUÊS-INDÍGENA VERSUS PORTUGUÊS-ACADÊMICO: TENSÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AS LICENCIATURAS INDÍGENAS
MARIA GORETE NETO
POSICIONAMENTOS ACADÊMICOS SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSOS DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO
RENATA DOS SANTOS
PRÁTICA DE LEITURA COMO ALICERCE PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO-AGENTE NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS PROCESSOS DISCURSIVOS.
SHIRLEI LUANA CHAVES E SOUSA PEREIRA
PRÁTICAS DE LEITURA PELO VIÉS DO HIBRIDISMO PRESENTE NO GÊNERO PUBLICITÁRIO
DALCYLENE DUTRA LAZARINI
PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO NA REDE SOCIAL FACEBOOK
DÁFNIE PAULINO DA SILVA - MARYLIN LIMA GUIMARÃES FIRMINO
PRÁTICAS DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CARLA LIMA MASSOLLA ARAGÃO DA CRUZ
PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE SURDOS: DESCRIÇÃO E CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO
PROCESSOS REFERENCIAIS EM TEXTOS MULTIMODAIS: APLICAÇÃO AO ENSINO
CLEMILTON LOPES PINHEIRO
PROCESSOS VERBAIS NA AVALIATIVIDADE DE RESENHAS DAS ÁREAS DE LITERATURA E HISTÓRIA
ALINE CRISTINA FLÁVIO DA SILVA
PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA-METRAGEM COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DE DIVERSIDADES CULTURAIS NA SOCIEDADE
MARA CLEUSA PEIXOTO ASSIS RISTER
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DA INTERLOCUÇÃO E DA SOCIOCOGNIÇÃO
JARIZA AUGUSTO RODRIGUES DOS SANTOS
PRODUÇÃO DE TEXTO, COAVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LIVIA LETICIA ZANIER GOMES
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A REESCRITA COMO FORMA DE DESENVOLVER ALUNOS RESPONSIVOS E ATIVOS
LUCIANE WATTHIER
PROJETO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA: A PRÁTICA DE LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CONTOS DE FADAS E DO CINEMA
DANILO CORRÊA PINTO
PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: EFETIVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR UMA LEITURA SIGNIFICATIVA DO ALUNADO
DAYANA JUNQUEIRA AYRES SILVA
REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR: A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO EM JEQUIÉ
KARINE CAJAIBA SOARES SILVA
REESCREVER EM TELA: PASSAGENS ENTRE LIVRO E VÍDEO COM ÁLVARES DE AZEVEDO E MACHADO DE ASSIS
GEORGE LUIZ FRANÇA
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA PERSPECTIVA DA SOCIOCOGNIÇÃO E DA INTERAÇÃO.
FRANCISCA POLIANE LIMA DE OLIVEIRA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A PALAVRA EM USO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS: UMA QUESTÃO DE RESISTÊNCIA
MARY FRANCISCA DO CARENO
REPRESENTAR E SIGNIFICAR O MUNDO: A MENTE E O SÓCIO INTERACIONISMO DISCURSIVO
EMANUELA FRANCISCA FERREIRA SILVA
RESUMO ACADÊMICO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS EM GEOGRAFIA
ELIZABETH MARIA DA SILVA
SITUAÇÕES DE ESCRITA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE REESCRITA DE CONTO COM CRIANÇAS DE SEIS ANOS.
ANA CLÁUDIA SANTOS NICOLAU
SOBRE A AUTONOMIA RELATIVA DA SINTAXE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PORTA PARA A INTERPRETAÇÃO?
PATRÍCIA DE BRITO ROCHA
SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA
YANA LISS SOARES GOMES
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO: O USO PEDAGÓGICO DO BLOG PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
LUANA FABRICIA CORREIA SILVA
TRABALHANDO O GÊNERO ENTREVISTA COMO PRÁTICA DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO EM UM CONTEXTO DE FARINHADA
MARIA DOS REMÉDIOS SIRQUEIRA BARBOSA
TRABALHO, OPRESSÃO E LÍNGUA: POR UMA ANÁLISE DO CONTO “A ENXADA”, DE BERNARDO ÉLIS
FABIANNA SIMÃO BELLIZZI CARNEIRO
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APRESENTADA PELO GESTAR II PARA A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA
MARIA JOSÉ CAVALCANTE DE LIMA
TROCAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DE INTERAGENTES EM CONTEXTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADO PELO COMPUTADOR (TELETANDEM)
MARTA LÚCIA CABRERA KFOURI KANEOYA
UM ABRIGO PARA VELHAS MEMÓRIAS: PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL E VALORIZAÇÃO DA TRAJETÓRIA EXISTENCIAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA, ESTADO DO TOCANTINS.
MAYRLA BÍLIO OLIVEIRA
UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NA PRÁTICA
SILVIA APARECIDA MEDEIROS RODRIGUES
UM ESTUDO DE CASO DE DUAS OFICINAS DE CURTA-METRAGEM, NO GÊNERO VIDEOPOESIA, MINISTRADAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
CARDES MONÇÃO AMÂNCIO
UM ESTUDO DIACRÔNICO DA CONCEPÇÃO DE ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA REVISTA NOVA ESCOLA
ANA PAULA FLORES
UM ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS DO NORTE FLUMINENSE
GELSON CAETANO PAES JUNIOR
UMA AÇÃO REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESCRITA DE TEXTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA MARIA
MARIA APARECIDA PACHECO GUSMÃO
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DOS GÊNEROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
FABIANA FERREIRA DOS SANTOS
UMA LACUNA NO ENSINO DO SISTEMA VERBAL PORTUGUÊS: A AUSÊNCIA DA CATEGORIA GRAMATICAL ASPECTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
THAIS FRANCO DE PAULA
UMA PLANTA É UM GÊNERO? CONHECIMENTOS E PROJETOS DE LEITURA ENVOLVENDO GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ROZIANE MARINHO RIBEIRO
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
VALDETE APARECIDA BORGES ANDRADE
UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGUNA/SC E TUBARÃO/SC
BRUNA CRESCÊNCIO NEVES
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE VESPASIANO
AMILCAR FIGUEIROA PERES DOS SANTOS
USO DE VOCÁBULOS EM ASSOCIAÇÃO POR CONTIGUIDADE E CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
THAIS VARGAS DOS SANTOS
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROMOTOR DO DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E SALA DE AULA
CARLA REGINA RACHID OTAVIO MURAD
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA
DARKYANA FRANCISCA IBIAPINA
VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO: DISCUSSÕES E PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA.
CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA